Jovem Aprendiz: como funciona e como ter seu primeiro currículo!

compartilhe

O Jovem Aprendiz é uma modalidade de emprego para quem está começando no mercado de trabalho. Veja como funciona


Sumário

  1. O que é Jovem Aprendiz?
  2. Como funciona o Jovem Aprendiz? 
  3. Como se inscrever para o Jovem Aprendiz?
  4. O que um Jovem Aprendiz faz?
  5. Quais são os direitos
  6. Como fazer um currículo
  7. Modelo de Currículo

Conseguir um emprego sem uma experiência profissional ou qualificação é uma das maiores dificuldades do Brasil. Com isso, surgiu o Jovem Aprendiz com o objetivo de ajudar a solucionar esse problema, pois, ajuda jovens de todo o país a conseguir sua primeira experiência no mercado de trabalho.

Com isso, aqui você vai entender como funciona o programa Jovem Aprendiz e como fazer um currículo para que você consiga aquela vaga tão desejada. Vem comigo. 🙂

O que é Jovem Aprendiz?

Jovem Aprendiz ou Aprendiz legal é uma modalidade empregatícia regida pela lei que permite que jovens de 14 à 24 anos possam ingressar no mercado de trabalho como aprendizes, conciliando a aprendizagem escolar com a aprendizagem prática no mercado de trabalho. 

Além da primeira experiência, as pessoas que fazem parte do projeto também têm acesso a cursos complementares que ajudam na qualificação profissional, ou seja, tem como diferencial no currículo a experiência ganha na empresa.

Como funciona o Jovem Aprendiz? 

Contemplado pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000),  o jovem aprendiz tem como objetivo desenvolver habilidades profissionais em empresas privadas ou públicas.  Para pessoas com deficiência, as vagas de jovens aprendizes se iniciam aos 14 anos e não há limite de idade. 

O contrato do Jovem Aprendiz dura em média 2 anos e possui registro na Carteira de Trabalho, porém, a duração da vaga pode variar em alguns cenários, por exemplo, caso a idade da pessoa não esteja mais apta ao projeto.

Além disso, o contrato não é renovado depois de dois anos. Após a conclusão, a pessoa terá direito ao saldo do salário, pagamentos proporcionais e 13º salário. Mas também é possível que o Jovem Aprendiz permaneça na empresa, porém, é necessário um contrato de vínculo empregatício, ou seja, uma contratação normal dentro das normas CLT.

Como se inscrever para o Jovem Aprendiz?

Para começar a atuar como Jovem Aprendiz você deve estar estudando ou ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental. Assim, você pode se candidatar a uma vaga em empresa pública ou privada.

Para se inscrever é preciso que a pessoa candidata acesse alguns portais de vagas ou ir diretamente no site oficial da empresa em que deseja trabalhar. Todo o processo seletivo é feito de forma remota. 

Vale lembrar que pela Lei, as empresas de médio ou grande porte, precisam ter ao menos 5% à 15% de aprendizes em seu corpo de funcionários no total.

O que um Jovem Aprendiz faz?

Como você viu, a finalidade principal de um jovem aprendiz é desenvolver habilidades profissionais, a pessoa vai executar atividades para adquirir experiências trabalhistas e também aprimorar seus conhecimentos no mercado de trabalho.

A pessoa aprendiz costuma realizar tarefas mais administrativas e que possam contribuir para o seu crescimento profissional.

O que o jovem aprendiz não pode fazer?

Há algumas regras a serem seguidas para quem trabalha neste modelo. Como essas vagas têm como objetivo a formação profissional, algumas regras diferem do modelo tradicional, por exemplo:

  • A carga horária não pode passar de seis horas diárias, isso se a pessoa ainda estiver na escola. Caso contrário, podem chegar até 8 horas por dia, caso sejam computadas algumas horas destinadas ao aprendizado teórico;
  • O contrato não pode passar de dois anos. Para que a pessoa aprendiz continue na empresa, é preciso um contrato CLT;
  • Não é permitido fazer hora extra, compensar hora e também trabalho noturno entre às 22h e 5h;
  • Dos cinco dias de trabalho da semana, um será especificamente para um curso profissionalizante.

Quais são os direitos do Jovem Aprendiz?

Como todo trabalhador, os aprendizes também possuem alguns direitos garantidos, veja abaixo quais são:

  • Curso preparatório na área de atuação da empresa;
  • Jornada de trabalho de até 6 horas diárias com proibição de horas extras;
  • Salário baseado no salário mínimo por hora no Brasil e é proporcional às horas de trabalho;
  • Trabalho registrado na carteira de trabalho;
  • Férias remuneradas que devem coincidir com as férias escolares;
  • 13 salário;
  • 2% de FGTS;
  • Contrato de duração de anos com possibilidade de efetivação;

Ficou interessado? Para você conseguir uma vaga para jovem aprendiz, o primeiro passo é ter em mãos um bom currículo, continue lendo o post, tenho algumas dicas para te ajudar.

plataforma

Como fazer um currículo para Jovem Aprendiz?

Afinal, é possível fazer um currículo sem experiência? A resposta é SIM!

Suas experiências podem ir muito além das profissionais, experiências pessoais também podem chamar a atenção de quem está recrutando, por isso, vou te ajudar a como montar o seu currículo. Vem comigo.

Dados pessoais

Seus dados são informações essenciais em seu currículo, por isso, lembre-se de sempre adicionar seu nome completo, idade, telefone e e-mail de contato atualizados. Lembre-se que esses dados tem um objetivo profissional, então evite comprometer a seriedade, como por exemplo, o nome do seu e-mail.

Objetivo

Como será sua primeira experiência de emprego, indique que busca uma oportunidade de atuar como jovem aprendiz. Para tornar esse processo mais fácil, veja em qual vaga você se encaixa, por isso é bom você fazer uma auto pesquisa, como: quais áreas você gosta, no que você é bom, etc.

Escolaridade

A escolaridade é essencial para que as empresas saibam que você se enquadra no requisito básico do Jovem Aprendiz, pois assim, a empresa consegue analisar a quantidade de horas em que você pode trabalhar. Então, sempre deixe atualizado.

Cursos e projetos complementares

Para se destacar, é importante mostrar outras experiências além de profissionais e escolares, por isso, experiências como cursos, palestras, projetos e idiomas podem fazer diferença em seu currículo.

Modelo de Currículo para Jovem Aprendiz

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Sabemos que trabalhar e estudar não é fácil, por isso, a Mettzer veio para te ajudar. 

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

A Mettzer conta com o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade