Tudo sobre a ScienceDirect: o que é, para quê serve e como pesquisar artigos nessa base de dados.
Sumário
- O que é ScienceDirect?
- Para quê o ScienceDirect serve?
- Qual é a importância do ScienceDirect para uma pessoa pesquisadora?
- Como pesquisar artigos e periódicos no ScienceDirect?
- A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias
Não é mais novidade a importância que os artigos de periódicos têm para a produção científica no mundo. Especialmente diante da facilidade de acesso e segurança de informação que eles trazem em relação aos livros e aos artigos de internet.
É aí que entra a ScienceDirect, um portal eletrônico para democratizar o acesso aos artigos e às revistas científicas.
Já deu para perceber que não dá para ficar fora dessa assunto né? Então vem ver 🙂
O que é ScienceDirect?
O ScienceDirect é uma base de dados da Elsevier que compreende mais de 25% de todo conhecimento científico público do mundo.
Hoje em dia, tem aproximadamente 35.000 livros, 3.800 revistas e quase 900 publicações em série de todas as áreas do conhecimento.
Em outras palavras, é a plataforma multidisciplinar de livros e periódicos mais importante da Elsevier com revisão por pares.
Além de buscas sofisticadas, a ScienceDirect também inclui conteúdos de várias fontes externas, em formato de áudio e vídeo, por exemplo.
Para quê o ScienceDirect serve?
Como você já sabe, o ponto central da ScienceDirect é democratizar o acesso aos conhecimentos científicos de alta qualidade. Sendo assim, fornece acesso gratuito aos resumos de trabalhos.
É por isso que o ScienceDirect é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.
Não por menos, mais de 16 milhões de pessoas pesquisadoras, professoras e estudantes usam a ScienceDirect para fazer suas pesquisas.
Além do mais, mais de 13.000 bibliotecas de universidades e outras instituições têm acesso à ScienceDirect para fornecê-lo para seus universitários.
Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.
A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,
Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.
É aí que os periódicos da ScienceDirect têm um papel fundamental. Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre aos resumos do trabalho e você selecionar quais trabalhos você precisará ler na íntegra para desenvolver sua pesquisa.
Qual é a importância do ScienceDirect para uma pessoa pesquisadora?
A ScienceDirect é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:
1. Acessar fontes confiáveis e relevantes
Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar um conhecimento científico.
Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.
2. É muito fácil de pesquisar
A ScienceDirect funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.
3. Acesso gratuito e livre aos resumos
A ScienceDirect reúne diversos tipos de pesquisa em um único lugar, de acesso gratuito e livre aos resumos. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.
Como pesquisar artigos e periódicos no ScienceDirect?
Para pesquisar artigos e periódicos no ScienceDirect é bastante simples. Aqui está um passo a passo:
- Em primeiro lugar, você deve acessar à página inicial do ScienceDirect.
- Em seguida, você pode iniciar sua busca através da barra de pesquisa na parte superior da página ou usar o formulário de busca avançada (advanced search) para fazer pesquisas específicas.
- No caso da busca rápida, você só precisa digitar as palavras-chave no campo específico e clicar no ícone de busca.
- Para fazer a busca avançada, você deve ir até o formulário. Ali você pode informar se vai buscar em todos os tipos de fonte ou só em artigos ou livros. Depois, você deve selecionar quais campos deseja buscar (título do artigo ou pessoa que escreveu, por exemplo) e usar operadores booleanos para combinar os termos de busca.
A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias
Pois bem. Agora você já sabe como funciona o ScienceDirect e já pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.
Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.
Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?
É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?
Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.
A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.
Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.
Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.
Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.
Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.
E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂
Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.
Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.
É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.
Faça um teste gratuito por 7 dias 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.