Como fazer um tcc: aprenda com essas 10 dicas completas

Compartilhe esse post:

Entenda como fazer um TCC e também a importância de fazer um bom planejamento e utilizar as ferramentas certas em seu TCC.

Como fazer um tcc: Dica 1 – Encontre um tema

Posso fazer uma pesquisa sobre a população de baratas na minha cidade? Pode. E uma pesquisa sobre as leis municipais que impactaram na infra-estrutura das cidades litorâneas?

Pode sim. Independente do tema do seu TCC, acreditamos que o importante é você se identificar com o problema da pesquisa, pois isto será um combustível a mais na sua caminhada para provar (ou não) a hipótese que você levantou.

O tema é um assunto que pode surgir de uma dificuldade enfrentada pelo pesquisador ou observada na sociedade, pode ser uma curiosidade científica ou ainda um tema sugerido pela universidade.

2 – Encontre um Orientador

Caso a instituição de ensino em que você estuda não definir quem será o seu orientador (O que é bem questionável), você iniciará uma jornada épica em busca de um professor disposto a te ajudar no TCC.

O ideal é que você encontre um professor que atue ou tenha afinidade com o tema escolhido, isto irá facilitar imensamente o trabalho de todos.

Escolher o orientador por ele ser gente boa é um erro tremendo.

Bons orientadores estão em busca de bons pesquisadores, tenha uma justificativa coerente para o seu trabalho.

Também procure temas relevantes e inovadores, isto aumentará suas chances de ter a atenção dos professores mais dedicados.

3 – Justificativa

Por que você irá pesquisar sobre este tema? Item de suma importância para a aceitação da pesquisa.

É na justificativa que você irá demonstrar o valor da realização deste projeto, nela você deve explicar de maneira concisa as contribuições que a pesquisa trará para a ciência, para a sociedade em que está inserida e as soluções de modos geral e específicas.

Diferente do embasamento teórico, na justificativa não se utiliza citações de outros autores.

Como fazer um tcc: dica 4 – Objetivos geral e específicos

O objetivo geral e os objetivos específicos são as respostas que o seu trabalho deve apresentar.

Caso a sua pesquisa esteja desalinhada aos objetivos, ou pior, não dê uma resposta contundente para eles, o seu TCC fracassou vergonhosamente.

Assim, os objetivos específicos vêm para te ajudar a alcançar o objetivo geral, eles nada mais são do que a divisão do trabalho em pequenas tarefas, que devem ser igualmente respondidas ao longo do projeto.

No final, as respostas dos objetivos específicos e do objetivo geral serão a conclusão do seu trabalho. Por isto, defini-los bem é uma excelente forma de começar.

5 – Defina o método

É bastante recorrente os estudantes escolherem mal o método de pesquisa, seja por falta de orientação, seja por inexperiência em pesquisas.

Por isto, é bastante comum o método sofrer adaptações durante a realização do TCC.

A melhor dica nesta etapa do trabalho é fazer um bom planejamento e buscar compreender como você pretende coletar e analisar os dados.

Saber se é uma pesquisa quantitativa ou pesquisa qualitativa, se é uma análise documental ou análise de dados, assim por diante.

6 – Defina a delimitação e o delineamento

Uma das razões de muitos estudantes se perderem durante o TCC é a falta de delimitação e delineamento claros.

Quais são as fronteiras da sua pesquisa? É isto que você precisa responder. É uma pesquisa que abrange uma turma, uma escola, um bairro, uma cidade? O tipo de método é o mais adequado aos objetivos da pesquisa?

Qual o tamanho da amostra, em qual período da história, quais os recursos, tudo isto é importante para nortear o desenvolvimento da pesquisa e para alcançar resultados satisfatórios.

7 – Fundamentação teórica

Evite sair catando todos os livros da biblioteca, tampouco faça uma colcha de retalhos com o seu trabalho de conclusão de curso.

Peça ajuda para o seu orientador e para outros professores lhe indicarem publicações relacionadas com o tema do seu trabalho, isso lhe poupará muito tempo.

Faça uma lista com estas publicações e tenha foco, busque por boas referências, de preferência por publicações mais novas.

8 – Estabeleça prazos

Crie um cronograma detalhado para o seu TCC, estabeleça prazos e tente cumpri-los. Faça uma tabela simples com a ordem de execução, o nome das tarefas, a data de início e a data de entrega.

Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.

A pesquisa bibliográfica e a análise dos dados tendem a ser as etapas mais demoradas, a dica é dividir estas etapas, como por exemplo, dividir a pesquisa bibliográfica por assuntos principais e dividir a análise dos dados em cada objetivo específico.

Como fazer um tcc: dica 9 – Crie versões do trabalho

Por questões de segurança, orientamos os estudantes e professores a sempre criarem uma versão do projeto à cada orientação.

Escreveu a justificativa? Faça uma versão.

Definiu os objetivos gerais e específicos? Faça uma versão.

Nomeie o arquivo da última versão com a principal tarefa que você realizou e com a data em que essa tarefa foi concluída.

Quanto mais versões você salvar menor será a dor de cabeça caso necessite recuperar alguma informação.

Como fazer um tcc: dica 10 – Use o Mettzer

Apenas para reforçar, o Mettzer é um editor de texto que formata automaticamente o TCC nas Normas da ABNT e que também ajuda os professores no processo de orientação com um cronograma inteligente, um sistema de controle de versões seguro e centralizado e com orientação online.

Começar o trabalho no Mettzer desde o primeiro dia irá aumentar significativamente a sua produtividade e a do seu orientador.

Com o Mettzer você e seu orientador podem focar no conteúdo e deixar a formatação por conta do editor de texto, além, é claro, de contar com ferramentas de cronograma, versões do projeto e orientação online que facilitam a vida de todos.

Certo, já sei como iniciar um TCC, e agora? Agora, mão na massa! Tava esperando o quê? 😀

Resumo
Artigo
Como fazer TCC: aprenda com essas 10 dicas completas
Descrição
Entenda como fazer um TCC e também a importância de fazer um bom planejamento e utilizar as ferramentas certas em seu TCC neste artigo.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.