TCC pronto em apenas 5 passos: do início à defesa

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 8 minutos

Para quem está iniciando o processo, ter um TCC pronto parece um objetivo muito sofrido para ser atingido, mas com organização, foco e as nossas dicas, ficará muito mais leve e produtivo.


1. Faça o seu próprio TCC

Esse primeiro passo pode parecer bastante óbvio, e se você concorda comigo e também acha óbvio, que bom!

Porque na pressão do último ano ou período da faculdade, o número de pessoas que sentem vontade de comprar um TCC pronto é muito grande.

Por isso, queremos alertar você sobre a importância de se organizar, focar e escrever o seu próprio TCC, porque além de comprar um TCC ser crime, também será muito mais prazeroso se formar.

Comprar um TCC pronto te expõe a dois principais riscos: o de reprovação e plágio.

Ao comprar um trabalho pronto, assume-se um alto risco de ser reprovado pela banca avaliadora, uma vez que essa escolha compromete a sua oportunidade de ter um entendimento aprofundado sobre o tema e, consequentemente, a sua capacidade de fazer uma boa apresentação.

Já quem de fato produz o seu próprio TCC possui um respaldo muito maior para realizar uma boa apresentação diante dos examinadores.

É importante lembrar que os avaliadores da banca examinadora são profissionais experientes, que recorrentemente participam desse tipo de avaliação.

Portanto, são perfeitamente capazes de saber se um trabalho é autêntico ou não, e se a pessoa que o apresenta de fato tem conhecimento do tema apresentado.  

Caso aconteça dos avaliadores perceberem que a pessoa que apresenta o trabalho não é de fato a autora do mesmo, há um grande risco de reprovação.

Isso pode implicar em diversos prejuízos, como provável atraso em se formar e conseguir seu diploma.

Outra questão importante é que, ao pagar por um trabalho acadêmico, você perde a segurança de apresentar um trabalho aprofundado e produzido com material de qualidade.

Ou seja, você pode acabar sendo acusado de plágio, e ter que pagar altas quantias de dinheiro para ressarcir o pesquisador prejudicado. 

Comprar trabalhos é crime

Além de ser algo mal visto em ambientes acadêmicos, a compra de trabalhos prontos é também caracterizada como crime. Há leis que regulamentam essa questão: os artigos 299 e 307 do Código Penal Brasileiro e decreto de lei nº 2848/40.   

O Artigo 299 do Código Penal Brasileiro foi criado no ano de 1940 para regulamentar o crime de falsidade ideológica.

 Esse artigo torna crime o ato de omitir em documento público ou particular alguma declaração que nele deveria constar, ou, ainda, inserir ou fazer declaração divergente da que deveria ser escrita.

A lei prevê pena de reclusão de um a cinco anos mais multa caso o documento seja público, ou reclusão de um a três anos se o documento for particular.

O crime de falsidade ideológica também é caracterizado pelo Artigo 307 do Código Penal Brasileiro, englobando quem atribui a terceiros falsa identidade para obter vantagens em proveito próprio ou alheio e causar danos a outrem.

Nesse caso, o crime também é passível de pena de um a cinco anos com multa.

Ambas as leis caracterizam os atos de compra de trabalhos escolares ou acadêmicos prontos como Crime de Fraude Acadêmica.

2. Tenha uma estrutura do TCC pronto

Se você tentar começar “do nada”, não vai conseguir chegar a lugar nenhum.

Então antes mesmo de pensar no título, volte ao seu projeto de pesquisa e colete todas as informações relevantes e já encaixe na estrutura abaixo.

Não caia no erro de escrever tudo de forma corrida e ao final já não lembrar mais o que é justificativa e o que é revisão bibliográfica.

A estrutura sugerida, então é esta: 

Capa

A capa será o primeiro elemento a ser visualizado por quem vai ler seu trabalho, e por isso deve conter todas as informações básicas necessárias, como:

  • Nome da Faculdade e seu respectivo logotipo;
  • Título ou nome do tema do trabalho;
  • Nome de quem escreveu;
  • Data e mês do ano;
  • Nome do Aluno;
  • Título ou nome do tema do trabalho.

Exemplo de capa

Modelos de capa abnt

Modelo de folha de rosto

Dedicatória

É utilizada para homenagear alguém ligado a você sentimentalmente.

Agradecimento

Já, os agradecimentos devem ser dirigidos à aqueles que realmente contribuíram de maneira relevante para a elaboração do seu trabalho, e pode ser dirigido a personalidades do mundo acadêmico, à professores, colegas ou alunos.

Resumo

O Resumo, escrito em português e em uma língua estrangeira, normalmente o inglês (levando o título de abstract).

A função desse elemento é a de explicar todo o trabalho realizado da forma mais sucinta possível, facilitando ao leitor um entendimento sobre o que virá a seguir.

Ou seja, é a apresentação concisa do conteúdo do trabalho.

O resumo deverá ser escrito ao final, ou seja, com o TCC pronto.

Sumário

Basicamente, o sumário é a relação dos capítulos e seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção, número da página inicialmente ligada ao título por linha pontilhada.

Tema ou título

Escolher o tema e o título (que podem ser iguais ou não) é a parte mais desafiadora mas também mais recompensadora.

Antes de escolher verifique se existe material suficiente para sua consulta.

Nunca escolha um tema que você não domine, ou não tenha um conhecimento razoável porque isso vai dificultar a sua entrega.

Introdução

A primeira parte do texto que realmente compõe a estrutura do trabalho é a Introdução, que pode tomar diversas formas dependendo do que se planeja.

Em muitos casos, ele é tratado apenas como uma expansão do resumo.

O mais importante aqui é justificar a necessidade do estudo que foi conduzido.

Ou seja, se você trata a introdução apenas como um passo a passo, está perdendo a necessidade de uma justificativa.

Desenvolvimento

Em seguida, temos os elementos de Desenvolvimento. Um deles não é obrigatório.

É a Fundamentação Teórica, na qual se apresenta mais a fundo as pesquisas de outros que serviram de base para a sua.

Nem sempre ela é necessária e algumas vezes explicações mais aprofundadas pode ser usadas apenas através de citações ao longo de todo o trabalho.

formatação trabalhos acadêmicos

Resultados

Temos então os Resultados, que apresentam os dados obtidos com a pesquisa.

Quando o TCC é de um curso de humanas e decide-se por não usar estatísticas como no caso de uma pesquisa bibliográfica.

Essa parte pode ser renomeada Desenvolvimento e conjecturar sobre as conexões dos elementos apresentados no trabalho.

Quando existem dados matemáticos a serem apresentados, eles também devem ser discutidos e as perguntas que surgem com a sua apresentação devem ser explicitadas.

Figuras e tabelas

As figuras compreendem: desenhos, fluxogramas, fotografias, organogramas, etc. Devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos, sem distinção entre os diferentes tipos.

As legendas devem ser localizadas logo abaixo das figuras, precedidas da palavra “FIGURA” e do número de ordem.

Já, as tabelas constituem uma categoria específica de ilustração. O título da tabela deve figurar na parte superior da mesma, precedido da palavra “TABELA” e da numeração em algarismo arábico, e ser auto-explicativo indicando onde e quando o fato foi estudado.

Tanto as figuras, quanto as tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem, e após sua menção.

Conclusão

Deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.

Referências bibliográficas

as Referências bibliográficas, onde você dá crédito às citações e bases teóricas utilizadas e permite ao leitor localizar suas fontes.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

referências bibliográfica nas normas ABNT

Anexos

Nos anexos deve-se colocar informações complementares que não precisavam entrar necessariamente no corpo do texto, além de Apêndice e Glossário.

A paginação dos anexos continua a do texto. Os anexos são numerados com algarismos arábicos, seguidos do título.

3. Estabeleça prazos

Um dos aspectos mais importantes para conseguir escrever o TCC de forma organizada e entregá-lo a tempo é estipular prazos.

Mas além de estipular, você deve respeitar esses prazos.

Deste modo, o ideal é criar um cronograma detalhado para a sua monografia desde o início.

Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome das tarefas, a data de início e a data de entrega.

Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.

Portanto, a pesquisa bibliográfica e a análise dos dados tendem a ser as etapas mais demoradas.

Por isso, divida estas etapas, como por exemplo, dividir a pesquisa bibliográfica por assuntos principais e dividir a análise dos dados em cada objetivo específico.

4. Não esqueça da banca!

Ter um TCC pronto não é apenas escrever, imprimir e entregar. Ele também depende da banca de defesa.

Deste modo, a maioria das faculdades exige que o aluno além de escrever a monografia, a apresente para uma banca examinadora, normalmente formada por outros professores.

Por isso ela deve ser bem resumida, então se prepare para reduzir o seu trabalho de um ano inteirinho em apenas 15 ou 20 minutos!

Primeiramente apresente o tema e a problemática abordada, explicando o que foi analisado e quais as conclusões.

Depois, possivelmente haverá uma pequena seção de perguntas da banca que buscará esclarecer alguns pontos que não ficaram muito claros.

Principalmente a banca buscará ter certeza de que você conhece realmente o seu trabalho.

5. Escolha um editor de textos inteligente para o TCC pronto

Para facilitar ainda mais, você deve optar por um editor de texto especializado como o Mettzer.

Ele tem ferramentas que permitem uma facilitação da diagramação do texto dentro das normas ABNT que permitem que você dedique mais tempo com o que realmente importa no seu trabalho.

Como criar documento no Mettzer

Veja que, se você já tem um projeto criado ou quer acessar os outros projetos que você criou é só acessar “Meus Projetos” no canto esquerdo da barra azul e todos os projetos criados estarão disponíveis.

Para criar um novo é só clicar em “+ Criar projeto” e selecionar o tipo de projeto.

Acesse agora e faça um teste nessa ferramenta que vai mudar a sua relação com o seu TCC!

Resumo
Artigo
TCC pronto em apenas 5 passos: do início à defesa
Descrição
Ter um TCC pronto pode parecer um objetivo muito sofrido para ser atingido, mas com organização, foco e as nossas dicas, ficará muito mais leve e produtivo.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.