As notas de rodapé servem para explicar e aprofundar o conteúdo e para referenciar uma fonte de pesquisa. Quer saber mais? Vem ver.
Sumário
- Quais são os tipos de notas de rodapé?
- Como fazer nota de rodapé de acordo com a ABNT
- Como fazer nota de rodapé com a Mettzer?
- Perguntas frequentes
Você já reparou em alguns textos que ficam na margem inferior dos trabalhos acadêmicos? Pois bem. Essa é uma nota de rodapé.
O que poder ser uma novidade pra você é que, mesmo sendo simples detalhes, as notas de rodapé também devem obedecer às normas da ABNT.
Se você quer saber as funções das notas de rodapé e como fazê-las nas normas da ABNT, eu escrevi esse post pensando em você 🙂
Vem comigo
Quais são os tipos de notas de rodapé?
De forma geral, existem dois tipos de notas de rodapé: explicativa ou indicativa de referência bibliográfica de alguma citação.
Nota de rodapé explicativa
As notas de rodapé explicativas servem para explicar alguma informação com mais profundidade. Em outras palavras, funcionam para agregar conteúdo no trabalho, sem necessariamente interromper a leitura ou o raciocínio do parágrafo. Por exemplo:
Não existe um consenso quanto a um limite desejável de notas de rodapé. Por um lado, as notas de rodapé acrescentam e complementam o conteúdo e demonstram profundidade no tema. Por outro lado, há quem entenda que esse recurso deve ser utilizado o mínimo possível, para que não se deixe o assunto principal de lado.
Nota de rodapé de referência
As notas de rodapé como uma referência bibliográfica servem para dar crédito à fonte de pesquisa.
As notas de rodapé como referências bibliográficas devem seguir o mesmo formato de uma referência bibliográfica e funcionam tanto para citações diretas, quanto para citações indiretas.
O único cuidado especial que se deve ter é que no final da citação deve-se incluir o número referente a uma nota de rodapé. Por consequência, a nota de rodapé deve começar com mesmo número do texto e seguir o padrão das referências bibliográficas.
Ou seja, inclui-se uma citação e um número sequencial (quer dizer, a segunda nota de rodapé será a de número 2). Na nota de rodapé, insere-se a referência correspondente àquela citação. Por exemplo:
Esse padrão de citações e de referências bibliográficas através de notas de rodapé é o sistema numérico. No entanto, o sistema mais comum para referenciar fontes de pesquisa é o sistema autor-data.
Você deve ter em mente que, depois que você optar por um dos sistemas de referências, você deve manter esse padrão até o final do trabalho.
Mas não é sempre que você pode escolher. Algumas instituições de ensino estabelecem qual é o sistema que deve ser utilizado em todos os TCCs, dissertações e teses. Algumas revistas também estabelecem um padrão em seus editais.
Como fazer nota de rodapé de acordo com a ABNT
Nos termos da NBR 10520/2002 da ABNT, que regulamenta as notas de rodapé, as regras de formatação para as notas de rodapé são:
- As notas de rodapé devem aparecer na margem inferior da página do trabalho.
- As notas devem acompanhar uma numeração sequencial que se relacione à parte específica do texto.
- Deve-se organizar as notas de rodapé por sistema numérico com algarismos arábicos (ou seja: 1,2,3,4,5,6…).
- A numeração é sequencial ao longo de todo o texto do trabalho. Isso significa que não se inicia uma nova numeração a cada página ou a cada capítulo.
- Espaçamento entre linhas: simples.
- Tamanho de fonte menor que o texto (recomenda-se tamanho 10).
- Alinhamento à esquerda, sem espaçamento entre o número e o texto.
Como fazer nota de rodapé com a Mettzer?
Mas se você precisar de uma ajudinha para inserir as notas de rodapé, pode contar com o Mettzer.
No nosso editor de texto, é muito simples inserir as notas de rodapé. Basta clicar em “inserir nota de rodapé” na bandeirinha do lado direito:
Depois, é só você inserir o texto da sua nota e clicar no botão “inserir”. Prontinho! Viu como é fácil?
Formatação automática nas normas da ABNT
Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.
Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?
A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂
O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.
Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?
Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.
Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.
Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.
Perguntas frequentes
Uma nota de rodapé é uma referência ou explicação inserida na parte inferior de uma página de um documento ou trabalho escrito. Geralmente, ela é usada para fornecer informações adicionais, citar fontes, explicar termos técnicos ou conceitos complexos.
Não são obrigatórias em todos os trabalhos acadêmicos, mas são comuns em muitos deles. Depende das diretrizes do estilo de escrita ou das preferências do instrutor ou instituição.
Sim, em um documento ou trabalho acadêmico, as notas de rodapé são normalmente numeradas consecutivamente ao longo de todo o texto. Isso significa que a primeira nota de rodapé será numerada como “1”, a segunda como “2” e assim por diante.
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
Bom dia! Na nota de rodapé explicativa, posso mencionar uma citação indireta para explicar o que eu desejo?
Oi, Lucas! Tudo bem? Sim, você pode usar uma citação indireta em uma nota de rodapé explicativa para dar suporte ou esclarecer algo que você mencionou no texto principal.
A referência que vai na nota de rodapé é a mesma referência que vai no final do trabalho em Referências Bibliográficas?
Então eu escrevo isso duas vezes, tanto na nota de rodapé quanto nas referências no final do trabalho?
“SOUTO MAIOR, Jorge Luiz. Do Direito à Desconexão do Trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, n.23, p.296-313, Setembro, 2003. “
Oi, Paula. Tudo bem?
Sim. No caso de referências de nota de rodapé, sim.
Algumas formatações desse tipo de referências não exigem lista de referências no final do trabalho.
Mas caso a norma da universidade ou da revista exija lista de referência, elas são iguais.
Um abraço!