A Redalyc fortalece os conhecimentos científicos da América Latina e combate a eurocentralidade na produção e divulgação científica.
Sumário
Não tem jeito. Os livros ainda são o tipo de fonte de pesquisa mais confiável que existe. Isso não vai mudar.
Mas não é a forma mais acessível e democrática do mundo. Afinal de contas, alguns livros são caros ou difíceis de se encontrar em bibliotecas e livrarias.
O que fazer quando não é possível te acesso aos livros que precisa? É aí que entra a Redalyc como uma ótima opção.
Além de ser uma fonte de dados e artigos imensa, a Redalyc tem o objetivo de fortalecer e divulgar a produção científica da América Latina.
Quer dizer, é possível acessar, de forma gratuita e rápida, a produção científica dos países da América Latina.
Bora conhecer mais sobre esse assunto? 🙂
O que é Redalyc?
Pois bem. O nome Redalyc significa Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal.
Quer dizer, Redalyc é uma base de dados de bibliografias e uma biblioteca digital de revistas da Universidade Autónoma do Estado do México (UNAM).
O foco principal desse projeto, que começou em 2003, é construir um sistema de informação único para concentrar os conhecimentos científicos da e sobre a América.
Ou seja: o Redalyc compreende os principais periódicos de todas as áreas do conhecimento produzidos sobre e na América Latina.
Atualmente, o repositório reúne 1020 revistas científicas de 17 países diferentes. Esses números já superar 381 mil artigos científicos.
O objetivo principal, desde o surgimento, é dar visibilidade à produção científica da Ibero-América. Por esse motivo, inclusive, que o acesso aos periódicos é completamente gratuito.
Tanto é que a própria biblioteca se define da seguinte forma “por un ecosistema regional de ciencia abierta“.
Segundo Eduardo Aguado López, professor na UAEM e um dos fundadores do repositório, tanto a Redalyc quanto o SciELO são sistemas regionais que têm investido em indicadores que podem melhorar a busca por informações e enriquecer as análises sobre o papel e o comportamento da produção científica para fomentar políticas estratégicas de ciência e tecnologia na região.
“Acreditamos que a Redalyc está proporcionando um conjunto de informações que permite pesquisar e apoiar a tomada de decisão por parte das áreas [do conhecimento], das revistas e autoridades sobre a maneira como a ciência está sendo feita, com o objetivo, não de avaliar e apontar quem é o melhor, mas sim de ratificar ou retificar as decisões em termos de política científica”.
concluiu López durante sua participação no II Fórum Integrado Ibero-Americano de Comunicação (Confirbecom) que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP) em 2015.
Além do mais, uma das vantagens da Redalyc é que o acervo compreende publicações desde 2005, o que permite estabelecer indicadores de produção e atividade de produção científica de forma comparativa.
É possível, por exemplo, fazer análises e gerar indicadores de produção científicas nos países, por área do conhecimento, instituições e pessoas autoras.
Para quê a Redalyc serve?
Como você já sabe, o ponto central da Redalyc é dar visibilidade e fortalecer a produção científica latino americana, como forma de combater o eurocentrismo científico.
No entanto, a Redalyc é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.
Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.
A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,
Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.
É aí que os periódicos da Redalyc têm um papel fundamental. Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos trabalhos, para você desenvolver sua pesquisa.
Qual é a importância da Redalyc para uma pessoa pesquisadora?
A Redalyc é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:
1. Acessar fontes confiáveis e relevantes
Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.
Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.
2. É muito fácil de pesquisar
A Redalyc funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.
3. Acesso gratuito e livre
A Redalyc reúne diversos artigos em um único lugar, de acesso gratuito e livre. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.
4. Fortalecer a produção científica da América Latina
A Redalyc surgiu como uma ótima alternativa à relevância exclusiva de revistas científicas de países desenvolvidos e, muitas vezes, de acesso restrito e condicionado à assinatura.
Quer dizer, ela nasceu para fortalecer a produção científica da América Latina e, ao mesmo tempo, combater a eurocentralidade na produção e divulgação de conhecimentos científicos.
Além do mais, através do acesso simples e gratuito, ela aumenta a visibilidade dos artigos científicos e o número de citações de cada um deles.
Como pesquisar artigos e periódicos na Redalyc?
Para pesquisar artigos e periódicos na Redalyc é bastante simples. Aqui está um passo a passo simples:
- Em primeiro lugar, acesso à página oficial da Redalyc.
- Título do artigo
- Palavra-chave
- DOI
- Nome da pessoa autora
- Nome da revista científica
- Disciplinas
- Instituição
- País de origem
3. Se você buscar, por exemplo, pela instituição de ensino, a Redalyc concentrará todos os dados, artigos e informações indexadas sobre ela.
Para exemplificar, pesquisei pela Universidade de São Paulo. Perceba que é possível acessar todas as revistas, artigos, indicadores e pessoas autoras da instituição.
4. Se pesquisar por uma palavra-chave, a Redalyc encontrará todos os artigos referentes àquele tema:
A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias
Pois bem. Agora você já sabe como funciona a Redalyc e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.
Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.
Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?
É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?
Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.
A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.
Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.
Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.
Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.
Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.
E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂
Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.
Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.
É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.
Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.