“Como identificar plágio?” — a solução para professores e professoras

compartilhe

O verificador de plágio da Mettzer é a forma mais simples e rápida de corrigir trabalhos — e ainda economizar tempo e esforço.


Sumário

  1. Como identificar plágio?
  2. Como funciona a solução da Mettzer para identificar plágio?
  3. Benefícios da Mettzer para professores e professoras
  4. Quanto custa?
  5. Por que identificar plágio é importante?
  6. Quais as outras ferramentas da Mettzer

Nós, aqui da Mettzer, conhecemos de perto a realidade de professores e professoras. E sabemos que um dos grandes desafios é lidar com a possiblidade de existir plágio nos trabalhos acadêmicos.

E esse é um ponto complicado, porque, nem sempre, o plágio acontece com intenção. E os dados mostram uma perspectiva interessante sobre isso:

Uma pesquisa recente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) — denominada “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp” — mostrou que 87% das pessoas universitárias chegam à universidade sem ter noção exata do que é plágio.

o mesmo levantamento, constatou-se que 98,4% das pessoas considera que copiar trechos de trabalhos é algo grave ou gravíssimo. No entanto, apenas 4,5% acredita que as pessoas façam isso de forma intencional.

Além disso, a pesquisa apontou que 36,7% dos alunos admitem já ter copiado trechos de textos sem fazer a devida citação.

Ainda, a pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicada na revista Science and Engineering Ethics, conduzida pela professora Sonia Vasconcellos, chegou à conclusão que 46% dos casos de retratações de artigos se referem à cópia de conteúdos.

Ou seja, quase metade de trabalhos que têm alguma má-conduta copiaram trechos de outros trabalhos.

Bom, todos esses dados são suficientes para entender que, mesmo tomando todos os cuidados com citações e referências, as pessoas cometem — ainda que de forma não intencional, algum tipo de plágio.

Só que conferir trabalhos e identificar possíveis cópias não é exatamente algo tão simples. Isso demanda bastante tempo e esforço dos professores.

Pensando nisso, a Mettzer criou um verificador de plágio para facilitar todo esse processo: tanto para economizar tempo, tanto para garantir com 100% de certeza se existe ou não plágio no trabalho.

É sobre isso que vamos falar aqui. A plataforma da Mettzer tem o melhor verificador de plágio do mercado. Você precisa conhecer 🙂

Como identificar plágio?

Pois bem, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Existem várias formas de identificar plágio.

Os professores podem, por exemplo, conferir frase por frase no Google. Mesmo assim, vai conseguir identificar apenas os plágios literais — de Ctrl c + Ctrl v.

Mesmo assim, dentre tantas formas, existe o melhor jeito de identificar plágio, que é usar uma ferramenta tecnológica para isso: verificador de plágio.

Em resumo, verificador de plágio é um programa de computador que, através de algoritmos, busca e identifica similaridades textuais em diversas bases de dados na internet.

Ou seja, é um software que serve para verificar se existe algum tipo de similaridade entre o texto e outro que já existe.

Na prática, assim como o próprio nome sugere, o verificador de plágio serve para identificar possíveis plágios e, por consequência, garantir a originalidade e autenticidade de um texto.

detector de plágio

Como funciona a solução da Mettzer para identificar plágio?

O verificador de plágio da Mettzer funciona muito bem para todos os professores e professoras que precisam conferir se seus estudantes tomaram todos os cuidados com citações e referências.

No fim das contas, sempre sobra uma dúvida se não esqueceu de nada e fez tudo certo, não é mesmo?

Então, com o verificador de plágio da Mettzer, é possível verificar e identificar a existência de qualquer tipo de plágio no seu trabalho.

Benefícios da Mettzer para professores e professoras

Olha só os benefícios do verificador de plágio da Mettzer para professores:

  • Garante a autenticidade de todos os trabalhos;
  • Facilita a avaliação e melhora a qualidade dos trabalhos;
  • Aumenta a eficiência de todas as tarefas;
  • Economiza tempo e esforço;
  • Totalmente integrado ao editor de texto da Mettzer;
  • Fácil e rápido de usar;
  • Não precisa de instalação no computador ou no celular. Basta entrar com login e senha de qualquer dispositivo.
  • Até 20 consultas diárias de textos de até 4 mil caracteres;
  • 1 verificação completa de até 50 páginas.

Quanto custa?

O verificador de plágio faz parte do plano completo da plataforma da Mettzer. Na página de planos e preços das assinaturas da plataforma é possível saber todos os detalhes.

Mas por, a partir de R$ 33 reais mensais, é possível assinar o plano completo da Mettzer que compreende, dentre outras ferramentas, a verificação de plágio.

Ou seja, além do verificador de plágio, o plano completo inclui todas as funcionalidades do editor de texto (de formatação automática nas normas da ABNT, orientação online e cronograma de trabalhos) e busca de oportunidades.

A assinatura funciona como Netflix ou Spotify. Você pode cancelar quando quiser dentro da opção de plano escolhida.

Aqui estão mais detalhes sobre os planos:

planos e preços
Planos e preços de assinatura da plataforma da Mettzer

Por que identificar plágio é importante?

Pois bem. Existem várias razões para usar um verificador de plágio. Mas a maior de todas é que: plágio é crime.

Para entender melhor, é bom voltar para o começo: plágio é quando você rouba a ideia de outra pessoa e a utiliza como se fosse sua.

Por exemplo, quando um aluno utiliza uma tabela ou uma imagem em sua monografia sem citar o autor original. Ou quando um estudante utiliza um conceito de algum autor em sua dissertação sem referenciá-lo. 

Em outras palavras, a pessoa se apropria do texto ou da ideia do texto e assume, de forma indevida, a sua autoria. 

É importante entender que as pessoas autoras têm direitos sobre os textos e os conceitos que criam. É o que se denomina de direitos autorais.

A Constituição Federal do Brasil, no artigo 5º, inciso XXVII estabelece que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras“.

No mesmo sentido, o Código Civil, no artigo 1.228, definiu que “o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisas e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha”.

Quer dizer, só a pessoa autora (dona da ideia – seja lá qual for ela) tem o direito de usar, publicar e reproduzir suas ideias.

Isso significa que cometer plágio de qualquer tipo é infringir a Lei nº 9.610/88, que é a norma legal que regulamenta os direitos autorais.

Assim, o artigo 187 do Código Penal define que a violação de direitos autorias é um crime, com previsão de punição que varia de multa à reclusão de até quatro anos.

Tudo isso para justificar e explicar que: sim, qualquer tipo de plágio é considerado um crime pelo Código Penal no Brasil.

Quais as outras ferramentas da Mettzer?

Não sei se você já conhece, mas a Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Formatação automática nas normas da ABNT

O editor de texto da Mettzer é uma ferramenta para escrever, editar e formatar trabalhos nas normas da ABNT. Os estudantes podem começar o trabalho a partir de um modelo pronto.

Toda estrutura e formatação nas normas da ABNT e APA é automática:

  • Fazer títulos, listas, sumários, citações e referências de forma automática
  • Verificar se cometeu algum tipo de plágio
  • Com o histórico de versões os alunos não correm o risco de perder o trabalho
  • Importar o conteúdo do Word e formatar o trabalho em minutos
  • Exportar o trabalho em PDF ou docx

Ou seja, é possível economizar tempo com a correção de formatação dos trabalhos e focar só no mais importante: que é o conteúdo do trabalho.

Orientação online

A plataforma da Mettzer é um espaço para fazer toda orientação de trabalhos de forma online sem aquelas trocas infinitas de e-mails.

  • Fazer comentários pontuais ao longo do trabalho
  • Trocar mensagens online entre estudantes e professores
  • Fazer trabalhos em grupo
  • Fazer avaliação de trabalhos

E aí, o que achou da ideia?

Faça um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade