Saiba quais são os modelos de trabalho do editor de texto da Mettzer

compartilhe

Post atualizado em: 02 de janeiro de 2023.

Saiba qual é o modelo de trabalho que você deve escolher dentro do editor de texto da Mettzer.


Sumário:

  1. Como o editor da Mettzer funciona?
  2. Modelos de trabalho do editor de texto da Mettzer
  3. Formatação automática nas normas da ABNT

Você acabou de abrir o editor da Mettzer e surgiu a seguinte dúvida: “qual modelo de trabalho devo escolher no Mettzer?“. Acertei?

Bom, você vai perceber que, na verdade, esse processo é bastante simples. Todos os detalhes do editor da Mettzer foram projetados para ajudar estudantes no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Você vai ver, inclusive, que os modelos de trabalhos servem justamente para facilitar a sua vida.

Só vou te dar um empurrãozinho inicial, ok? Vamos lá.

Como o editor da Mettzer funciona?

Não sei se você sabe, mas o editor da Mettzer funciona a partir de modelos de trabalhos. Isso significa que, depois de você escolher o modelo que quer trabalhar, o editor vai abrir a estrutura completa do trabalho.

Quer dizer, todos os elementos necessários para aquele tipo de trabalho estarão disponíveis. Basta você editar e incluir o texto sobre o seu tema.

Todos os modelos de trabalho da Mettzer já apresentam a estrutura essencial e a formatação de acordo com as normas da ABNT.

Modelos de trabalho do editor de texto da Mettzer

Assim que você abrir o editor da Mettzer e clicar em “+ novo trabalho”, vai aparecer a mensagem “qual é o tipo de trabalho que você quer desenvolver?”

O editor da Mettzer te apresentará 9 diferentes opções de trabalhos acadêmicos:

Tipos de modelos de trabalhos do editor da Mettzer
Tipos de modelos de trabalhos do editor da Mettzer

Que tal entender o que significa cada uma desses opções? 🙂

1. TCC/Monografia

O modelo de trabalho de TCC e monografia é o tipo de modelo de trabalho mais completo da graduação.

Esse modelo compreende desde a capa, a folha de rosto, ficha catalográfica, epígrafe, dedicatória, agradecimentos, sumário, resumo até a introdução, desenvolvimento, conclusão e lista de referências bibliográficas.

O TCC e a monografia são espécies de trabalhos de conclusão de curso. De forma geral, é um formato de trabalho que serve como instrumento de avaliação final de cursos.

2. PIM

O PIM significa Projeto Integrado Multidisciplinar. Em resumo, trata-se de um tipo de trabalho que compreende várias disciplinas do curso. Por isso é integrado e multidisciplinar.

O objetivo central do PIM é inserir os estudantes nas práticas gerenciais da empresa, a partir dos conhecimentos da sala da de aula. Daí que vem o caráter prático do trabalho, que complementa o processo de ensino durante a graduação.

Ou seja, de forma geral, os professores vão avaliar o quando você compreendeu das teorias da sala de aula e a sua capacidade de relacioná-los à prática da empresa.

O PIM serve como uma forma de avaliação durante a faculdade, durante e ao final do curso, de algumas universidades, como a UNIP.

PIM

Além de servir como uma forma de avaliação durante a faculdade, o PIM também pode ser uma importante fonte de pesquisa. Isso porque tem um grande diferencial, que é a aplicação prática de teorias.

Mas, cuidado para não se confundir. PIM não é sinônimo de TCC. O PIM pode ser solicitado muitas vezes durante o curso, ao contrário do TCC que é apenas na conclusão. Ok?

O modelo de trabalho do PIM compreende capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e lista de referências bibliográficas.

3. Resenha

A resenha é um tipo de trabalho muito mais simples. Apesar disso, é um dos trabalhos mais utilizados.

Normalmente, esse trabalho serve como uma forma de avaliação durante os cursos de graduação e pós-graduação.

A resenha crítica é um trabalho de característica analítica e interpretativa de uma obra. Como eu já disse, pode ser um texto, um artigo, um livro completo, um capítulo de um livro e até de um filme e uma série.

O modelo de resenha do editor da Mettzer compreende o título do trabalho, a referência à obra original, o nome da pessoa autora, a instituição de ensino e o corpo do texto do trabalho.

modelo de trabalho mettzer

4. Relatório de estágio

 O relatório de estágio é o trabalho acadêmico no qual os estudantes relatam a experiência dentro do local em que o estágio foi feito. Pode ser uma empresa, um escritório modelo, um hospital, uma escola, etc. 

O modelo de relatório de estágio da Mettzer compreende capa, folha de rosto, ficha catalográfica, agradecimentos, epígrafe, resumo, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências, anexos e apêndice.

modelo de trabalho mettzer

5. Fichamento

O fichamento é o modelo de trabalho que serve para organizar e concentrar as principais ideias dos materiais de pesquisa que você leu.

Além de ser uma ótima ferramenta para desenvolver pesquisas, ele também é bastante cobrado como uma forma de avaliação de disciplinas.

Ao utilizá-los, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

No modelo de trabalho de fichamento do Mettzer, consta o título do trabalho, o nome da pessoa que escreveu, o curso, a disciplina, o professor, a data de entrega, a referência da obra principal e o corpo do texto.

modelo de trabalho mettzer

6. Trabalho de aula

Em resumo, o trabalho de aula é um modelo de trabalho em branco, para proporcionar toda flexibilidade.

Isso significa que o modelo contém uma estrutura personalizável para desenvolver: projetos acadêmicos, trabalhos de aula, resumo, declarações, contratos, documentos jurídicos e anotações de aula.

modelo de trabalho mettzer

7. Tese/Dissertação

O modelo de tese e dissertação é o mais complexo de todo o editor da Mettzer.

A tese de doutorado é o trabalho que deve ser feito para obtenção do grau de doutor ou de doutora. Trata-se, portanto, de uma contribuição inédita para a ciência, a partir de uma pesquisa com máximo rigor científico.

A dissertação, por sua vez, é o trabalho que resulta do desenvolvimento da pesquisa no curso de mestrado. Ou seja: é o requisito para obtenção do grau de mestre.

modelo de trabalho mettzer

8. Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é um formato de trabalho intermediário, que tem o objetivo de estrutura uma pesquisa que ainda vai ser realizada.

De maneira geral, utiliza-se o projeto de pesquisa antes de desenvolver um TCC, uma dissertação ou uma tese de doutorado. Afinal de contas, ele serve para estruturar as ideias principais da pesquisa científica.

O modelo de projeto de pesquisa do editor da Mettzer compreende capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, metodologia, cronograma, conclusão, referências e glossário.

modelo de trabalho mettzer

9. Artigo/Paper

O artigo e paper é um modelo mais simples de trabalho dentro do editor. Ele compreende: título, nome dos autores, orientador, resumo e abstract, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

O artigo científico é uma apresentação sintética de resultados de uma pesquisa sobre um problema específico. No mesmo sentido é o paper.

A grande diferença entre o paper e o artigo é, de forma geral, o tamanho e a objetividade. Isso porque o paper é menor e mais objetivo do que o artigo científico.

modelo de trabalho mettzer

Formatação automática nas normas da ABNT

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

modelo de trabalho mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade