O que é Ciências Humanas e por que é importante estudar esses temas

compartilhe

Entenda o que é Ciências Humanas e qual é a importância de estudar os temas dessa área do conhecimento para a sociedade.


É provável que você já tenha visto alguma brincadeira sobre estudantes de Ciências Humanas na internet.

Mas você já parou para pensar na importância que essa área do Conhecimento tem para o desenvolvimento da sociedade e dos conhecimentos científicos?

Esse post vai te explicar o que é Ciências Humanas, os cursos de graduação dessa área e a importância de estudar esses temas. Vamos lá 🙂

O que é Ciências Humanas?

As Ciências Humanas é uma das áreas do conhecimento, que estuda as ações e o conhecimento de seres humanos. Essa área também investiga o pensamento da sociedade e os métodos para melhorar a vida das pessoas.

Então, as pesquisas das Ciências Humanas focam em compreender mais sobre os seres humanos, tanto em aspectos históricos quanto psicológicos.

Nesse sentido, qualquer curso de graduação que lide com as relações das pessoas – de forma direta ou indireta – compreende as Ciências Humanas.

Um sociólogo, por exemplo, estuda a sociedade sem entrar em contato direto com seu objeto de estudo. Da mesma forma, um professor atua todos os dias ensinando pessoas através de ações perante à sociedade.

Quais as características de estudantes da área de Ciências Humanas?

Nessa perspectiva, as características de estudantes que estudam na área de Ciências Humanas:

Gostar – ou ter o hábito – de leitura

A maior parte das graduações das Ciências Humanas exigem que estudantes conheçam muitos materiais teóricos. É por isso que pessoas estudantes dessa área costumam gostar – ou, pelo menos, ter o hábito – de leituras constantes.

Inclusive, essa habilidade deve ultrapassar a universidade e acompanhá-los também na vida profissional.

Afinal de contas, é necessário estar constantemente se atualizando através de novos livros, artigos científicos atuais e notícias da sociedade.

anotações de aula

Capacidade de compreensão e interpretação da realidade

Além do mais, estudantes de Ciências Humanas devem ter a capacidade de compreender os materiais teóricos e interpretá-los na realidade.

Ou seja: devem desenvolver a habilidade de aproximar as teorias dos livros e artigos da realidade das situações sociais.

Da mesma forma que o item anterior, esse ponto também é importante para a vida profissional e para o currículo das pessoas.

Habilidade de compreender as transformações da sociedade

Você já sabe que as Ciências Humanas estudam as pessoas e as relações sociais dessas pessoas. Nesse contexto, sabe-se que a sociedade está em constante transformação.

É possível verificar, por exemplo, transformações importantes nas relações sociais depois da pandemia do Covid-19. As relações sociais se transformaram com as redes sociais.

É por isso que estudantes dessa área devem lidar constantemente com essas novas tendências e as realidades na sociedade.

Capacidade de compreender a relação entre outras áreas do conhecimento

Da mesma forma, como estudam as ações e características das pessoas, as Ciências Humanas se relacionam constantemente com outras áreas do conhecimento.

Ou seja: se relacionam com tudo que diz respeito aos seres humanos. Especialmente com as Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Habilidade de explorar temas subjetivos

Por suas próprias características, as Ciências Humanas focam em temas subjetivos. Isto é, se debruçam sobre estudos qualitativos sobre as situações, ao contrário das Ciências Exatas que focam em relações quantitativas.

É por isso que costuma-se contrapor estudantes das Ciências Humanas com estudantes das Ciências Exatas. E que se diz, inclusive, que estudantes das Ciências Humanas não sabem fazer contas matemáticas.

Boa capacidade de comunicação

Bom, estudar pessoas exige, por consequência, uma boa habilidade de se comunicar.

É por isso que exige-se boa comunicação para estudantes das Ciências Humanas.

Pra descontrair, olha só esse vídeo de estudantes das Ciências Humanas:

Meme de estudante das Ciências Humanas

Quais são os principais cursos das Ciências Humanas?

Como você já sabe, os cursos das Ciências Humanas se dedicam a estudar todas as ações e relações das pessoas. Então, todos os cursos de graduação que se relacionam à isso são dessa área.

Os principais exemplos de cursos das Ciências Humanas são:

Qual é a importância das Ciências Humanas?

As Ciências Humanas focam no estudo da complexidade das questões referentes à humanidade.

Por esse motivo, as Ciências Humanas nos permitem conhecer nossa história e, a partir dela, entender as pessoas e as relações sociais. Além disso, nos permitem compreender a geopolítica do mundo e acessar subjetividades das artes e da literatura.

Todas essas possibilidades estimulam o pensamento crítico das pessoas em relação à sociedade em volta. E mais do que isso: fazem com quem as pessoas questionem sistemas de violências e submissões.

As Ciências Humanas também são responsáveis pela manutenção de sistemas políticos democráticos e de organizações sociais. Então, temas como ética, moral, direitos e deveres são pilares importantes no estudo das Ciências Humanas.

O fato é que o estudo desses temas estimulam o entendimento maior sobre o passado, sobre o presente e nos auxilia a ter uma visão melhor sobre o futuro. Inclusive, fazer escolhas importantes sobre o futuro.

Importância das ciências humanas

Encontre bibliografias das Ciências Humanas na Mettzer

Agora que você já sabe o que são Ciências Humanas, já pode se preparar para melhorar a sua vida acadêmica. A Mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

Hub da Mettzer

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade