Um guia com modelo de Curriculum Vitae para te ajudar

compartilhe

O Curriculum Vitae serve para demonstrar suas experiências profissionais para o mercado de trabalho. Fazer um bom Curriculum pode ser o seu grande diferencial em uma vaga de emprego.


De fato, fazer um bom Curriculum Vitae não é uma das tarefas mais simples.

Antes de começar a fazer seu Curriculum, é fundamental que você valorize suas conquistas. Mesmo as conquistas pequenas.

Afinal de contas, não é bobagem falar que os passos pequenos podem te levar longe 🙂

Também é importante que o seu Curriculum represente quem você é. A combinação das suas habilidades é o seu grande diferencial. Quanto mais você conseguir passar isso pro Curriculum, melhor.

O que é Curriculum vitae?

Bom, o Curriculum Vitae (ou CV) é o documento específico para demonstrar as experiências profissionais para o mercado de trabalho.

expressão Curriculum Vitae vem do latim. “vitae” significa vida e “curriculum” significa trajetória. Logo, a  expressão significa algo como “a trajetória da vida”.

Em outras palavras, ele é o resumo de toda a trajetória profissional da pessoa. É por isso que ele deve compreender especialmente:

  • Informações sobre experiências profissionais anteriores;
  • Competências e habilidades
  • Formação acadêmica

O objetivo principal do Curriculum Vitae é, portanto, apresentar quem é você como profissional e mostrar o resumo das experiências que você teve, o que você aprendeu e o que você sabe fazer.

Um bom Curriculum Vitae é suficiente para que as pessoas da empresa queiram te conhecer de forma mais profunda e te aceitem para a fase de entrevista de emprego.

Diferença entre Curriculum Vitae e Currículo Lattes

Você já sabe que o Curriculum Vitae agrupa todas as informações pessoais de um profissional. Como, por exemplo, a formação acadêmica e a trajetória no mercado de trabalho.

Então, o objetivo do Curriculum Vitae é demonstrar as qualificações e competências profissionais. O modelo é, portanto, voltado à atuação profissional.

O Currículo Lattes, por sua vez, é uma forma que o CNPq criou para registrar a vida acadêmica de pessoas pesquisadoras e cientistas do país. Veja que todo conteúdo do Lattes tem um viés simplesmente acadêmico.

E ainda que o Curriculum Vitae e o Currículo Lattes possam ter informações profissionais e acadêmicas, os objetivos são diferentes.

Isso porque o Currículo Vitae é simplesmente profissional, enquanto o Lattes é exclusivamente acadêmico.

Por essa razão, ambos formatos se complementam e não se excluem entre si. É fundamental que você saiba qual é o momento adequado de utilizar cada um.

Qual é a importância de fazer um bom Curriculum Vitae?

Pois bem. É a partir do Curriculum Vitae que as pessoas do processo seletivo da vaga de emprego terão com suas informações pessoais e profissionais.

Quer dizer, ele funciona como um grande cartão de visitas capaz de determinar se elas querem te conhecer mais ou não. Daí a grande importância de fazer um bom Curriculum.

Nesse contexto, é importante que ele demonstre que você tem aptidão para ocupar o cargo e que suas habilidades profissionais e pessoais se alinham com as necessidades da vaga.

Como fazer um bom Curriculum Vitae?

Agora que você já sabe o que é e a importância do Curriculum Vitae, mãos à obra.

Vamos às dicas práticas para fazer um bom Curriculum:

Organize seus certificados e diplomas

Em primeiro lugar, faça uma compilação e separe todos os documentos, certificados, diplomas, participações em eventos, trabalhos acadêmicos e experiências profissionais.

Nesse ponto, as oportunidades de estágio são muito importantes e enriquecem seu Curriculum. Especialmente quando você está entrando agora do mercado profissional e ainda não tem tantas experiências.

Planeje uma organização para guardar os certificados e comprovantes em um local físico ou digital. Isso vai agilizar todo o processo.

Comece o quanto antes

Quando ainda não existem tantas informações para inserir, é bom aprender a fazer o Curriculum e se familiarizar com a ideia.

Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional. Acrescente algo que possa enriquecer sua trajetória profissional. Mesmo que não tenha sido um emprego formal ou algo com o qual você ganhou algum dinheiro.

Tente em pensar em coisas que você já fez e que te levou a aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.

Alimente seu Curriculum Vitae sempre que tiver nova experiência

Se você alimentar seu Curriculum sempre que tiver uma nova experiência, não vai acumular tanto trabalho. E a chance de esquecer algo pra trás diminui muito.

Faça com que, sempre depois de algum trabalho novo ou alguma formação em um curso novo, a atualização das informações seja automática.

Dê uma espiada em outros Currículo

É interessante fazer uma boa pesquisa e observar como alguns outros profissionais organizam o Curriculum. Tal qual você faria no LinkedIn.

Uma dica é observar Curriculum de profissionais que você admira, caso você tenha acesso. Também é importante olhar currículos de pessoas da sua área do conhecimento, para verificar quais pontos o mercado de trabalho valoriza.

Faça mais de duas revisões nos textos

Isso vai te ajudar a evitar erros de português e de digitação.

Esse tipo de erro passa uma imagem de descuidado, que você com certeza vai querer evitar.

Não minta de forma alguma

Embora pareça óbvio, não custa repetir. Você não deve mentir no seu Curriculum. Então, inclua apenas informações verídicas, que você vai poder comprovar de alguma forma.

Seja um biscoiteiro de certificados

Pergunte se estão entregando certificados em toda e qualquer atividade. Entenda que certificados nunca são demais 🙂

A Mettzer é a melhor colega da sua vida acadêmica

Se precisar de ajuda para enriquecer seu Curriculum Vitae, conte com a gente 🙂

Afinal de contas, a Mettzer pode te ajudar a fazer trabalhos para conquistar seus objetivos acadêmicos

Já que, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que isso dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar ao que realmente importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou?

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

E nem precisa cadastrar o seu cartão para testar 🙂

mettzer
O que é um Curriculum Vitae?

Bom, o Curriculum Vitae é o documento específico para demonstrar as experiências profissionais para o mercado de trabalho. Em outras palavras, ele é o resumo de toda a trajetória profissional da pessoa.

O que não pode faltar em um Curriculum Vitae?

Não pode faltar:
– Informações sobre experiências profissionais anteriores;
– Competências e habilidades
– Formação acadêmica/

O que significa Curriculum Vitae?

expressão Curriculum Vitae vem do latim. “vitae” significa vida e “curriculum” significa trajetória. Logo, a  expressão significa algo como “a trajetória da vida”.

Para que serve o Curriculum Vitae?

Ele serve para demonstrar as experiências profissionais para o mercado de trabalho. Em outras palavras, ele é o resumo de toda a trajetória profissional da pessoa.

compartilhe

3 comentários em “Um guia com modelo de Curriculum Vitae para te ajudar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade