Aluno especial: por que ser um te ajuda na sua pós graduação?

compartilhe

Muitas universidades contam com a modalidade “aluno especial” , onde a pessoa discente pode se matricular em disciplinas isoladas oferecidas em um Programa de Pós-Graduação. Veja como funciona:


Sumário

  1. O que é um aluno especial?
  2. Benefícios de ser um aluno especial
  3. Como se tornar um aluno especial?
  4. Quais os direitos e deveres do aluno especial?
  5. Qual a diferença entre aluno ouvinte e aluno especial?

Você que é pesquisador ou pesquisadora  e quer ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), mas quer entender melhor como funciona essas modalidades? 

Pois bem, saiba que para esses momentos você pode se tornar um aluno especial, pois, por meio dessa modalidade você consegue informações a respeito dos processos seletivos e também observa na prática como é a didática das aulas e assim, não terá nenhuma surpresa no futuro.

Quer entender melhor como funciona essa modalidade? Vem comigo que te explico.

O que é um aluno especial?

O aluno especial trata-se de uma pessoa que está matriculada como aluno não regular em uma disciplina ofertada no mestrado ou doutorado. O aluno tem total acesso à todas as atividades da disciplina em que está matriculado, até mesmo avaliações. 

Quando se está matriculado nessa modalidade, futuramente o aluno vai poder utilizar os créditos, caso venha a se regularizar no curso. Mas para isso é preciso estar atento a algumas condições, como:  tempo passado desde a realização da disciplina, índices de frequência e notas.

Qual o objetivo de um aluno especial?

O objetivo principal de ser um aluno especial é que a pessoa tenha a oportunidade de vivenciar na prática se o mestrado ou doutorado vai se encaixar em sua vida pessoal e profissional. 

Afinal, são modalidades de ensino que vão ampliar seu conhecimento e também te ajudar profissionalmente no mercado de trabalho.

Benefícios de ser um aluno especial

Se você está pensando em ingressar na pós graduação stricto sensu como aluno especial, saiba que há alguns benefícios, como:

  1. Ingresso simplificado
  2. Acesso de ensino idêntico aos alunos regulares;
  3. Aproveitamento de avaliações realizadas, caso você opte por ingressar regularmente.

Esses três benefícios funcionam para todas as instituições de ensino, mas também há outros benefícios, caso você opte por uma instituição de ensino privada:

  1. Investimento financeiro reduzido;
  2. Abatimento do investimento financeiro realizado como aluno especial no total do curso de mestrado em caso de futuro ingresso como aluno regular no mestrado.

Além disso, há mais alguns que vou te explicar melhor, vem comigo.

Você entende as dinâmicas e exigências

Esse contato que você tem com a sala de aula como aluno especial é muito importante para que você entenda as exigências que você vai precisar cumprir durante sua jornada no mestrado ou doutorado. Por exemplo, abordagens teóricas, linhas de pesquisa e muito mais. 

Além disso, você já pode começar a elaborar seu projeto de pesquisa e quando houver outro processo seletivo para mestrado/doutorado, você já terá ele pronto.

Você pode usar  o projeto desenvolvido na disciplina ao seu favor

Como você viu anteriormente, o projeto que você desenvolverá, provavelmente estará alinhado com os interesses de pesquisa de seu possível orientador

O interessante desse processo é que você vai se acostumando aos poucos com a dinâmica da vida acadêmica da pós graduação e mais importante, com a dinâmica da instituição de ensino, pois, cada uma tem sua forma de trabalhar e lidar com a demanda da CAPES, que é responsável pelo regulamento da pós-graduação no Brasil.

formatação de trabalhos para aluno especial

Como se tornar um aluno especial?

O processo seletivo para o aluno especial varia conforme o regulamento de cada programa. Por isso, é importante que você acesse o edital da instituição de ensino.

Geralmente, você precisa participar de um processo seletivo depois que os alunos regulares já adentraram na disciplina. 

O processo seletivo geralmente acontece da seguinte maneira:

1- Entre em contato com o docente responsável pela disciplina;

2- Faça a inscrição levando os documentos pedidos (geralmente RG, CPF, comprovante de endereço, diploma e histórico da graduação, Lattes). Há casos que é pedido uma carta de intenção.

3- Feita a inscrição, o docente responsável irá selecionar os candidatos por meio de uma avaliação da documentação.

4- Assim que aprovado, você será oficialmente um aluno especial. 

Mas lembre-se, você terá alguns direitos e deveres enquanto aluno nesta modalidade.

Quais os direitos e deveres do aluno especial?

Direitos: Futuramente, caso aprovado como aluno regular, você poderá usar os créditos da disciplina. Assim, não vai precisar fazer a matéria novamente quando você se tornar um aluno regular.
Deveres: É preciso que você tenha nota e frequência suficiente na disciplina.

Qual a diferença entre aluno ouvinte e aluno especial?

Diferente do aluno especial, o aluno ouvinte não precisa passar por nenhum tipo de seleção

Para ser um ouvinte você só precisa ir perguntar ao docente responsável se pode assistir algumas de suas aulas. Caso ele aprove, você pode frequentar as aulas normalmente, sem precisar se preocupar com notas ou faltas.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Não sei se você sabe, mas a mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade