Indutivo ou dedutivo: como escolher o método científico do seu trabalho?

compartilhe

Publicado em 29 de maio de 2017. | Atualizado em 08 de dezembro de 2021.

Tudo que você precisa saber para escolher o método científico do seu trabalho de forma simples e rápida. Vem ver.


Sumário

  1. O que é método científico?
  2. Para quê serve o método científico?
  3. Qual a importância do método científico para a evolução da ciência?
  4. Diferença entre método científico e técnicas de pesquisa
  5. Objetivos do método científico
  6. Natureza do método científico
  7. Tipos de método científico
  8. Etapas do método científico
  9. Formatação automática nas normas da ABNT

Vamos ser sinceros: definir o método científico da pesquisa está longe de ser uma tarefa fácil. Quem nunca se deparou com esse problema?

Mas a qualidade do seu trabalho – seja ele um TCC, um artigo, uma dissertação ou tese – depende de observar essas regras. Afinal de contas, ele só será científico se seguir um método científico.

Isso porque a formação do conhecimento científico passa, obrigatoriamente pela compreensão de que a ciência atende a um procedimento metódico cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade. Pular essa etapa não pode ser uma opção.

Então, vamos por partes. Nesse post vamos aprofundar sobre cada tipo de método científico. E assim: você lê o post, aprende sobre os tipos de métodos e depois define qual será utilizado na sua pesquisa. Combinado? 🙂

O que é método científico?

O método científico é o caminho sistemático que você deve seguir para chegar a uma conclusão científica. Ou seja, é a estratégia de investigação da pesquisa, que deve seguir regras e padrões específicos.

Em outras palavras, é um conjunto de procedimentos através dos quais um pesquisador realiza uma experiência para que, ao final, produza um novo conhecimento ou atualize e integre conhecimentos que já existiam.

A observância desses métodos garantem autenticidade, confiabilidade e valor científico à pesquisa. Já que direcionam a pesquisa à produção de conhecimentos válidos e científicos.

Para quê serve o método científico?

Vou explicar melhor. A pesquisa científica é a investigação de um fenômeno. O objetivo de qualquer pesquisa vai ser sempre encontrar a solução para algum problema. É por isso que todos os professores dizem que toda pesquisa parte de um problema de pesquisa.

O método científico é, portanto, o caminho que a experiência vai trilhar para alcançar um conhecimento válido.

Isso não significa dizer que existe um conjunto de diretrizes imutáveis para seguir à risca. Mas que é necessário construir um procedimento de pesquisa lógico que se adapte às necessidades e aos objetivos da pesquisa.

Na construção de um método ideal, é necessário selecionar o método mais adequado ao tema de sua monografia.

Depois, você vai precisar formalizar o que você escolheu e justificar o que o motivou a optar pelas escolhas que fez. Essa é a descrição do método da sua pesquisa.

Por essa razão que é necessário conhecer os termos e os tipos de métodos. Isso impede que a banca de avaliação questione a pesquisa de forma negativa, como se o pesquisador tivesse tirado os resultados de sua imaginação.

Qual a importância do método científico para a evolução da ciência?

Daí a importância de desenvolver e seguir um método científico que se adeque ao seu projeto de pesquisa. A aplicação correta e clara do método garante o rigor científico da pesquisa. Ou seja, o método dá o valor e a confiabilidade científica à pesquisa.

Em outras palavras, protege a pesquisa da subjetividade do pesquisador e a direcionam à produção de conhecimentos válidos e científicos. Isso também quer dizer que a evolução da ciência depende de pesquisas que apliquem o método científico com rigor.

Já que uma pesquisa que não segue um método científico correto ao seu caso ou que aplica o método de forma displicente pode ser reduzida a mera experiência ou intuição do pesquisador.

Diferença entre método científico e técnicas de pesquisa

Mas, antes de mais nada, tome cuidado para não confundir método científico e técnicas de pesquisa. São coisas diferentes.

Enquanto a técnica de pesquisa é responsável por informar a maneira de fazer uma experiência – ou seja, “como” fazer, o método é responsável pro estabelecer “o quê” fazer.

Ou, em outras palavras, a forma de aplicação do método são as técnicas de pesquisa.

modelo de TCC

Objetivos do método científico

Para você compreender melhor, listei os objetivos centrais do método científico.

Descrição dos fenômenos

A partir do método científico, os pesquisadores definem, classificam e categorizam situações e relações para descrever comportamentos.

Previsão de comportamentos

Quando os pesquisadores identificam correlação entre as variáveis é possível prever processos mentais e comportamentos.

Explicação de fenômenos

A partir do método científico, os pesquisadores entendem um fenômenos, a partir da identificação de sua causa.

Aplicação de conhecimento na prática

Os pesquisadores aplicam o conhecimento e os métodos da pesquisa para encontrar soluções que melhorem a vida das pessoas.

Natureza do método científico

O cuidado para utilizar os termos, conceitos e definições significa, de forma metodológica, expressar aquilo que queremos e sabemos transmitir na ciência.

Desta forma, é importante ter em mente alguns conceitos para compreender a natureza do método científico, conforme o quadro de Tartuce (2006, p. 12):

Fatos

acontecem na realidade, independentemente de haver ou não quem os conheça.

Fenômeno

É a percepção que o observador tem do fato. Pessoas diversas podem observar no mesmo fato fenômenos diferentes, dependendo de seu paradigma.

Paradigmas

Constituem-se em referenciais teóricos que servirão de orientação para a opção metodológica de investigação.

Mesmo que os paradigmas se constituam por construções teóricas, não há cisão entre a teoria e a prática, ou entre a teoria e a lei científica. Portanto, um e outro coexistem gerando o que se pode denominar praxiologia.

Método Científico

É a expressão lógica do raciocínio associada à formulação de argumentos convincentes.

Esses argumentos, uma vez apresentados, têm por finalidade informar, descrever ou persuadir um fato.

Para isso o estudioso vai utilizar-se de:

Termos

São palavras, declarações, significações convencionais que se referem a um objeto.

Conceito

É a representação, expressão e interiorização daquilo que a coisa é (compreensão da coisa). É a idealização do objeto.

O conceito é uma atividade mental que conduz um conhecimento, tornando não apenas compreensível essa pessoa ou essa coisa, mas todas as pessoas e coisas da mesma época.

Definição

É a manifestação e apreensão dos elementos contidos no conceito, tratando de decidir em torno do que se duvida ou do que é ambivalente.

Tipos de método científico

Tendo em vista a importância de articular bem, o método científico não pode ser único, já que deve se alinhar com cada modelo de pesquisa e suas especificidades.

Assim, você pode tomar diferentes caminhos ao realizar seu trabalho.

Temos, dentre diversos tipos de métodos científicos, alguns que são populares, e outros que, pela sua complexidade, não são tão conhecidos.

Nenhum deles é um método melhor ou um método pior, porque cada pesquisa tem as suas próprias particularidades. Quer dizer, deve existir o método que mais se adequa aos objetivos da pesquisa.

De qualquer forma, preparei uma lista com todos os tipos, com destaque especial para o dedutivo, indutivo e hipotético-dedutivo.

Método empírico-analítico

Segue a lógica empírica ao diferenciar os elementos de um fenômeno e rever cada um deles, de modo separado.

Método experimental

Usa-se o método experimental nas ciências exatas e ciências da terra. Esse método engloba os métodos hipotético-dedutivo, de observação científica e de medição.

Para tanto, submete o fenômeno à influência de variáveis controladas para analisar o impacto dessas mudanças no objeto estudado.

Esse tipo de método exige um planejamento rigoroso e passos metodológicos claros de como será feito.

Exemplo – Método experimental

Então, pensando que o fenômeno X estudado, ocorre na presença dos fatores, A, B, C e D.

Para isso é necessário controlar os fatores para identificar qual deles influencia ou anula a ocorrência dos demais.

Veja:

A,B e C produzem X
A, B e D não produzem X
B, C, e D produzem X

Deste modo, concluiria-se que C precisa acontecer para que se tenha X.

Portanto, se removermos os demais e mesmo assim X acontecer, podemos dizer que C é condição necessária e suficiente para que X aconteça.

Método dialético

Para a execução do método dialético o primeiro passo deve ser definir uma tese considerada uma provável verdade. Na sequência, teremos uma antítese que vai negar a primeira tese apresentada.

No embate resultante entre a tese e antítese surge a síntese.

Essa síntese pode originar outra tese e recomeçar o ciclo. Esse ciclo acontecerá até que não seja mais possível contestar a tese. Este método é bastante complexo, veja:

Exemplo – Método dialético

Tese: a vegetação do lago causa a mortalidade dos peixes.
Antítese: a alta concentração de cromo na água causa a mortalidade dos peixes.
Síntese: existe uma combinação de fatores que influenciam na mortalidade dos peixes, parte dela é por causa da vegetação e parte pelo cromo presente na água.

Método hermenêutico

Se ocupa de estudar a coerência entre diferentes textos. Compreende basicamente o estudo da hermenêutica, o ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação.

De forma geral, a hermenêutica tradicional se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.

Método científico histórico

Em linhas gerais, o método histórico serve para relacionar o objeto ou fenômeno ao conhecimento de etapas pelas quais eles se passaram, em uma sucessão cronológica.

Método científico-estatístico

Esse método utiliza a estatística para investigar um fenômeno específico.

Assim, contribui para a coleta, organização, descrição, análise e a interpretação dos dados.

Se relaciona com a quantificação, análise e interpretação dos dados, a partir de técnicas estatísticas como média, moda e mediana, por exemplo.

Desta forma, a estatística permite fazer generalizações a partir de uma amostragem ou ocorrência de um fenômeno.

Portanto, se torna possível determinar em termos numéricos a probabilidade de acerto de uma conclusão, além de calcular a margem de erro dessa conclusão.

Método científico comparativo

De início, é uma investigação que se desenvolve por meio da análise de dois ou mais fatos e fenômenos.

Portanto, se dá pela analise das diferenças e das similaridades que existem entre eles.

Por ser versátil, este método pode ser utilizado em diferentes áreas de conhecimento.

Desde as ciências sociais, por exemplo, comparando dois grupos, até na química comparando substâncias diferentes.

Método científico dedutivo

O método dedutivo é um dos métodos mais populares. René Descartes (1596-1650) propôs o método dedutivo, a partir da matemática e de suas regras de evidência, análise, síntese e enumeração.

Em linhas gerais, esse método parte do geral para o particular.

Então, o raciocínio dedutivo é o silogismo, que, a partir de duas premissas, forma uma terceira, que é a conclusão.

Exemplo – Método dedutivo

Todo mamífero tem um coração.
Todos os cães são mamíferos.
Logo, todos os cães têm um coração.

No exemplo, as duas premissas são verdadeiras, portanto, a conclusão é verdadeira.

Portanto, deve-se partir de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis, possibilitando chegar a conclusões de maneira puramente formal, em virtude de sua lógica.

Método científico indutivo

Neste sentido, outro método popularmente conhecido, o indutivo, que Francis Bacon (1561-1626) propôs, através do qual se entende que o conhecimento científico é o único caminho seguro para a verdade dos fatos.

Assim, o conhecimento se fundamenta exclusivamente na experiência, desconsiderando princípios pré-existentes.

Portanto, o conhecimento científico, para Bacon, teria por finalidade servir à humanidade e dar-lhe poder sobre a natureza.

Exemplo –  Método indutivo

Antônio é mortal.
Benedito é mortal.
Carlos é mortal.
Eduardo é mortal.
Ora, Antônio, Benedito, Carlos e Eduardo são homens.
Logo, (todos) os homens são mortais.

A partir da observação, é possível formular uma hipótese que explica a causa do fenômeno.

Portanto, por meio da indução chega-se a conclusões que são apenas prováveis.

Método científico hipotético-dedutivo

Por fim, outro método bastante popular, o hipotético-dedutivo, foi definido por Karl Popper, a partir de suas críticas ao método indutivo.

Neste sentido, Popper acreditava que o método indutivo não se justifica, já que o salto indutivo de “alguns” para “todos” exigiria que a observação de fatos isolados fosse infinita.

Assim, o método hipotético-dedutivo pode ser explicado pelo esquema:

Infográfico hipotético-dedutivo
Método hipotético-dedutivo

Para tentar explicar o problema, formula-se algumas hipóteses; dessas hipóteses deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas.

Falsear significa, em termos gerais, tentar tornar falsa a consequências da hipótese.

Por isso, quando não se consegue derrubar a hipótese, tem-se sua corroboração.

Deste modo, para Popper, a hipótese se mostra válida quando superou todos os testes. De todo modo, não é definitivamente confirmada, porque a qualquer momento poderá surgir um fato que a invalide.

Método fenomenológico

O método fenomenológico foi proposto pelo filósofo alemão Edmund Husserl, como uma crítica ao método indutivo e ao método dedutivo.

O método, tal como Husserl propôs, propõe-se a construir um método seguro, livre de preposições, para todas as ciências.

A proposta central de Husserl é compreender os fenômenos, a partir da subjetividade. Aqui está o ponto de partida da teoria de Husserl: analisar os fenômenos, a partir da consciência e da intenção, com o objetivo de compreender as coisas em si mesmo.

Então, a finalidade do método é entender a relação entre o fenômeno e a essência do objeto. Quer dizer, entender a essência do fenômeno.

Ou, em outras palavras, as coisas como elas realmente são e como se manifestam aos sentidos. Não explica os fenômenos a partir de leis, nem deduz informações a partir de princípios. Simplesmente considera o que está de imediato na consciência: o fenômeno.

Diferença central entre método científico dedutivo, indutivo e hipotético-dedutivo

Enquanto no método dedutivo se procura confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo se procuram evidências empíricas para derrubá-la.

Já, o método indutivo busca formar as hipóteses.

Neste sentido, elaboramos o quadro abaixo para facilitar:

métodos
Diferença entre os métodos

Etapas do método científico

Normalmente, mas não necessariamente, a utilização do método científico segue algumas etapas básicas que orientam o planejamento da pesquisa científica.

Uma ordem lógica comum pode ser representada desta forma: observação > elaboração do problema > levantamento de hipóteses > experimentação > análise de resultados > conclusão.

Vamos esclarecer, em linhas gerais, o que cada uma das etapas do método científico representa.

Observação

Na observação, aplica-se os sentidos a um objeto, acontecimento ou fenômeno, de modo a estudá-lo da forma como se apresenta na realidade, na natureza.

Assim, um pesquisador pode observar, por exemplo, que “as crianças de hoje não estão assistindo mais aos canais abertos de tevê”, ou então que “um tipo de soja X não está mais se desenvolvendo em uma região Y”.

Elaboração do problema

A partir desse olhar cuidadoso, inicia-se a elaboração do problema.

Portanto, a elaboração do problema é a etapa do método científico em que o pesquisador organiza questões sobre o tema de pesquisa.

Por exemplo:

  • “Por que as crianças não estão mais assistindo à tevê aberta?”;
  • “Quais fatores originaram esse fenômeno?”;
  • “Qual é a importância desse fenômeno para as futuras gerações?”.

Levantamento de hipótese

Para tentar responder às perguntas do problema, o pesquisador passa a trabalhar na etapa de levantamento das hipóteses.

Utiliza-se conhecimentos prévios para supor respostas plausíveis aos questionamentos.

Por isso, essa etapa exige total cuidado do pesquisador, pois hipóteses mal elaboradas irão comprometer a etapa seguinte.

Experimentação

Nesta etapa, as energias são todas direcionadas à pesquisa bibliográfica e aos experimentos que deverão confirmar ou refutar as hipóteses levantadas.

Portanto, unindo teoria e prática, é necessário tentar encontrar respostas a cada questionamento.

Análise de resultados

Na sequência, chega o momento de analisar os seus resultados.

Nesta etapa, é preciso checar se o que foi reunido é suficiente para explicar cada um dos problemas, de acordo com as hipóteses iniciais.

Também deve-se decidir se haverá a necessidade de levantamento de novas hipóteses, que irão desencadear mais pesquisa e mais experimentação. Ou se, por outro lado, há resultados satisfatórios e suficientes para se chegar à conclusão.

Conclusão

Finalmente, a partir de tudo o que foi pesquisado e analisado, é nesta etapa do método científico que o pesquisador faz as afirmações sobre o objeto ou fenômeno.

Por isso, essas afirmações são chamadas de teorias.

Mias adiante, quando diferentes hipóteses e diferentes experimentos trazem sempre um mesmo resultado, passa-se a considerar como verdades científicas.

Formatação automática nas normas da ABNT

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o método científico, que tal pensar em aplicá-lo?

Contudo, lembre-se de que, seja qual for o tipo de trabalho acadêmico, além de seguir o método científico com rigor, ele também deve obedecer às normas da ABNT.

Nisso nós podemos te ajudar.

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar a entrar em uma faculdade.

Na Mettzer você vai encontrar conteúdos e ferramentas para te ajudar no início da vida acadêmica e durante ela. 

Pra começar, o nosso editor de texto formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. Incrível, né?

Também te ajudamos na construção de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo! 🙂 

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Vem testar de forma gratuita por 7 dias! 

plataforma
O que é método científico?

O método científico é o caminho sistemático que você deve seguir para chegar a uma conclusão científica. Ou seja, é o conjunto de procedimentos da pesquisa, que deve seguir regras e padrões específicos.

Qual a importância do método científico para a evolução da ciência?

O método científico dá o valor e a confiabilidade científica à pesquisa. Ou seja, protege a pesquisa da subjetividade do pesquisador e direciona à produção de conhecimentos válidos. Uma pesquisa que não segue o método científico pode ser reduzida a mera experiência ou intuição do pesquisador.

Quais são as etapas do método científico?

1. Observação
2. Elaboração do problema
3. Levantamento de hipótese
4. Experimentação
5. Análise de resultados
6. Conclusão

Como funciona o método científico?

O método científico funciona a partir de um conjunto de procedimentos que o pesquisador realiza para fazer uma experiência e, ao final, produzir um novo conhecimento científico ou atualizar um conhecimento que já existe.

Quais são os tipos de método científico?

– Método empírico-analítico
– Método experimental
– Método indutivo
– Método dedutivo
– Método dialético
– Método fenomenológico
– Método hermenêutico
– Método histórico
– Método estatístico
– Método comparativo
– Método hipotético-dedutivo

O método científico é composto por quais fases?

1. Observação
2. Elaboração do problema
3. Levantamento de hipótese
4. Experimentação
5. Análise de resultados
6. Conclusão

Resumo do método científico indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo

O método indutivo tem o objetivo de confirmar a hipótese. O método hipotético-dedutivo se procuram evidências empíricas para derrubar a hipótese. O método indutivo busca formar as hipóteses.

Referências

TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila.

compartilhe

6 comentários em “Indutivo ou dedutivo: como escolher o método científico do seu trabalho?”

  1. Chamo-me, tony Caldas, angolano, residenyte em Luanda, licenciado em engenhari mecânica.
    So btre o vosso artigo, ele é top; esclareceu todas as dúvidas que tinha relativas a diferença existente entre o metodo científico e o empirico.
    Melhores cumprimentos!
    Tony Caldas

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade