Estudo de coorte: um guia completo sobre esse tipo de estudo

compartilhe

Estudo de coorte é um tipo de pesquisa, que serve para comparar a experiência de um grupo exposto a um agente em relação à experiência de outro grupo que não foi exposto ao agente.


Sumário

  1. O que é estudo de coorte?
  2. Objetivo do estudo de coorte
  3. Metodologia do estudo de coorte
  4. Vantagens do estudo de coorte
  5. Tipos de estudo de coorte
  6. Exemplo de estudo de coorte
  7. Etapas do estudo de coorte
  8. Perguntas frequentes

Os estudos de coorte são uma ferramenta essencial na pesquisa científica para investigar as relações de causa e efeito em um determinado contexto.

Através do acompanhamento de grupos de indivíduos ao longo do tempo, esses estudos permitem identificar fatores de risco, compreender o desenvolvimento de doenças e embasar decisões em políticas públicas.

Assim, neste post, exploraremos os princípios básicos dos estudos de coorte, destacando sua relevância na busca por evidências sólidas.

Se você quer aprender tudo sobre estudo de coorte, você está no lugar certo.

Se no final do post, você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de me escrever. Combinado? 🙂

O que é estudo de coorte?

O estudo de coorte é um tipo de pesquisa observacional. De forma geral, serve para comparar a experiência de um grupo exposto a um agente em relação à experiência de outro grupo que não foi exposto ao agente.

Ou seja: divide-se os participantes em dois grupos a partir do status de exposição ao agente: grupo dos expostos ou grupo dos não expostos.

O termo coorte vem do latim cohorte e significa parte de uma legião de soldados do antigo Império Romano. Para pesquisa acadêmica, um coorte é um grupo de pessoas da mesma população, que têm uma experiência comum.

Em outras palavras, o estudo de coorte constitui um tipo de pesquisa que parte de um grupo de pessoas com características comuns para selecionar uma amostra. Em seguida, acompanha-se essa amostra por um período de tempo, com o objetivo de verificar o que acontece com ela.

Utiliza-se muito esse tipo de pesquisa nas Ciências da Saúde.

Objetivo do estudo de coorte

Então, o objetivo do estudo de coorte é comparar dois grupos de pessoas de status diferentes para verificar causas de problemas.

Mas no geral, o propósito da análise de coorte, no âmbito da pesquisa observacional, é apresentar de forma clara e simplificada como os indivíduos responderam à presença de uma substância específica, ocorrência de uma doença, probabilidade ou impacto em geral.

Devido à sua abrangência, esse tipo de estudo de coorte observacional envolve diversas variáveis.

Metodologia do estudo de coorte

Para compreender a metodologia do estudo de coorte em sua totalidade, é importante partir de uma tipologia mais abrangente.

Os estudos se dividem em experimentais e observacionais. Nas pesquisas experimentais, a pessoa pesquisadora tem controle sobre a exposição dos participantes a um fator. Pode ser, por exemplo, exposição a um agente causador de uma doença ou a um remédio. Nas pesquisas observacionais, não existe esse controle.

Ou seja, a diferença entre essas dois tipos de pesquisa está na possibilidade de o pesquisador ter controle ou não sobre a exposição dos agentes.

Então, os estudos de coorte, como você já sabe, é um dos tipos de estudo observacional.

Indo mais além, os estudos observacionais se dividem em descritos e analíticos. Como o próprio nome diz, os estudos descritivos limitam-se a descrever os fenômenos, enquanto os analíticos avaliam uma possível relação entre causas e efeitos.

Os estudos de coorte são um tipo de estudo observacional analítico.

Ou seja: nos estudos de coorte, os pesquisadores apenas observam os grupos de exposição e de não exposição ao agente, não interferindo, nem tampouco controlando o status de exposição. Além do mais, analisam e comparam as experiências entre esses grupos.

Veja um exemplo:

estudo de coorte

Vantagens do estudo de coorte

Os estudos de coorte oferecem a possibilidade de calcular diretamente as taxas de incidência e o risco relativo.

Esses estudos representam uma alternativa viável para pesquisas médicas quando os estudos experimentais são impraticáveis.

Eles seguem a mesma lógica dos ensaios clínicos, onde se questiona se a exposição a um determinado fator leva ou não ao desenvolvimento de uma doença.

Assim, isso permite estabelecer que o fator precede temporalmente o aparecimento do desfecho esperado, fortalecendo a inferência de que o fator pode ser uma causa do resultado esperado.

Uma das principais vantagens dos estudos de coorte é que eles são o melhor, senão o único, método para estudar a incidência e a história natural das doenças.

Então, esses estudos podem evidenciar associações entre um fator de risco e uma ou mais doenças.

Tipos de estudo de coorte

Os estudos de coorte podem ser prospectivos ou retrospectivos.

Prospectivos ou contemporâneos

São os estudos do coorte que estão acontecendo no tempo presente, com previsão de acompanhamento por um tempo específico.

Nesse caso, estipula-se uma observação do tempo presente até uma data futura. A exposição pode já ter acontecido ou não, mas o desfecho ainda não aconteceu.

Retrospectivos ou histórico

São estudos de coorte que se analisa a partir de registros do passado até a data presente. Esse tipo de estudo só é viável quando existem dados e arquivos organizados e completos.

Nesse caso, a exposição e o desfecho já aconteceu antes de a pesquisa começar. Ou seja: analisa no presente os desfechos relativos a uma exposição que aconteceu no passado.

De forma geral, são pesquisas mais rápidas do que os estudos prospectivos, porque usam dados que já estão prontos.

Exemplo de estudo de coorte

Um exemplo de estudo de coorte é uma pesquisa para verificar a relação entre a incidência de câncer de pulmão e a exposição à fumaça do cigarro. Começa-se selecionando o grupo de indivíduos expostos à fumaça do cigarro e outra amostra de indivíduos que não são expostos.

Depois, após um período específico, verifica-se o quanto os indivíduos expostos ao cigarro estão mais sujeitos ao câncer de pulmão.

Outro exemplo pode ser a análise da eficácia de uma vacina. Em primeiro lugar, separa-se um grupo de pessoas que tomaram vacina e outro grupo de pessoas que não tomaram. Em seguida, compara-se a incidência da doença em pessoas que tomaram a vacina entre a incidência de pessoas que não tomaram.

Etapas do estudo de coorte

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:

1. Definição dos objetivos da pesquisa

Em primeiro lugar, deve-se revisar o problema de pesquisa e os objetivos da pesquisa. Afinal de contas, deve-se entender qual é a pergunta que a pesquisa deve responder e pra onde deve ir.

2. Seleção dos participantes

Em seguida, deve-se selecionar as pessoas que participarão da pesquisa.

3. Verificação da exposição ao fator objeto de estudo

Dentre todos os participantes, deve-se entender quais estão expostos ao fator objeto de estudo e quais não estão.

4. Seleção do grupo de comparação

A partir da etapa anterior, deve-se dividir os dois grandes grupos, a partir do status de exposição.

5. Acompanhamento do que aconteceu com a amostra

Essa etapa consiste em acompanhar o que está acontecendo com a amostra ao longo do tempo específico da pesquisa.

6. Análise do tipo de exposição que causou o desfecho

Analisar o resultado e verificar qual foi o tipo de exposição que resultou nas conclusões.

7. Análise das variáveis que podem confundir o resultado

Verificar a existência e o comportamento de variáveis que podem levar à confusões.

8. Confecção do relatório

Por último, é o momento de formalizar os resultados da pesquisa em um relatório.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você precisa fazer o seu artigo acadêmico, saiba que você pode contar com a Mettzer.

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Perguntas frequentes

O que são estudos de coorte?

Os estudos de coorte são um tipo de pesquisa observacional em que um grupo de indivíduos é selecionado e acompanhado ao longo do tempo para determinar a relação entre um fator de exposição e um desfecho de interesse. Os participantes são classificados como expostos ou não expostos ao fator em estudo e, em seguida, são observados para detectar a ocorrência do desfecho.

Como fazer um estudo de coorte?

Um estudo de coorte envolve a seleção de um grupo de indivíduos e o acompanhamento deles ao longo do tempo para observar a ocorrência de eventos ou resultados específicos. Os participantes são classificados com base em fatores de exposição ou características comuns e comparados para identificar associações ou causas possíveis. É uma abordagem valiosa para avaliar a relação entre um determinado fator e um desfecho de interesse na pesquisa epidemiológica.

Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?


Um estudo de coorte acompanha um grupo de indivíduos expostos e não expostos a um fator de interesse ao longo do tempo, observando a ocorrência de eventos. Já um estudo de caso-controle seleciona indivíduos com um determinado desfecho (casos) e indivíduos sem o desfecho (controles) e busca retroativamente a exposição prévia. O estudo de coorte é prospectivo, enquanto o estudo de caso-controle é retrospectivo, tornando-se a principal diferença entre os dois tipos de estudo.

compartilhe

3 comentários em “Estudo de coorte: um guia completo sobre esse tipo de estudo”

  1. A pesquisa realizada coletando dados do SINAN e comparando com dados da secretaria da saúde é um estudo de coorte? Sei que é observacional do tipo descritivo comparativo analítico

    Responder
    • Oi Fábio, tudo bem?

      Se existir a comparação da experiência de um grupo exposto a um agente em relação à experiência de outro grupo que não foi exposto ao agente, é um estudo de coorte.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade