Experiência dos jovens obtida no mercado de trabalho

compartilhe

Quando falamos de jovens no mercado de trabalho, sabemos que é um ambiente competitivo. Entenda agora como funciona.


Sumário

  1. O que é mercado de trabalho?
  2. Como os jovens estão inseridos no mercado de trabalho?
  3. O que é uma inclusão produtiva?
  4. Como os jovens podem aumentar as chances de conseguir um emprego?

Neste artigo falaremos sobre o mercado de trabalho e a inclusão produtiva dos jovens no mesmo, considerando as experiências adquiridas.

Quer saber qual a importância da inclusão produtiva dos jovens no mercado de trabalho e porque ela é relevante? Vem comigo.

O que é mercado de trabalho?

Do ponto de vista social, o mercado de trabalho se relaciona com a lei da oferta e demanda, ou seja, é uma troca entre pessoas que buscam empregos e as empresas que fornecem, o que gera assim um vínculo empregatício.

Quem deseja trabalhar oferece sua mão de obra e seus recursos intelectuais e físicos, e quem precisa contratar oferece remuneração mensal, todos os direitos garantidos por lei ao trabalhador.

Ah, e em alguns casos também benefícios como planos de saúde e odontológico, vale-transporte e vale-refeição em troca da especialidade do profissional.

Quanto maior a demanda por vagas, maior será a quantidade de profissionais contratados. E quanto menor for a oferta de vagas, mais difícil será encontrar um emprego.

Há também outros fatores econômicos que influenciam e interferem na lei da oferta e demanda, como a concorrência profissional, a economia do país e o salário.

O mercado de trabalho possui relevância diretamente relacionada com o consumo, logo, quanto maior o consumo, maior será o número de pessoas com uma ocupação.

Como os jovens estão inseridos no mercado de trabalho?

As pessoas mais jovens  almejam e criam expectativas sobre sua inclusão no mercado de trabalho, porém, muitas vezes essa  é uma tarefa difícil.

Com a inserção dos jovens no mercado de trabalho, eles aprendem, crescem e desenvolvem habilidades e competências pessoais que os auxiliam durante sua carreira, dando base para os mesmos cada vez mais buscarem por seus objetivos.

E também é um período que proporciona amadurecimento e representa a transição para uma nova fase, que para ter êxito necessita de esforço, dedicação, e força de vontade, pois, o mercado busca  profissionais qualificados.

Os desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho

Contratar jovens permite à empresa pagar um salário menor, uma vez que possuem poucas experiências e qualificações profissionais. 

Assim, podem moldar e contribuir para o crescimento profissional de acordo com as exigências do cargo e funções.

Há algumas dificuldades que permeiam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, como:

  • Falta de experiência, por serem jovens e não possuírem experiências profissionais;
  • Falta de maturidade profissional, por precisarem ser treinados e orientados desde o início e durante o processo de desenvolvimento;
  • Escassez de vagas, por conta dos baixos números de vagas destinadas a jovens que buscam o primeiro emprego;
  • Indecisão do contratante, por conta de todas as obrigações legais que as empresas possuem com um colaborador, logo optam por profissionais com experiências.
formatação

O que é uma inclusão produtiva?

A inclusão produtiva engloba pessoas que estão em vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho. Logo, muitos jovens se enquadram neste quesito e necessitam de um emprego que gere remuneração para que tenham sua própria renda.

Desse modo, ao entrarem em um emprego,  acontece a inclusão produtiva desses jovens, onde obtém um salário de forma legal, digna e correta superando as estatísticas de exclusão social.

O papel das empresas para realizar uma inclusão produtiva jovem

Há lugares que buscam contratar jovens no início da carreira visando ensinar e dar uma oportunidade, permitindo assim que a inserção do mesmo no ambiente profissional seja feita de forma sutil e leve, como por exemplo os programas de jovem aprendiz e menor aprendiz.

Existe também áreas de projetos que incentivam os profissionais a se desenvolverem com base em suas habilidades e competências, começando pela júnior, seguindo para a pleno e finalizando com sênior.

Jovens nas empresas geram maior competitividade para as mesmas, contribuindo com inovações e novos pontos de vista.

Como os jovens podem aumentar as chances de conseguir um emprego?

Apesar das dificuldades tidas por jovens para se inserir no mercado de trabalho, cada vez mais as empresas estão visando incluí-los em seu ambiente, adequando-os à sua cultura organizacional.

Algumas opções para melhorar as chances dos jovens de conseguirem trabalhar são:

  • Fazer um Curso Técnico, pois através disso aprenderam uma profissão em tempo ágil, melhorando assim suas oportunidades, além de iniciar a construção de uma carreira aprendendo uma profissão que engloba aspectos teóricos e práticos;
  • Trabalhar voluntariamente, de forma não remunerada, aprendendo e se desenvolvendo para assim adquirir experiências e ter recomendações, possuindo atividades extracurriculares.
  • Ter um bom currículo estruturado, registrando a trajetória acadêmica, atividades extracurriculares e experiências profissionais.
  • Procurar por oportunidades, de modo constante como programas de estágio, jovem aprendiz, trainee para pessoas que buscam o primeiro emprego.

Preparamos este artigo visando informar os jovens que buscam sua primeira oportunidade de emprego, com orientação de possibilidades do que pode se fazer quando ainda não se tem uma experiência de trabalho. 

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de todos os universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamentomodelo de tese e também, nosso gerador de resumo.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade