Você sabe a importância de uma agência de fomento à pesquisa?

compartilhe

Agência de fomento é uma instituição que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do país, a partir do financiamento em pesquisas científicas e negócios.


Se você quer desenvolver sua carreira como uma pessoa pesquisadora, precisa conhecer as atividades de uma agência de fomento à pesquisa.

Aqui vou te explicar como funciona uma agência de fomento e qual é a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento do país.

Mas o mais importante: vou te ajudar a pesquisa editais de pesquisas dessas agências.

Precisa de financiamento para sua pesquisa? Então, pega seu café e vem comigo 🙂

O QUE É AGÊNCIA DE FOMENTO?

As agências de fomento são instituições que têm o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas e negócios, a partir da concessão de financiamento de capital fixo e de giro.

No caso específico da ciência, as agências de fomento promovem o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas. O enfoque nesse caso é incentivar o desenvolvimento do país através do conhecimento científico.

De maneira geral, as agências relacionam-se ao Estado, seja ao governo federal, estadual ou municipal.

Os financiamentos institucionais são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Algumas universidades públicas possuem suas próprias agências, fundações e fundos.

Exemplos de agências de fomento

No Brasil, as pesquisas científicas podem contar com as seguintes agências:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – é uma agência de fomento privada, vinculada ao MCT, ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – é uma agência pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
  • Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
  • Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

O sistema de fomento às pesquisas compreendem pode acontecer a partir de diversas atividades:

Formação de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia

As agências de fomento promovem a formação de pesquisadores e cientistas através da concessão de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação. As bolsas de pesquisa vão desde a iniciação científica, mestrado, doutorado e PhD.

Apoio à Infraestrutura de Pesquisa

Nesse ponto, a agência de fomento promovem o financiamento das questões estruturais para garantir a realização da pesquisa. Isso se refere principalmente às necessidades de materiais, de transporte, de estrutura física.

Difusão do Conhecimento Científico, Mapeamento das Unidades de Pesquisa e Estudos

As agências de fomento também promovem iniciativas de divulgação científica, com o objetivo de informar às pessoas sobre os resultados e os impactos sociais e econômicos da pesquisa. Como consequência, também demonstra os impactos que os investimentos resultaram.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS AGÊNCIAS DE FOMENTO À PESQUISA?

Sabe-se que para o desenvolvimento econômico e social de um país, é fundamental que o conhecimento científico avance.

Daí a importância das agências de fomento à pesquisa: são elas que fornecem os investimentos para as pesquisas que estão acontecendo dentro das universidades públicas e privadas, de diversas áreas do conhecimento.

PESQUISA DE EDITAIS DE FOMENTO à PESQUISA NA METTZER

Se você está em busca de um edital de pesquisa para financiar sua pesquisa, pode contar com a ajuda da Mettzer. Nós temos um sistema de busca de editais para facilitar esse percurso.

Através da Mettzer, você terá acesso à maior base de fomento e de recursos para pesquisa no Brasil. Ou seja: você vai poder buscar editais de diversos tipos para financiar sua pesquisa e sua carreira acadêmica:

Ficou interessada? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

E não é só isso. Você não pode esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico – seja TCC, monografia, dissertação e até tese de doutorado, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.

Nisso nós também podemos te ajudar. O Mettzer também é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Junte-se aos mais de 750 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.

Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂

banner editor - rodape
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade