As variáveis qualitativas são de suma importância para a pesquisa acadêmica, pois, é com ela que você diferencia os dados, dependendo da variável.
Sumário:
- O que é uma variável qualitativa?
- Tipos de variáveis qualitativas
- Exemplo de variável qualitativa
- Por que usar variáveis qualitativas?
- Qual a diferença entre variáveis qualitativas e quantitativas?
Se você está escrevendo um trabalho acadêmico ou escolar, você provavelmente irá precisar saber com quais tipos de variáveis você está trabalhando, pois, é uma fonte muito importante e é preciso disso para escolher os testes estatísticos apropriados.
As variáveis se dividem em duas classificações, a variável qualitativa (também conhecida por categórica) ou quantitativa (numérica).
Quer entender a diferença de cada variável com exemplos? Vem comigo.
O que é uma variável qualitativa?
Variáveis qualitativas são variáveis que não são numéricas, ou seja, ela ajusta os dados em categorias. Eles também são chamadas de variáveis categóricas ou fatores.
Os fatores têm níveis. Os níveis nada mais são do que valores únicos das variáveis qualitativas específicas.
Por exemplo:
- Estado Civil: Casado, solteiro e divorciado.
- Cor dos olhos: Azul, marrom e verde
Tipos de variáveis qualitativas
Existem dois tipos de Variáveis Qualitativas:
- Variável Nominal
- Variável ordinal
Variável Nominal
Variáveis nominais são o tipo mais simples de variável qualitativa. Eles são divididos em duas categorias:
- Categórico
- Binário
Variáveis categóricas são aquelas que se baseia em grupos distintos, como cor dos olhos (marrom, azul, verde, etc.).
Variáveis binárias são aquelas que contém apenas dois valores, como sexo (masculino ou feminino).
Variável ordinal
As variáveis ordinais são semelhantes às variáveis nominais porque são colocadas em grupos. No entanto, com variáveis ordinais, os grupo são ordenados por classificação.
Por exemplo, você pode agrupar pessoas por nível de escolaridade (ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação).
Exemplo de variável qualitativa
Um exemplo de variável qualitativa seria: uma empresa que vende produtos para cabelos pode segmentar seus clientes por tipo de cabelo: liso, cacheado ou ondulado.
Eles então, precisam criar campanhas de marketing separadas para cada segmento, conforme as necessidades e desejos de cada grupo fossem diferentes.
Por que usar variáveis qualitativas?
O propósito de usar variáveis qualitativas é permitir comparações entre diferentes grupos ou para ver como as mudanças em um grupo podem impactar outros grupos.
As variáveis qualitativas são frequentemente usadas em pesquisas para estudar o comportamento humano, pois fornecem informações sobre por que as pessoas se comportam da maneira que o fazem.
Além disso, variáveis qualitativas são usadas para examinar as relações entre diferentes fatores.
Qual a diferença entre variáveis qualitativas e quantitativas?
Diferente da variável qualitativa, a variável quantitativa são variáveis que possuem uma quantidade mensurável (numérica). Por exemplo:
- Número de alunos em uma turma;
- Número de metros quadrados em uma casa;
- Tamanho da população de uma cidade;
- Idade de um indivíduo;
- Altura de um indivíduo;
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa.
Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
Outro exemplo é o peso de lutadores, uma variável quantitativa (contínua) se trabalhamos com o valor obtido na balança, mas qualitativa (ordinal) se o classificarmos nas categorias do boxe (peso-pena, peso-leve, peso-pesado, etc.).
Outro ponto importante é que nem sempre uma variável representada por números é quantitativa.
O número do telefone de uma pessoa, o número da casa, o número de sua identidade.
Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico
Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.
Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?
Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.
A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.
Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.
Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.
Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.
Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.
E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.
Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.
Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.
É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.
Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂
Graduando de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gosta muito da área de comunicação, pois, é através dela que podemos dar voz à ciência.
1 comentário em “Variáveis qualitativas: o que são e como podem ajudar em seu trabalho acadêmico”