Entenda qual a importância da divulgação científica

compartilhe

A divulgação científica é a tradução, em termos simples, da ciência para a sociedade.


Talvez você não saiba, mas a ciência é nosso combustível diário. Se fosse pensar em uma motivação que une a todos nós, aqui da Mettzer, eu diria que é propulsionar e democratizar a ciência. Então, eu queria escrever sobre os mais de 100 fatos para te incentivar a defender a ciência com unhas e dentes.

Não é todo mundo que sabe o que é ciência. Ou porque a ciência é tão importante nas nossas vidas. Não de maneira aprofundada. Quase ninguém ensina como funciona a produção científica.

E, normalmente, é difícil entender qualquer pesquisa científica de áreas diferentes das nossas, né?

Bom, é para isso que serve a divulgação científica: fazer com que todas as pessoas possam entender o que são os conhecimentos científicos.

Por aí já dá para perceber a importância disso tudo, né? Vamos aprofundar um pouco mais. 🙂

O que é divulgação científica?

Antes de mais nada, vamos entender o que é divulgação científica. Bom, todos os tipos de divulgação servem para disseminar algum tipo de conteúdo.

No caso da divulgação científica, o foco é a ciência. Ou seja: o objetivo é divulgar os conhecimentos científicos para a sociedade em geral.

Isso significa que os divulgadores científicos têm a missão de traduzir o conteúdo científico e, em uma linguagem acessível, explicarem para pessoas de fora daquela área do conhecimento científico.

O objetivo é transformar o conhecimento científico em uma linguagem acessível e de fácil compreensão por pessoas que não são especialistas no assunto.

Qual é a importância da divulgação científica?

A importância da divulgação científica pode ser vista a partir de três pontos principais. O primeiro é democratizar o acesso ao conhecimento científico. Quer dizer, fazer com quem mais pessoas possam conhecer como funciona a ciência e a pesquisa científica.

Além do mais, a divulgação científica cria condições para uma alfabetização científica. Afinal de contas, as pesquisas trazem soluções para o dia a dia das pessoas. Então, pode-se usar os conhecimentos científicos. E, para isso, as pessoas precisam conhecer e compreender como funcionam.

O último ponto é inspirar pessoas a seguirem a carreira científica. A divulgação científica tem uma grande função de servir como inspiração. De mostrar para as pessoas que pesquisadores são pessoas comuns e que todas as pessoas podem ajudar a construi-la.

Exemplos de divulgadores científicos

Para te ajudar a compreender o trabalho de divulgação científica, vou contar a história de dois grandes divulgadores científicos.

Carl Sagan

O maior exemplo de divulgação científica é a história de Carl Sagan (1934-1996). Carl foi um cientista, astrônomo, idealizar e apresentador da Série Cosmo, programa de divulgação científica de maior audiência na década de 80, consultor e conselheiro da Agência Espacial Norte-americana (NASA).

Carl Sagan é realmente um dos maiores divulgadores científicos do século XX. Isso porque utilizou os meios de comunicação mais poderosos da época para divulgar sua visão pessoal da ciência.

Ao mesmo tempo que buscou tornar o conhecimento científico mais compreensível e atraente para a sociedade em geral, Carl também defendeu a ciência e seus métodos.

Atila Iamarino

Outro divulgador científico importante, principalmente nos tempos atuais, é Atila Iamarino. Atila é um biólogo, pesquisador brasileiro e doutor em virologia.

Para divulgar conhecimentos científicos, Atila tem uma canal do Youtube, o Nerdologia, com mais de 3 milhões de inscritos. Além do mais, durante a pandemia do Covid-19 seu trabalho teve grande impacto no Twitter, para ajudar no esclarecimento da população e no combate à desinformação.

Como fazer divulgação científica?

Para divulgar conhecimentos científicos, é importante que o conteúdo seja claro e objetivo. No entanto, a característica mais importante da divulgação científica é ter uma linguagem simples e informal. Para que todas as pessoas possam compreender bem.

Além do mais, a divulgação científica acontece em formatos flexíveis. Usa-se, portanto, imagens, infográficos, vídeos e áudios, através de diversos tipos de veículos de informação.

Hoje em dia, o principal meio de divulgação científica são as redes sociais. Mas ela também acontece através de filmes, de programas de televisão, de revistas e de livros.

Exemplos de meios de divulgação científica

Aqui estão alguns exemplos de meios de divulgação científica

Podcast Cientista também é da Mettzer

O Podcast Cientista também é veio para mostrar que ser cientista é ser um agente de mudança da sociedade. É ter curiosidade e não ver limites para se expressar. Mas ser cientista também é ser tudo que quiser e ter as mais diferente formas, gêneros, hobbies, idades, hábitos estranhos.

O Podcast é realmente um convite a se inspirar pela história de diversos pesquisadores e pesquisadoras. Principalmente para mostrar que cientistas estão por todos os lugares e podem ser todas as pessoas.

Instituto Ciência Hoje

O Instituto Ciência Hoje mantém duas publicações digitais de divulgação científica: a revista Ciência Hoje e a Ciência Hoje das Crianças. A revista digital conta com artigos para o público geral e outros artigos exclusivos para as pessoas assinantes.

Todos os artigos têm linguagem fácil e assimilações lúdicas. Os temas vão desde Ciências Humanas até Ciências da Natureza e tecnologias.

Um exemplo interessante é o artigo sobre como o Pikachu, um famoso pokémon, seria na vida real.

BBC – Ciência

A BBC é um dos maiores veículos de comunicação do mundo. O que talvez você não saiba é que, além de divulgar notícias, a BBC também faz divulgação científica.

O setor de ciência do portal é a BBC Brasil e tem artigos com linguagem acessível para apresentar conhecimentos científicos.

Uma das técnicas interessantes da BBC é utilizar linguagem para despertar a curiosidade das pessoas. Tudo isso para atrair o público para conhecerem ciência. Um desses artigos é sobre o porquê de sentirmos mais vontade de fazer xixi no frio.

Scientific American

A Scientific American é uma revista de divulgação científica que nasceu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. A sua versão brasileira conta com artigos de diversas áreas da ciência, desde saúde, física e biologia até ciências humanas e civilizações antigas.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Enfim, agora você já sabe o que é e a importância da divulgação científica.

É importante frisar que, independentemente do tipo de produção científica – seja um TCC, uma monografia, um artigo, uma dissertação até uma tese de doutorado, não se deve deixar de formatar o seu trabalho nas normas científicas.

Mas, se esse for o seu caso, você não precisa passar por isso sozinha, ok? Use a tecnologia ao seu favor 🙂

Para te ajudar nisso, conte com a ajuda da Mettzer.

Apresentação Geral - Mettzer

Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata qualquer trabalho nas normas da ABNT e nas normas APA de forma automática: da capa até as referências bibliográficas.

Que tal fazer um teste gratuito por 7 dias? 🙂

O que é divulgação científica?

No caso da divulgação científica, o foco é a ciência. Ou seja: o objetivo é divulgar os conhecimentos científicos para a sociedade em geral.

Exemplos de divulgação científica

Podcast Cientista também é
Canal Nerdologia de Atila Iamarino
BBC – Ciência
Instituto Ciência Hoje

Como fazer divulgação científica?

Para divulgar conhecimentos científicos, é importante que o conteúdo seja claro e objetivo, em uma linguagem simples e informal. A divulgação científica acontece em formatos flexíveis. Usa-se, portanto, imagens, infográficos, vídeos e áudios, através de diversos tipos de veículos de informação. Hoje em dia, o principal meio de divulgação científica são as redes sociais. Mas ela também acontece através de filmes, de programas de televisão, de revistas e de livros.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade