Glossário: o que é e qual seu papel no trabalho acadêmico

compartilhe

O glossário é um tipo de dicionário de palavras pouco conhecidas. Esse é um post para te explicar como você deve fazer em seu trabalho.


Sumário

  1. O que é um glossário?
  2. Qual é a importância de fazer um glossário?
  3. Tipos de glossário
  4. Como fazer um glossário?
  5. Perguntas frequentes

Assim como as citações e as referências bibliográficas, o glossário é um item fundamental do trabalhos acadêmicos e também deve seguir as normas da ABNT.

Então, se você precisa fazer um glossário em seu trabalho, busca seu café e vem comigo. Esse post é para explicar como você deve fazer.  Eu também trouxe alguns exemplos. Vem conferir 🙂

O que é um glossário?

O primeiro passo é compreender o que é um glossário, para verificar se você realmente vai precisar de um em seu trabalho acadêmico.

Vamos lá. O glossário é uma espécie de dicionário de palavras não tão conhecidas, seja porque são palavras de uso técnico ou porque são palavras regionais e de outro idioma.

Então, de forma geral, o glossário serve para explicar o significado de alguns termos que, por algum motivo, o leitor ou leitora pode não conhecer.

Ou seja: nos glossários podem aparecer palavras que são conhecidas apenas por pessoas familiarizadas com a área de conhecimento. É o que se denomina de palavra de uso técnico. Como, por exemplo, termos médicos ou jurídicos.

Também podem aparecer  significados de palavras que apenas determinada região geográfica utiliza, como tradução de outros idiomas e explicação de termos regionais. Ou então significados de neologismos e palavras antigas – que foram extintas.

Qual é a importância de fazer um glossário?

O glossário é um elemento obrigatório no TCC. Isso quer dizer que você deve verificar se há a necessidade ou não de fazê-lo.

De forma geral, os glossários são itens fundamentais nos trabalhos científicos por dois motivos: em primeiro lugar, identifica a interpretação do autor ou da autora em relação a alguns conceitos. Isso ajuda a compreender o direcionamento da pesquisa.

Além do mais, em segundo lugar, garante que outras pessoas – de outras áreas e de outros níveis de escolaridade – compreendam a pesquisa com certa autonomia. Ou seja: é um item fundamental para se pensar em democratizar a ciência.

Tipos de glossário

Há uma variedade de glossários disponíveis, cada um com suas características distintas. Abaixo, apresentamos dois exemplos desses tipos:

  • Glossário bilíngue: Nesse tipo de glossário, as palavras são definidas e traduzidas para outro idioma. Ele é útil para auxiliar na compreensão de termos em diferentes línguas, facilitando a comunicação e o entendimento entre pessoas que falam idiomas diferentes.
  • Glossário técnico: Esse tipo de glossário é voltado para assuntos específicos, como finanças e administração, e tem como objetivo explicar os termos técnicos utilizados nessas áreas. Ele é especialmente útil para profissionais da área e para pessoas interessadas em entender o significado desses termos, assim como termos científicos relacionados a esses campos de conhecimento.

Como fazer um glossário?

Se você já entendeu o que é um glossário, talvez esteja se perguntando “como fazer um bom glossário?”

Antes de mais nada, eu preciso deixar claro que não existe uma única forma de fazer ou um único modelo. Na verdade, existem muitos formatos diferentes.

Então, você pode construir o seu glossário para atender às necessidades de sua pesquisa. Também não deixe de conferir as normas da universidade, para verificar se existe alguma exigência específica, ok?

Aqui estão nossas dicas:

Preste atenção na localização

O glossário é um elemento pós-textual nos trabalhos acadêmicos. Isto é, vem depois do elemento textual, que é a descrição da pesquisa em si. 

Então, em regra, o glossário aparece depois das referências bibliográficas e antes dos apêndices e anexos. Exceto se a universidade tem alguma norma específica que estabeleça uma localização diversa.

formatação

Liste os termos em ordem alfabética

Outra regra é que deve-se listar as palavras em ordem alfabética, seguindo com o significado do termo. Não pela ordem em que as palavras aparecem no texto.

Faça uma boa seleção dos termos

Não perca de vista qual é a finalidade do glossário. Sendo assim, você deve selecionar apenas termos importantes, que não tenham sido explicados no texto e que não sejam conhecidos para um público em geral.

Seja assertivo e claro

O significado das palavras deve ser bastante assertivo e claro. Seja o mais objetivo possível.

Explique os termos com base em fatos

Você explicar os termos, a partir de fatos concretos. Não é o momento de tecer comentários pessoais.

Revise o texto

Ao final, revise todo o texto e verifique se algum termo que precisa de explicação ficou de fora.

Utilize apenas fontes confiáveis

Nesse ponto do trabalho, talvez eu nem precisasse mais te dizer. De qualquer forma, assim como em todo o trabalho, ao construir os textos de significados dos termos, use apenas fontes de pesquisa confiáveis, para garantir a credibilidade e qualidade técnica de seu trabalho.

Preste atenção às normas da ABNT

Assim como os demais elementos do trabalho, o glossário também deve seguir às regras da ABNT.

De forma geral, a formatação é a seguinte:

  • O texto e o título devem ser em fonte Arial ou Times New Roman, no tamanho 12;
  • Título em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado e destaque em negrito;
  • A palavra e o respectivo significado devem ser divididos em duas colunas, com espaçamento 1,5 e alinhamento à esquerda, sem destaque.

Quer ficar alinhado com as normas? Não perca nosso vídeo:

Exemplo de glossário

Para te ajudar, aqui está um exemplo de glossário, desenvolvido dentro do Mettzer:

Exemplo de glossário

Como fazer glossário com a Mettzer?

Sabia que aqui na Mettzer você não se preocupa em fazer o glossário?

Bom, aqui na Mettzer você não precisa se preocupar com a formatação, nós fazemos isso por você!

 Mettzer pode te ajudar em todas as etapas do trabalho acadêmico.

Em primeiro lugar, faz a formatação de todo trabalho nas normas da ABNT, independentemente do tipo — seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese.

Mas não é só isso. A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias e veja como podemos ajudar a simplificar sua trajetória acadêmica.

E nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste, viu? 🙂

Perguntas frequentes

Para que serve um glossário?

Um glossário serve para esclarecer o significado de termos complexos, técnicos ou especializados, tornando-os mais acessíveis e compreensíveis para leitores ou usuários que não estão familiarizados com eles. Ele pode ser usado em livros, documentos, websites, manuais, artigos científicos, entre outros.

Como atualizar um glossário?

Um glossário pode ser atualizado conforme novos termos ou conceitos surgem ou se tornam relevantes na área em questão. É importante revisar e atualizar o glossário regularmente para mantê-lo relevante e preciso. A colaboração com especialistas na área também pode ajudar a identificar termos emergentes ou atualizar definições existentes.

Como criar um glossário?

Para criar um glossário, é necessário identificar os termos-chave ou palavras que precisam de definição ou explicação no contexto específico. Em seguida, as definições ou explicações correspondentes a cada termo devem ser fornecidas de forma clara e concisa. É importante organizar os termos em ordem alfabética para facilitar a consulta. Além disso, é recomendável fornecer referências cruzadas ou links para permitir uma navegação eficiente.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade