Vem descobrir se o curso de administração é para você

compartilhe

Reunimos tudo sobre a faculdade de Administração: valor da mensalidade, áreas de atuação até tempo de duração. Descubra se o curso é pra você.


Você está em dúvida se deve ou não começar a faculdade de administração?

Bom, essa é realmente uma decisão bastante difícil. Mas vamos te ajudar.

Aqui você vai encontrar tudo que precisa para decidir se esse é (ou não!) um curso para você: valor das mensalidades, disciplinas até o tempo de duração e as áreas de atuação.

Vamos lá 🙂

Resumo do curso de administração

Área: Ciências Sociais

aplicadas

Tipo: Bacharelado

Modalidade: Presencial e à distância

Duração: 4 anos

Mensalidade: a partir de R$ 200 – R$ 3.500.

O que é o curso de administração?

A profissão de administrador foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.769 de 1965. A partir de então, as faculdades de administração foram surgindo e, com um tempo, ganharam complexidade.

Hoje em dia, a graduação de Administração é uma das mais populares no Brasil.

De forma geral, o curso de Administração prepara estudantes para gerenciar pessoas e recursos materiais e financeiros de uma organização.

Essas organizações podem ser privadas, públicas ou do terceiro setor.

Em outras palavras, o foco do curso está em treinar estudantes para entenderem sobre o funcionamento das organizações.

Ao final do curso, espera-se que os universitários tenham aprendido estratégias para aumentar a eficiência e a competitividade da organização perante os desafios da sociedade.

O objetivo principal do curso é que estudantes adquiram conhecimentos teóricos e técnicos sobre todas as áreas da organização.

E mais: o ideal é que também desenvolvam uma visão global sobre o funcionamento da organização.

Por esse motivo, o curso de Administração tem uma perspectiva multidisciplinar. Espera-se que, após a conclusão do curso, os acadêmicos possam ocupar diversas funções e cargos, além de poderem gerenciar um negócio completo.

Faculdade de Administração

Existem mais de 2.000 cursos de Administração em todo país. É uma faculdade que interessa muitas pessoas, especialmente porque estuda conhecimentos de maneira muito ampla.

Não é à toa que está entre as faculdades mais procuradas no Brasil.

Dentre essas faculdades, o curso de Administração da Universidade de São Paulo (USP) é o melhor do país segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF).

Nas posições seguintes da lista de melhores faculdades de Administração no Brasil estão:

  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS;
  • Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGV – SP;
  • Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV – RJ;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP;
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR;
  • Universidade Federal da Bahia – UFBA;
  • Universidade Brasília – UNB.

Só em 2019, segundo informações do Censo de Educação Superior, existem 645.777 alunos em cursos de Administração no Brasil.

Ou seja: só perde em popularidade para Direito – que está em primeiro lugar – (831.350 matrículas) e para Pedagogia (815.350 matrículas).

Como é a faculdade de Administração?

A duração média de um curso de graduação em Administração é de 4 anos.

Os cursos mais tradicionais são presenciais. Contudo, há bastante procura pelos cursos à distância (EAD).

O tempo do curso é dividido entre duas partes: uma parte mais básica e outra mais específica.

De forma técnica, o curso de Administração faz parte da área das Ciências Sociais Aplicadas. Então, principalmente no início do curso, existem módulos básicos sobre outros saberes de Ciências adaptáveis ao estudo de uma organização.

Como, por exemplo, matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade e economia.

Contudo, há também estudos sobre pontos específicos da Administração, como marketing, logística e recursos humanos.

A parte prática do curso envolve atividades de análise e de resolução de casos e aos estágios obrigatórios.  

No final do curso, também é requisito obrigatório que o aluno desenvolva um trabalho de conclusão de curso – TCC.

Sobre as diretrizes básicas fundamentais, o curso de Administração compreende núcleos de conteúdos básicos e generalistas e outra etapa de conteúdos específicos e técnicos, além de disciplinas práticas, eletivas e complementares.

Fundamental: referente aos ciclos básicos das disciplinas, que ocupam 24% da grade curricular. Normalmente, estuda-se as matérias a partir da perspectiva de aplicação ao gerenciamento de organizações.

Por exemplo, estuda-se microeconomia, contabilidade, matemática e estatística voltadas ao gerenciamento financeiro de empresas e macroeconomia para estudar a economia de uma organização pública.

Também se estuda legislações aplicáveis às empresas, como leis trabalhistas e leis de organização empresarial. Em relação à gestão de pessoas, também se estuda psicologia e sociologia.

Profissional: são as disciplinas referentes à área específica. Compõem cerca de 34% da carga horária mínima. Isto é, as disciplinas que estudam áreas da administração.

Por exemplo, teorias da administração, administração mercadológica, administração de recursos humanos, administração de recursos materiais e patrimoniais e administração de produção.

Prática: além das disciplinas teóricas, o curso também insere experiências práticas, referentes à inserção no mercado de trabalho, principalmente nos estágios obrigatórios supervisionados.

Além do mais, é comum que para concluir a graduação, a instituição de ensino exija a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O restante da grade curricular é de disciplinas eletivas e complementares. Dependendo do enfoque da instituição de ensino, criam-se disciplinas de habilitação específica, intensificando os estudos em determinadas áreas.

Por exemplo, em instituições voltadas ao marketing intensificam os estudos em marketing digital.

Estágio em Administração

Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Administração busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.

O estágio em Administração é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes.

Afinal de contas, alia experiências cotidianas de trabalho com as teorias da sala de aula.

Dito de outra forma, através da experiência dos estágios, os acadêmicos começam a se familiarizar com procedimentos, técnicas e áreas da Administração.

Como o curso é amplo e interdisciplinar, a partir dos estágios extracurriculares, é possível se direcionar para uma área dentro da Administração.

Outro ponto importante é que os estágios costumam remunerar estudantes. Quer dizer que, além de aprender questões práticas, os estágios podem auxiliar a custear alguma despesa pessoal ou, até mesmo, auxiliar nas despesas da universidade.

E mais: não são raros os casos de estudantes que, após finalizarem a graduação, se efetivam nos locais em que trabalharam como estagiários.

Além do que, as experiências de estágios enriquecem os currículos. Então, é possível que, após concluírem o curso, os estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.

O que fazer depois de formado?

É comum escutarmos que o curso de Administração abre um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho.

De fato, o mercado de trabalho dos profissionais da Administração está entre os mais versáteis. Essa é uma das grandes vantagens da área.

Então, além de ser uma área para pessoas que querem abrir a própria empresa, há inúmeras possibilidades de atuação para profissionais, seja em órgãos públicos ou na iniciativa privada.

Então vamos falar aqui sobre quatro grandes áreas: consultoria, concursos públicos, programas de trainee e acadêmica.

Consultoria

A consultoria é uma alternativa que está com bastante enfoque nos últimos anos.

Cerca de 70% do cenário empresarial do Brasil é de empresas de pequeno porte, que precisam de serviços de assessoria em áreas de gestão.

Então, o profissional consultor atua para solucionar os problemas dessas organizações.

Concursos públicos

A carreira pública é uma opção relevante para o profissional de Administração que busca estabilidade na carreira e no aspecto financeiro.

A demanda por profissionais de Administração em carreiras públicas estende-se pelas mais diversas áreas. Basicamente todos os órgãos públicos possuem um setor administrativo, por exemplo.

Apesar de muito concorridas, as vagas em concursos e processos seletivo tem retorno bastante significativo, em relação à remuneração e à estabilidade.

Programas de Trainee

O programa de trainee é uma forma de conquistar uma vaga de trabalho em grandes empresas, assim que concluir o curso.

Algumas oportunidades recrutam estagiários que ainda estão trilhando os últimos períodos da faculdade ou que recém se formaram.

Se o desempenho no programa for satisfatório, as chances de contratação são altas, normalmente em altos cargos com bons salários.

Área acadêmica

No mercado de trabalho, o profissional de Administração também pode dar aulas em universidades públicas ou privadas.

Normalmente, a carreira acadêmica tem relação com o desenvolvimento de pesquisas. Isso quer dizer que os professores acumulam as tarefas de sala de aula com as funções da pesquisa acadêmica.

Dentre as atribuições da pesquisa, estão tarefas de escrever artigos e livros, comparecer em eventos acadêmicos, dar palestras em congressos, etc.

Algumas instituições de ensino exigem, como requisito básico para iniciar a carreira como professor universitário, apenas uma pós-graduação lato sensu.

Contudo, de forma geral, é comum que as universidades – sejam públicas ou privadas, exigem a titulação mínima de mestrado.

Áreas de atuação

A administração relaciona diversas áreas do conhecimento. Isso faz com quem o estudante desenvolva uma habilidade multidisciplinar.

Então, possui diversas áreas de atuação, que funcionam como temáticas e especialidades de trabalho, como: recursos humanos, finanças, marketing, vendas, operações, logística, estratégia e análise. As principais áreas são:

Gestão de projetos e processos

Trabalham questões referentes à organização e à execução de planejamentos concisos e estratégicos.

Além de gestão e organização de procedimentos da rotina de uma empresa, como a compra de insumos, negociação com fornecedores, controle de estoques até a logística.

Recursos Humanos

Atuam nos procedimentos do departamento pessoal. Em linhas gerais, recrutam, selecionam e retém talentos para a equipe.

Além disso, desenvolvem pessoas para agir em posições de liderança.

Administração financeira e econômica

Atuam na gestão financeira das empresas, a partir da análise de custos ou de investimentos, por exemplo.

O profissional que atua nesse segmento é capaz de organizar e coordenar atividades de natureza financeira e econômica. Trabalham, portanto, com conceitos matemáticos, financeiros e tributários.

Administração pública

Estudam os princípios e as normas referentes à gestão pública. Tratam da coordenação, do planejamento e da gestão de instituições públicas.

Comércio Exterior

É a área específica da Administração para negociar a compra e venda em indústrias e grandes companhias do exterior. Muitas empresas precisam de um profissional dessa área para expandir os negócios para fora do país.

Marketing

A administração de marketing é o planejamento, a execução e o controle das estratégias, das campanhas e das ações de marketing de uma empresa.

O objetivo principal dessa função é aumentar a visibilidade do negócio, reforçar o branding diante do público-alvo e conquistar mais consumidores.

Empreendedorismo

É o ramo da Administração para quem quer trabalhar como empreendedor e abrir a sua própria empresa, sem ter que administrar os negócios de outras pessoas.

Nessa área, o profissional vai definir estratégias de criação, de direção e de gestão do departamento pessoal.

Também deve avaliar as melhores oportunidades, estudar o mercado, analisar a concorrência e fazer a gestão dos recursos financeiros e materiais.

Perguntas frequentes sobre a faculdade de Administração

Vou responder as principais dúvidas sobre a faculdade de Administração:

1.      Como escolher a faculdade para cursar Administração?

 No Brasil existem muitas faculdades de Administração. É realmente difícil escolher entre tantas opções. A primeira questão é verificar qual é a modalidade do curso que mais se adapta à sua necessidade e à sua rotina: se são cursos à distância ou presencial.

Se o objetivo é fazer um curso presencial deve-se levar em consideração os cursos de sua região. Ou que estejam dentro das suas possibilidades.

Também, deve-se pesquisar sobre o enfoque dado pela Instituição de Ensino ao curso de Administração. Algumas faculdades focam em empreendedorismo, por exemplo. Outras, focam em administração pública, para que os alunos façam concursos públicos.

Então, se você já souber a área que se interessa, pode escolher a partir desse critério.

 Como foi dito, o Ranking Universitário da Folha (RUF) selecionou os melhores cursos de Administração. Então, vale a pena conferir a lista de instituições que receberam o Selo.

 2.      Quais são as maiores dificuldades do curso?

A maior dificuldade em relação às matérias do curso refere-se à carga de leitura de livros e textos acadêmicos.

Em relação à profissão, existe um mercado de trabalho bastante competitivo, em razão do número de faculdades e de pessoas formadas em Administração.

Por outro lado, a característica multidisciplinar do curso de Administração também pode ser entendida como superficialidade.

Ou seja, os alunos podem aprender sobre diversas áreas de forma superficial e não se aprofundarem sobre nenhum assunto de forma específica.

Isso pode dificultar na aplicação da teoria nas práticas do mercado de trabalho, por falta de aprofundamento no conhecimento. Também pode dificultar na escolha por uma área para trabalhar, após a conclusão do curso. 

3.      Qual é o valor da mensalidade do curso de Administração?

A mensalidade dos cursos de Administração pode variar muito, a depender da região do Brasil, da faculdade e da modalidade do curso.

Os valores das mensalidades dos cursos de Administração à distância (EAD) tendem a ser mais baixos.

Vale lembrar que, em geral, todas as universidades públicas têm um curso de Administração. E que existem muitos programas de bolsas de estudos para auxiliar na mensalidade de cursos particulares.

Contudo, em média, o valor da mensalidade varia de R$ 200 e pode chegar até R$ 3.500.

4.      Qual é o salário médio de um profissional de Administração?

 O salário de profissionais de Administração pode variar bastante, a depender da região do Brasil e da especialização do profissional.

Para responder a essa questão utilizamos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estima-se que o salário médio de um administrador no Brasil é de R$ 3.672,54.

Os estados em que as profissões de administrador têm melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

5.      Qual é a carga horária do curso de Administração?

De forma geral, o curso de Administração não é integral. Isso quer dizer que as aulas se concentram durante a manhã ou à noite. Então, é possível conciliar o curso com um trabalho ou um estágio na área.

A Mettzer pode ajudar na sua faculdade de Administração

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar na faculdade de Administração.

Isso porque a Mettzer tem o melhor editor de texto para fazer as suas anotações de aula. Você pode criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

formatação
formatação
Quantos anos é o tempo de duração da faculdade de Administração?

A duração média de um curso de graduação em Administração é de 4 anos.

O que é faculdade de Administração?

De forma geral, o curso de Administração prepara estudantes para gerenciar pessoas e recursos materiais e financeiros de uma organização. Essas organizações podem ser privadas, públicas ou do terceiro setor.

Qual é o valor da mensalidade da faculdade de Administração?

Em média, o valor da mensalidade varia de R$ 200 e pode chegar até R$ 3.500.

Qual é o salário médio de um profissional do Administração?

Para responder a essa questão utilizamos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estima-se que o salário médio de um administrador no Brasil é de R$ 3.672,54.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade