Dicas de como fazer uma entrevista para uma pesquisa qualitativa

compartilhe

A entrevista é uma forma de coletar dados subjetivos para realizar pesquisa qualitativa.


Sumário

  1. O que é uma entrevista?
  2. Tipos de entrevista
  3. Por que fazer uma entrevista?
  4. Como realizar uma entrevista?

A entrevista é uma técnica importante para fazer a coleta de dados subjetivos em uma pesquisa qualitativa.

Algumas informações não podem ser obtidas por meio de pesquisa bibliográfica ou de observação. A única forma de coletá-las é através de entrevistas.

Pensando nisso, nós preparamos esse material completo com tudo que você precisa saber para coletar dados para sua pesquisa científica através de entrevistas.

O que é uma entrevista?

A entrevista é a interação social entre o pesquisador e a pessoa entrevistada, seguindo um rigor metodológico. É realizada para compreender algum fenômeno, que é o objeto da pesquisa científica.

Em outras palavras, a entrevista é o contato direto entre o pesquisador e a pessoa entrevistada para responder ao problema da pesquisa científica.

As bases de dados são formadas, portanto, a partir das compreensões e das perspectivas das pessoas entrevistadas.

Diferença entre dados subjetivos e dados objetivos

Os dados subjetivos referem-se às convicções e às opiniões das pessoas entrevistadas. Os dados objetivos, por outro lado, são métricas e características pessoais. Quer dizer, os dados subjetivos dependem do ponto de vista da pessoa entrevistada, enquanto os dados objetivos são fundados em observações imparciais.   

No caso de uma pesquisa sobre consumidores de certo produto, por exemplo, os dados subjetivos referem-se à percepção da pessoa sobre o produto ou à vontade que a pessoa tem em consumi-lo. Enquanto que os dados objetivos se referem, por exemplo, à idade e ao salário da pessoa.

o que é entrevista

Tipos de entrevista

As entrevistas são classificadas a partir da dinamicidade da entrevista e da autonomia do entrevistador. Então, podem ser estruturadas ou semiestruturadas.

Entrevista estruturada

As entrevistas estruturadas são realizadas a partir de um questionário previamente planejado. A característica principal de entrevista estruturada é que deve haver o cuidado e o rigor do entrevistador em restringir a entrevista às perguntas formuladas. Então, não devem ser elaboradas novas questões, além daquelas anteriormente previstas.

O principal objetivo de realizar esse tipo de entrevista é a possibilidade de comparação dos resultados. Isso porque, a partir do mesmo conjunto de perguntas, a riqueza da pesquisa está apenas na análise das respostas. 

Entre as vantagens de uma entrevista estruturada é que o resultado da pesquisa independe do entrevistador. Então, qualquer pessoa que tenha conhecimento do roteiro de perguntas pode realizá-la. Além do mais, evita-se que o viés do entrevistador interfira no resultado da pesquisa.

Entrevista semiestruturada

Na entrevista semiestruturada, o entrevistador segue um roteiro de perguntas previamente estabelecidas. Contudo, não precisa segui-las rigorosamente. Isto é, a entrevista semiestruturada combina perguntas definidas com perguntas espontâneas, que surgem apenas no momento da entrevista.  

O processo desse tipo de entrevista se assemelha ao contexto de uma conversa informal.  O entrevistador deve ficar atento para dirigir a discussão para o assunto que interessa à pesquisa. Para isso, pode fazer perguntas adicionais, além das questões que haviam sido definidas no roteiro.

A grande vantagem da entrevista semiestruturada é a chance de maior proximidade e de maior interação entre o entrevistador e a pessoa entrevistada.

E mais que isso, a pessoa entrevistada pode dirigir o rumo da pesquisa de maneira espontânea, produzindo a melhor amostra da população de interesse. O tempo de duração da entrevista também é flexibilizado, permitindo uma cobertura mais profunda sobre o assunto.

tipos de entrevista

Por que fazer uma entrevista?

Mas, afinal, quais as vantagens de fazer entrevistas para o TCC?

Imagine como pode ser interessante ultrapassar os limites dos dados documentais para saber a opinião dos sujeitos de pesquisa sobre o fenômeno que está sendo estudado?

Como pode ser interessante saber os impactos de estruturas sociais racistas pelas pessoas negras que sofrem esse tipo de discriminação? Ou, em uma monografia de direito, saber a opinião de pessoas sobre a aprovação de uma lei?

Esse é o principal motivo para realizar uma entrevista: a versatilidade de estudar os problemas a partir da perspectiva dos próprios sujeitos de pesquisa. Assim, é possível ter uma visão ampla e acessível sobre a compreensão de determinados fenômenos.  

É possível também transformar uma entrevista em uma forma de desenvolver técnicas e propor soluções. Ao entrevistar trabalhadores de uma empresa sobre a organização do departamento de recursos humanos e sua comunicação com os funcionários, por exemplo, é possível escrever sobre correções e cursos de ação diferentes dos já adotados que podem demonstrar mais eficiência.

Dicas de como realizar uma entrevista

As entrevistas podem variar bastante conforme a área e o tema de pesquisa. Contudo, sem dúvida, a qualidade de todas as entrevistas depende da aplicação da com rigor científico.

dicas para uma boa entrevista

É por esse motivo que elaboramos uma lista que compreende todas as dicas para realizar uma boa entrevista:

Antes – Planejamento de entrevista

É indispensável pensar e planejar na forma como essas ideias vão ser apresentadas.

  1. Defina seu objetivo.

O primeiro passo na preparação da pesquisa é decidir um objeto de estudo claro e específico. O interessante é encontrar um equilíbrio entre uma pergunta interessante e uma questão pesquisável. Essa etapa, contudo, consiste na elaboração do projeto de pesquisa.

Tendo o objeto de estudo em mente, é importante limitar qual é o objetivo da coleta de dados. Esse objetivo vai guiar os demais elementos, como o tipo de pesquisa e a escolha da técnica de coleta de informações.

  1. Considere as especificidades de sua área.

Analise quais os critérios que você deve preencher para se alinhar às necessidades de sua área. Por exemplo, a área jurídica requer certo grau de formalidade. A área artística, por sua vez, requer que você demonstre sua criatividade.

  1. A pesquisa qualitativa é a opção mais adequada?

Você deve ter certeza que a pesquisa qualitativa é a opção mais adequada para a abordagem. Se seu problema de pesquisa precisa de respostas que vão além de “sim” ou “não”, há um forte indicativo que a pesquisa qualitativa será mais útil. Caso sua pesquisa busque explorar métricas e números, repense se a pesquisa quantitativa não se enquadra de forma melhor. 

  1. A entrevista é a melhor opção para coleta de dados?

 Escolha a técnica de coleta de dados. A maneira que você irá coletar os dados depende da informação que está buscando. Caso precise de informações rápidas em que as respostas podem vir por um formulário online, por exemplo, talvez precise repensar a ideia de realizar entrevistas.

  1. Qual tipo de entrevista será utilizado?

A escolha pelo formato da entrevista deve obedecer à necessidade do projeto de pesquisa. No caso de uma monografia sobre a realidade social de uma comunidade de povos originários, por exemplo, a entrevista semiestruturada pode ser mais interessante e trazer mais riqueza à pesquisa.

Por outro lado, um TCC sobre um padrão de alimentação, precisa partir de perguntas estabelecidas, para possibilitar a análise de dados.

Ainda que uma entrevista mais livre permita explorar rumos inesperados e expandir o conhecimento, uma entrevista estruturada sólida permitirá maior facilidade em se transformar as respostas em estatísticas, estendendo a utilidade das entrevistas

  1. Escolha o tamanho ideal da amostra.

 A pesquisa qualitativa, de forma geral, não depende tanto do tamanho das amostras, como na pesquisa qualitativa. Contudo, certifique-se de considerar todos os resultados possíveis.

  1. Escolha as pessoas que serão entrevistadas.

 A pessoa entrevistada deve ser alguém que tenha familiaridade com o tema pesquisado, de modo a satisfazer as necessidades do objeto de pesquisa.

  1. Garanta a oportunidade da entrevista.

 Deve-se garantir a oportunidade da entrevista. Então, agende uma data com antecedência para assegurar que será recebido pela pessoa entrevistada.

  1. Organize o roteiro com as questões importantes.

 Formule o roteiro das pesquisas com as questões importantes. Atente-se a cumprir o objetivo da pesquisa. Organize uma ordem e tenha cuidado para não elaborar perguntas absurdas, ambíguas ou tendenciosas. E lembre-se que perguntas claras favorecem respostas claras.

Durante – Desenvolvimento da entrevista

  1. Se for usar um gravador, peça assinatura do TCLE.

A necessidade de utilizar um gravador deve ser analisada. Em alguns momentos, a gravação das entrevistas pode causar constrangimentos ou distorção das respostas.

De todo modo, em hipótese alguma, a entrevista deve ser gravada sem o conhecimento e o consentimento da pessoa entrevistada.

Para comprovar o consentimento, deve-se requerer que a pessoa entrevistada assine um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

No caso de haver a gravação da entrevista, existem várias formas de transcrever áudio, desde a transcrição manual feita por humanos até a transcrição automática por meio de softwares e serviços online. 

  1. Utilize a linguagem da pessoa entrevistada.

 Na medida do possível, fale a mesma língua da pessoa entrevistada. Evite termos técnicos ou muito rebuscados. Se existir distância na linguagem, a pessoa entrevistada pode se sentir constrangida e a entrevista não fluirá bem.

  1. Esteja atento às linguagens gestuais.

O entrevistador deve estar atento aos silêncios, aos gestos e às entonações de voz da pessoa entrevistadas. Esses elementos não são captados pelo gravador, mas também fazem parte da comunicação e são muito importantes na análise dos dados.

  1. Respeite as histórias.

 De forma geral, as entrevistas tocam em assuntos relacionados aos sentimentos e aos afetos pessoais. Por isso, é necessário respeito às histórias que estão sendo contadas.

  1. Proporcione bem-estar da pessoa entrevistada.

 A pessoa entrevistada deve estar confortável para falar sua opinião e sua perspectiva sem se sentir constrangido.

  1. Tente ser o mais neutro e imparcial possível.

 O entrevistador deve criar uma atmosfera de confiança e não deve discordar das opiniões da pessoa entrevistada. Deve tentar ser o mais neutro e imparcial possível.

  1. Conduza a entrevista com certo sentido lógico à pessoa entrevistada.

 O pesquisador deve procurar dar continuidade na conversa. As perguntas devem levar em consideração a sequência do pensamento da pessoa entrevistada. Normalmente, é interessante fazer com que a pessoa entrevistada recorde sobre fatos, ao invés de responder a perguntas diretas. Isso garante a obtenção de uma narrativa mais espontânea.

Depois – Processamento dos dados

  1. Tenha fidelidade ao transcrever a entrevista

 O pesquisador tem o dever de ser fiel e transcrever tudo que a pessoa entrevistada falou. Deve ter cuidado para não trocar uma palavra por outra e não inverter a ordem das respostas.

Formatação automática é com a Mettzer!

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Então, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

formatação
compartilhe

17 comentários em “Dicas de como fazer uma entrevista para uma pesquisa qualitativa”

  1. Beatriz, gostaria de saber qual a metodologia indicada para analisar os dados obtidos com a minha entrevista semiestruturada.

    Responder
    • Oi, Cipriano. Tudo bem?
      Bom, o local para uma entrevista de coleta de dados deve ser cuidadosamente escolhido para garantir que a pessoa entrevistada se sinta confortável e que a entrevista ocorra sem interrupções ou distrações desnecessárias. Algumas considerações devem ser: Privacidade, conforto, fácil acesso. Caso a entrevista envolver tecnologia, como gravação em áudio ou vídeo, o local deve ter a infraestrutura adequada para suportar essas atividades.

      Responder
  2. Olá Beatriz, estou fazendo um trabalho de mestrado com o Título “Entrevista como técnica de recolha de dados”, vou citar uma frase sua (Coelho, 2021) só não sei se esta é a forma correta de citar e se o ano está correto. Gostei muito das suas explicações. Obrigada.

    Responder
    • Oi Eliane, tudo bem?
      Você está certa! A forma correta para citar artigo da internet no texto é com o método da norma ABNT chamado: “autor data”. Basta informar entre parênteses o autor e data (ano) da fonte citada, desse jeitinho mesmo 🙂

      Responder
  3. Olá qual a melhor técnica para analisar os resultados de uma entrevista com atores-chave . a pesquisa é qualitativa

    Responder
    • Oi, Joni.

      A técnica de análise de resultados depende do problema de pesquisa e da área de atuação.

      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Helena. Tudo bem?

      Não consigo te ajudar. Desculpa.
      Mas, olha. Nas minhas entrevistas usei o gravador do próprio celular.
      E funcionou bem =)

      Um abraço!

      Responder
  4. Olá, Beatriz.
    Poderia me mandar sugestão de algum livro onde eu possa me aprofundar sobre o assunto? achei incrivel seu artigo.

    Responder
  5. Tenho um TCC para desenvolver. Tenho muitas informações que eu mesma escrevi, fiz uma pesquisa aplicada, uma entrevista… Enfim, estou com dificuldades de juntar as informações e finalizar o meu trabalho.

    Responder
    • Oi, Estefânia. Tudo bem?

      Ao organizar as informações que você coletou, lembre-se de focar no seu problema de pesquisa.
      Afinal de contas, você precisa chegar em alguma resposta para a pergunta. Certo?
      E os seus dados devem servir pra isso.
      A melhor forma de organizar, muitas vezes, é alinhavar os dados com a pesquisa bibliográfica que você fez.
      A partir dos conceitos que você estudou, o que você encontrou nos dados?

      Boa sorte nessa etapa!
      Um abraço!

      Responder
  6. Gostaria de saber qual seria a porcentagem mínima de entrevistas (a quantidade ) para se obter informações suficientemente precisas para se tirar conclusões sobre um assunto? Por Exemplo , entre trezentas pessoas que podem dar sua opinião , entrevistei trinta (10 %).

    Responder
    • Oi, Marcos. Tudo bem?

      A pesquisa qualitativa – que analisa dados subjetivos das entrevistas – não depende tanto da quantidade das amostras.
      Você apenas precisa se certificar que considerou todas as variáveis para a situação.
      No caso de uma pesquisa quantitativa, deve-se fazer um cálculo amostral.
      Veja esse post sobre esse assunto: https://blog.mettzer.com/calculo-amostral/

      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade