Como Fazer um TCC sem drama e de forma simples?

compartilhe

Procurando fazer um TCC sem drama? Então está no lugar certo!


Sumário

  1. Como fazer um TCC sem drama?
  2. Mas, o que é TCC Sem Drama?
  3. Então, qual é o Segredo?

É só um palpite, mas, se você está lendo este artigo, eu sou capaz de arriscar que:

Você Precisa Fazer o seu TCC e não sabe Como.

Você está PERDIDO e um tanto angustiado. Acertei?

Sabe qual é a pergunta que eu mais ouvi ao longo dos quase 10 anos em que eu oriento trabalhos acadêmicos?

Como fazer um TCC sem drama?

Você já deve ter percebido que a vida acadêmica pode ser cheia de desafios e momentos de incerteza, não é mesmo?

Posso compartilhar algo importante? Quando eu enfrentei meus primeiros desafios acadêmicos, com certeza escolheria a última opção.

“A abordagem correta para tarefas acadêmicas” – Essa era uma pergunta que frequentemente me assombrava e me deixava sem sono.

E a primeira coisa que gostaria de compartilhar é: se você está em dúvida sobre como lidar com as tarefas acadêmicas, não se culpe. A culpa não é sua.

Seu receio em relação às tarefas acadêmicas surge de duas fontes principais:

  • O medo do desconhecido.
  • Os mitos infundados.

É completamente normal temer o que não conhecemos bem. Se você está enfrentando esse tipo de tarefa pela primeira vez, é natural que você se sinta apreensivo por ter que lidar com algo novo.

Isso significa uma coisa: você é humano! (ainda bem!).

Além disso, quantas vezes você já ouviu de pessoas próximas que as tarefas acadêmicas não são tão assustadoras quanto parecem, que podem ser trabalhosas, mas não precisam ser difíceis, e que, com as informações certas, o estresse pode ser opcional? (Provavelmente, não se lembrará de muitas!)

Agora, tente contar quantas vezes alguém já lhe disse que as tarefas acadêmicas são incrivelmente difíceis, que só existem para complicar sua vida, que são uma invenção maléfica e que você sofrerá muito para concluí-las.

Costumo dizer às pessoas que tarefas acadêmicas são semelhantes à vida cotidiana (Parece estranho, não é?). Quando alguém está passando por um momento desafiador na vida, todos têm uma opinião sobre como as coisas devem ser feitas. E adivinhe? 99% dessas opiniões não são de grande ajuda!

modelo de TCC

Mas, o que é TCC Sem Drama?

TCC Sem Drama é o Método que eu criei para fazer o meu TCC e que já garantiu um TCC Aprovado para mais de 10 Mil Alunos no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Angola, Moçambique e até os Emirados Árabes!

TCC Sem Drama é o Método que já foi Reportagem do Portal Eletrônico da Revista Exame e hoje é o treinamento online completo que mostra como fazer TCC passo a passo, mesmo que os alunos estejam partindo do zero e tenham pouco tempo para produzir e pouco conhecimento sobre trabalhos acadêmicos.

Ufa! Acho que eu te convenci a ver o que vem pela frente. Mas, só por via das dúvidas, eu já mencionei que os alunos do TCC Sem Drama, em média, produzem seus trabalhos em 28 dias?

Ah! E eu quase me esqueço de mencionar que alguns dos nossos alunos recentemente publicaram depoimentos de Sucesso nas nossas Redes Sociais depois de produzirem um TCC Completo em 7 Dias!

Ah! Teve uma aluna montou uma monografia em 5 Dias. E outra que desenvolveu e apresentou um artigo científico aprovado com louvor em 4 Dias!

Eu estou falando de pessoas comuns, como eu e você. Alunos que, quando chegaram ao TCC Sem Drama, não tinham a menor ideia de como fazer TCC. Estavam perdidos, com pouco tempo e enfrentando níveis elevadíssimos de Stress, Angústia e até Desespero.

Então, qual é o Segredo?

7 Passos Simples e Certeiros, que eu vou te mostrar a partir de agora.

1. Entenda o que é TCC (e não confunda as coisas)

TCC é Trabalho de Conclusão de Curso. E esse é o nome genérico para uma produção científica e acadêmica. O TCC em si não é um modelo de documento ou de trabalho.

Portanto, o TCC é um nome genérico e cada instituição de ensino adota um modelo específico para o TCC, o que inclui a monografia, artigo científico, relatório de pesquisa, estudo de caso… e por aí vai.

Então, se você tem que fazer uma monografia, um artigo ou um relatório, olha só: você está diante de um modelo de TCC!

Eu acho que o primeiro passo para aprender a fazer uma coisa é compreender o que é essa coisa. Então, se você tem que aprender como fazer TCC, é bom saber, primeiro, o que é TCC.

E sabe qual é a grande notícia: as técnicas que eu vou te mostrar nos próximos passos podem ser utilizadas para TODOS OS MODELOS de TCC.

2. O Erro Básico

Como fazer TCC mais rápido, mais fácil, de maneira mais produtiva e com a certeza de estar no caminho certo? Simples: COMECE DO JEITO CERTO.

E isso significa Evitar um Erro Básico.

Muitos alunos, quando escolhem o tema e apresentam o assunto ao seu orientador, costumam ouvir o seguinte: “agora que você tem um tema, procure tudo o que conseguir encontrar sobre esse assunto.”

Não Faça Isso!

Não saia procurando referencial teórico ou produzindo conteúdo escrito antes de montar a Chama Estrutura Básica do TCC (que serve para qualquer modelo de trabalho!).

3. A estrutura básica do TCC

O grande SEGREDO de um TCC digno de aprovação é uma Estrutura Básica Consistente.

E aí vai a má notícia (calma que depois vem a boa): ter um tema, ou seja, um assunto para o seu TCC, é um ponto de partida, mas não é suficiente para começar uma pesquisa de referencial ou mesmo para começar a escrever o seu texto.

Quando um orientador pede para que você comece a sua pesquisa de referencial logo depois de definir um tema, o resultado é apenas um: acúmulo de informação inútil.

Aí vem a boa notícia: Montar sua Estrutura Básica.

A Estrutura Básica do TCC é composta por:

– Tema delimitado;

– Problema de pesquisa;

Objetivo geral;

Objetivos específicos.

O tema de pesquisa é um ponto de partida essencial para o seu trabalho acadêmico. No entanto, escolher um amplo tema, como “Sustentabilidade”, sem delimitá-lo pode resultar em um projeto sem direção clara e demorado. Para fazer seu TCC de forma mais rápida e eficiente, é crucial delimitar o tema.

Delimitar o tema envolve estabelecer uma questão específica dentro do assunto. Por exemplo, você pode investigar as relações entre sustentabilidade e empreendedorismo, os impactos da sustentabilidade na indústria ou os efeitos da coleta seletiva de lixo. Essa questão central se torna o problema de pesquisa, que orientará todo o seu trabalho.

Por exemplo, o problema de pesquisa pode ser formulado como:

  • “Quais são os fatores críticos a serem considerados em iniciativas empreendedoras voltadas para a sustentabilidade?”
  • “Quais são os impactos da implementação de diretrizes sustentáveis nos processos operacionais e arranjos produtivos da Indústria X?”
  • “Quais são os principais impactos ambientais da coleta seletiva de lixo na Comunidade Y?”

O problema de pesquisa é a pergunta que guiará o desenvolvimento do seu conteúdo, e seu trabalho estará completo quando essa pergunta for respondida de maneira abrangente.

4. O que escrever no Desenvolvimento do TCC?

Outra parte essencial da Estrutura Básica são os Objetivos!

Para criar o Objetivo Geral, basta retirar o ponto de interrogação do seu Problema de pesquisa e adicionar um verbo no infinitivo no início do texto. Por exemplo:

  • Problema de pesquisa: “Identificar fatores críticos que devem ser considerados em uma iniciativa empreendedora voltada à sustentabilidade.”
  • Objetivo Geral: “Identificar os fatores críticos a serem considerados em uma iniciativa empreendedora voltada à sustentabilidade.”

Os Objetivos Específicos são etapas para atingir o Objetivo Geral e, consequentemente, responder ao problema. Por exemplo:

  • Objetivo Geral: “Discutir os principais impactos ambientais da coleta seletiva de lixo na Comunidade Y.”
  • Objetivos Específicos:
    1. Conceituar sustentabilidade e impactos ambientais.
    2. Conceituar coleta seletiva de lixo.
    3. Apresentar as características da Comunidade Y.
    4. Analisar os impactos ambientais na Comunidade Y após a implementação da coleta seletiva de lixo.

Os Objetivos Específicos podem se transformar em capítulos do desenvolvimento do TCC, fornecendo uma estrutura clara para a produção textual:

  • Capítulo 1: Sustentabilidade e Impactos Ambientais (baseado no Objetivo Específico 1).
  • Capítulo 2: Características da Coleta Seletiva (baseado no Objetivo Específico 2).
  • Capítulo 3: A Comunidade Y (baseado no Objetivo Específico 3).
  • Capítulo 4: Impactos Ambientais da Coleta Seletiva na Comunidade Y (baseado no Objetivo Específico 4).

Essa estrutura básica direciona 70% do seu TCC, tornando mais fácil começar a escrever. No entanto, ainda faltam 3 passos para aprender como fazer o TCC de maneira produtiva e acelerada. Vamos a eles.

5. Metodologia sem Sustos!

Se você quer aprender como fazer TCC, não pode mais ter arrepios só de ouvir a palavra Metodologia.

Então, vamos desmascarar esse “monstro”.

Montar a base metodológica de um TCC significa responder 3 perguntas:

  1. Qual a natureza da sua pesquisa? Pesquisas científicas podem ser Exploratórias, Descritivas ou Explicativas.
  2. Quais são as suas fontes de pesquisa? Fontes Primárias (observação, aplicação de questionários, entrevistas…); ou Fontes Secundárias (referências bibliográficas, conteúdos de outros trabalhos, de livros, da internet, de documentos oficiais…); ou as duas.
  3. Como serão tratados os seus resultados? De forma quantitativa (apresentação dos resultados sob a forma de números); ou qualitativa (apresentação de resultados na forma de conceitos); ou a duas.

Uma vez que você responde as 3 perguntas anteriores, basta complementar a metodologia descrevendo o processo de pesquisa. Ou seja, se você vai pesquisar referencial, diga onde vai fazer as pesquisas (livros, internet, sites especializados em conteúdos acadêmicos, como o Google Acadêmico, por exemplo), quais os autores selecionados, porque eles foram escolhidos…

Agora, se você vai aplicar questionários, por exemplo, diga como formulou as perguntas, qual é a amostra de pesquisa (grupo de pessoas que responderá o questionário), porque essa amostra foi escolhida, como os dados serão compilados…

6. Produção Escrita e Como Evitar o Plágio.

Até agora, dediquei todo o texto a mostrar como fazer o TCC de maneira mais rápida e fácil, direcionando seus esforços para obter resultados em vez de sofrimento. Já compartilhei dicas importantes.

Agora, lembre-se de aplicar essas técnicas. Mesmo que pareça desconfortável no início, a prática leva à produção. Você é capaz!

Esforços para aplicar essas técnicas agora economizarão muito tempo e trabalho no desenvolvimento do TCC.

Agora, abordarei outro ponto crítico relacionado a como fazer o TCC corretamente e de forma produtiva.

Muitos alunos se perguntam: “Posso escrever com minhas próprias palavras? O TCC é apenas uma cópia de outros autores? Não posso expressar minha opinião?”

A resposta é sim e não, mas como assim?

Sim, você pode escrever suas opiniões e usar suas próprias palavras.

Não, você não pode fazer isso sem embasamento. Em outras palavras, não pode expressar opiniões sem citar autores que sustentem o que você diz.

Ainda confuso? Vamos simplificar.

Como fazer o TCC, escrever com suas palavras e evitar o plágio?

Primeiro, evite copiar e colar conteúdo de outros trabalhos no seu texto. Mesmo que você faça as citações corretamente, isso ainda será considerado plágio. Além disso, você não estará construindo um texto, mas um “Frankenstein” com partes de diferentes autores.

Segundo, crie roteiros para o seu texto, ou seja, tópicos a serem abordados em cada capítulo. A estrutura do texto é sua, não dos outros autores. Ao escrever seu texto, use suas próprias palavras e argumentação. No entanto, sempre que você usar informações técnicas, históricas ou estatísticas, cite um autor para embasar o que está dizendo.

7. Conclusão: a doce arte de encher linguiça

Chegamos ao final deste guia, onde discutimos os 7 (ou 8) passos fundamentais para entender como fazer um TCC de forma organizada e produtiva, resultando em conclusões mais rápidas.

A Conclusão, ou Considerações Finais, é uma parte importante do seu TCC, embora possa parecer repetitiva. Ela geralmente consiste em três partes:

  • 1: Reforçar a importância do tema tratado no trabalho, resumindo-o de forma sucinta e com outras palavras.
  • 2: Apresentar, de forma resumida, os principais resultados obtidos com a pesquisa, destacando os mais importantes.
  • 3: Sugerir novas abordagens de pesquisa para o seu tema, indicando possíveis linhas de pesquisa futuras.

Embora possa parecer repetitiva, a Conclusão é uma formalidade científica importante. A última parte, que sugere novas abordagens de pesquisa, é a única que não repete o conteúdo do trabalho.

Lembre-se de que, para acelerar a produção do TCC, é essencial seguir uma estrutura organizada e aplicar as técnicas adequadas. O caminho que apresentei aqui é fundamental e pode ser útil para acelerar sua produção.

O Treinamento Online do TCC Sem Drama oferece detalhes e exemplos adicionais para cada um desses passos, auxiliando os alunos a produzir seus trabalhos com mais eficiência. Muitos alunos que passaram por esse treinamento conseguiram concluir seus TCCs em uma média de 28 dias. Portanto, seguir um método organizado pode ser uma estratégia eficaz para acelerar a conclusão do seu TCC.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Tá precisando fazer um trabalho? Vem com a Mettzer!

Isso, pois, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

O  editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Então, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

mettzer
compartilhe

12 comentários em “Como Fazer um TCC sem drama e de forma simples?”

  1. Eu começarei a universidade em outubro, vc acha que logo no começo do meu curso eu deveria já começar pesquisando e tentando criar um tema pro tcc?

    Responder
    • Oi, Gabriel.

      Acho que você deve aproveitar o início do curso para aprender coisas novas e se adaptar à rotina de estudos para as disciplinas.
      Com certeza, até o final do seu curso, vão surgir novos temas para fazer o seu TCC.

      Você não precisa se preocupar com isso agora 🙂
      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade