Dicas de como conseguir um estágio durante a faculdade

compartilhe

Quer saber como conseguir um estágio? Então vamos lá! O estágio é uma parte importantíssima da transição entre a universidade e o mercado de trabalho.

Ele dá experiência e ajuda a melhorar a sua compreensão sobre a funcionalidade daquilo que você aprendeu.

Ainda assim, muito estudantes realizam o estágio apenas por serem obrigados pela sua graduação, perdendo uma grande oportunidade de progredir para um emprego após a universidade.

O processo começa na universidade

É mais fácil para o aluno conseguir estagiar se já tiver experiência prévia. E a melhor forma de adquirí-la é dentro da própria universidade.

Para isso, procure os professores e se ofereça para fazer Iniciação Científica. Se você não sabe do que se trata: esse é o nome que se dá à ajuda dos alunos nas pesquisas dos professores, que pode se dar das mais variadas formas.

Com uma Iniciação Científica no seu currículo, fica muito mais fácil conseguir uma vaga de estágio. Além disso, o próprio professor pode servir como uma ponte entre o aluno de graduação e a vaga de estágio.

Experiência além da profissional

É comum pedir uma vaga para estagiar sem ter nenhuma experiência profissional anterior. Mas como conseguir um estágio com esse buraco no currículo?

O importante é saber valorizar a própria vivência. As habilidades adquiridas, como línguas estrangeiras e conhecimentos sobre computador, servem também de porta de entrada para a entrevista.

Já durante a entrevista, a comparação de situações do estudo com situações de trabalho é válida. Fale sobre coisas que aconteceram durante trabalhos em grupo para destacar sua capacidade de trabalhar em equipe. Valorize o esforço realizado para obter as notas e destaque responsabilidades que você assume no dia a dia.

Também é interessante apresentar um histórico de trabalho voluntário, se ele existir. Em geral, a única diferença entre o voluntariado e uma vaga formal é que o primeiro é realizado de forma filantrópica.

Gramática correta

Uma coisa importante para conseguir um estágio é sempre manter a gramática afiada. Claro, a linguagem é fluida e está sempre mudando, mas as regras gramaticais existem para evitar confusões na hora de passar uma mensagem.

Isso vale, também, para outras línguas. Evite abreviaturas e vícios de linguagem. Não é preciso e nem recomendado ser excessivamente formal, mas uma linguagem coloquial demais pode atrapalhar.

Lembre-se de aplicar essas regras inclusive para as suas redes sociais, que podem estar sendo avaliadas. Aliás…

Redes Sociais

As redes sociais são uma forma que as empresas procuram de separar os candidatos a suas vagas de estágio. Sempre que for postar, tenha em mente do que é liberado como público e o que vai ser visto apenas por seus amigos.

Mas calma, você não tem de deixar de ser você mesmo. Só precisa tomar cuidado para não comprometer a sua linha do tempo nas redes sociais com conteúdo que pode ser considerado impróprio por uma empresa.

Estude a empresa antes da entrevista

Como conseguir um estágio sem sequer conhecer a empresa onde se está buscando a vaga? É preciso pesquisar sobre o negócio e perguntar para seus colegas de faculdade o que fazer.

Isso não quer dizer que você precisa saber tudo sobre o negócio ou o como funciona a cultura da empresa. Apenas ter uma noção do que é esperado, de como a empresa incentiva seus funcionários e das políticas da empresa já é o suficiente.

O principal, na verdade, é demonstrar interesse. Um estagiário motivado e interessado terá muito mais motivo para trabalhar e se dedicar do que um que nunca ouviu falar da empresa.

Faça amigos

A principal forma de obter uma vaga de estágio ou qualquer outro tipo de entrada em uma empresa é através de conhecidos. A universidade é um ótimo ambiente para isso.

Como citado antes, você pode conseguir entrar no seu estágio a partir do orientador. Para isso, a relação entre professor e aluno precisa ser de amizade e respeito, procurando uma colaboração.

Também é possível que seus colegas sejam como conseguir um estágio. Um veterano da universidade prestes a se formar e sair da própria vaga pode precisar indicar um substituto, ou mesmo alunos da mesma sala que já foram selecionados podem ser uma fonte de indicação.

Por isso é importante manter boas relações dentro da universidade entre os alunos, participando de projetos extra-curriculares e voluntários. A comunicação precisa ser respeitosa, mas sem amarras.

Os trabalhos em grupo são uma boa forma de estabelecer esses vínculos, criando nos demais alunos um respeito pela sua ética de trabalho.

Aliás, nesses trabalhos você pode eventualmente ter a necessidade de realizar um artigo acadêmico.

Caso isso aconteça, você pode contar com o Mettzer, um editor de texto especializado em textos para a academia que conta com ferramentas que facilitam a diagramação e aplicação das normas ABNT.

Se interessou? Então não perca tempo e faça uma experiência grátis.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade