Tipos de metodologia de ensino: Entenda e veja qual a melhor opção para o seu trabalho

compartilhe

Se você está em um curso de licenciatura, vai ouvir (e muito) falar da metodologia de ensino. Por isso, para tirar todas suas dúvidas, fiz esse post! Vem comigo.


Se sua graduação é em licenciatura, você vai ouvir (ou já até ouviu) falar da metodologia de ensino. Afinal, ela é uma das peças mais importantes para as pessoas que querem se tornar professores ou professoras.

Saber o que é a metodologia de ensino é essencial para sua carreira, afinal, é o jeito que você vai aplicar suas aulas e seus objetivos em conjunto.

Sem mais delongas, bora entender o que é a metodologia e sua importância? Vem comigo.

O que é metodologia de ensino?

A metodologia de ensino vem do latim methodus, que significa a forma que é o seu direcionamento para realização do objetivo.

Muito utilizado na área da educação, a metodologia é utilizadas por professores, com o objetivo que seus alunos sejam capaz de desenvolverem seus conhecimentos.

Ou seja, a metodologia se aplica na forma de aprender e ensinar qualquer conteúdo. Por isso, a metodolia é tão importante. Sem ela, não há ensino.

Ah, e não existe apenas um tipo de metodologia, há vários tipos de metodologia que você pode usar, dependendo do que você quer ensinar, e o melhor de tudo que podem variar, então, você pode optar por uma metodologia mais clássica, como leitura e escrita até os mais modernos, como recursos visuais, sonoros, midiático, etc.

Tipos de Metodologia de ensino

Agora, vamos aprender sobre essas metodologias? Deixo claro que as que colocarei aqui não são todas existentes, mas sim as principais.

Métodologia Tradicional

Essa você já deve conhecer, o ensino é totalmente focado no professor. Ou seja, são aulas expositivas em que ele passa o conteúdo e depois é feita a avaliação para ver se os estudantes compreenderam o conteúdo.

O desempenho dos estudantes são provados através de suas notas. Geralmente é utilizado para preparação para provas, como o ENEM ou os vestibulares.

Metodologia Ativa ou construtiva

Ao contrário da tradicional, aqui o papel ativo são os dos estudantes. Então, o foco é deixar o aluno mais proativo. O papel do professor é de apenas orientar e facilitar esse caminho.

Atividades com esse propósito geralmente são: jogos, atividades, debates, seminários e muito mais!

Método Paulo Freire

Também conhecida como educação libertadora. Nesse método se usa o que o aluno ja tem de conhecimento e é deselvovido. Geralmente é utilizado com crianças menores do fundamental.

Para esse método existem três fases, que são:

  • Investigação: O professor deve planejar suas aulas com base no conhecimento dos alunos.
  • Tematização: Professor e aluno, juntos, escolhem os temas. Depois, é criado o problema em cima desses assuntos e assim, procuram a solução.
  • Problematização: Hora de colocar a mão na massa e criar as soluções para os problemas escolhidos diante ao tema.

Metodologia Montessoriana

A metodologia de aula montessoriana se baseia em três pilares principais:

  1. Educar para a paz: Promove o respeito mútuo como parte fundamental do processo pedagógico;
  2. Educar pela ciência: Utiliza conceitos científicos como guia para orientar os alunos;
  3. Educação cósmica: Enfatiza o respeito ao meio ambiente e à natureza, integrando essa consciência na educação.

Metodologia Pikler

A Metodologia Pikler foi criada pela Emmi Pikler para crianças até três anos, focando no desenvolvimento físico e mental.

Ela valoriza o contato próximo entre professores e alunos, cuidados com higiene e alimentação, e é uma alternativa aos métodos tradicionais que limitam o desenvolvimento das crianças.

Metodologia de inteligência múltiplas

A Metodologia de Ensino das Inteligências Múltiplas, reconhece que cada aluno possui diferentes tipos de inteligência que devem ser respeitadas. Gardner identifica nove tipos distintos de inteligência:

  1. Lógico-Matemática
  2. Linguística
  3. Musical
  4. Naturalística
  5. Corporal-Cinestésica
  6. Espacial
  7. Interpessoal
  8. Intrapessoal

Essa abordagem é uma resposta aos testes de QI, que são falhos pois, medem apenas o intelecto, não capturando todas as manifestações da inteligência humana.

Quais são as metodologias de ensino que você pode usar?

Antes de escolher a melhor metodologia para seus alunos, você precisa dar uma estudada no ambiente e nas crianças. Cada metodologia se enquadra de acordo com a instituição e suas propostas.

Então, para que não haja erros, fique com essas dicas:

Estude a escola

Como a escola é a base da educação das crianças, busque saber qual é o projeto da escola, veja o PPP e se ele estiver de acordo com o que você pensa de metodologia, siga em frente. Caso contrário, é melhor repensar.

Assim, depois que você conhecer melhor as diretrizes da escola, fica mais fácil escolher o método.

Faça testes

Escolheu a metodologia? Hora de por em prática. Afinal, é o único jeito de saber se vai dar certo. Então, fique sempre de olho se está tudo correndo certo, para que não surja uma bola de neve que você não possa dar conta.

Acompanhamento

Mesmo que a metodologia esteja dando certo, sempre acompanhe a aprendizagem dos alunos. Procure por feedbacks dos mesmos e até opiniões sobre o que os alunos estão achando e o que pode melhorar.

Qual a diferença entre Didática e metodologia?

Como você viu, a Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas que você usa para conduzir a educação de terceiros, ou seja, seleção de conteúdo, estratégia de ensino, avaliação, entre outros.

Já na didática, o foco é a prática de ensinar. É o modo de como você vai facilitar o aprender do aluno, isso, considerando suas características individuais e objetivos educacionais.

Em outras palavras, a didática foca na execução do processo de ensino.

Vida acadêmica corrida? Conte com a Mettzer

Bom, sabemos que dar aula não é fácil, ainda mais se está andando lado a lado com seus próprios estudos. Por isso, a Mettzer é pensada para você!

Com nosso editor você foca no que realmente importa: seu trabalho.

Chega de perder tempo com formatação, na Mettzer você só precisa adicionar as informações, de resto, fazemos tudo de forma automática. Não importa se é uma resenha, um TCC ou uma tese, deixamos tudo nos conformes.

Quer saber mais? Você pode fazer um teste gratuito!

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade