Pesquisa teórica: conceito, características e exemplos

Compartilhe esse post:

A pesquisa teórica envolve a discussão e fundamentação da teoria, abrindo margem para diálogos teóricos, contra-argumentos e questionamentos sobre as hipóteses.


1. Conceito de pesquisa teórica

A pesquisa teórica é dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias e polêmicas, visando aprimorar fundamentos teóricos.

Embora o conceito pareça difícil, a classificação é bastante simples de entender.

Basicamente é uma pesquisa que não envolve prática, apenas teoria, e tem grande valor em pesquisas de base, por exemplo.

Logo, esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de re-construir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes.

2. O que é pesquisa teórica?

Este tipo de pesquisa faz uma análise de determinada teoria, sempre utilizando embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo levantada, não envolvendo métodos como a coleta de dados e a pesquisa de campo, por exemplo.

Assim, a pesquisa teórica envolve a discussão e fundamentação da teoria, abrindo margem para diálogos teóricos, contra-argumentos e questionamentos sobre as hipóteses.

Entretanto, a pesquisa teórica nem sempre indica uma dependência clara da empiria, inicialmente bastam seus recursos não experimentais.

Ainda que existam áreas do conhecimento em que a pesquisa teórica dispense a empiria, é comum que a teoria seja melhor reafirmada quando comprovada por meio de pesquisas empíricas.

O que daria sustentação prática à teoria com estudos de caso concreto.

Ainda assim, a pesquisa teórica é apresentada de forma independente da aplicação prática.

3. Exemplos de pesquisa teórica

Para melhor compreender este tipo de pesquisa, trouxemos dois exemplos conhecidos de outras classificações de pesquisa, mas com cunho teórico:

Pesquisa bibliográfica

A primeira delas, a pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, Internet, dentre outros.

Essa categoria de pesquisa é um tipo de revisão bibliográfica, ou levantamento bibliográfico.

Pesquisa documental

Já a pesquisa documental é elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico.

Assim, a diferença entre ela e a anterior é que as pesquisas bibliográficas são feitas a partir de materiais já publicados.

Ou seja, um texto jornalístico pode ser elaborado de um material sem tratamento analítico, então documental.

4. Características da pesquisa teórica

Assim como os demais tipos de pesquisa, a pesquisa teórica tem algumas características particulares.

Por isso, organizamos as principais de forma simples e objetiva.

Pesquisa teórica qualitativa

A pesquisa teórica é, por classificação, uma pesquisa qualitativa. Ou seja, considera que existe uma relação entre o mundo e o sujeito além daquela traduzida em números.

Para essa abordagem de pesquisa, há subjetividades e nuances que não são quantificáveis por si só.

Pesquisa teórica básica

Naturalmente, a pesquisa teórica também é uma pesquisa básica porque objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista.

5. Classificação quanto aos objetivos

A classificação quanto aos objetivos dependerá do objeto, metodologia empregada e problema de pesquisa. Quer dizer, não pode ser escolhido de forma aleatória, deve ter um fim específico.

Para a pesquisa teórica, todas as classificações são possíveis:

Pesquisa exploratória

A primeira delas, a pesquisa exploratória objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema.

Assume, em geral, a forma de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

Pesquisa descritiva

Em segundo lugar, a pesquisa descritiva objetiva caracterizar certo fenômeno. Assim, estabelece relações entre variáveis.

No geral, assume a forma de levantamento.

Pesquisa explicativa

A última categoria por objetivos, a pesquisa explicativa, visa identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

6. Pesquisa teórica e Pesquisa empírica

Geralmente a escolha da metodologia de um TCC, monografia, ou qualquer outro tipo de pesquisa passa pela pesquisa empírica, pesquisa teórica ou prática. Podendo, a depender do objeto, serem somadas.

A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.

Na relação com a teoria, a pesquisa empírica serve para ancorar e comprovar no plano da experiência aquilo apresentado conceitualmente, ou, em outros casos, a observação e experimentação empíricas oferecem dados para sistematizar a teoria.

Então, a principal finalidade desta pesquisa é testar hipóteses que tratam de relações de causa e efeito.

7. Pesquisa teórica e pesquisa prática

Além da diferença ou relação entre pesquisa teórica e pesquisa empírica, também é necessário entender a diferença da pesquisa prática.

A pesquisa prática é diretamente ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins de intervenção.

Assim, métodos qualitativos que seguem esta direção são, por exemplo: a pesquisa participante e a pesquisa-ação em que, geralmente se faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções.

8. Editor de formatação automática nas normas da ABNT

Para que todo o trabalho investido em uma pesquisa possa ser propagado e transformado em conhecimento, será necessário que o produto das pesquisas seja publicado, seja artigo científico, publicação em anais, pôster, enfim!

Para isso, você pode optar pelo Mettzer, o editor de texto que configura o seu trabalho dentro das normas da ABNT sem complicações.

Então faça um teste gratuito e conheça agora mesmo essa ferramenta que está mudando a relação de estudantes com a formatação de seus trabalhos!

Resumo
Artigo
Pesquisa teórica: material completo com características e exemplos
Descrição
A pesquisa teórica envolve a discussão e fundamentação da teoria, possibilitando diálogos teóricos e questionamentos sobre as hipóteses. Confira o material!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.