Todo Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, precisa ser pautado em bases sólidas que atribuam autenticidade, confiabilidade e valor acadêmico à monografia e todo seu processo de produção. Em outras palavras, antes de escrever qualquer conteúdo sobre o tema do seu projeto, é preciso ter clareza dos processos e modo de execução que será utilizado para se atingir os objetivos do trabalho acadêmico.

É por este motivo que uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um TCC é a escolha de uma metodologia de pesquisa, pois ela é responsável por guiar a produção da monografia e deverá ser aplicada durante a execução de todo trabalho para conferir uniformidade ao projeto.

Deste modo, procurando simplificar sua jornada para a criação do seu TCC, vamos explicar neste post o que é metodologia de pesquisa, qual exatamente é o seu papel dentro do escopo de uma monografia e quais são as metodologias existentes que você pode utilizar na construção do seu TCC. Continue acompanhando o post para saber mais e escrever um trabalho nota 10!

O que é metodologia de pesquisa?

Ao falarmos sobre metodologia, pode parecer que estamos entrando num tema complicado, afinal de contas, como dissemos acima, ela é responsável por guiar toda a produção do TCC. Contudo, apesar de sua enorme importância para o trabalho acadêmico, ela é bem simples de ser explicada e compreendida.

Metodologia de pesquisa nada mais é do que a descrição do seu processo de pesquisa, isto é, a definição de quais procedimentos serão utilizados para a coleta e para a análise dos dados levantados. Isso quer dizer que ter uma metodologia para o TCC não significa adotar um conjunto de diretrizes fixas que se deve seguir à risca, mas sim construir um procedimento de pesquisa adaptado às necessidades e objetivos da sua monografia.  

Para realizar essa construção e chegar à uma metodologia de pesquisa ideal para seu trabalho, é preciso selecionar as técnicas e abordagens mais adequadas ao tema do seu TCC e à natureza da sua investigação. Uma vez que se tenha elencado todas as etapas da pesquisa e quais procedimentos serão utilizados para sua aplicação, você vai precisar apenas formalizar suas escolhas descrevendo como se dará o desenvolvimento da sua pesquisa e justificar o que o motivou a optar pelas escolhas que você fez.

Ao cumprir os passos descritos acima, você terá chegado à definição de uma metodologia de pesquisa para o seu TCC e estará pronto para prosseguir com o desenvolvimento da sua monografia, agora pautado por um sistema metodológico que vai sustentar e dar maior confiabilidade à sua investigação. Contudo, ainda é preciso conhecer quais são as técnicas, métodos e abordagens que podem fazer parte da sua metodologia de pesquisa, por isso vamos falar sobre elas.

Elementos que compõem a metodologia de pesquisa

Propósito

O primeiro item que se deve definir ao escolher uma metodologia de pesquisa para seu TCC é o propósito da pesquisa, ou seja, qual finalidade ela pretende atingir. Neste âmbito, temos 3 tipos de pesquisa: a exploratória, a descritiva e a explicativa, sendo que se deve escolher o tipo mais adequado ao tema do trabalho, pois estes elementos estão diretamente relacionados.

A pesquisa exploratória é mais indicada quando o autor do trabalho busca criar maior familiaridade com o tema investigado e assim entender como ele funciona. Já a pesquisa descritiva procura relacionar e descrever duas variáveis, sem que o autor tenha muita interferência nas observações realizadas, enquanto a pesquisa explicativa tem o propósito de explicar os fenômenos de um determinado tema para entender suas causas, suas variáveis e suas relações de dependência.

Abordagem

A abordagem diz respeito à como serão trabalhados os dados coletados pela pesquisa realizada, sendo que eles podem ser processados de forma quantitativa ou qualitativa. Na abordagem quantitativa, sua pesquisa deve utilizar técnicas estatísticas para reunir e analisar os dados da pesquisa, que são baseados em números e podem ser apresentados com o uso de recursos como gráficos e tabelas.

Já na abordagem qualitativa, os dados coletados pela pesquisa são mais subjetivos, uma vez que se busca entender um problema ou situação através de percepções, sentimentos, comportamentos, entre outros aspectos imateriais. Contudo, é importante destacar o fato de que uma abordagem não exclui a outra, sendo bastante comum a utilização de uma combinação quantitativa-qualitativa no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Técnicas

O último dos elementos que deve compor a metodologia de pesquisa do TCC é a seleção das técnicas que serão empregadas para a coleta dos dados. Nesta etapa da definição da metodologia, você deve elencar os métodos que vai utilizar com vistas ao objetivo da sua pesquisa, isto é, você deve optar pelos procedimentos que vão lhe conduzir ao resultados almejados. Dessa forma, as técnicas utilizadas estão relacionadas com o propósito e com a abordagem da pesquisa.

Existem diversos métodos para a coleta de dados que podem ser aplicados, como entrevistas, análise documental, revisão bibliográfica e pesquisa de campo, apenas para citar alguns exemplos. Neste momento, você deve procurar a técnica que está mais alinhada com o objetivo do estudo e com o restante da metodologia para assim poder concluir esta etapa do TCC e seguir com seu desenvolvimento, agora guiado por uma metodologia de pesquisa estruturada.

Além de uma boa metodologia de pesquisa, também é importante ter as ferramentas certas para produzir uma monografia de qualidade. Essa é a proposta do Mettzer, um editor de texto acadêmico totalmente adaptado às necessidades de quem está desenvolvendo seu TCC, pois ele é capaz de formatar o conteúdo do trabalho de acordo com as normas ABNT e ainda oferece recursos que tornarão a redação da sua monografia muito mais simples, como lembrete de metas, acesso remoto e salvamento automático.

Summary
Article Name
Aprenda a definir a metodologia ideal para seu TCC
Description
Todo Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, precisa ser pautado em bases sólidas que atribuam autenticidade, confiabilidade e valor acadêmico à monografia e todo seu processo de produção.
Author
Publisher Name
Mettzer