Linha de pesquisa: tecendo o saber científico de forma coletiva

compartilhe

Saiba o que é uma linha de pesquisa e como escolher aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos.


Sumário

  1. Linha de pesquisa e TCC
  2. O que é uma linha de pesquisa?
  3. Qual a função das linhas de pesquisa?
  4. Linha de pesquisa e projeto de pesquisa na Pós-Graduação
  5. Como escolher uma linha de pesquisa?
  6. A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória acadêmica mais leve

Chegou aquele momento do curso que você precisa fazer o TCC e não sabe por onde começar a pesquisa? 

Ou você já finalizou o curso e quer seguir na pós – graduação?

Seja qual for, a escolha da linha de pesquisa tem impacto decisivo nestes dois momentos. 

Pensando em te ajudar, esse artigo vai explicar o que é e qual a função das linhas de pesquisa e, especialmente, como escolher uma para seguir sua trajetória, tanto na graduação — no caso do TCC, quanto na pós-graduação. Vem saber mais!

Linha de pesquisa e TCC

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), frequentemente, é a primeira experiência de estudantes com o desenvolvimento de uma pesquisa científica. 

Por isso, é um momento que vem acompanhado de várias dúvidas e angústias na hora de tomar decisões. Como por exemplo, na escolha do tema da pesquisa, do professor orientador e na aproximação com uma linha de pesquisa.

Mas calma! Tudo isso pode ocorrer de maneira leve, com um passo de cada vez 🙂

Quando iniciamos o TCC, uma das decisões mais importantes é a escolha de quem vai nos orientar. Esse contato com um docente — que também é uma pessoa pesquisadora — abre as portas para entrarmos no mundo da pesquisa científica. E esse mundo é incrível!

Uma das principais experiências práticas da vida acadêmica é a construção coletiva de saber científico. Isso ocorre nos grupos de pesquisa, que  se organizam dentro de linhas de pesquisa.

Ter contato com colegas pesquisadores e participar dos debates dentro da linha de pesquisa pode contribuir na produção do seu TCC e tornar esse processo menos solitário.

Se você tiver a oportunidade de se aproximar de uma linha de pesquisa durante o TCC, aproveite essa experiência para enriquecer sua trajetória!

Mas, se você já passou por essa fase e agora está se preparando para seguir na pós-graduação, a linha de pesquisa se torna ainda mais importante.

Vou falar mais sobre isso nos tópicos abaixo 😉 

O que é uma linha de pesquisa?

As linhas de pesquisa  são agrupamentos de estudos delimitados dentro de uma área de concentração. Já a área de concentração deriva de uma das 8 grandes áreas do conhecimento.  

Parece confuso, né? Mas calma que a gente montou um exemplo pra ilustrar como funciona essa divisão. Olha só:

As universidades e centros de formação organizam seus cursos a partir das grandes áreas do conhecimento. E a estruturação interna de cada curso ocorre a partir de áreas de concentração, que são formadas por linhas de pesquisa.

Confere esse exemplo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

De acordo com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma linha de pesquisa é “um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do programa que encerra o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns” (CAPES, 2020).

Uma linha de pesquisa, portanto, é formada por pesquisadores que possuem um alinhamento comum frente a uma área de concentração do conhecimento. 

Ou seja, possuem o mesmo direcionamento de pesquisa no que diz respeito à metodologia utilizada, ao objeto de estudo ou ao posicionamento teórico.

Vamos pegar como exemplo as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Qual a função das linhas de pesquisa?

As linhas de pesquisa fazem parte da organização interna do corpo docente e da estrutura de pesquisa de um curso específico. 

Assim, os professores e estudantes desenvolvem seus trabalhos dentro das linhas de pesquisa, a partir dos seus projetos de pesquisa. 

A função das linhas de pesquisa é a construção e difusão do conhecimento científico a partir de um tema específico.

Os debates e projetos que fazem parte de uma linha de pesquisa são centrais para a formação dos estudantes enquanto cientistas, contribuindo para sua trajetória acadêmica e para o avanço da ciência.

Por isso, se você pretende entrar na pós-graduação, a escolha da linha de pesquisa é um passo super importante nesse processo.

Linha de pesquisa e projeto de pesquisa na Pós-Graduação

A elaboração do projeto e a escolha da linha de pesquisa estão entre as principais preocupações de quem quer ingressar na Pós-Graduação. É importante saber que estes dois andam lado a lado. 

A escolha da linha de pesquisa influencia diretamente a avaliação do seu projeto durante o processo seletivo. E mais do que isso, influencia também no desenvolvimento da pesquisa durante o mestrado ou doutorado.

O alinhamento do seu projeto de pesquisa com a proposta da linha que você escolheu é um passo central para garantir uma boa nota no processo seletivo.

Além disso, essa escolha delimita as opções de professores para orientar sua pesquisa. 

Então, conhecer a trajetória acadêmica do seu futuro orientador e identificar conexões entre o seu projeto e as pesquisas dele, pode ser um bom caminho para o primeiro contato.

Como escolher uma linha de pesquisa?

Fazer a escolha por uma linha de pesquisa não é uma tarefa fácil, pois envolve refletir sobre várias questões que irão nortear sua pesquisa.

Por isso, formulamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

1. Escolha uma linha que aborda temas do seu interesse

Na pós-graduação você vai passar anos da sua vida se dedicando a um estudo específico. 

Por isso, escolher uma linha de pesquisa formada por temas que você se interessa é imprescindível.

2. Conecte seu projeto de pesquisa com o tema da linha que você escolheu

Os editais de seleção da pós-graduação comumente pedem às pessoas candidatas que indiquem a linha de pesquisa na qual querem ingressar. 

No processo de seleção, a banca avalia se seu projeto de pesquisa se conecta com a proposta da linha que você escolheu. 

Por isso, estabelecer essa conexão previamente pode contribuir para aumentar sua nota no processo seletivo.

3. Experimente antes de escolher

Fazer contato prévio com estudantes e professores que fazem parte da linha de pesquisa é um passo importante. Isso porque, é nesse espaço que vamos desenvolver, praticamente, a nossa pesquisa. 

O acolhimento do grupo e uma boa relação de orientação são elementos fundamentais para o ter uma boa experiência de pesquisa na pós-graduação. Por isso, antes de escolher, experimente.

A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória acadêmica mais leve

A atividade de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto! 

Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico! 

Isso mesmo! Na mettzer você encontra ferramentas para te auxiliar desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, até a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Acabou aquele desespero para colocar tudo nas normas ABNT! Vem conferir nosso editor de texto, que formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. 

A Mettzer te ajuda na construção tanto de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo! 🙂 

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias! 

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade