Como referenciar dados do IBGE de acordo com a ABNT?

compartilhe

O IBGE é muito importante para a coleta de dados no Brasil, logo, é uma ótima fonte de pesquisa para você usar em seus trabalhos. Por isso, neste post você vai ver como referenciar os dados do IBGE em suas pesquisas acadêmicas.


Sumário:

  1. Primeiramente, o que é o IBGE?
  2. Qual a importância dos dados do IBGE para seus trabalhos?
  3. Como referenciar dados do IBGE seguindo as normas ABNT?
  4. Como referenciar dados do IBGE na redação?
  5. Como referenciar dados do IBGE de documentos online?
  6. Como organizar as referências?
  7. Como usar o gerador de referências da Mettzer?
  8. Formatação automática com a Mettzer

Um trabalho acadêmico é feito a partir de diversas fontes de pesquisas, porém, é necessário que essas fontes sejam de total confiança. Afinal, você não quer trabalhar com fake news, né?

Caso você esteja procurando por números e estatísticas confiáveis para o seu trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma das fontes mais confiáveis no qual você pode utilizar seus dados. 

Visto isso, veja como referenciar o IBGE em seus trabalhos acadêmicos e também nas referências, seguindo todas as normas ABNT.

Primeiramente, o que é o IBGE?

Como você viu, IBGE é a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, logo, ele é o principal provedor de dados e informações do Brasil para a sociedade civil e entes públicos.

O IBGE fornece informações completas e atuais sobre nosso país, através do desempenho de suas principais funções:

  • Produção e análise de informações estatísticas;
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas;
  • Produção e análise de informações geográficas;
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas;
  • Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;
  • Documentação e disseminação de informações;
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

Qual a importância dos dados do IBGE para seus trabalhos?

Bom, para um trabalho acadêmico assertivo, é muito importante contar com informações concretas, por isso, o IBGE é muito importante, pois ele é a melhor fonte de informação sobre as características socioeconômicas da população brasileira.

Nele você encontrada dados sobre, idade, sexo, nível de escolaridade, ocupação, causas de morte e muito mais. 

 O IBGE também conta com uma biblioteca digital em que você encontra diversos materiais úteis para sua pesquisa, como por exemplo: livros, periódicos, fotos, mapas e instrumentos de coleta. 

Ah, é importante lembrar que o IBGE não é uma pessoa física e sim  uma entidade coletiva. Por isso, a autoria deve ser escrita por extenso e em ordem direta.

Como referenciar dados do IBGE seguindo as normas ABNT?

Agora que você entendeu a importância do IBGE em seus trabalhos, você precisa entender como referenciar dados de diferentes formatos do IBGE . Vou te ensinar isso, vem comigo.

Livro

A referência bibliográfica para os livros devem  incluir: autoria institucional da obra, título do livro, subtítulo (se houver), edição, local de publicação, editora e ano de publicação.

Exemplo:

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil. Brasília, DF: IBGE, 2013.

Documentos cartográficos

O IBGE produz muitos documentos cartográficos, por isso é muito importante saber como referenciar esses dados.

Para seguir as normas da ABNT, é importante abordar: autor, título, subtítulo (se houver), local, editora, data de publicação, descrição física e escala (se houver).

Exemplo:

IBGE. Amparo: região sudeste do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 1 carta topográfca, color., 4465 × 3555 pixels, 5,50 MB, jpeg. Escala 1:50.000. Projeção UTM. Datum horizontal: marégrafo Imbituba, SC, Datum vertical: Córrego Alegre, MG. Folha SF 23-Y-A-VI-1, MI 2738-1. Disponível em: http://biblioteca. ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=6401. Acesso em: 02 fev. 2023.

Fotografia

As fotografias devem apresentar: autor, título, data, especificação do suporte.

Exemplo:

IBGE.  [Avenida Brasil] : Balneário Camboriú, SC, 1998, 1 cartão postal: color. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=448314. Acesso em: 02 fev. 2023.

Censo demográfico

Para referenciar o censo demográfico você deve começar pelo nome da entidade responsável pela autoria, em letras maiúsculas e em ordem direta. Em seguida vem o título em destaque, o local de publicação, a editora e o ano.

Exemplo:

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

referencia automatica

Como referenciar dados do IBGE na redação?

A ABNT recomenda que a citação de outras obras siga o sistema autor-data. Ou seja, a fonte é indicada no corpo do texto pelo nome da instituição responsável e ano de publicação.

Veja dois exemplos

Citação com autor incluído no texto

Segundo o IBGE (2013), a região abriga cerca de 18.182.253 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de 4,72 habitantes por km2.

Citação no final do parágrafo

A forma como segmentos da sociedade são classificados, do ponto de vista da percepção de traços físicos, condiciona a trajetória de vida de cada indivíduo, assim, pode resultar em estigmas e desvantagens para uns e capital social para outros. (IBGE, 2013).

Como referenciar dados do IBGE de documentos online?

Para fazer referências de documentos encontrados online é preciso informar o suporte e a data de acesso. A URL deve vir sempre depois da expressão “Disponível em”. Antes da data, use o termo “Acesso em”.

Exemplo de como referenciar dados do IBGE online:

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/yx9re6wc. Acesso em: 29 jan. 2021.

Como organizar as referências?

Agora que você aprendeu como referenciar os dados do IBGE, é importante saber que caso você tenha consultado mais de um documento, você não precisa repetir as informações de autor em todas as referências.  

Substitua o dado por seis traços subliminares, por exemplo:

  1. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2007. Inovações e impactos nos sistemas de informações estatísticas e geográficas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. 
  2. _________. Censo Demográfico 2010. Metodologia do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2013 (Série Relatórios Metodológicos, v. 41).

Como usar o gerador de referências da Mettzer?

Como você viu, usar a busca automática de referências na Mettzer é fácil, pois, o editor faz todo o processo de formatação por você.

Assim, você evita riscos de cometer plágio ou de utilizar um material sem citá-lo entre as referências do trabalho. Vejamos algumas funções:

Busca automática de referência

É só digitar o título ou a pessoa autora. O gerador encontra e formata a referência pra você, igual ao MORE UFSC.

Para você entender melhor, temos um passo a passo, veja:

1. Faça o cadastro gratuito

Basta clicar aqui, é rápido e fácil. 🙂

2. Escolha o tipo de referência

Após feito o cadastro. Vá em “referências” e clique em “adicionar referências”. Feito isso, irá aparecer em sua tela para escolher o tipo da sua referência. Vamos prosseguir como se fosse um livro, como no exemplo abaixo:

como-referenciar-dados-do-IBGE

3. Faça a busca

Para isso, basta que você pesquise pelo título ou pelo nome de quem escreveu. Por exemplo:

como-referenciar-dados-do-IBGE

Feito isso, basta escolher a opção que melhor se encaixa para você. Logo em seguida irá aparecer essa tela para preenchimento:

como-referenciar-dados-do-IBGE

4. Biblioteca de referências

Assim que você salvar sua referência ela irá diretamente para sua biblioteca de referências. Aqui é onde fica salvo todas as referências que você já utilizou. Assim, fica mais fácil de se organizar. Veja um exemplo:

como-referenciar-dados-do-IBGE

Aqui você economiza seu tempo e energia formatando as referências na ABNT e citações de forma automática com a Mettzer. Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Ah, para ver na prática a busca de referências, veja nosso vídeo:

Formatação automática com a Mettzer

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir o respeito aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?!

Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito. 

Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

referencias automaticas
compartilhe

1 comentário em “Como referenciar dados do IBGE de acordo com a ABNT?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade