Como fazer gestão da produção acadêmica

compartilhe

Em um cenário cada vez mais competitivo para as instituições de ensino superior, as universidades precisam encontrar e dar destaque aos seus diferenciais, aquelas características que a destacam da multidão, que são capazes de atrair, reter e fidelizar alunos.

Muitas IEs focam suas estratégias de posicionamento e vendas no fato de trabalharem com mensalidades abaixo da média praticada no mercado; outras na forma diferenciada com que conduzem o ensino; há também as que trabalham cases de ex-alunos que conquistaram boas vagas no mercado de trabalho, por exemplo.

Nós já falamos sobre a importância de uma IE encontrar seus diferenciais aqui.

Um desses diferenciais para IEs é a avaliação de seus cursos por parte dos órgãos governamentais responsáveis. Cursos com altas notas chamam mais atenção e têm mais chances dos alunos escolhê-los.
Um dos aspectos capazes de aumentar a nota de um curso ou da universidade como um todo é a gestão da produção acadêmica. Mas como fazer gestão da produção acadêmica? Como tornar a gestão da produção acadêmica um diferencial competitivo para a sua IE? Vamos a algumas dicas.

Mobilize as pessoas

Uma boa gestão da produção acadêmica começa no aspecto humano. São as pessoas as grandes responsáveis por uma gestão eficiente e exemplar.

Todos os processos e ferramentas tecnológicas que a sua IE adotar para fazer a gestão da produção acadêmica acabarão valendo pouco se essas pessoas envolvidas na gestão não estiverem conscientes sobre o quanto esse trabalho é importante.

Por isso, mobilize as pessoas da sua IE. Corpo docente, funcionários administrativos, alunos… todos precisam reconhecer, exercer seu papel e assumir compromisso com o trabalho de gestão das pesquisas e projetos realizados na universidade.

Incentive e reconheça a inovação

Muito antes de uma IE olhar para os recursos e processos de gestão de sua produção acadêmica, ela precisa focar suas energias na qualidade da produção acadêmica em si, ou seja, no que sua universidade está oferecendo em termos de conhecimento e inovação, que proporcione avanços sociais, culturais, tecnológicos, no processo de cidadania etc.

Por isso, mantenha um trabalho constante de reconhecimento e incentivo junto a alunos e corpo docente, para que se empenhem em uma pesquisa sempre séria, de qualidade e relevante para a comunidade.

Tenha processos organizados e otimizados

Uma das principais dicas sobre como fazer gestão da produção acadêmica é organizar e otimizar os processos dessa gestão.

Defina todos os modelos necessários de documentação; estabeleça os fluxos de informação de de modo claro e objetivo; atribua responsabilidades a todos os envolvidos; preocupe-se com a otimização do acesso à informação, priorizando processos inteligentes e de menor burocracia possível (lembrando que sempre será necessário um pouco de burocracia na gestão da produção acadêmica); identifique e invista nas necessidades de sistemas e outras ferramentas tecnológicas.

Utilize ferramentas de gestão da produção acadêmica

É impossível falar sobre como fazer a gestão da produção acadêmica sem abordar a tecnologia como grande facilitadora desse trabalho.

O Mettzer, por exemplo, é uma solução em tecnologia que permite aos alunos realizarem suas produções acadêmicas, já formatadas de acordo com as normas da ABNT, em um único ambiente.

Para uma IE, o Mettzer pode funcionar como um grande repositório das pesquisas e trabalhos desenvolvidos por seus alunos e docentes.

O Mettzer permite a organização centralizada, a integração das informações e uma consulta mais rápida e prática a tudo o que é produzido academicamente em sua universidade.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade