Como fazer citação de citação – apud – nas normas da ABNT?

compartilhe

Publicado em 09 de abril de 2018. | Atualizado em 27 de janeiro de 2022.

Quer aprender a fazer citação de citação apud nas normas da ABNT? Conta com a gente!


A citação de citação apud é a fofoca acadêmica. É quando você cita o texto de alguém que citou o texto de outra pessoa.

Achou confuso? Então, vamos lá. Me deixa te ajudar 🙂

O que é citação de citação ou apud?

A citação de citação (apud) acontece quando você não tem acesso ao texto da ideia principal. Só tem acesso a um texto que citou essa ideia.

A NBR 10520 da ABNT estabelece que a citação de citação é uma citação direta ou indireta quando não se tem acesso ao texto original.

Ou, em outras palavras, é quando se insere ideias de alguém que você encontrou no texto de outra pessoa.

Se eu exemplificar, pode ficar melhor de visualizar. Imagine a situação. Você está lendo o autor X. Esse autor cita ideias do autor Y. Você só possui acesso à obra de X, mas precisa citar as ideias de Y em seu trabalho. É para isso que serve a citação de citação.

Nesse caso, você deve citar o texto como Y apud – que significa citado por – X.

Que tal assistir um vídeo de um Plantão Tira Dúvidas da Comunidade da Mettzer, para entender melhor sobre citação de citação?

Mas use apud com moderação

Mas é importante ter em mente que o ideal é sempre consultar a obra original, para conhecer todo o contexto da ideia, não apenas um trecho de um texto.

Isso garante que a citação corresponda à intenção das ideias da fonte original e não vire um telefone sem fio. Como consequência, seu trabalho vai ganhar mais credibilidade e autoridade no assunto.

Mas eu sei que nem sempre a obra original é acessível e, muitas vezes, a ideia é muito relevante pro trabalho. Não dá para deixá-la de fora do seu trabalho.

É nesse tipo de situação que o recurso de citação de citação deve ser usado.

Ou seja, nem sempre as bancas examinadoras enxergam as citações de citações com bons olhos. Então, sem exagero, use-as com moderação, em situações extremamente necessárias.

Como usar apud ou citação de citação nas normas da ABNT?

Assim como os demais tipos de citação, o apud possui regras próprias, definidas pelas normas ABNT.

Você já sabe, mas não custa repetir: você deve referenciar todas as fontes de pesquisas do seu trabalho.

É para isso que servem as citações. E existem algumas formas pelas quais você pode fazer isso.

Vamos usar o seguinte trecho como exemplo: o texto é do livro de bell hooks (2021, p. 152) que cita as ideias de outra autora:

Marianne Williamson, no livro A cura dos Estados Unidos, aborda o cinismo disseminado em relação ao compartilhamento de recursos, que ameaça o bem-estar espiritual de nossa nação. Ela argumenta: “Há tanta injustiça nos Estados Unidos e tal conspiração para que não se fale sobre isso: e tanto sofrimento e muita esquiva para que não a notemos. Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é”.

Veja bem: você apenas tem acesso ao texto de bell hooks, que apresentou as ideias de Marianne Williamson. Se você precisar citar as ideias de Marianne Williamson a partir da citação de bell hooks, você fará uma citação de citação.

Nessa hipótese, você poderia seguir quatro formas diferentes:

Exemplos de citação de citação ou apud nas normas da ABNT

Existem quatro formas de fazer a citação de citação (apud):

1. No começo da citação

A primeira maneira de se citar o trecho acima é incluindo o nome das autoras o apud no começo da citação:

  • De acordo com Marianne Williamson (apud HOOKS, 2021, p. 152), “Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é”.

2. No final da frase

A segunda opção para fazer a citação do trecho seria incluir o apud no final da frase:

  • Segundo Marianne Williamson “dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é.” (apud HOOKS, 2021, p. 154).

3. Escrever o texto com suas próprias palavras

É possível fazer uma citação indireta e indicar a fonte de pesquisa com apud. É o que acontece quando se escreve as ideias do texto com as próprias palavras:

  • Entende-se que os problemas referentes aos afetos não importam mais do que as questões relativas à economia. É como se o amor fraternal importasse menos que o dinheiro (WILLIAMSON apud HOOKS, 2021, p. 154).

4. Sem citar apud

Por fim, existe a quarta alternativa que dispensa a utilização do termo apud, mas continua indicando que se trata de uma citação de citação:

  • De acordo com Marianne Williamson, conforme citado por bell hooks (2021, p. 154), “dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é.”

Apud na lista de referências bibliográficas

Outro ponto importante é saber como o apud aparece na lista de referências bibliográficas.

Ao final do trabalho, deve-se incluir nas referências apenas o livro que você consultou e teve acesso. Você não deve consulta o livro que foi citado no livro que você leu.

Vamos voltar ao exemplo. Nesse caso, você deve incluir na lista de referências bibliográficas apenas os dados do livro de bell hooks, que foi o texto que tivemos acesso.

Se você também incluísse os dados de Marianne Williamson na lista de referências, passaria a mensagem de que você também teve acesso ao livro dele. O que não é verdade.

Qual é a importância de fazer citação dentro das normas da ABNT?

Por fim, não quero que você saia desse texto sem saber porque, afinal, você deve fazer citações dentro das normas da ABNT.

Você precisa saber que as citações fazem parte da construção do seu referencial teórico. São elas que garantem que seu trabalho tenha um embasamento teórico e científico.

Afinal de contas, nenhum trabalho parte do zero. Sempre tem alguém que já escreveu e já pesquisou sobre o assunto antes. Você vai se basear nessas pessoas, certo?

Mesmo porque, se você usar a ideia de alguém sem dar os devidos créditos, você vai acabar cometendo plágio.

Nesse mesmo contexto, é essencial que você formate as citações de forma correta. Quer dizer: as citações precisam obedecer às normas da ABNT.

Isto porque, além de garantir a melhor compreensão da sua ideia, as normas da ABNT padronizam a apresentação do trabalho.

Como formatar a citação de citação de forma automática?

Agora que você já sabe como fazer e formatar as citações e referências do trabalho acadêmico, sabe que o trabalho não é tão simples quanto parece.

É comum passarmos muitas horas para atender às regras da ABNT. Muitas vezes, sobra pouco tempo para focar no que realmente importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Mas você não precisa passar por isso, ok? Se você está desenvolvendo um trabalho – não importa se é TCC, artigo científico, dissertação, monografia ou tese de doutorado – você pode contar com a Mettzer.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata qualquer trabalho nas normas da ABNT de forma automática.

Apresentação Geral - Mettzer

Basta você inserir suas informações e pronto! Seu trabalho será formatado de forma automática.

Que tal fazer um teste gratuito por 7 dias? 🙂

O que é citação de citação ou apud?

A citação de citação ou apud é quando se insere no texto ideias de um autor que foram encontradas em outra fonte de pesquisa. Ou seja: você não tem acesso à fonte original da ideia, apenas tem acesso a um autor que fala sobre aquelas ideias.

Como fazer citação de citação?

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

compartilhe

144 comentários em “Como fazer citação de citação – apud – nas normas da ABNT?”

  1. Olá Beatriz, tudo bem?

    Estou com uma dúvida. Encontrei um trecho em um artigo em Inglês (citação indireta mencionando vários autores). Vou colar aqui o trecho:
    “In sum, the prevalent change of the economic environment together with the ageing
    of the workforce leads to an increased need to sustain employability of workers across
    the whole span of their working life (De Lange et al., 2011; Deller et al., 2009; Pruijt
    and Derogee, 2010).”

    Neste caso eu traduzi o trecho para Português, estou em dúvida de como referenciar, se coloco como apud e menciono o autor do artigo, ou se coloco a referência igual está lá nas referências do próprio artigo.

    Poderia me auxiliar neste caso?

    Responder
    • Oi, Renuzia. Tudo bem?

      Nesse caso, você deve usar apud, já que você não leu os textos originais, apenas um artigo que os cita. Certo?
      Como você traduzirá do inglês para português, é importante indicar que você mesma fez a tradução de forma livre.

      Um abraço!

      Responder
      • Eu também tenho uma dúvida, eu estou lendo o TCC da Bruna autora do trabalho. Eu quero fazer uma citação de citação do TCC da Bruna.
        Essa é a referência dela BRASIL. Ministério da Saúde. Manual instrutivo da Rede de Atenção às
        Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Ministério da
        Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada.
        Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

        Essa a parte que eu quero citar
        O Ministério da Saúde entende por uma Assistência Humanizada o aumento

        da responsabilidade na produção da saúde e mudanças na cultura do atendimento,

        e mudanças na gestão de trabalho (BRASIL, 2013)
        Onde eu colocaria o apud?

        Responder
        • Oi, Karolayne. Tudo bem?

          Nesse caso, deves citar: BRASIL, 2013 apud SOBRENOME, Bruna, ano do TCC, página.

          Um abraço!

          Responder
  2. Bom dia.

    Eu fiz uma citação de citação, só que o autor é um Prof.Dr.

    A frase é de Fallopa e Albertoni, mas encontrei em um texto do Prof.Dr José Heitor Machado Fernandes.

    A minha pergunta é, eu coloco o nome do prof. dr todo? E também não encontrei a data, coloco ”s,d”?

    No caso seria assim: Como aponta Faloppa e Albertoni (apud Prof.Dr José Heitor Machado Fernandes,s.d)

    Responder
    • Oi, Uêmile.

      Você não precisa colocar “Prof. Dr.” antes do nome do José Heitor Machado.
      O certo é: Como aponta Faloppa e Albertoni (apud FERNANDES, José Heitor Machado).
      Também não deve usar “s,d”. É só não colocar a data.

      Um abraço!

      Responder
  3. Olá, tudo bem?

    Eu estou com uma dúvida. Eu estou usando o livro da (FADEL et al., 2014) e nele tem a seguinte frase:

    Para Furió et al. (2013) o ato de jogar, além de proporcionar prazer, é um meio de o sujeito desenvolver habilidades de pensamentos e cognição, estimulando a atenção e memória.

    Teria como fazer uma citação direta desse trecho? por exemplo:

    De acordo com Furió “o ato de jogar, além de proporcionar prazer, é um meio de o sujeito desenvolver habilidades de pensamentos e cognição, estimulando a atenção e memória” (apud FADEL et al., 2014, p. 13).

    Ou está errado? Desde já agradeço sua resposta 🙂

    Responder
  4. Olá!
    Retirei uma citação de um artigo de mestrado, entao nesse caso devo utilizar o apud, certo?

    Como devo fazer nas referencias bibliográficas? Coloco apenas a do artigo onde pesquisei?

    Responder
    • Oi, Katielle.

      Vou te explicar com exemplos para ficar mais fácil de compreender, ok?
      Vamos supor que o artigo que você leu é da Maria.
      Se você quer usar a citação de um texto do João que você leu no artigo da Maria, você precisa usar apud.
      Nesse caso, a ordem é João apud Maria.
      Se quem escreveu a ideia que você vai usar foi a própria Maria, você não deve usar apud. E sim referenciar o artigo da Maria.
      Ficou claro?

      Outra coisa: o trabalho final de um mestrado é uma dissertação. Não um artigo 🙂
      Um abraço.

      Responder
  5. olá, tudo bem? tenho uma dúvida… quero fazer referência a um poema que está dentro de uma monografia que estou utilizando no meu artigo, nesse caso eu devo usar o apud mesmo ou ir atrás da fonte original??

    Responder
    • Oi, Aline. Tudo bem?

      Você pode fazer das duas formas. Caso você não vá até a fonte original, use apud.
      Mas se for uma fonte fácil de encontrar, é melhor usar ler e referenciar no texto original.

      Um abraço!

      Responder
  6. Boa tarde, to com dúvida na citação. Eu fui ler um site e quando fui ver a fonte era de um jornal online e quando entrei nesse jornal apareceu o texto e deu para ler uma parte e vi que o cara copiou todo o texto, pelo visto, porém depois não me deixou mais ler pq eu não sou assinante. Então fui procurar outros sites que tinham a informação que quero e não achei, só nesses dois que tinham.

    Ai to meia perdida, n sei o que fazer. 

    Se caso eu possa citar esse site, gostaria também de saber como faço para referenciar.

    Responder
    • Oi Isabelle, tudo bem?

      Bom, se você já percebeu que o autor, na verdade, copiou todo o texto de outro lugar, é um sinal de alerta.
      Ou ele é o autor do texto ou ele cometeu plágio.
      Nesse caso, você deve procurar saber quem é, de fato, a fonte original do texto.
      Ou você correria o risco de incluir nas suas bibliografias um texto plagiado. Isso não é legal.
      Caso você fique com dúvidas ou não encontre o autor principal, é melhor procurar essas informações de outra forma e não usar o texto em seu trabalho.

      Um abraço.

      Responder
  7. Oi, tudo bem?

    Então, tô com uma mega dúvida quanto a um trecho que encontrei em um artigo de vários autores. Vou colar aqui o trecho:

    “Em geral, as características da pesquisa quantitativa são: inferência dedutiva; a realidade
    investigada é objetiva; a amostra é geralmente grande e determinada por critérios
    estatísticos; generalização dos resultados; utilização de dados que representam uma
    população específica; utilização de questionários estruturados com questões fechadas,
    testes e checklists (HANCOCK, 2002; NEVES, 1996; DENZIN; LINCOLN, 2011; ALVESMAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2005; GODOY, 1995)”

    A minha dúvida é como usar o apud nessa situação em que há diversos autores sendo citados no mesmo trecho, sendo que alguns trabalhos não são possíveis de acesso, mas outros sim.

    Vale a pena realizar essa citação com apud? Ou ficaria muito distorcido?

    Apesar de achar que está errado, pensei em colocar algo como:

    (HANCOCK, 2002; NEVES, 1996; DENZIN; LINCOLN, 2011; ALVESMAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2005; GODOY, 1995 apud Paschoarelli, 2015)

    Agradeço desde já se puder ajudar.

    Responder
    • Oi Pedro Henrique. Tudo bem?

      Sim. Você deve fazer essa citação com apud.
      Exatamente como você fez.

      Um abraço.

      Responder
  8. E como faço citação indireta e referência de livro que possui vários trechos de pensadores?

    Gostaria de usar um trecho do filosofo Heráclito em citação indireta?

    Eu transcrevo o que entendi e depois coloco o nome dele e ano do livro? Dessa forma está correta?

    Ex: O livro Os pré socráticos, 1996

    OS PRÉ-SOCRÁTICOS. In: Os pré-socráticos. Coleção Os Pensadores. Trad. José Cavalcanti de Souza et al. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 93.

    Responder
    • Fabiana,

      Nesse caso, mesmo que seja uma citação indireta (com tuas próprias palavras), você também precisará usar apud.
      Afinal de contas, você não está lendo o livro do Heráclito, certo?

      Então, ficaria assim:
      […] o que você entendeu do trecho do livro (HERÁCLITO apud SOUZA et al, 1996, p. 93).

      Espero que ajude.

      Responder
  9. Boa tarde!

    Gostaria de saber se citação de citação só posso fazer dessa forma?

    Antigamente para um negócio ter êxito no mercado, bastava ofertar bons produtos ou serviços a preço razoável. Isso se modificou e hoje é preciso atender as expectativas dos stakeholders (grupos, pessoas e instituições com grande influência) para seguirem obtendo lucro, conforme Porter apud SANTOS, SANTANA e ARRUDA (2018, p. 2).

    e dessa outra forma?

    De acordo com uma pesquisa de Nielsen apud LEITE, (2019, p. 1) demonstra a percepção dos consumidores em relação à sustentabilidade, o qual 94% afirmam ser importante a inserção de programas e projetos organizacionais que preservem o planeta.

    Responder
    • Oi, Fabiana. Tudo bem?

      Vamos por partes.
      No caso da primeira citação, você leu o livro do Santos, Santana e Arruda, certo?
      O apud significa “citado por”.
      Então, as duas formas que você apresentou estão erradas.

      A primeira porque você precisa organizar os tipos de letras. Só será letra maiúscula quando estiver dentro dos parênteses.
      Tome cuidado também com a pontuação entre os nomes de mais autores.

      Então, ficaria:

      Antigamente para um negócio ter êxito no mercado, bastava ofertar bons produtos ou serviços a preço razoável. Isso se modificou e hoje é preciso atender as expectativas dos stakeholders (grupos, pessoas e instituições com grande influência) para seguirem obtendo lucro (PORTER apud SANTOS; SANTANA; ARRUDA, 2018, p. 2).

      Ou então:
      Antigamente para um negócio ter êxito no mercado, bastava ofertar bons produtos ou serviços a preço razoável. Isso se modificou e hoje é preciso atender as expectativas dos stakeholders (grupos, pessoas e instituições com grande influência) para seguirem obtendo lucro, conforme Porter (apud SANTOS; SANTANA; ARRUDA, 2018, p. 2).

      O segundo caso deve ficar assim:
      De acordo com uma pesquisa de Nielsen (apud LEITE, 2019, p. 1) demonstra a percepção dos consumidores em relação à sustentabilidade, o qual 94% afirmam ser importante a inserção de programas e projetos organizacionais que preservem o planeta.

      Responder
  10. Quero fazer uma citação direta longa, só que uma parte do parágrafo é do autor do artigo e logo em seguida no mesmo parágrafo é uma citação, não sei como proceder, colocar elas separadas não faz tanto sentido.

    Responder
    • Oi, Willian. Tudo bem?

      De fato, a melhor forma seria separar, viu?
      É a forma certa de fazer.
      Se não for possível mesmo, em últimos casos, referencia tudo com apud e garante que ambos autores estarão referenciados.

      Um abraço!

      Responder
  11. Escrevi um parágrafo com base em dois autores, o primeiro é apud e o segundo não. Como devo citar de forma indireta?? eu fiz da seguinte forma,
    (FULANO 2014, p. 176, Apud. CICLANO, 2010, p. 95, BELTRANO, 2004, p. 63).

    Por favor me responda.

    Responder
    • Oi, Agatha. Tudo bem?

      Você pode fazer dessa forma. No entanto, use ponto e vírgula entre os dois autores.
      E você deve escrever apud todo em letras minúsculas.

      Um abraço!

      Responder
  12. Oi, tudo bem? Como faço para fazer a citação de um video na monografia? No caso, assisti um video de Joel Gracioso sobre Santo Agostinho no Youtube. Obrigado

    Responder
    • Oi, Rudson. Tudo bem?

      O modelo para referência de vídeo é o seguinte:

      Título (Primeira palavra em LETRAS MAIÚSCULAS). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano. 1 vídeo (X min.). Disponível em: site. Acesso em: 25 out. 2021.

      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
  13. Como você disse no vídeo que não é legal ter muitos APUDS, porém sou deficiente visual, se se eu não
    encontrar livros com áudio descrições ou em PDF para achar as citações das citações Será que a banca vai entender?

    Responder
    • Oi, Antônio. Tudo bem?

      Com certeza vão entender. Inclusive, eles devem entender.
      Obrigada por trazer essa pauta aqui para o blog. Eu realmente não havia pensado nessas hipóteses de dificuldade de acesso aos livros.
      Acho interessante, se tu achares pertinente, incluir um trecho no seu trabalho falando sobre essa dificuldade de acesso.
      É importante falarmos sobre acessibilidade no mundo acadêmico.

      Um abraço!

      Responder
  14. No caso do autor que eu estou citando, usar duas obras diferentes em sua fala, como ficaria? Colocaria apenas “;” entre os autores?

    Ex.: (Miller, 1990; Cuddon & Preston 1998 apud Löf 2016).

    Responder
    • Oi, João. Tudo bem?

      Não entendi muito bem sua pergunta. São duas obras de diferentes autores?
      Você precisa referenciar cada um dos trechos diferentes.
      Então, primeiro escreve a ideia de uma obra e referencia (AUTOR, data, página).
      Depois, escreve a ideia da outra obra e referencia (AUTOR, data, página).

      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
      • Olá! Também estou com essa dúvida!
        O autor que li (Araújo, 2010) cita Santos, 1997 e Silva, 1997, com trabalhos no mesmo ano. Porém, Araújo não diferencia qual informação pertence a qual autor, ele coloca: Santos (1997) e Silva (1997) consideram importantes, como atributos … No caso, não tenho acesso nem ao trabalho de Santos, nem Silva.
        Para citá-los, qual devo utilizar?
        – De acordo com Santos e Silva …….. (apud Araújo, 2010, pg 62).
        – De acordo com Santos e Silva (1997) para obter boa qualidade…. (apud Araújo, 2010, pg. 62)
        – De acordo com Santos (1997) e Silva (1997) para obter boa qualidade .. (apud Araújo, 2010, pg. 62)
        – Para obter boa qualidade de … (Santos, 1997; Silva, 1997 apud Araújo, 2010, pg. 62)
        Ademais, gostaria de utilizar informações desse mesmo autor no mesmo parágrafo. Preciso colocar novamente ele? Exemplo: Para obter boa qualidade de … (Santos, 1997; Silva, 1997 apud Araújo, 2010; Araújo, 2010) ou, ao apresentar o autor já no apud não há necessidade de citá-lo novamente?
        Desculpa se ficou confuso! Muito obrigada

        Responder
        • Oi, Carolina. Tudo bem?

          Tu podes citar dessas duas formas:
          – De acordo com Santos (1997) e Silva (1997) para obter boa qualidade .. (apud Araújo, 2010, pg. 62)
          – Para obter boa qualidade de … (Santos, 1997; Silva, 1997 apud Araújo, 2010, pg. 62)

          Ou seja: tanto ao longo do texto, quanto no final do parágrafo entre parênteses. O ideal é que, assim como tu já fez, tu separes as informações, deixando claro que são dois livros separados e não um único livro com dois autores.

          No mais, se tu estiveres falando no mesmo parágrafo, não precisa incluir a referência duas vezes. Apenas de trocar de parágrafo, ok?
          Espero que ajude.
          Um abraço!

          Responder
  15. Olá! eu preciso colocar os dois anos? tipo de acordo com fulano (2021, apud João et al., 2000)?

    Responder
  16. Bom dia!
    Meu professor pediu para fazer um fichamento de um artigo, que é pra escolher as partes q eu ache importante, ele disse que na frente de cada texto é para colocar autor, ano e página, só que eu escolhi uma parte que é retirada de outra obra, pois no final tem o autor.
    Ex: “ A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, impulsionou a I Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação (UNCD), em Nairóbi, em 1977, que conceituou desertificação como um fenômeno provocado pela degradação dos solos nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de diversos fatores como clima e atividades humanas. Este processo leva a muitas perdas para a humanidade e à degradação ambiental, sendo reconhecida internacionalmente como um problema mundial e que necessita de políticas de controle” (Silva, 2019).
    Mais que escreveu esse artigo foi Valladades et al, 2020, p. 116
    Como faço pra colocar da forma correta?

    Responder
    • Oi, Terezinha. Tudo bem?

      Nesse caso, você deve fazer uma citação de citação.
      O artigo que você teve acesso foi escrito por Valladades, certo?
      Então, fica da seguinte forma:
      Silva, 2019 apud Valladades et al, 2020, p. 116
      Ou seja: Silva “citado por” Valladades.

      Um abraço! 🙂

      Responder
        • Oi, Lucas.

          Sim, na citação deves colocar o ano e a página, se tiver.
          Na lista de referências bibliográficas – no final – do trabalho, deves colocar apenas a referência do Silva.
          Ou seja: do livro que você teve acesso.

          Um abraço.

          Responder
    • Oi, Jéssica. Tudo bem?
      Você deve citar a referência original do quadro apud a fonte que você consultou.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  17. Olá, boa noite! Eu tenho uma dúvida: é possível fazer citação da citação sem especificar a data da obra? Eu estou consultando um livro e nele é citado outro autor, mas não aparece a obra e o ano de publicação. Não consegui achar o trecho que queria. O que é recomendado fazer?

    Responder
  18. Boa noite, Beatriz. Ótimo texto. Fiquei com apenas uma dúvida: onde está esta norma na ABNT? Procurei no documento ABNT NBR 6023 atualizado em 2020 e não encontrei o apud.

    Responder
    • Oi, Julia.

      As regras sobre apud estão na NBR 10520, que trata sobre a apresentação das informações e citações.

      Um abraço.

      Responder
  19. Bom diaa!! Me ajuuudaa!!.

    Estou usando como referencia o livro de (NEUFELD,2017).

    Este livro traz esse paragrafo:
    As exigênccias em relação à adultez passam a ocupar os domínios emocionais, cognitivos, emocionais e sociais. Durante essas fases, os adolescentes devem buscar aquisição e domínio de ovas habilidades, bem como decidir sobre atividades ocupacionais e opções de carreira profissional (Bandura, 2005). Esse momento está associado à denominada adultez emergente, em que os jovens estão na intersecção entre a adolescência e a vida adulta, voltados à qualificação profissional e ao planejamento da vida futura nos âmbitos financeiro e afetivo, entre outros (Arnett, 2007).

    Gostaria de transformar tudo em uma citação indireta, citando os dois autores da citação de NEUFELD. É possível?

    Responder
    • Oi, Débora. Tudo bem?

      Nesse caso, você vai precisar escrever com suas próprias palavras – porque é uma citação indireta – o que você entendeu da parte do texto que Neufeld citou de Bandura e referenciar como (BANDURA apud NEUFELD, 2017).

      A mesma coisa você deve fazer com o segundo autor: escrever com suas próprias palavras a parte que você entendeu do que Neufeld escreveu sobre a ideia de Arnett e depois citar (ARNETT apud NEUFELD, 2017).

      Espero que ajude.

      Um abraço.

      Responder
      • Oi Beatriz! Sobre essa questão acima, teria como juntar os dois conteúdos numa frase só? Seria um resumo escrito com minhas próprias palavras sobre o conteúdo feito com base nas duas citações indiretas.. aí como ficaria a citação?

        Responder
        • Oi, Elaine.

          Se você juntar em uma frase só, vai perder de vista quem escreveu a ideia principal.
          Porque irias referenciar apenas a fonte secundária.
          O mais correto é separar as ideias, para referenciar com apud cada uma delas.

          Um abraço.

          Responder
      • Boa noite, sobre a questão acima: qual seria a forma correta de fazer a citação indireta quando o sistema escolhido é a nota de rodapé (nota referencial) e não autor data?

        Preciso citar o seguinte trecho: “No primeiro caso, o juiz deveria decretar a prisão uma vez presentes os indícios suficientes do crime: ‘presentes eles, não há margem para julgar-se da conveniência ou necessidade dessa providência, que é, então compulsória”.

        Este trecho (livro original: “NORONHA, E. Magalhães. Curso de Direito Processual Penal. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1966, p.222”) é citado por Ricardo Gloeckner na obra: “GLOECKNER, Ricardo Jacobsen. Autoritarismo e Processo Penal: uma genealogia das ideias autoritárias no processo penal brasileiro. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018.”

        Eu gradeceria muuuuito a ajuda, pois estou com muita dificuldade em encontrar as instruções de citação quando se trata de nota de rodapé.

        Obrigada desde já!!

        Responder
        • Oi, Vitória. Tudo bem?

          Nesse caso, você vai escrever com suas próprias palavras esse trecho e não utilizar aspas, certo?
          Na nota de rodapé você deve citar: NORONHA, 1966 apud GLOECKNER, 2018.

          Qualquer dúvida, só me chamar aqui! Espero que ajude 🙂
          Um abraço!

          Responder
  20. Como citar essa parte do texto de Domingues, 2010?
    Marilena Chauí apud Alvarenga (1991, p. 105) aponta que a Democracia Participativa “é uma proposta
    de corte social-democrata, no sentido de aplainamento das contradições sociais, de uma visão de
    sociedade onde a luta de classes foi diluída pela existência de condições socioeconômicas e políticas que
    garantem um solo comum de interesses entre as classes e permitem o diálogo e a cooperação entre elas,
    um espaço de exercício de liberdade e do consenso em lugar da luta de classes e do conflito. Ainda que
    seja discutível se o Brasil apresenta tais condições, o PMDB aderiu a essa perspectiva social-democrata e
    a estratégia adotada para implementá-la: a democracia participativa”.

    Responder
    • Oi, Stella. Tudo bem?

      Nesse caso seria uma citação de citação de citação, certo?
      Domingues citou Marilena Chauí que citou Alvarenga.
      A melhor hipótese é você pesquisar o livro da Marilena Chauí, para não fazer uma citação tão distante.
      Veja que a intenção do autor original do texto pode ficar muito distorcida nesses casos.

      Além do mais, esse tipo de citação não é bem visto nas bancas de avaliação de trabalhos.

      Um abraço.

      Responder
  21. Estou lendo uma obra a qual chamou minha atenção uma citação da autora que citou uma citação de um autor que ja havia citado de alguem.
    Ex. Eu, Maria, Paulo e Jane
    Quero citar algo que Maria citou de Paulo que já havia citado de Jane. Como faço?

    Responder
    • Oi, Karine.

      Nesse caso, minha sugestão é que tu procures algum desses livros para verificar o que o autor diz diretamente.
      Isso porque fica um telefone sem fio muito longo e é possível que a ideia original da fonte de pesquisa tenha se perdido nesse caminho.
      Então, veja se consegue acessar alguma dessas fontes mais próximas da fonte original.

      Um abraço.

      Responder
  22. Oii, tudo bem? Estou tendo problema em citar esse trecho “O concreto de pós reativos, ou CPR, é considerado um concreto de ultra desempenho e
    visto atualmente como o sucessor dos concretos de alto desempenho e de alta resistência
    (GRASS e SEIDLER, 2010; TUTIKIAN et al, 2011). ” que peguei de um artigo que possui ainda mais autores, que são esses “Rafael Burin Fávero (1), Lucas Alexandre Reginato (1), Josué Argenta Chies (1),
    Camila Simonetti (2), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (3)”… Fiz uma citação assim “Fávero, 2013 apud GRASS e SEIDLER, 2010; TUTIKIAN et al, 2011, declara que por ser um concreto de ultra resistência o Concreto de Pós Reativos – CPR é apontado como sucessor dos concretos de alto desempenho e resistência.”, mas não sei se está certo… Agradeço desde já a ajuda 🙂

    Responder
    • Oi Karolayne, tudo bem?

      Não sei se entendi bem sua pergunta. Pode me explicar de outra forma, por favor?

      Vou supor que você pegou um trecho no livro de Rafael Burin Fávero (1), Lucas Alexandre Reginato (2), Josué Argenta Chies (3),
      Camila Simonetti (4), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (5) em que há uma citação de GRASS e SEIDLER, 2010; TUTIKIAN et al, 2011.

      Nesse caso, você deve incluir também os nomes dos outros autores do livro.
      Sendo assim, você deve citar GRASS e SEIDLER, 2010; TUTIKIAN et al, 2011 apud Fávero et al, 2013.

      Caso eu tenha entendido errado, deixe-me saber, por favor.
      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
      • Boa noite!

        Mesmo com todos os exemplos acima me resta uma dúvida.

        Como faço citação da citação sem o Apud para este caso: o trecho do livro de Alves (2017, p. 60), continha a citação de diversos autores (Simpson, 2001; Evans, 2005; Kotler e Keller, 2006; Kotler e Armstrong, 2007).

        Preciso muito de sua ajuda.

        Responder
        • Oi Jorge, tudo bem?

          Pelo que eu entendi, as ideias do livro de Alves que você vai utilizar são referenciadas por outros autores. Certo?
          Isso significa que elas são dos outros autores, não de Alves.
          Alves apenas utilizou as ideias e as escreveu com suas próprias palavras.
          Então, você precisa utilizar o apud. Por exemplo (SIMPSON, 2001 apud ALVES, 2017, p. 60).
          A única forma de não utilizar apud é você buscando os próprios livros do Simpson, do Evans e por aí vai… para ter acesso aos livros e às ideias originais.

          Um abraço!

          Responder
  23. Olá, eu fiz citações de partes de um artigo que estava em inglês e que eu traduzi. O autor fez citações diretas à outros autores nas partes em que eu traduzi, além de fazer a citação no final (autor, ano, pág, tradução nossa) eu devo colocar o apud + autores citados ou coloco o apud apenas nas partes em que tiver citação aos outros autores (Jung, 1998 apud Picciano, A. G., 2017)e no final a citação ao autor do artigo?
    Grata desde já.

    Responder
    • Oi, Sintique.

      Você deve usar apud em todos os trechos que você retirou de um autor que estava citando outro autor.
      Quando você estiver citando diretamente o autor da fonte original de pesquisa, você não precisa utilizar apud.

      Espero que ajude.
      Um abraço 🙂

      Responder
  24. Olá, se estou fazendo um fichamento de citação e quero fazer a citação do trecho “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano (Ellis & Hunt, 1995).” (no texto que estou fazendo o fichamento o autor faz essa citação direta). Então no meu fichamento eu teria que escrever “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano (Ellis & Hunt, 1995)” (apud NEUFELD, STEIN, 2001, p. 1) estaria isso correto?

    Responder
    • Oi, Rita. Tudo bem?

      Não. A lógica da citação de citação está certa.
      Mas você deve citar todas as referências dentro dos parênteses. Assim:

      “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano” (ELLIS; HUNT, 1995 apud NEUFELD; STEIN, 2001, p. 1).

      Ou assim: De acordo com Ellis e Hunt (1995, apud NEUFELD; STEIN, 2001, p. 1), “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano”.

      Um abraço.

      Responder
  25. Como faço para citar usando o apud mais de um autor? Exemplo: Achei um trecho em um obra de 2 autores, em que eles fazem menção a Coulanges. Então devo colocar Coulanges apud (e os dois sobrenomes)? Devo separá-los por vírgula?

    Responder
    • Oi, Eduarda. Tudo bem?

      Exatamente. Você deve referenciar os dois autores do livro, separados por ponto e vírgula.

      Um abraço!

      Responder
  26. Olá! Tudo bem?
    Preciso citar um autor que escreve um livro sobre estética, e ela fala sobre Kant, Hegel, etc, tudo em citação indireta.
    Posso falar parafraseando indiretamente que:
    Kant (AUTOR DO LIVRO, 0000) pensa de tal jeito
    Ou preciso falar:
    Kant (apud AUTOR DO LIVRO, 0000) pensa de tal jeito??
    Como é tudo indireto ainda fiquei na dúvida…
    Super obrigada desde já!

    Responder
    • Oi Ana, tudo bem?

      Para evitar qualquer tipo de problema é melhor você usar citação de citação.
      Ou seja, referenciar com o apud.

      Um abraço.

      Responder
  27. Olá, minha dúvida é como fazer APUD com o artigo com mais de 3 autores? Tem que usar apud e et.al junto?

    Responder
    • Oi, Greici.

      Você pode usar et al ou descrever o nome e sobrenome dos três autores após o apud.

      Um abraço.

      Responder
  28. Preciso citar uma nota que o ministério da defesa deu para o portal Extra – O Globo.
    Já transcrevi a nota, deixei com letras menores e dei um recuo maior e agora?

    Responder
    • Oi, Thalia.

      Você fez uma citação direta certo?
      Agora você precisa referenciar a nota. Deve referenciar o documento do Ministério da Defesa + apud + referência do Portal Extra – O Globo.

      Um abraço.

      Responder
  29. Olá tudo bem
    Estou com uma dúvida quero fazer uma citação porém o autor de onde eu tirei o parágrafoa retirou de outro autor, que retirou de outro e assim e não consegui o artigo original. Como faço

    Responder
    • Oi, Denilson.

      Nesse caso, você deve usar o apud. Referenciar o autor que escreveu a ideia + apud + a referência do artigo original que você acessou.

      Um abraço.

      Responder
  30. Boa noite! Eu gostaria de citar um livro com vários autores que citam outros artigos no meu trabalho. Nesse caso, devo citar com apud? Ou só a ideia do autor já que é um livro? 😭

    Responder
    • Oi, Carol. Tudo bem?

      Olha, você só deve citar em apud se o trecho do livro que você utilizar for a citação de outro autor. Então, se o autor do livro estiver citando outros artigos nesse trecho, você usa apud.
      Caso o trecho seja apenas o autor do livro escrevendo (sem citação alguma), você deve fazer uma citação simples – direta ou indireta – do livro.

      Um abraço.

      Responder
  31. Boa tarde. Encontrei uma entrevista realizada pelo IBGC onde a professora entrevistada relata algumas ideias que achei ser bastante relevante par meu trabalho científico. Como devo fazer a citação nesse caso?

    Responder
    • Oi, Gilceley. Tudo bem?

      Você deve referenciar o documento do IBGC que a entrevista foi publicada.
      Como é um formato de entrevista, suponho que as respostas da professora entrevistadas correspondam à própria fala dela.
      Por essa razão, não se deve usar apud. Exceto se for algum outro autor citando a fala dela. Entendeu?

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  32. Boa noite essas citacções.de.citaçõ3s são colocadas no trabalho da mesma forma que colocamos a citação direta? Tipo recuo e entre aspas.

    Responder
    • Oi, Heloisa. Tudo bem?

      Não necessariamente. Se você usar exatamente as mesmas palavras do autor e tiver mais de três linhas, você deve usar um recuo e sem aspas – esse é o modelo da citação direta longa. Se for com menos de 3 linhas, mas também usando as palavras do autor, você deve colocar entre aspas entre o texto (e, portanto, sem recuo).

      Mas, a última hipótese é usar as suas palavras para explicar o que foi dito. Nesse caso, usa-se modelo da citação indireta.

      Uma dica é focar nos exemplos que colocamos no post 🙂

      Um abraço.

      Responder
  33. Olá, no meu caso eu quero citar a ideia que o autor do texto X pegou no texto Y, porém esse texto Y foi citado como apud. Exemplo: no texto de (A, 2021) ele cita: (apud, B, 2019), em meu texto deu devo citar: (apud, B,2019 apud A,2021)?

    Responder
    • Oi, Danylo. Tudo bem?

      Então, minha sugestão é que você não faça esse tipo de citação.
      Depois de tantas citações de citações é possível que a ideia do autor original já tenha perdido bastante o contexto.
      Além do mais, não pega muito bem para a banca, sabe?

      Consulte o texto original. Ou, pelo menos, o texto do primeiro autor que citou a obra que você quer citar.

      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Augusto. Bom dia!

      Você precisa referenciar o autor renomado, usar o apud e referenciar o artigo do qual você tirou a citação.
      Por exemplo: De acordo com “Autor renomado” (2021, p. 10, apud AUTOR DESCONHECIDO, 2020, p. 2020), “[…]”.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  34. Oi, boa noite! No meu caso, eu estou usando como referência um vídeo do YouTube, no qual o locutor cita uma frase dita por um autor que eu quero colocar no trabalho, como citação longa com mais de 3 linhas. Aí não sei como colocar a referência depois da frase, alguém teria alguma luz?

    Obrigada

    Responder
    • Oi, Tamires. Tudo bem?

      Nesse caso, você deve referenciar a frase do autor, usar o apud e referenciar o vídeo do YouTube no qual a frase foi citada.
      Na citação é a mesma situação: o sobrenome do autor apud autor do vídeo.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  35. Boa tarde, estou escrevendo um trabalho e estou tendo dificuldades com isso. Claro! entendi tudo o que foi descrito aqui no blog, li algumas perguntas, mas ainda não consegui tirar a minha dúvida. O autor de onde estou tirando informações esta usando normas de vancouver, porém em seu paragrafo, no final ele coloca 3 referencias diferentes (exemplo ¹²³) como proceder? Pesquisei suas referências, mas seus artigos são diferentes, ele juntou as ideias e fez um só paragrafo.
    Não entendi bem também porque na referencia ele cita um referencia dentro de outra?! (parte de uma obra)
    Adler C. Lesões na medula espinhal. In: Predetti LW, Early MB. Terapia ocupacional: capacidades práticas para as disfunções físicas. 5a ed. São Paulo: Roca; 2005. p. 805-31.
    enfim:
    O que eu faço pra citar o trecho que ele colocou 3 referencias diferentes? coloco nome dos três autores ?

    Responder
    • Oi, Jordana! Tudo bem?

      Neste caso, parece que foi o autor que construiu essa ideia a partir de outras leituras, não é mesmo?

      Então, você pode apenas referenciá-lo.

      Um dica é referenciar o autor do artigo que você está lendo e usar uma nota de rodapé para explicar a ideia.
      Por exemplo: “O autor X construiu essa perspectiva a partir das ideias de Y,Z,W”.

      Assim, você não corre o risco de deixar alguma referência para trás.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  36. Boa noite!
    Gostaria de saber se tem como fazer citação de uma citação quando no caso o autor que eu tive acesso ao trabalho(tem mais de 1 autor para constar), cita um ideia de varias obras?
    ex:
    No texto de Ana ele cita Maria e João.
    (MARIA, 2002; JOAO, 2007; apud ANA, 2010)
    E as pontuações seriam dessa forma???

    Responder
  37. Olá gostaria de esclarecer uma dúvida em relação a citação indireta, pois sempre que citar um autor terei que consultar a obra original e se caso ele também citar outro autor sempre vou ficar nessa busca do autor original?
    Grata.

    Responder
    • Oi Lorrana, tudo bem?

      Não, por isso existe o APUD. Dessa forma você cita o autor onde você encontrou o conteúdo, não necessariamente o original.

      Porém sempre que você tiver um caso assim, sugiro buscar o autor original, pois ele pode ter outras partes do livro/conteúdo que podem ajudar em seu trabalho.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  38. Olá. Estou fazendo uma citação direta e nela o autor fez citação indireta de outro autor. Como proceder nesse caso? Devo incluir apud?

    Responder
    • Oi Saynara, tudo bem?

      Deve sim pois você não está consumindo o conteúdo do autor original.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
      • Olá. Meu caso é um pouco mais complicado. Estou fazendo uma citação indireta a partir de outra citação indireta de outro autor. Ou seja, escrevendo com outras palavras a interpretação do autor que tenho acesso. Lembrando que o autor que tenho acesso não cita a página do autor que ele faz citação indireta. Como proceder nesse caso? Devo incluir apud? Estou confuso…

        Responder
        • Oi, Robert!

          Se você não puder ter acesso ao autor de forma direta, deve usar apud.
          Você pode buscar o autor nas referências bibliográficas desse artigo que você teve acesso.

          Abraços.

          Responder
  39. Olá!

    Preciso citar um trecho que o autor fez a referência incompleta da citação. Se ele refere apenas o autor, mas sem indicar a obra, faço o quê? “FULANO apud SICRANO, 2020”?

    Responder
    • OI Henrique, tudo bem?
      Geralmente em todos os livros existem uma área para as referências bibliográficas, onde você pode encontrar a informação completa.

      Se você não encontrar essa informação, você pode usar dessa forma que comentou mesmo. Mas não é o ideal.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  40. E como fica o APUD na nota de rodapé?

    No meu texto, fiz uma citação indireta desse autor da obra não consultada e coloquei o número da nota de rodapé.

    No rodapé, devo colocar obra original ou obra consultada?

    E caso seja a obra consultada, devo colocar “AUTOR ORIGINAL, ANO DA OBRA ORIGINAL, PÁGINA, APUD” antes da referência consultada completa?

    Responder
    • Oi Gabriela, tudo bem?

      Você sempre deve usar em suas referências a obra que encontrou a informação, não a original.
      Você faz a referência usando os dados da obra, não precisa citar obra original no momento da referência. Pois essa informação está no local que você criou a sua citação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  41. Olá,
    Como faço para incluir a citação de uma profissional que falou para uma matéria jornalística online?
    Eu quero usar as aspas da profissional.
    Tenho o nome da autora da matéria, mas ela é uma repórter e não uma fonte relevante. A fonte relevante para meu trabalho é a entrevistada.
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Mayara, tudo bem?

      Você deve usar em sua citação a autora de onde coletou o conteúdo. Nesse caso a jornalista que escreveu a matéria e também o jornal/site de onde coletou.

      Seu caso é uma citação direta, pois você está coletando direto da fonte, mesmo que seja o conteúdo de outra pessoa. Por que você via estar citando as falas da fonte que é interessante para seu trabalho.

      O APUD é usado quando você não consegue encontrar a fonte/autor original que compartilhou o conteúdo que você quer citar em seu trabalho. Como no seu caso é uma entrevista, a entrevista é a fonte original.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • Oi Layane, tudo bem?

      Sim, todos termos em outro idioma devem estar em itálico. O APUD também deve seguir essa regra.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  42. Boa Tarde
    Tenho uma dúvida em referência ao APUD, como faço o apud com paginas da internet?
    Ex.Chiavenatto,2004 apud Site Gupy
    Assim o faço ou não existe?

    Responder
    • Oi Karina, tudo bem?

      O ideal seria você ir buscar o livro para usar ele nas referências. Mas nesse caso você pode usar dessa forma sim, porém tenta descobrir se existe algum autor do conteúdo que você leu no site da Gupy.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • Oi Priscila, você vai adaptar o conteúdo?

      Mas o processo é o mesmo, usar o APUD, pois se você for citar o autor de onde coletou a informação a sua citação será direta, então vai precisar listar todos autores que o autor original usou.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  43. Oi!
    Quando estou lendo algum artigo, tem casos que deparo com autores (autor X) que escrevem um parágrafo inteiro e no final cita vários autores (autor Y, autor Z…) . Ou seja, o autor X faz um parágrafo que abordas diferentes ideias de outros autores (autor Y e Z) de forma indireta, e ao mesmo tempo com alguns pontos de sua própria ideia.
    Como eu procedo nessa situação? Uso apud pros autores Y e Z que o autor X citou? Ou cito apenas o autor X já que a ideia dos autores Y e Z estão misturadas com a dele?

    Responder
  44. nesse caso eu preciso de apud?
    “Envelhecer é um processo inevitável para as pessoas, através dele novas experiências serão geradas e novos desafios serão criados. O envelhecer é um processo físico e mental, que causa grandes mudanças na vida dos indivíduos, tanto para si, quanto para a sociedade a sua volta (LIMA et al., 2008; NERI, 2006).”

    a beleza externa sempre foi vista com um dos pontos mais importantes para o homem e com os sinais do envelhecimento a tristeza, depressão e descontentamento podem se tornar constantes na vida das pessoas (GILLEARD; HIGGS, 1998).”

    Responder
    • OI Lucas, se você tiver acesso aos autores originais você não vai precisar usar o APUD.

      Porém se você só terá acesso ao conteúdo da forma que colocou no comentário, deve sim usar o APUD.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  45. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem como fazer citação de uma citação quando no caso o autor que eu tive acesso ao trabalho, cita um ideia de varias obras?
    ex:
    No texto de Jose ele cita Maria e João.
    (MARIA, 2002; JOAO, 2007; apud JOSE, 2010)

    Responder
    • Oi Lúcia, você vai precisar listar todos autores e no final colocar o APUD para o autor onde você coletou a informação.

      Mas lembrando, nas referências só vai o autor de onde você coletou as informações.

      Abraços

      Responder
      • Isso, nossa obrigado!
        A separação entre os autores da citação da citação (kkkk) são separados por ponto e virgula? assim:
        (MARIA, 2002; JOAO, 2007 apud JOSE, 2010)
        pois parece que Maria é um texto separado

        Responder
  46. Olá!!
    Eu gostaria de saber se devo fazer uma citação da citação de uma citação indireta?
    O autor X fez uma citação indireta ao autor Y , e eu estou recolhendo informações de um determinado assunto para montar um artigo, mas não sei se devo apenas citar o autor X ou fazer uma citação da citação.. Me ajudem, por favor!!

    Responder
  47. Boa noite!

    Estou citando uma autora que citou um autor que citou outro autor. Texto original:
    “O comportamento definido como lealdade representa não apenas significado comportamental, caracterizado pela repetição da compra, mas também significado psicológico (Jacoby e Chestnut apud Oliver, 1999). ”

    Este trecho peguei do artigo dos autores LARÁN E ESPINOZA, 2004. Como faço esta citação indireta? Uso o apud duas vezes? Em que ordem?

    Responder
    • Oi Larrisa, APUD é usado geralmente para citação direta. Quando você vai usar o conteúdo da mesma forma que encontrou em outro livro por exemplo.

      Nesse caso você vai precisar sim usar o APUD citando outro APUD. Minha sugestão é seguir um modelo parecido com esse: De acordo com Gough (1972, p. 59), conforme citado por Nardi (1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

      No seu caso você vai usar apenas o autor da obra em que você coletou as informações na área de referências bibliográficas. Não se esqueça disso, pois é importante.

      Abraços

      Responder
  48. Bom dia,

    Na terceira alternativa, que dispensa a utilização do termo apud, mas continua indicando que se trata de uma citação de citação, eu tenho no livro que li e vi a citação e devo referencias duas autoras – Cristina Braga e Tatiana Gabriela Brassea Galleguillos. Como cito as mesmas? Só coloquei o Sobrenome final de ambas
    Fiz assim: De Acordo com Néri(1995, p.34), conforme citado por Braga, Galleguillos (2014, p.88) o envelhecimento como fato … vista de que envelhecer satisfatoriamente depende do delicado equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do indivíduo o qual lhe possibilitará lidar, em diferentes graus de eficácia, com as perdas inevitáveis ..
    Como faço a referencia do livro na referência? Coloquei assim:
    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRAGA C; GALLEGUILLOS.T. G.B. Saúde do Adulto e Do Idoso. 1º Edição. São Paulo: Érica,2014.

    Responder
    • OI Barbara, tudo bem?

      Pela forma que você colocou no seu comentário é no citação é indireta, correto?

      Nas referências você deve colocar apenas o autor de onde você tirou o conteúdo. Se você tiver acesso ao autor original, você deve usar a citação direta e não Apud.

      Abraços

      Responder
  49. Boa noite! estou com uma duvida. Quando se faz uma citação de citação é necessário colocar o ano da obra original e o ano da obra em que eu utilizei?
    por exemplo:
    ” Apesar do confinamento, a maioria dos produtores não optam por castrar os animais, pois é um fator que age diretamente no ganho de peso, qualidade da carcaça e bem-estar dos animais ”( Dias et al apud Lopes 2017) ou (Dias et al 2014 apud Lopes 2017).

    Gostaria de recebr um feedback, pois estou com muita dificuldade nessa parte.
    Grata.

    Responder
    • Oi Giovana, tudo bem?

      Sim, você precisa citar o ano das obras que você está usando no APUD.
      Exemplo: De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

      Se precisar de mais alguma coisa nos fale.

      Abraços

      Responder
  50. Oi, tudo bem? estou com uma dúvida. Estou lendo vários artigos, e estou tentando escrever um próprio. Gostaria de saber como devo fazer a referencia em cada parágrafo. Não estou sabendo se é o apud ou se é referencia normal. Ex, leio um parágrafo de um artigo qualquer e quero pegar uma informação desse parágrafo, só que esse parágrafo está referenciado com um fulano de 2000, e o artigo que estou lendo é de 2017. Não vou copiar a frase, irei escrever com minhas próprias palavras sobre o que eu li no artigo. Estou em dúvida se eu referencio com o fulano 2017 ou se irei referenciar apud. Pode me ajudar?

    Responder
  51. Olá, me deparei com uma situação que não sei como proceder, exemplo:

    O material consultado é Ross (2011) …..e no estudo do mesmo, o trecho de meu interesse está citado Ab’Saber, 1970 apud Ross, 1985). E não tive acesso a essas obras de 1970 e 1985. Como que faria a citação?

    Ab’Saber, 1970 apud Ross, 1985 apud Ross 2011 ???

    Grato pela atenção e ajuda.

    Responder
    • Oi Henrique, tudo bem?

      Você pode só usar o APUD “original” 1970 apud Ross 2011.

      Se tiver mais alguma dúvida nos avise.

      Abraços

      Responder
    • Oi felipe, tudo bem?

      Nas lista de referências você precisa usar o autor que pegou a citação e usou o APUD, não o original.

      Mas pode e deve referenciar os autores usados em seu projeto.

      Abraços

      Responder
  52. Olá,
    Estou utilizando o método de referência numérica, logo após o trecho utilizado eu indico apenas com o “(número da referência)”. Como é um apud no trabalho original, de que forma referencio na lista bibliográfica?

    Origada

    Responder
    • OI Dayane, tudo bem?

      Nas referências você pode usar o autor original e também o autor de onde você coletou a informação usada no APUD.

      Se precisar de mais alguma coisa conta conosco.

      Abraços

      Responder
  53. Olá! Como devo citar parte da fala de alguém dada em entrevista à uma página/revista eletrônica/artigo da internet? Cimo referenciar tb?

    Responder
    • OI Maria, tudo bem?

      Você pode referenciar apenas o escritor/redator/jornalista que escreveu a matéria, pois o conteúdo foi criado por ele nessa revista que você coletou a informação.

      Se precisar de mais alguma coisa nos avise.
      Abraços

      Responder
    • Oi Lauro, tudo bem?

      Nas referências ao final do trabalho deve-se incluir apenas a obra consultada por você, e não a obra foi citada pelo autor que você utilizou como fonte.

      Abraços

      Responder
  54. Boa tarde!
    Meu nome é Anderson, quando na obra não possui o ano e a página da citação direta, como devo proceder?

    Responder
    • Você cita o local de onde você tirou e usa o APUD para colocar os dados que você possui, como o nome da obra e do autor por exemplo.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade