4 passos essenciais para fazer a revisão de literatura do seu trabalho

compartilhe

Post atualizado em: 28 de dezembro de 2023.

A revisão da literatura é a etapa do trabalho em que se reúne as referências que vão fornecer embasamento teórico para o trabalho.


Sumário

  1. O que é a revisão de literatura?
  2. Para que serve a revisão de literatura?
  3. Qual é a importância da revisão de literatura no TCC?
  4. Como fazer uma boa revisão de literatura em 4 passos

A revisão de literatura é uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico.

Não é por menos. Afinal de contas, é a revisão de literatura que vai fornecer o embasamento teórico para o trabalho. É a partir dela que é possível entender melhor o que já foi feito e escrito sobre o tema.

Então, é natural que você precise dedicar tempo e esforço para fazê-la. Mas a boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse percurso.

E nisso nós podemos te ajudar.

Esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa revisão de literatura, da forma mais simples possível.

Pega seu café e vem ver 🙂

O que é a revisão de literatura?

A revisão da literatura é, de maneira geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema da pesquisa. Ou seja: é a contribuição das teorias das fontes de pesquisa.

É na revisão da literatura que se deve apresentar um levantamento das bibliografias sobre o tema do trabalho, a partir de um objetivo específico e com a finalidade de responder ao problema de pesquisa.

É comum que universitários entendam a revisão de literatura como um conjunto de trechos de outros trabalhos. Esse é um erro que pode até resultar em plágio.

Você também pode chamar a revisão de literatura de revisão bibliográfica, fundamentação teórica, abordagem teórica, embasamento teórico e por aí vaí. Então, pode acreditar quando dizem por aí que esses termos não têm diferença entre si, ok?

Além do mais, você já deve saber que todo trabalho segue uma estrutura básica que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A revisão de literatura faz parte dos elementos textuais. Quer dizer, é um item obrigatório nos trabalhos.

Você também deve ter em mente que a revisão de literatura pode ser uma revisão integrativa ou sistemática. Então, é importante ficar por dentro desses assuntos.

Para que serve a revisão de literatura?

A revisão de literatura serve, portanto, como embasamento teórico para seu trabalho.

Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio.

A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na revisão de literatura.

Qual é a importância da revisão de literatura no TCC?

Então, a revisão de literatura garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico e científico firme.

Para entender melhor, é só você pensar que a opinião de autores renomados darão credibilidade ao seu trabalho.

Mas, nesse ponto, tome cuidado. Você não pode usar um autor apenas porque ele é reconhecido, mas porque a teoria que ele escreve faz sentido para sua pesquisa.

Enfim, é a partir disso que você demonstra que sabe sobre o que você pesquisou e entende sobre o tema que está escrevendo.

modelo de TCC

Como fazer uma boa revisão de literatura em 4 passos

De início, tenha em mente que estrutura do trabalho deve ser condizente com os objetivos do seu trabalho. Afinal, é a estrutura que servirá de guia para sua escrita e fornecerá direcionamento para sua monografia.

Além do mais, você vai perceber que vai precisar fazer uma análise crítica das teorias que está usando. Aponte em quais pontos as teorias se alinham (ou não) à sua pesquisa.

Por isso, o trabalho não é apenas uma colagem de citações diretas. Você não deve apenas incluir trechos das suas referências. Mas precisa colocá-los sob a perspectiva do tema e do foco do seu trabalho.

No mais, vamos aos 4 passos para fazê-la:

1. Procure por referências confiáveis para sua revisão de literatura

Para que seu trabalho tenha uma boa revisão de literatura você deve usar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda não são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

2. Considere utilizar fichamentos

fichamento é uma técnica importante para montar a sua revisão de literatura. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias da obra.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

Para te ajudar, preparamos um modelo de fichamento da Mettzer.

3. Contextualize sua pesquisa

Você precisa indicar em que pé está o tema que você está pesquisando. É o que se chama de estado da arte. Então, informe-se sobre os trabalhos recentes ou sobre as pesquisas em andamento que tratam sobre o tema.

Assim, você vai conseguir, por exemplo, verificar qual é a solução para os problemas da atualidade ou como evoluiu certa teoria.

4. Faça uma análise crítica de suas referências

Para fazer um bom uso dos materiais que você selecionou como referências bibliográficas para sua monografia, é importante que você tenha em vista os aspectos metodológicos do trabalho.

Quer dizer: você não poder perder de vista o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho. Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

Assim, você deve analisar as fontes de pesquisa de forma crítica. Busque compreender a fundo as teorias e conceitos que elas trazem.

Isso consistem em realmente criar um diálogo entre seus referenciais e seu trabalho, para tornar seu trabalho mais coerente e sólido.

Formatação automática de revisão de literatura nas normas da ABNT

A revisão de literatura também deve obedecer às normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes bem específicos.

A primeira questão é fazer as citações e as referências de forma correta.

Ou seja, formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

plataforma
compartilhe

24 comentários em “4 passos essenciais para fazer a revisão de literatura do seu trabalho”

  1. O texto e interessante, e ajudou-me bastante no esclarecimento do dos conceito e organizacao do meu projecto. Obrigada

    Responder
  2. Boa noite, o texto muito interessante, com toda certeza absoluta ira ajudar os estudantes de todos niveis de aprendizagem
    Abracos

    Responder
    • Oi, Isa. Tudo bem?

      No que você está precisando de ajuda?
      Talvez eu consiga te ajudar melhor 🙂

      Um abraço!

      Responder
  3. Olá!.
    Eu tenho como o problema factores que influenciam para não uso da rede mosquiteiro. Quero saber, como é que posso fazer a revisão da literatura?.

    Responder
    • Oi, Alex. Tudo bem?

      Bom, você precisa ler e estudar texto de outras pessoas que escrevem sobre esse assunto.
      Depois disso, com foco em responder ao seu problema de pesquisa e confirmar (ou refutar) sua hipótese, você precisa construir a revisão de literatura.
      É importante pensar que os autores devem “conversar” na revisão.

      Siga nossas dicas desse post 🙂
      Um abraço!

      Responder
  4. Posso fazer minha revisão de literatura em tópicos, de acordo com a sequência cronológica e temática da pesquisa?

    Responder
    • Oi, Bruna. Tudo bem?

      Não. O ideal é que a revisão de literatura não seja em tópicos.
      Mas você pode separar o conteúdo por capítulos.

      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Isabella.

      Ficamos muito feliz em poder ajudar.
      Muito obrigada pela sua mensagem! Nos arrancou um sorriso do lado de cá <3

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade