Pesquisa aplicada: material completo, com exemplos e características

compartilhe

Pesquisa aplicada ou investigação aplicada método científico que envolve a aplicação prática da ciência.


O que é pesquisa aplicada?

Pesquisa aplicada (pt-BR) ou investigação aplicada (pt) tem como conceito ser o método científico específico que envolve a aplicação prática da ciência.
Então, a pesquisa científica pode ser diferenciada quanto à natureza, aos métodos (ou abordagens metodológicas), quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos.

Neste sentido, quanto à natureza a pesquisa pode ser tanto básica quanto aplicada.

Neste post falaremos detalhadamente sobre a pesquisa aplicada, que se contrasta com a pesquisa básica/pura ao discutirem-se ideais, metodologias, programas e projetos de pesquisa.

Para tanto, utiliza-se de algumas teorias, conhecimentos, métodos e técnicas acumuladas das comunidades de pesquisa (da Academia) para um propósito específico.

Por isso, esse tipo de pesquisa é útil para encontrar soluções para problemas cotidianos, geralmente direcionado para a um problema prático.
Então, conhecer essa natureza de pesquisa é importante tanto para quem está em projetos de iniciação científica, iniciando sua carreira acadêmica, quanto para estudantes em TCC ou monografia.

Devido a seu foco prático, a pesquisa aplicada é encontrada na literatura associada com disciplinas individuais.

Decreto nº 5.798 de pesquisa aplicada

Neste sentido, o Decreto nº 5.798, conhecido como “Lei do Bem”, traz no seu Art. 2º, alínea II, as atividades consideradas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica para aplicação dos incentivos, seguindo as categorias abaixo:

Pesquisa básica dirigida

Neste caso se encontram os trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos quanto à compreensão de novos fenômenos, visando o desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores;

Pesquisa aplicada

Na sequência, os trabalhos executados com o objetivo de adquirir novos conhecimentos para o desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas;

Desenvolvimento experimental

Aqui se encaixam aqueles trabalhos sistemáticos, delineados a partir de conhecimentos preexistentes para a comprovação ou demonstração da viabilidade técnica ou funcional de novos produtos, processos, sistemas e serviços ou, ainda, aperfeiçoamento do que já está produzido ou estabelecido;

Tecnologia industrial básica

Nesta categoria estão as pesquisas tais como a aferição e calibração de máquinas e equipamentos, projeto e a confecção de instrumentos de medida específicos, a certificação de conformidade. Incluindo os ensaios correspondentes, a normalização ou a documentação técnica gerada e o patenteamento do produto ou processo desenvolvido.

Serviços de apoio técnico

Aqueles que sejam indispensáveis à implantação e à manutenção das instalações ou dos equipamentos destinados, exclusivamente, à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação tecnológica, bem como à capacitação dos recursos humanos a eles dedicados. (Fonte: Lei do Bem).

Exemplos de pesquisa aplicada

De modo geral, são exemplos da aplicação deste modelo de pesquisa a) a Investigação de qual abordagem de tratamento é mais eficaz para redução da ansiedade; b) o estudo de diferentes modelos de teclados para determinar qual é mais eficiente e ergonômico.

Outro bom exemplo é o caso das forças armadas que realiza bastante pesquisa aplicada.

Ou seja, eles podem querer saber sobre a eficácia do treinamento dos soldados, ou quão bem as práticas de recrutamento funcionam, como melhor lidar com os cidadãos nacionais em tempos de guerra. Até como usar a internet para reduzir grupos terroristas no próprio território, além da efetividade de estilos operacionais.

Desta forma, os exemplos exploram problemas do mundo real.

Por isso, esta aplicação prática e imediata dos resultados é o que distingue a pesquisa aplicada da pesquisa básica, que se concentra em questões teóricas.

Características da Pesquisa aplicada

Assim, as características da Pesquisa Aplicada são:

  • Objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática dirigida à solução de problemas/ objetivos específicos.
  • É realizada com o objetivos de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo.
  • É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos.
  • Visa determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado.
  • Envolve conhecimento disponível e sua ampliação Aplica o conhecimento visando utilidade econômica e social
  • Busca o conhecimento pela apropriação do “know-how” e/ou patentes.

Diferença de pesquisa básica e pesquisa aplicada

Enquanto a pesquisa básica é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas, a aplicada consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.

Para isso, veja as características da pesquisa básica:

  • Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista;
  • Envolve verdades e interesses universais
  • É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata.
  • Aplica conhecimento pelo conhecimento;
  • Busca o conhecimento para a difusão deste na comunidade.

Plataforma inteligente de busca de editais

Tendo em vista que pesquisas com essa complexidade dependem muitas vezes de editais de fomento. Encontrar um específico pode se tornar um processo bastante complicado e demorado pelas características específicas.

Assim, o Mettzer desenvolveu um sistema de busca automatizada de editais, com o objetivo de potencializar a captação de novos recursos para financiamento de pesquisa científicas.

Desta forma, novos editais são notificados de acordo com as suas preferências.

Capte recursos para a sua pesquisa, entre em contato agora mesmo e conheça nossa ferramenta.

compartilhe

2 comentários em “Pesquisa aplicada: material completo, com exemplos e características”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade