Delimitação do tema: Dicas para te ajudar em seu TCC

compartilhe

A delimitação do tema do TCC é o recorte específico que seu trabalho vai dar para o tema. Vem aprender como fazer.


Sumário

  1. O que é delimitação do tema de TCC?
  2. Como fazer a delimitação do tema do seu TCC?
  3. Dicas para fazer a delimitação do tema do TCC
  4. Perguntas frequentes

Não basta escolher um bom tema para o seu TCC, você precisa pensar na melhor forma de construir a sua pesquisa.

Ou seja: você precisa alinhar o seu tema à metodologia da pesquisa. Mais do que isso: você precisa transformar sua pesquisa em algo prático e possível de ser feito.

Aqui você vai encontrar um passo a passo para fazer a delimitação do tema do seu TCC e dicas para te auxiliar nesse percurso. Pega seu café e vem comigo 🙂

O que é delimitação do tema de TCC?

Assim como o próprio nome sugere, a delimitação do tema do TCC é dar um limite para o tema da pesquisa. Quer dizer, fazer um recorte específico no tema.

Isso porque a maior parte das questões compreendem muitos fatores e são muito amplas. Assim, não é possível abordar todas as perspectivas diferentes com profundidade em um único trabalho.

A delimitação do tema é, portanto, essa especificação do tema de pesquisa. Ou o ponto de vista pelo qual você vai analisar o seu tema no TCC.

Em outras palavras, é o objeto de estudo ou afunilamento do tema. É por isso que pode-se afirmar que o objeto de estudo é uma especificação que deriva de temáticas mais amplas.

A delimitação do tema do TCC não é igual ao tema da pesquisa

A melhor forma de pensar na delimitação do tema é começar pelo o que ele não é. E é isso: a delimitação do tema do TCC é diferente do tema da pesquisa. Vou explicar o porquê.

Pode parecer óbvio, mas a escolha do tema é algo mais abrange do que sua delimitação. Por essa razão, a escolha do tema é anterior à sua delimitação.

Para entender melhor, você pode entender o tema enquanto um universo amplo sobre algum assunto. A delimitação é a particularidade que você vai estudar.

É comum que os estudantes da graduação tenham noção do tema que querem pesquisar no TCC, mas não sabem exatamente o que devem pesquisar sobre o tema. A delimitação é essa especificidade sobre o tema.

Por exemplo: uma pesquisadora quer tratar sobre direito das mulheres em sua dissertação de mestrado. Esse é o tema de sua pesquisa científica. Mas ainda não sabe bem o que quer pesquisar dentro do tema de direito das mulheres. Ou seja: ela não sabe qual é o seu objeto de estudo.

Ela pode pesquisar, por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha ou sobre as políticas públicas para diminuir violências contra as mulheres, ou ainda, sobre a violência obstétrica. Enfim, os objetos de estudo são realmente infinitos.

Como fazer a delimitação do tema do seu TCC?

A delimitação do tema é quase mais importante do que a escolha do próprio tema do trabalho. Isso porque todas as demais delimitações da metodologia do trabalho dependem desse processo.

No mínimo, para fazer a delimitação do seu objeto de estudo, considere responder a questões como:

  • Onde: em que cidade, município, estado ou país?
  • Quando: em que ano, período ou século?
  • Como: de que forma, por meio de que?
  • O quê: sobre o que você quer falar?

Por isso, nós criamos um passo a passo para te auxiliar na delimitação do tema do seu TCC.

Tudo começa na escolha do tema de pesquisa

Como já disse antes, a escolha do tema vem antes da delimitação do objeto da pesquisa. Aqui você deve pensar no tema amplo que você quer pesquisar, seja porque tem interesse sobre o assunto ou porque precisa pesquisar a respeito.

Inclusive, para ter ideias sobre os assuntos possíveis, você pode usar o gerador de temas automático da Mettzer.

E a melhor parte: o gerador de temas da Mettzer é gratuito e livre para você usar quantas vezes precisar.

Também é muito simples de usar. É só seguir esses passos:

1. O primeiro passo é fazer um cadastro gratuito. Basta incluir o seu e-mail.

Não se preocupe que não vai ter nenhuma cobrança. Você nem precisa cadastrar o cartão, ok?

2. Em seguida, você deve digitar a área ou o curso do seu interesse. Igual a uma pesquisa do Google.

3. Pronto! Agora deixa com a gente. O gerador de tema da Mettzer vai te apresentar uma lista de ideias para seu tema.

Responda à pergunta: dentro do tema o que você, de fato, quer pesquisar?

Bom, essa pergunta já te faz delimitar o tema de pesquisa rumo à sua delimitação. A proposta da pergunta é te fazer especificar e afunilar a ideia do tema.

Nessa etapa, talvez te ajude pensar no seu problema de pesquisa. Ou seja, a pergunta que você quer responder com o seu trabalho. A questão que você quer responder indica diretamente o objeto da sua pesquisa.

Tem como ficar mais delimitado que isso: defina o tempo e o local da sua pesquisa

Para afunilar ainda mais o tema da pesquisa, você deve especificar os aspectos de tempo e localização do estudo.

Isso significa que você deve indicar por quais meses e anos você vai pesquisar, além de apontar qual é o local da pesquisa.

Exemplo de delimitação do tema do TCC

O tema do projeto de pesquisa é as etapas escolares na vida das crianças.

A delimitação do objeto é a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental.

Delimitação do tempo: a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental do ano 2020.

Delimitação da localização: a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental no ano de 2020 no Colégio São Francisco de Assis de Itajaí – SC.

modelo de TCC

Dicas para fazer a delimitação do tema do TCC

Aqui vão nossas dicas para te auxiliar a fazer a delimitação do tema do TCC:

Quanto mais específico estiver, melhor

O grande segredo dos bons objetos de estudo é serem o mais específico que puderem. Isso porque você precisa fazer recortes para alcançar todo o objeto de estudo. Não dá para abraçar o mundo inteiro.

Além do mais, se for muito amplo, você pode cair na armadilha de se desviar dos objetivos e do problema da sua pesquisa.

E quando os objetos de estudo são muito específicos, não abre brecha para a banca fazer questionamentos do que não faça parte dele.

Para mais dicas, veja nosso post Dicas de TCC: 05 coisas que não te contaram sobre.

Objetos de estudo iguais podem resultar em pesquisas diferentes

Muitos pessoas já pesquisaram sobre o seu tema. É absolutamente normal. Isso não significa que os resultados finais sejam iguais. Inclusive, você pode ter o mesmo objeto de estudo e a abordagens totalmente diferentes.

Isso porque o projeto de pesquisa compreende muitos elementos, além do objeto de estudo, como referencial teórico e metodologia, por exemplo. Esses elementos vão variar em cada pesquisa.

Então, pesquisar o mesmo objeto de estudo não significa pesquisar a mesma coisa. Além do mais, diversas pesquisas sobre o assunto auxiliam a construir a fundamentação teórica do teu trabalho.

No fim, além de não prejudicar, pode até te ajudar 🙂

Você não precisa buscar uma delimitação do tema inédita

Especialmente se você está na graduação, esse é só o início da sua carreira acadêmica. Então, você não precisa se preocupar em escolher uma delimitação de tema completamente inédita ou que faça descobertas grandiosas.

O conhecimento científico é construído em passos pequenos e muito seguros. Não se preocupe com isso.

Converse com sua pessoa orientadora

Essa dica poderia servir para todas as etapas do seu trabalho. Mas não custa repetir.

Eu sei que nem sempre os orientadores são super receptivos e acolhedores. Mas tente conversar com sua pessoa orientadora sobre a delimitação do objeto da pesquisa.

Tenha em mente que professores e professoras já conhece sobre o tema e sobre a área da sua pesquisa e pode dar dicas preciosas sobre o assunto.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNTnormas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

Perguntas frequentes

Por que a delimitação do tema é importante?

A delimitação do tema é crucial para evitar que o TCC se torne muito amplo ou muito superficial. Ao definir limites claros, o autor pode concentrar-se nos pontos essenciais do assunto e aprofundar-se de forma mais eficiente, garantindo a qualidade e a relevância do trabalho.

Quando definir a delimitação do tema?

A delimitação do tema deve ser realizada o mais cedo possível no processo de elaboração do TCC. Definir um tema claro e delimitado ajuda a guiar a pesquisa e a escrita, facilitando a organização e a estruturação do trabalho.

Pode alterar o tema depois de delimitado?

Sim, é possível realizar ajustes na delimitação do tema à medida que o trabalho avança, desde que essas mudanças sejam justificadas e aprovadas pelo orientador do TCC. Mas não é aconselhável, já que pode perder tempo.

compartilhe

2 comentários em “Delimitação do tema: Dicas para te ajudar em seu TCC”

  1. O conhecimento só e conhecimento quando e partilhado. A partilha do conhecimento deve ser de carácter voluntario.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade