MORE UFSC: entenda como fazer uma referência bibliográfica

compartilhe

O MORE UFSC é um gerador de referências bibliográficas dos principais formatos de documentos usados em trabalhos acadêmicos.


Sumário

  1. Afinal, o que é o MORE UFSC?
  2. Como usar o MORE UFSC?
  3. MORE UFSC fora do ar. E agora?
  4. Gerador automático de referências bibliográficas

Você sabe que elaborar as referências bibliográficas é uma tarefa que leva horas. Afinal, cada tipo de material usado para fazer o TCC tem uma uma formatação específica, que deve seguir as regras estabelecidas pelas normas ABNT (NBR 6023/2018).

Foi para facilitar esse processo – e evitar a necessidade de gravar todas as regras da ABNT – que surgiu o MORE UFSC.

O MORE (Mecanismo online para referências) é uma ferramenta gratuita desenvolvida em parceria com a Biblioteca Universitária e o Laboratório de experimentação remota da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Esse mecanismo monta a referência conforme as informações cadastradas, realizando a formatação para cada tipo de fonte de pesquisa.

Quer entender melhor como funciona? Vem comigo! 🙂 

Afinal, o que é o MORE UFSC?

Você viu que o MORE é um mecanismo online de referências bibliográficas desenvolvido pela UFSC.

O projeto começou com a necessidade de otimizar o tempo e os esforços de estudantes. Afinal de contas, elaborar referências e citações é um processo que demanda que os estudantes gravem todas as regras, além do tempo.

Existente desde 2005, o MORE teve seus recursos aprimorados para tornar a usabilidade mais simples.

Para usá-lo e fazer referências bibliográficas não é necessário pagar nada. O MORE UFSC é totalmente gratuito. Além disso, você também não precisa fazer cadastro na plataforma.

Com o MORE é possível referenciar livros, artigos, dissertações, sites e muitos outros tipos de fontes de pesquisa, seja no formato impresso ou digital. 

Além disso, o programa automatiza alguns procedimentos, como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

Como usar o MORE UFSC?

Usar o MORE é bem fácil, veja o passo a passo para gerar as referências bibliográficas:

1. Acesse: https://novo.more.ufsc.br/

2.  Com o mouse, clique em “criar referência” e escolha o formato de documento que você precisa referenciar. Aqui, por exemplo, selecionamos a aba de “livros”:

3. Feito isso, na página seguinte, preencha todas as informações solicitadas no formulário. Ao finalizar, clique em “Gerar referência”.

4. Pronto! Suas referências virão prontas para uso, como no exemplo abaixo. Fácil, né?

MORE UFSC fora do ar. E agora?

De fato, o MORE UFSC é uma das ferramentas mais indicadas pelas universidades brasileiras. No entanto, em razão da sobrecarga do sistema, é bastante comum que o MORE fique fora do ar. Isso acontece com bastante frequência.

Caso isso aconteça, não se desespere, tenho uma dica de ouro você. Utilize o gerador de referências da Mettzer

A Mettzer é o maior e melhor plataforma para fazer trabalhos acadêmicos do mercado, que possui um sistema simples para inserir suas referências no trabalho.

Ela faz todo o processo de formatação por você: basta você inserir os dados (ano, título, autor, etc.) e ele gera a referência de forma automática. Assim, você nem precisa se preocupar com a formatação.

plataforma

Comparação: MORE UFSC ou gerador de referências da Mettzer?

Assim como o MORE, a Mettzer também tem seu próprio gerador de referências e também muitas outras funções, veja alguns diferenciais da plataforma da Mettzer:

FunçãoMettzerMORE
Gerador de referências automáticoSim✅Sim✅
Modelos de trabalhoSim✅Não❌
Normas ABNT ou APASim✅Não❌
Exportação para PDF ou WordSim✅Não❌
Edição colaborativaSim✅Não❌
Salvamento automáticoSim✅Não❌
Compartilhamento ilimitadoSim✅Não❌
Armazenamento ilimitadoSim✅Não❌

Percebe-se que ambas plataformas têm a mesma funcionalidade, porém, aqui na Mettzer você tem integração total com nosso editor de texto. Isso quer dizer que, assim que você gerou suas referências, você colocá-la diretamente em seu trabalho, criar citações e até mesmo gerar a lista de referências automaticamente.

Vale lembrar que nosso gerador de referências é autorizado por todas as universidades, inclusive pela UFSC. Assim, você é livre para usar sem preocupações.

Viu só? Em comparação com outras ferramentas, a Mettzer tem uma nova forma de fazer trabalhos acadêmicos. Nós queremos simplificar o que pode ser simplificado na sua vida acadêmica. Isso, de forma gratuita!

Gerador automático de referências bibliográficas

Como você viu, usar a busca automática de referências na Mettzer é fácil, pois, o editor faz todo o processo de formatação por você.

Assim, você evita riscos de cometer plágio ou de utilizar um material sem citá-lo entre as referências do trabalho. Vejamos algumas funções:

Busca automática de referência

É só digitar o título ou a pessoa autora. O gerador encontra e formata a referência pra você, igual ao MORE UFSC.

Para você entender melhor, temos um passo a passo, veja:

1. Faça o cadastro gratuito

Basta clicar aqui, é rápido e fácil. 🙂

2. Escolha o tipo de referência

Após feito o cadastro. Vá em “referências” e clique em “adicionar referências”. Feito isso, irá aparecer em sua tela para escolher o tipo da sua referência. Vamos prosseguir como se fosse um livro, como no exemplo abaixo:

3. Faça a busca do livro

Para isso, basta que você pesquise pelo título ou pelo nome de quem escreveu o livro. Por exemplo:

Feito isso, basta escolher a opção que melhor se encaixa para você. Logo em seguida irá aparecer essa tela para preenchimento:

4. Biblioteca de referências

Assim que você salvar sua referência ela irá diretamente para sua biblioteca de referências. Aqui é onde fica salvo todas as referências que você já utilizou. Assim, fica mais fácil de se organizar. Veja um exemplo:

Aqui você economiza seu tempo e energia formatando as referências na ABNT e citações de forma automática com a Mettzer. Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Ah, para ver na prática a busca de referências, veja nosso vídeo:

Conte com a Mettzer para fazer seu trabalho

Na correria da vida acadêmica a Mettzer é sua principal aliada. Isso, pois, em nossa plataforma você pode procurar referência bibliográfica para usar como fonte de pesquisa, e assim, evitar plágios e fake news. 

E mais, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Simples assim.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade