A fundação de amparo à pesquisa como uma ponte para o desenvolvimento do país

compartilhe

A fundação de amparo à pesquisa é uma instituição que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do país, a partir do financiamento em pesquisas científicas.


Sumário

  1. O que é uma fundação de amparo à pesquisa?
  2. Exemplos de fundações de amparo à pesquisa
  3. Como funcionam as fundações de amparo à pesquisa?
  4. Qual a importância das fundações de amparo à pesquisa?

Se você quer desenvolver sua carreira como uma pessoa pesquisadora, precisa conhecer as atividades de uma fundação de amparo à pesquisa.

Aqui vou te explicar como funciona uma FAP e qual é a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento do país.

Mas o mais importante: vou te ajudar a pesquisa editais de pesquisas dessas agências.

Precisa de financiamento para sua pesquisa? Então, pega seu café e vem comigo 🙂

O que é uma fundação de amparo à pesquisa — FAP?

As fundações de amparo à pesquisa — FAP são instituições públicas de fomento à pesquisa científica. Ou seja, elas têm o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas, a partir da concessão de financiamento de capital fixo e de giro.

A instituição dessas fundações está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de cada Estado. Mas também existem incentivos que vêm do Governo Federal.

O enfoque, nesse caso, é incentivar o desenvolvimento do país através de conhecimento científico.

Na prática, as FAPs atuam na elaboração e na execução de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão universitária. Além de atuarem no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

Exemplos de fundações de amparo à pesquisa

No Brasil, a ciência pode contar com uma FAP em cada estado. Alguns exemplos são:

  • Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAPPR)
plataforma

Como as fundações de amparo à pesquisa funcionam?

Assim como o próprio nome sugere, as fundações servem para, de fato, fornecer amparo financeiro às pesquisas científicas. Isso pode acontecer de várias formas.

Em alguns casos, as FAPs prestam apoio ao CNPq, à Capes e às bolsas de estudo de iniciação científica e de pós-graduação. Além do mais, também fornecem financiamento aos eventos científicos.

Isso significa que, de forma geral, uma FAP é a forma mais completa de financiamento do governo estadual: tanto para universitários quanto para pesquisadores e organizadores de eventos.

Qual é a importância das fundações de amparo à pesquisa?

Sabe-se que para o desenvolvimento econômico e social de um país, é fundamental que o conhecimento científico avance.

Daí a importância das FAPs: são elas que fornecem os investimentos para as pesquisas que estão acontecendo dentro das universidades de diversas áreas do conhecimento.

Como você já sabe, cada Estado tem uma FAP própria. Cada uma dessas FAPs tem um regimento e constituição próprios.

Fábio Guedes de Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FEPEAL) traz um alinhamento importante entre a atuação das fundações de amparo à pesquisa e o desenvolvimento do próprio Estado:

“As fundações estaduais de amparo à pesquisa, em geral, têm um papel imprescindível de acompanhar muito mais especificamente as demandas da comunidade científica e acadêmica e vinculá-las às necessidades e desafios mais prioritários dos estados”.

O Brasil ocupa o nono lugar no ranking de publicações científicas no mundo. Na América Latina, nosso país ocupa o primeiro lugar. 

A ciência é fundamental para a construção, aquisição e manutenção do conhecimento. Aqui se encaixam os diversos tipos de pesquisa científica, como TCCmonografiainiciação científicadissertação e tese.

É por meio dessas pesquisas que podemos compreender o mundo em sua complexidade e solucionar problemas. 

Só assim encontramos possibilidades de transformar o mundo em que vivemos. Ou, pelo menos, de transformar algumas práticas do mundo.

A ciência nos liberta da ignorância e faz com que possamos abrir nossos olhos para compreender um pouco melhor sobre a natureza e sobre a humanidade. 

Como se não bastasse, através da ciência podemos ter uma vida mais longa e melhor. É o caso das pesquisas que desenvolveram as vacinas contra o vírus do Covid-19.

Quer dizer, ao responder a grandes perguntas e solucionar desafios importantes da sociedade, a ciência constrói conhecimento, melhora educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes. 

Mas, para que isso aconteça, é necessário dar espaço (e condições materiais) para que ela possa acontecer. Esse, infelizmente, não é um cenário consolidado no Brasil, apesar de todo esforço das FAPs.

Pesquisa de editais de fomento à pesquisa na Mettzer

Se você está em busca de um edital de pesquisa para financiar sua pesquisa, pode contar com a ajuda da Mettzer. Nós temos um sistema de busca de editais para facilitar esse percurso.

Através da Mettzer, você terá acesso à maior base de fomento e de recursos para pesquisa no Brasil. Ou seja: você vai poder buscar editais de diversos tipos para financiar sua pesquisa e sua carreira acadêmica:

  • Estágios e bolsas de estudante
  • Prêmios
  • Financiamentos de projetos de pesquisa
  • Apoio a cursos e treinamentos
  • Bolsas para pesquisadores
  • Eventos e patrocínios
  • Infraestrutura (CAPEX)
  • Intercâmbios

E não é só isso. Você não pode esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.

Nisso nós também podemos te ajudar. A plataforma da Mettzer também compreende um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Junte-se a mais de 1 milhão de estudantes e pesquisadores que usam a Mettzer todos os dias.

Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade