O que é e como produzir um ensaio acadêmico?

compartilhe

Precisa aprender a fazer um ensaio acadêmico? Vem conferir nossas dicas.


Sumário

  1. O que é um ensaio acadêmico?
  2. Quais são as características principais de um ensaio?
  3. Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?
  4. Para quê serve um ensaio acadêmico?
  5. Qual é a diferença entre ensaio e artigo?
  6. Como fazer um ensaio acadêmico?
  7. Dicas para escrever um ensaio acadêmico 

Se você é uma pessoa universitária ou pretende ingressar no ensino superior, já deve ter ouvido falar sobre ensaio acadêmico, não é mesmo?

Mas, assim como acontece com várias outras expressões do mundo científico, é comum ficarmos confusos sobre o seu significado e seus objetivos.

Neste texto, buscamos apresentar a você o que é e como fazer um ensaio acadêmico de forma simples e sem neura 🙂

O que é um ensaio acadêmico?

O ensaio acadêmico ou ensaio científico é um gênero textual frequentemente requisitado como forma de avaliação em cursos universitários.

Esse tipo textual tem como objetivo fomentar o debate crítico acerca de um tema específico. Por isso, a construção de um ensaio acadêmico deve passar pela exposição de diferentes teorias e pontos de vista sobre um assunto.

A ideia é que a pessoa autora exponha sua opinião sobre o tema do ensaio, de maneira formal e cientificamente embasada.

Quais são as características principais de um ensaio?

O ensaio acadêmico é um texto formal de caráter opinativo que contém em média 10 a 15 parágrafos. Por ser um tipo de texto mais curto e menos aprofundado que um artigo científico, possibilita uma escrita mais livre.

Assim, o objetivo do ensaio é fazer uma reflexão original e crítica sobre a temática. No entanto, isso não significa menos rigor científico.

As opiniões expressas em um ensaio acadêmico devem ser desenvolvidas a partir de pesquisas bibliográficas, trazendo embasamento científico para os argumentos do texto.

A partir disso, podemos dizer que as principais características de um ensaio acadêmico são:

  • É um texto opinativo;
  • Costuma ser relativamente curto;
  • É direcionado o debate entre diferentes pontos de vista sobre um tema;
  • Tem como objetivo estimular a construção de reflexões críticas pessoais fundamentadas cientificamente.

Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?

Sua estrutura é bastante similar a de artigos científicos. Sendo, no entanto, um texto menos extenso. A estrutura de um ensaio acadêmico segue um padrão bastante comum em pesquisas científicas:

  • Título;
  • Resumo;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento/argumentação;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas.

Para quê serve um ensaio acadêmico?

O ensaio acadêmico tem como principal objetivo estimular a reflexão crítica dos alunos frente a um tema específico.

Deste modo, serve como um recurso pedagógico para avaliar a capacidade de exposição e diálogo entre ideias diferentes e, principalmente, a habilidade de construir um argumento próprio frente ao debate. 

De acordo com a especialista em língua portuguesa Magna Campos:

“O ensaio acadêmico é marcado pela interpretação avaliativa sobre determinado caso, pela visão subjetiva do escritor-autor, porém fundamentada na área ou domínio discursivo, ao qual está vinculado. Sendo assim, o ensaio permite novas discussões e debates, instiga ao posicionamento e oferece maior liberdade para fazê-lo, após análise-reflexão perante uma questão, não se descuidando do contexto em que o caso é dado ao estudo”.

(CAMPOS, 2015, p. 4).

Qual é a diferença entre ensaio e artigo?

O artigo científico e o ensaio possuem algumas semelhanças, especialmente, no que se refere à sua estrutura. No entanto, suas diferenças podem ser percebidas no objetivo, no tamanho e na forma de exposição de cada tipo de texto. 

O artigo científico tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e o resultado de uma pesquisa mais aprofundada.

Assim, exige uma exposição mais detalhada do caminho e dos resultados da pesquisa, o que requer um texto mais longo (entre 15 a 25 páginas), centrado na argumentação teórica e na exposição de dados/resultados.

O ensaio acadêmico, por sua vez, tem como objetivo central proporcionar uma reflexão crítica pessoal acerca de um tema em particular. Por isso, possibilita uma argumentação mais sucinta e estimula uma visão avaliativa/opinativa por parte de quem escreve. 

Isso não significa, no entanto, que a fundamentação científica/teórica não seja central na formulação do ensaio acadêmico.

Porém, ela é menos aprofundada que a de um artigo científico. Além disso, no caso de um ensaio o autor (a) do texto precisa expor seu posicionamento pessoal frente às referências que utiliza, o que não ocorre em artigos científicos. 

Como fazer um ensaio acadêmico?

Para produzir um ensaio acadêmico é necessário selecionar e estudar leituras relevantes acerca do tema analisado.

A partir disso, elabora-se um argumento pessoal frente ao debate de ideias que será exposto no texto. Para facilitar a organização da sua escrita, descrevemos abaixo o que fazer em cada tópico da estrutura do ensaio.

  • Resumo: descrever de forma breve – em média 100-500 palavras – o que será apresentado no decorrer do ensaio.
  • Introdução: aqui você irá contextualizar o assunto abordado, trazendo uma pincelada do que será desenvolvido ao longo do ensaio, trazendo um panorama geral do que o leitor (a) encontrará no ensaio, com destaque para a sua reflexão/argumento central; 
  • Desenvolvimento/argumentação: este é o momento em que você irá demonstrar que possui conhecimento sobre o tema abordado, apresentando o referencial teórico, argumentos e contra-argumentos acerca da temática e, o mais importante, você deve sustentar o seu posicionamento particular frente a este debate;
  • Conclusão: para finalizar o ensaio é importante retomar as ideias centrais apresentadas no decorrer do texto e  reforçar o seu argumento/reflexão particular. Nesse tópico, você também pode apontar para novos questionamentos que podem ter surgido com o desenvolvimento do ensaio, suscitando, assim, a continuação do debate científico;
  • Referências bibliográficas: assim como os demais trabalhos acadêmicos, o ensaio também precisa ser formatado de acordo com as normas da ABNT. Por isso, é importante dar atenção à padronização das referências que você usou para a construção do texto.

Dicas para escrever um ensaio acadêmico 

Desenvolver trabalhos acadêmicos nem sempre é uma tarefa fácil, exige dedicação e tempo e, por vezes, parece um esforço solitário.

No entanto, ao entendermos a ciência como uma prática coletiva, compartilhar saberes e experiências torna-se um passo central na nossa caminhada dentro do universo acadêmico!

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te auxiliar na construção de um ensaio acadêmico 🙂

  • Escolha um tema que te desperta interesse e curiosidade: quando estamos estudando sobre o que gostamos todo o processo fica mais leve e significativo;
  • Busque referências científicas confiáveis e relevantes no debate sobre o tema: na elaboração de qualquer trabalho científico a seleção de referências pertinentes é fundamental. Por isso, dê preferência para a busca em plataformas com respaldo científico, como, por exemplo, Scielo, Google Acadêmico e a Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações;
  • Faça um cronograma de leitura e de escrita, organizando um “passo a passo” para a construção do ensaio, desde a escolha do tema, passando pela escrita e revisão final. “Quebrar” em partes pequenas o processo de pesquisa e escrita pode ajudar com a ansiedade e também torna mais eficaz o manejamento do tempo!
  • Não tenha medo de expor o seu posicionamento pessoal, o objetivo do ensaio científico é justamente impulsionar o pensamento crítico!
  • Busque apresentar visões distintas sobre o assunto estudado, isso diversifica sua base teórica e fortalece o debate;

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Sabe quem também é uma ótima aliada na construção do conhecimento científico? 

A Mettzer!

A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Assim, ao colocar a tecnologia ao nosso favor, as ferramentas disponibilizadas na plataforma otimizam nosso tempo, tornando o processo de pesquisa mais eficaz, democrático e coletivo!

Na Mettzer você vai encontrar um amplo conjunto de serviços direcionados a te auxiliar em todo o processo do trabalho acadêmico.

Todo o processo, mesmo! Desde o planejamento, a pesquisa de referências, a escrita e a formatação nas normas acadêmicas. É muita coisa, né?!

Mas não para por aí, a Mettzer também oferece orientação online, serviços de verificação de plágio e suporte para publicação de trabalhos. 

Começou o seu ensaio acadêmico, mas ficou sem tempo para formatar as referências? Se liga nessa super ferramenta da Mettzer: o editor de texto!

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo! 

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂


formatação

Qual é o objetivo de ensaio acadêmico?

O ensaio acadêmico tem como objetivo central proporcionar uma reflexão crítica pessoal acerca de um tema em particular.

Qual a diferença entre ensaio e artigo?

O artigo científico tem como objetivo apresentar uma pesquisa mais aprofundada. Já o ensaio acadêmico tem como objetivo a reflexão crítica pessoal acerca de um tema. Por isso, é um texto mais curto e e estimula uma visão avaliativa/opinativa.

Quais são as características de um ensaio acadêmico?

É um texto opinativo;
Costuma ser relativamente curto;
É direcionado o debate entre diferentes pontos de vista sobre um tema;
Tem como objetivo estimular a construção de reflexões críticas pessoais fundamentadas cientificamente.

Pra quê serve um ensaio acadêmico?

O ensaio acadêmico serve como um recurso pedagógico para avaliar a capacidade de exposição e diálogo entre ideias diferentes e, principalmente, a habilidade de construir um argumento próprio frente ao debate.

Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?

Título;
Resumo;
Introdução;
Desenvolvimento/argumentação;
Conclusão;
Referências bibliográficas.

compartilhe

2 comentários em “O que é e como produzir um ensaio acadêmico?”

  1. Gostei do post. encontrei uma liccao solida, aquilo que eu procurava. Nunca antes tive esta informacao.
    obrigado do fundo do coracao. Escreva sempre!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade