Um projeto de mestrado é uma das etapas do processo de seleção para cursos de mestrado. Sua estrutura pode variar de faculdade para faculdade e de curso para curso, mas em geral é bastante comum esbarrar com essa etapa.

Afinal, como você vai pesquisar sobre um tema, se ele sequer existe como projeto de pesquisa?

As turmas de mestrado geralmente são compostas por um número bem menor de alunos, com poucas aulas presenciais.

O foco é o projeto de mestrado a ser desenvolvido com o orientador, por isso a importância da aprovação dele como etapa fundamental no curso.

Embora pareça bastante complexo, esse projeto é bastante similar a um bom projeto de TCC. Ele deve defender uma ideia de pesquisa a ser realizada e sua relevância, além da estruturação do método de investigação e apoio teórico.

Parece complicado, mas por isso separamos 9 dicas para você tirar de letra essa etapa e entregar o melhor projeto de mestrado.

1 Pense em um projeto que você realmente gostaria de pesquisar

A duração de um mestrado pode variar, mas o mais comum é a duração de dois anos. Mestrandos geralmente se dedicam integralmente à pesquisa, mas mesmo que você concilie uma outra atividade, ficar imerso em um tema ou linha teórica que não agrade ou inspire, pode se transformar em algo frustrante com o tempo.

A área acadêmica pode ser bastante prazerosa caso já haja afinidade com a pesquisa e a investigação, por isso o tema e o projeto de mestrado deve ser algo que o aluno tenha real interesse em pesquisar a fundo, discutir e estudar.

2 Fique muito atento ao edital

Os editais de cursos de mestrado contemplam os passos que alguém precisa seguir para estar apto a se candidatar.

Os editais variam de curso para curso, mas em geral informam os objetivos do curso, as etapas do processo de classificação, critérios de seleção, requisitos mínimos para candidatura e referências teóricas.

As regras são implementadas para serem seguidas à risca. Por isso atente-se ao número de páginas, formatação do projeto de mestrado, tópicos a serem contemplados, como justificativas e objetivos, por exemplo, e também o conceito do projeto a ser pesquisado: se o mestrado é focado em comunicação midiática, o tema deve englobar essa vertente, do contrário, não estará adequado para o tipo de programa.

3 Verifique se o projeto está alinhado a proposta do programa de mestrado

Já falamos disso acima, mas vale ressaltar: o projeto de mestrado deve estar alinhado ao tipo de programa.

É o principal tópico dessa etapa que influencia em todo o restante do programa.

Isso não anula que alguém da área de biológicas possa se candidatar a um programa com um tema de humanas, mas o projeto deve obedecer o universo investigativo do programa.

4 Consulte um professor ou orientador

Muitas pessoas que decidem fazer mestrado já fizeram um trabalho de iniciação científica durante a graduação ou pelo menos um TCC.

Conversar com o professor orientador desses projetos pode ajudar a nortear melhor essa escolha sobre o tema do projeto de mestrado, além do mesmo poder fornecer material de estudo, dicas e talvez indicações.

5 Certifique-se de usar referências sólidas

Quando realizar sua pesquisa para estruturar o projeto de mestrado, lembre-se de usar autores que tragam discussão e ideias para o seu trabalho.

Nesse tipo de trabalho, os primeiros teóricos da área serão úteis para iniciar uma linha do tempo de ideias que foram sendo aprimoradas e discutidas ao longo do tempo.

Referências atuais também são importantes, mas lembre-se sempre de verificar a fonte e o autor, pois por se tratar de um projeto de mestrado, a coerência do que é apresentado será avaliada.

Então opte por teóricos ao invés do TCC de seus colegas de graduação.

6 Elabore um cronograma realista

Organização é um ponto chave para uma entrega de qualidade e dentro do prazo. Por isso, antes de tudo, elabore um cronograma de trabalho realista e com metas que você sabe que será capaz de realizar.

O cronograma é apenas para ser um guia para seu trabalho, com a ação a ser desenvolvida e o tempo que isso levará.

Parece algo dispensável, mas como o assunto pode ser bastante denso, se organizar é a melhor opção para não deixar tudo para última hora – afinal, o espírito universitário ainda deve escondido em algum lugar aí com você – e comprometer a qualidade do trabalho entregado.

Um projeto mal elaborado pode comprometer suas chances de ingressar no programa de mestrado.

7 Escreva com convicção e objetividade

O projeto de mestrado deve ser sucinto, objetivo e as ideias devem ser bem defendidas e explicadas, para que a banca julgadora não tenha dúvidas sobre a relevância do trabalho e os meios aos quais a pesquisa será realizada.

Atenção ao limite do número de páginas e se todas as regras do edital foram contempladas em seu projeto.

A escrita deve ser fluida, conexa e estruturada, mas sem delongas ou caprichos. Menos é mais nesse caso também.

8 Faça revisão nas normas da ABNT

Aqueles que se inscrevem para um mestrado, de certa forma decide incluir a pesquisa como sua profissão ou mergulhar nesse universo.

Por isso as normas da ABNT já devem estar no catálogo de conhecimentos dos inscritos.

O produto de todo o trabalho e pesquisa são artigos, teses, contribuições para livros, monografias e resenhas.

Dessa forma, as normas da ABNT serão avaliadas no projeto de pesquisa, e não há nada mais desestimulante que perder pontos por esses tipos de erros, né?

9 Submetendo o seu projeto de mestrado

Agora que tudo está pronto, bem redigido, revisado, tudo nos padrões da ABNT é hora de submeter o seu projeto de mestrado.

Fique atento ao formato de arquivo a ser encaminhado ou se ele precisa ser protocolado em algum departamento em sua versão impressa.

Vale uma segunda revisão após o fechamento do arquivo, só por desencargo de consciência. Se você puder contar com ajuda de alguém para revisar e checar a formatação, aproveite!

Muitas vezes ficamos viciados no que escrevemos e acabamos deixando alguns erros passarem que um olhar descansado pode enxergar.

Lembre-se que você pode sempre contar com a gente! A Mettzer é a campeã em revisão de normas da ABNT em trabalhos científicos.

Faça um teste grátis e se junte aos mais de 100 mil estudantes que utilizam o Mettzer.

Summary
Article Name
Projeto de Mestrado: veja 9 dicas para escrever o seu!
Description
Embora pareça complexo, o projeto é bastante similar ao TCC por isso separamos 9 dicas para você entregar seu projeto de mestrado. Confira as dicas!
Author
Publisher Name
Mettzer