Tudo que você precisa saber sobre simpósio acadêmico

0
(0)

Simpósio é uma reunião formal acadêmica para promover a discussão de especialistas sobre um assunto específico.


Um simpósio é uma ótima oportunidade de ficar por dentro de novidades de um tema e interagir com pessoas especialistas. Mas qual é a diferença desse tipo de evento acadêmico?

Vem ver esse post que eu te explico tudo no caminho 🙂

O que é um simpósio acadêmico?

O simpósio é uma reunião formal, com o objetivo de que participantes, especialistas em uma área do conhecimento, discutam sobre algum assunto acadêmico ou científico específico.

De maneira geral, o objetivo geral de um simpósio é promover um novo conhecimento científico sobre algum assunto. Ou seja: juntar muitos especialistas para avançar em algum ponto na ciência.

Por exemplo: um simpósio de Medicina, que reúne muitos cirurgiões plásticos, para testar uma nova técnica para melhorar as cicatrizes de cesáreas.

O tema do simpósio é bastante específico e todas as pessoas pesquisadoras discutem sobre o assunto durante um único dia, para falarem suas impressões e opiniões. A ideia é que as pessoas interajam e troquem experiências.

Nessa ideia, pesquisadores da mesa de discussão também pode discutir e tirar dúvidas da plateia.

A proposta é que se apresente opiniões e considerações sobre o tema para construir uma ideia nova, mas não apresentar resultados finais de pesquisas que já finalizaram.

A Capes define um simpósio como uma “reunião de iniciativa de determinada comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação. Pesquisadores convidados apresentam suas considerações e/ou resultados sobre o tema, para debate amplo com um público com interesses comuns“.

Características centrais de um simpósio

A partir dessas definições podemos reunir as características centrais desse tipo de evento:

  • É uma reunião científica;
  • Dura apenas um dia;
  • O tema é bastante específico;
  • O objetivo é agregar novos resultados e avançar em um conhecimento;
  • Convida-se para participar especialistas na área;
  • Promove diálogos sobre impressões e opiniões das pessoas;
  • É um debate amplo, sem a intervenção de pessoas para mediar.

Desenvolva seu artigo científico com o modelo da Mettzer

Desenvolvemos um modelo de artigo científico para te ajudar. Basta inserir as informações do seu trabalho.

Por que é importante participar de um simpósio?

Vamos listar os principais benefícios de participar de um simpósio:

Maior possibilidade de engajamento

Como eu já falei, os simpósios contam com participantes especialistas que interagem com a plateia. A ideia é que, inclusive, participantes abram espaços para diálogos com a plateia, não apenas com o público que foi convidado para ficar no palco.

Então, as chances de engajamento nas discussões são muito maiores.

Afinal de contas, todas as pessoas não só são interessadas no assunto, como também possuem grande bagagem para compartilhar.

Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto

É uma ótima opção para que você pergunte sobre algumas grandes dúvidas para as pessoas mais especializadas no tema, já que existirá um momento oportuno para fazer perguntas.

Enriquecer o Currículo Lattes

A participação em simpósios, assim como em outros eventos acadêmicos, gera um certificado que pode ajudar a incrementar o Currículo Lattes.

Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

Um evento acadêmico é sempre um ótimo lugar para se informar sobre o que está acontecendo em relação àquele assunto, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes.

Ou seja: é bastante interessante para ficar por dentro das atualizações do tema.

Isso é muito importante, principalmente diante de tantos conteúdos e informações que recebemos. Se formos pesquisar o tema no Google Acadêmico, por exemplo, é possível que o resultado ofereça trilhões de trabalhos diferentes.

Então, os simpósios são eventos importante para filtrar informações e direcionar o olhar para o que é mais importante e mais atual no tema, a partir de profissionais relevantes na área.

Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras

Além do mais, os simpósios promovem diálogos e discussões de um público especialista. Isso favorece bastante a comunicação.

Ou seja: ajudam a desenvolver networking e dá oportunidade de conversar sobre um tema que todas as pessoas possuem interesse.

Mesmo porque, é possível que o evento reúne todas as pessoas que se interessam sobre o tema, mas que desenvolvem pesquisas e trabalham em lugares diferentes, para conversar sobre aquele assunto específico.

Desenvolver novos conhecimentos científicos

E como se não bastasse, sem dúvida, os resultados dos simpósios agregam conclusões importantes sobre os temas e geram novas ideias para dar continuidade às pesquisas.

Então, é uma forma importante de desenvolver atualizações sobre conhecimentos científicos e avançar na ciência.

Entenda a diferença entre simpósio, congresso e seminário

Alguns eventos se parecem tanto, que chegam a confundir as pessoas.

Vamos apresentar as diferenças entre um congresso, um seminário e um simpósio.

O congresso é o tipo mais amplo de todos os eventos acadêmicos. Inclusive, como até ter uma abrangência nacional ou internacional e acontece durante vários dias, compreendendo muitos outros tipos de eventos em sua programação.

O simpósio, por sua vez, é um evento que só acontece em um único dia, para agregar novos resultados e avançar o conhecimento científico sobre um tema específico. O debate acontece sem existir uma pessoa para mediar.

Enquanto que o seminário possui uma pessoa para mediar toda discussão. Outra diferença importante é que no seminário apenas se discute sobre os assuntos, mas não se toma nenhuma decisão.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Os eventos acadêmicos fazem parte de uma etapa importante da produção científica, que é o momento de publicar e compartilhar ideias.

Bom, se você vai publicar algum trabalho – seja um TCC, um artigo, uma dissertação e até uma tese de doutorado, não pode esquecer de seguir as normas da ABNT.

Mas com isso você não precisa se preocupar. Nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos que formata, de forma automática, todos os trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

Apresentação Geral - Mettzer

Ou seja, toda formatação é feita de forma automática e você vai poder se dedicar só ao que realmente importa, que é o desenvolvimento da sua pesquisa.

Faça um teste gratuito por 7 dias e descubra como a tecnologia pode ajudar a fazer o seu trabalho 🙂

O que é um simpósio acadêmico?

O simpósio é uma reunião formal, com o objetivo de que participantes, especialistas em uma área do conhecimento, discutam sobre algum assunto acadêmico ou científico específico.

Para quê serve um simpósio acadêmico?

De maneira geral, o objetivo geral de um simpósio é promover um novo conhecimento científico sobre algum assunto. Ou seja: juntar muitos especialistas para avançar em algum ponto na ciência.

Por que é importante participar de um simpósio acadêmico?

O que é uma conferência? A conferência é uma reunião mais formal de pessoas especialistas que se interessam sobre o mesmo assunto, para discutir sobre um problema e apresentar hipóteses de solução.
O que é uma conferência acadêmica? A conferência é uma reunião mais formal de pessoas especialistas que se interessam sobre o mesmo assunto científico, para discutir sobre um problema e apresentar hipóteses de solução. Então, o público da conferência acadêmica são professoras e pesquisadoras especialistas no tema.

Por que é importante participar de um congresso acadêmico?

1. Maior possibilidade de engajamento
2. Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto
3. Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras
4. Desenvolver novos conhecimentos científicos
5. Direcionar carreira para especialidade
6. Enriquecer o Currículo Lattes
7. Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.