Um guia para entender tudo sobre mesa redonda

compartilhe

Mesas redondas são eventos importantes porque promovem debates para se tomar decisões. Quer saber mais sobre esse tipo de evento?


O que é uma mesa redonda?

O próprio nome já nos dá uma ideia do que é uma mesa redonda, né?

De maneira geral, as mesas redondas servem para promover debates entre pessoas especializadas em um assunto comum. Então, professores, estudantes, pesquisadores e profissionais especialistas participam desse tipo de evento.

Por exemplo, em uma mesa redonda de Pedagogia, podem participar professores, estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores e profissionais professoras.

Nas mesas redondas, o público também tem direito de fazer questionamentos e expor suas opiniões. Então, existe um momento específico em que abre-se o microfone para a plateia.

A função de moderação

Há a condução por uma pessoa moderadora, que apresenta as pessoas participantes, introduz o assunto e depois gerencia as perguntas.

Ou seja: na função de moderação, a pessoa tem a atribuição de: i) introduzir o assunto; ii) deixar claro o objetivo da mesa redonda; iii) limitar o tempo de exposição de cada participante; iv) apresentar as pessoas participantes; v) gerenciar as dúvidas da plateia.

Objetivos das mesas redondas

Então, em resumo, o objetivo geral das mesas redondas é ampliar conhecimentos científicos, discutir conceitos, criar novos direcionamentos para algumas ideias e permitir que as pessoas expressem suas opiniões.

No entanto, também existe a possibilidade de a mesa redonda ter a função de tomar alguma decisão sobre algum assunto específico. Então, as pessoas participantes têm a chance de escolher, de maneira democrática, o futuro de alguma questão.

É comum que as mesas redondas aconteçam dentro de outros eventos maiores. Quer dizer, a programação de de um simpósio ou de um congresso, por exemplo, pode compreender várias mesas redondas com temas diferentes.

Características gerais de uma mesa redonda

  • Normalmente acontece dentro de um evento maior.
  • Discute-se um tema específico.
  • O objetivo é promover um debate e tomar alguma decisão.
  • Convida-se especialistas para participar.
  • Promove diálogo sobre as opiniões das pessoas.
  • Tem a intervenção de uma pessoa moderadora.
  • É uma evento científico.

Por que é importante participar de uma mesa redonda?

Vamos listar os principais benefícios de participar de uma mesa redonda, tanto como uma pessoa convidada quanto na plateia:

Maior possibilidade de engajamento

Como eu já falei, as mesas redondas contam com participantes especialistas que interagem com a plateia. A ideia é que, inclusive, participantes abram espaços para diálogos com a plateia, não apenas com o público que foi convidado para ficar no palco.

Então, as chances de engajamento nas discussões são muito maiores.

Afinal de contas, todas as pessoas não só são interessadas no assunto, como também possuem grande bagagem para compartilhar.

Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto

É uma ótima opção para que você pergunte sobre algumas grandes dúvidas para as pessoas mais especializadas no tema, já que existirá um momento oportuno para fazer perguntas.

Enriquecer o Currículo Lattes

A participação em mesas redondas, assim como em outros eventos acadêmicos, gera um certificado que pode ajudar a incrementar o Currículo Lattes.

Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

Um evento acadêmico é sempre um ótimo lugar para se informar sobre o que está acontecendo em relação àquele assunto, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes.

Ou seja: é bastante interessante para ficar por dentro das atualizações do tema.

Isso é muito importante, principalmente diante de tantos conteúdos e informações que recebemos. Se formos pesquisar o tema no Google Acadêmico, por exemplo, é possível que o resultado ofereça trilhões de trabalhos diferentes.

Então, as mesas redondas são eventos importante para filtrar informações e direcionar o olhar para o que é mais importante e mais atual no tema, a partir de profissionais relevantes na área.

Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras

Além do mais, as mesas redondas promovem diálogos e discussões de um público especialista. Isso favorece bastante a comunicação.

Ou seja: ajudam a desenvolver networking e dá oportunidade de conversar sobre um tema que todas as pessoas possuem interesse.

Mesmo porque, é possível que o evento reúne todas as pessoas que se interessam sobre o tema, mas que desenvolvem pesquisas e trabalham em lugares diferentes, para conversar sobre aquele assunto específico.

Desenvolver novos conhecimentos científicos

E como se não bastasse, sem dúvida, os resultados das mesas redondas agregam conclusões importantes sobre os temas e geram novas ideias para dar continuidade às pesquisas.

Inclusive, a mesa redonda pode ser o ambiente em que se debate questões importantes para tomar uma decisão final.

Então, é uma forma importante de desenvolver atualizações sobre conhecimentos científicos e avançar na ciência.

Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Os eventos acadêmicos fazem parte de uma etapa importante da produção científica, que é o momento de publicar e compartilhar ideias.

Bom, se você vai publicar algum trabalho – seja um TCC, um artigo, uma dissertação e até uma tese de doutorado, não pode esquecer de seguir as normas da ABNT.

Mas com isso você não precisa se preocupar. Nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos que formata, de forma automática, todos os trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

Ou seja, toda formatação é feita de forma automática e você vai poder se dedicar só ao que realmente importa, que é o desenvolvimento da sua pesquisa.

Faça um teste gratuito por 7 dias e descubra como a tecnologia pode ajudar a fazer o seu trabalho 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade