Precisa aprender a fazer um ensaio acadêmico? Vem conferir nossas dicas.
Sumário
- O que é um ensaio acadêmico?
- Quais são as características principais de um ensaio?
- Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?
- Para quê serve um ensaio acadêmico?
- Qual é a diferença entre ensaio e artigo?
- Como fazer um ensaio acadêmico?
- Dicas para escrever um ensaio acadêmico
Se você é uma pessoa universitária ou pretende ingressar no ensino superior, já deve ter ouvido falar sobre ensaio acadêmico, não é mesmo?
Mas, assim como acontece com várias outras expressões do mundo científico, é comum ficarmos confusos sobre o seu significado e seus objetivos.
Neste texto, buscamos apresentar a você o que é e como fazer um ensaio acadêmico de forma simples e sem neura 🙂
O que é um ensaio acadêmico?
O ensaio acadêmico ou ensaio científico é um gênero textual frequentemente requisitado como forma de avaliação em cursos universitários.
Esse tipo textual tem como objetivo fomentar o debate crítico acerca de um tema específico. Por isso, a construção de um ensaio acadêmico deve passar pela exposição de diferentes teorias e pontos de vista sobre um assunto.
A ideia é que a pessoa autora exponha sua opinião sobre o tema do ensaio, de maneira formal e cientificamente embasada.
Quais são as características principais de um ensaio?
O ensaio acadêmico é um texto formal de caráter opinativo que contém em média 10 a 15 parágrafos. Por ser um tipo de texto mais curto e menos aprofundado que um artigo científico, possibilita uma escrita mais livre.
Assim, o objetivo do ensaio é fazer uma reflexão original e crítica sobre a temática. No entanto, isso não significa menos rigor científico.
As opiniões expressas em um ensaio acadêmico devem ser desenvolvidas a partir de pesquisas bibliográficas, trazendo embasamento científico para os argumentos do texto.
A partir disso, podemos dizer que as principais características de um ensaio acadêmico são:
- É um texto opinativo;
- Costuma ser relativamente curto;
- É direcionado o debate entre diferentes pontos de vista sobre um tema;
- Tem como objetivo estimular a construção de reflexões críticas pessoais fundamentadas cientificamente.
Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?
Sua estrutura é bastante similar a de artigos científicos. Sendo, no entanto, um texto menos extenso. A estrutura de um ensaio acadêmico segue um padrão bastante comum em pesquisas científicas:
- Título;
- Resumo;
- Introdução;
- Desenvolvimento/argumentação;
- Conclusão;
- Referências bibliográficas.
Para quê serve um ensaio acadêmico?
O ensaio acadêmico tem como principal objetivo estimular a reflexão crítica dos alunos frente a um tema específico.
Deste modo, serve como um recurso pedagógico para avaliar a capacidade de exposição e diálogo entre ideias diferentes e, principalmente, a habilidade de construir um argumento próprio frente ao debate.
De acordo com a especialista em língua portuguesa Magna Campos:
“O ensaio acadêmico é marcado pela interpretação avaliativa sobre determinado caso, pela visão subjetiva do escritor-autor, porém fundamentada na área ou domínio discursivo, ao qual está vinculado. Sendo assim, o ensaio permite novas discussões e debates, instiga ao posicionamento e oferece maior liberdade para fazê-lo, após análise-reflexão perante uma questão, não se descuidando do contexto em que o caso é dado ao estudo”.
(CAMPOS, 2015, p. 4).
Qual é a diferença entre ensaio e artigo?
O artigo científico e o ensaio possuem algumas semelhanças, especialmente, no que se refere à sua estrutura. No entanto, suas diferenças podem ser percebidas no objetivo, no tamanho e na forma de exposição de cada tipo de texto.
O artigo científico tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e o resultado de uma pesquisa mais aprofundada.
Assim, exige uma exposição mais detalhada do caminho e dos resultados da pesquisa, o que requer um texto mais longo (entre 15 a 25 páginas), centrado na argumentação teórica e na exposição de dados/resultados.
O ensaio acadêmico, por sua vez, tem como objetivo central proporcionar uma reflexão crítica pessoal acerca de um tema em particular. Por isso, possibilita uma argumentação mais sucinta e estimula uma visão avaliativa/opinativa por parte de quem escreve.
Isso não significa, no entanto, que a fundamentação científica/teórica não seja central na formulação do ensaio acadêmico.
Porém, ela é menos aprofundada que a de um artigo científico. Além disso, no caso de um ensaio o autor (a) do texto precisa expor seu posicionamento pessoal frente às referências que utiliza, o que não ocorre em artigos científicos.
Como fazer um ensaio acadêmico?
Para produzir um ensaio acadêmico é necessário selecionar e estudar leituras relevantes acerca do tema analisado.
A partir disso, elabora-se um argumento pessoal frente ao debate de ideias que será exposto no texto. Para facilitar a organização da sua escrita, descrevemos abaixo o que fazer em cada tópico da estrutura do ensaio.
- Resumo: descrever de forma breve – em média 100-500 palavras – o que será apresentado no decorrer do ensaio.
- Introdução: aqui você irá contextualizar o assunto abordado, trazendo uma pincelada do que será desenvolvido ao longo do ensaio, trazendo um panorama geral do que o leitor (a) encontrará no ensaio, com destaque para a sua reflexão/argumento central;
- Desenvolvimento/argumentação: este é o momento em que você irá demonstrar que possui conhecimento sobre o tema abordado, apresentando o referencial teórico, argumentos e contra-argumentos acerca da temática e, o mais importante, você deve sustentar o seu posicionamento particular frente a este debate;
- Conclusão: para finalizar o ensaio é importante retomar as ideias centrais apresentadas no decorrer do texto e reforçar o seu argumento/reflexão particular. Nesse tópico, você também pode apontar para novos questionamentos que podem ter surgido com o desenvolvimento do ensaio, suscitando, assim, a continuação do debate científico;
- Referências bibliográficas: assim como os demais trabalhos acadêmicos, o ensaio também precisa ser formatado de acordo com as normas da ABNT. Por isso, é importante dar atenção à padronização das referências que você usou para a construção do texto.
Dicas para escrever um ensaio acadêmico
Desenvolver trabalhos acadêmicos nem sempre é uma tarefa fácil, exige dedicação e tempo e, por vezes, parece um esforço solitário.
No entanto, ao entendermos a ciência como uma prática coletiva, compartilhar saberes e experiências torna-se um passo central na nossa caminhada dentro do universo acadêmico!
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te auxiliar na construção de um ensaio acadêmico 🙂
- Escolha um tema que te desperta interesse e curiosidade: quando estamos estudando sobre o que gostamos todo o processo fica mais leve e significativo;
- Busque referências científicas confiáveis e relevantes no debate sobre o tema: na elaboração de qualquer trabalho científico a seleção de referências pertinentes é fundamental. Por isso, dê preferência para a busca em plataformas com respaldo científico, como, por exemplo, Scielo, Google Acadêmico e a Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações;
- Faça um cronograma de leitura e de escrita, organizando um “passo a passo” para a construção do ensaio, desde a escolha do tema, passando pela escrita e revisão final. “Quebrar” em partes pequenas o processo de pesquisa e escrita pode ajudar com a ansiedade e também torna mais eficaz o manejamento do tempo!
- Não tenha medo de expor o seu posicionamento pessoal, o objetivo do ensaio científico é justamente impulsionar o pensamento crítico!
- Busque apresentar visões distintas sobre o assunto estudado, isso diversifica sua base teórica e fortalece o debate;
Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica
Sabe quem também é uma ótima aliada na construção do conhecimento científico?
A Mettzer!
A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.
Assim, ao colocar a tecnologia ao nosso favor, as ferramentas disponibilizadas na plataforma otimizam nosso tempo, tornando o processo de pesquisa mais eficaz, democrático e coletivo!
Na Mettzer você vai encontrar um amplo conjunto de serviços direcionados a te auxiliar em todo o processo do trabalho acadêmico.
Todo o processo, mesmo! Desde o planejamento, a pesquisa de referências, a escrita e a formatação nas normas acadêmicas. É muita coisa, né?!
Mas não para por aí, a Mettzer também oferece orientação online, serviços de verificação de plágio e suporte para publicação de trabalhos.
Começou o seu ensaio acadêmico, mas ficou sem tempo para formatar as referências? Se liga nessa super ferramenta da Mettzer: o editor de texto!
Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo!
Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂
O ensaio acadêmico tem como objetivo central proporcionar uma reflexão crítica pessoal acerca de um tema em particular.
O artigo científico tem como objetivo apresentar uma pesquisa mais aprofundada. Já o ensaio acadêmico tem como objetivo a reflexão crítica pessoal acerca de um tema. Por isso, é um texto mais curto e e estimula uma visão avaliativa/opinativa.
É um texto opinativo;
Costuma ser relativamente curto;
É direcionado o debate entre diferentes pontos de vista sobre um tema;
Tem como objetivo estimular a construção de reflexões críticas pessoais fundamentadas cientificamente.
O ensaio acadêmico serve como um recurso pedagógico para avaliar a capacidade de exposição e diálogo entre ideias diferentes e, principalmente, a habilidade de construir um argumento próprio frente ao debate.
Título;
Resumo;
Introdução;
Desenvolvimento/argumentação;
Conclusão;
Referências bibliográficas.
Doutoranda em Sociologia pela UFSC. Acredita no poder transformador das trocas e afetos que circulam no ambiente científico. Comprometida com a construção de uma ciência mais plural, humana e socialmente justa.
Gostei do post. encontrei uma liccao solida, aquilo que eu procurava. Nunca antes tive esta informacao.
obrigado do fundo do coracao. Escreva sempre!
Muito bom!! Obrigada pelas dicas!