Você está na dúvida se multidisciplinar é sinônimo de interdisciplinar?

compartilhe

Entenda melhor o que significa o termo multidisciplinar e aprenda a diferenciar esse conceito de interdisciplinar.


Multidisciplinar e Interdisciplinar. Os dois conceitos são bastante comuns em todos os setores educacionais: seja na graduação ou na pós-graduação.

Embora sejam parecidos, os dois termos representam conceitos diferentes.

Nesse sentido, é importante ficar por dentro do que cada um significa para acertar a metodologia dos trabalhos.

Vem comigo que vou explicar 🙂

O que é multidisciplinar?

O termo multidisciplinar compreende a coexistência de várias disciplinas, sem a necessidade que elas estejam interligadas entre si.

Vamos à um exemplo. Pense em um trabalho que envolva o tema “Amazônia” partir de três disciplinas diferentes: Geografia, História e Matemática.

No caso de um trabalho multidisciplinar, é necessário analisar o tema a partir dessas três disciplinas. É possível fazer da seguinte forma:

  • Geografia: o tipo de vegetação e solo da Amazônia
  • História: o histórico das comunidades que vivem com sustento das árvores da Amazônia
  • Matemática: os dados estatísticos do desmatamento na Amazônia

Veja que, apesar de trazer três perspectivas diferentes a partir de cada disciplina, a partir da multidisciplinariedade não existe uma relação entre as três.

Nesse tipo de metodologia, cria-se uma ideia mais individualizada sobre cada área do conhecimento. O trabalho, portanto auxilia a desenvolver os conhecimentos específicos para cada matéria, mas não existe uma visão holística e sistêmica sobre o assunto.

Qual é a diferença entre multidisciplinar e interdisciplinar?

Embora sejam termos semelhantes, os conceitos de multidisciplinar e interdisciplinar representam concepções diferentes.

Como você já sabe – e o próprio nome sugere – multidisciplinar e interdisciplinar compreendem a coexistência de mais de uma disciplina para um objetivo final.

Até aí, tudo bem. Os dois conceitos se assemelham.

A grande diferença entre os dois conceitos está no fato de que a interdisciplinaridade pressupõe uma interação entre as diferentes disciplinas.

Ou seja: muito além de tratar de um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas, o conceito interdisciplinar incentiva criar relações entre essas perspectivas.

Voltando ao tema da Amazônia, por exemplo. Na interdisciplinaridade, deve-se criar relações entre o histórico das comunidades da Amazônia com o tipo de vegetação. E ainda, analisar essas questões a partir dos dados estatísticos.

A interdisciplinaridade permite uma visão muito mais global dos assuntos. Isso colabora para o desenvolvimento do pensamento crítico e da interligação entre fatores diferentes de temas das rotinas.

O que é Projeto Integrado Multidisciplinar?

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é um tipo de trabalho acadêmico que compreende várias disciplinas do curso de graduação. Por isso é um trabalho multidisciplinar.

O objetivo central do PIM é inserir os estudantes nas práticas gerenciais da empresa, a partir dos conhecimentos da sala da de aula.

Quer dizer: a finalidade desse tipo de trabalho é aplicar os conhecimentos teóricos das disciplinas da faculdade nas situações práticas de algum ambiente institucional.

Daí que vem o caráter prático desse trabalho, que complementa o processo de ensino durante a graduação.

Ou seja, de forma geral, os professores vão avaliar se a pessoa universitária compreendeu das teorias da sala de aula e a sua capacidade de relacioná-los à prática da empresa.

Além de servir como uma forma de avaliação durante a faculdade, o PIM também pode ser uma importante fonte de pesquisa. Isso porque tem um grande diferencial, que é a aplicação prática de teorias.

Modelo de PIM e formatação automática nas normas da ABNT

Fazer o PIM não é uma tarefa fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças.

Além do mais, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse percurso. Que tal utilizar um modelo de PIM com todas as formatações da ABNT?

Pois bem. Nisso nós podemos te ajudar. Nós preparamos um modelo de PIM. Basta você incluir os dados de sua pesquisa. Para usar o modelo da Mettzer, é só você clicar aqui.

Além do mais, você pode contar com a ajuda do editor de texto da Mettzer, que formata os trabalhos de forma automática nas normas ABNT.

Assim, você pode se dedicar mais tempo com o que realmente importa: o conteúdo do seu trabalho.

Faça um teste de 7 dias gratuitos. Ah, nem precisa cadastrar o seu cartão para experimentar.

Se você for estudante da UNIP, temos uma ótima notícia: temos desconto especiais para sua assinatura. É só pedir o cupom de desconto em [email protected] 🙂

editor de texto
O que é multidisciplinar?

O termo multidisciplinar compreende a coexistência de várias disciplinas, sem a necessidade que elas estejam interligadas entre si.

Qual é a diferença entre multidisciplinar e interdisciplinar?

Como você já sabe – e o próprio nome sugere – multidisciplinar e interdisciplinar compreendem a coexistência de mais de uma disciplina para um objetivo final.
A grande diferença entre os dois conceitos está no fato de que a interdisciplinaridade pressupõe uma interação entre as diferentes disciplinas. Ou seja: muito além de tratar de um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas, o conceito interdisciplinar incentiva criar relações entre essas perspectivas.

O que é projeto multidisciplinar integrado?

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é um tipo de trabalho acadêmico que compreende várias disciplinas do curso de graduação. Por isso é um trabalho multidisciplinar. O objetivo central do PIM é inserir os estudantes nas práticas gerenciais da empresa, a partir dos conhecimentos da sala da de aula.

compartilhe

1 comentário em “Você está na dúvida se multidisciplinar é sinônimo de interdisciplinar?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade