Dicas de como organizar um cantinho de estudos confortável com o que você já tem em casa

compartilhe

Um guia para organizar um cantinho de estudos simples e confortável, que incentive a sua concentração sem gastar com isso.


Sumário

  1. Como organizar um cantinho de estudos?
  2. Como decorar seu cantinho de estudos?
  3. Inspirações de cantinho de estudos

Na era do ensino à distância e, além disso, da necessidade de estudar em casa, é muito importante que você tenha um cantinho de estudos confortável e que incentive a sua concentração.

Afinal de contas, estudar em casa exige muito da sua autonomia e disciplina.

Claro que cada pessoa tem sua própria forma de estudar. Para algumas pessoas, a melhor forma é silêncio total. Outras pessoas, no entanto, gostam de estudar ouvindo música ou interagindo com outras pessoas.

Mas, ainda assim, é importante ter um lugar só seu e que acolha todas as suas necessidades.

Se você não sabe por onde começar, vai gostar de ler esse artigo. Separei algumas dicas que podem te ajudar. Vamos lá?

Como organizar um cantinho de estudos?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, montar um cantinho de estudos não é difícil e nem exige grandes gastos. O ideal é que você comece com o que já tem em casa.

Aqui estão nossas dicas de como organizá-lo:

1. Escolha bem seu espaço

Claro, quase ninguém tem a oportunidade de ter um grande escritório em casa. Mas você pode organizar um cantinho de estudos em outros lugares. Basta que ele esteja livre e apto nos seus horários de estudo.

Lembre-se que estudar na cama, no sofá ou em algum lugar bagunçado pode atrapalhar o desenvolvimento do seu aprendizado (mas tudo bem se essas parecerem a melhor opção para você, ok?)

Assim, é importante começar pensando em um espaço que você pode separar para se dedicar aos estudos como, por exemplo, uma escrivaninha limpa e vazia em um canto do seu quarto. 

2. Livre-se da bagunça

Nada mais natural do que deixar a desordem tomar conta da sua mesa de estudos. Livros, blocos de notas, revistas e as xícaras do cafezinho se acumulam durante seu dia de estudo. 

Mas para que seu estudo realmente renda, você precisa que fiquem disponíveis na mesa apenas os materiais que você precisa para estudar. Normalmente, a bagunça não é uma boa opção. Ela pode se tornar uma distração, deixando pouco espaço para o que você realmente precisa.

3. Você precisa estar confortável (sim, isso tem a ver com ergonomia)

Seu conforto é fundamental para manter o foco. Então, uma boa mesa e cadeira são essenciais para criar seu cantinho de estudos.

O mais importante é que a mesa e a cadeira estejam na altura certa. Isso é o mais importante para o seu conforto.

Para isso, você precisará que o topo de sua mesa esteja idealmente descansando entre a cintura e a caixa torácica quando estiver sentado.

Isso é necessário para que possa descansar facilmente os cotovelos sem se curvar para a frente.

Além disso, sua cadeira deve caber perfeitamente na altura e no tamanho de sua mesa. Sua cadeira deve apoiar a parte inferior das costas e estar em uma altura que significa que você pode colocar confortavelmente os pés no chão.

Assim como a altura da sua cadeira, o monitor do seu computador ou a tela do notebook também devem estar no nível dos olhos e, idealmente, a menos de um metro e meio de distância de você. Essa é uma dica importante evitar qualquer cansaço visual.

4. Iluminação

Além do mais, você precisa pensar na iluminação do seu cantinho de estudos. Mais uma vez, isso pode depender de cada pessoa.

Normalmente, uma área de estudo muito escura pode te deixar cansada. Por outro lado, uma ambiente muito claro também pode ser ruim para seus olhos.

Assim como a luz natural, uma luminária de mesa pode ajudar você a se concentrar em seu trabalho, enquanto uma luz padrão de teto funcionará para iluminar o ambiente. 

Muitas pessoas preferem o conforto de uma luz amarela, enquanto outras pessoas acreditam que as luzes brancas favorecem a concentração e o foco.

Uma dica são as lâmpadas inteligentes, pois você pode configurar as luzes de acordo com sua tarefa.

5. Desligue as distrações

Sem dúvidas, o mundo digital nos ajuda nas tarefas da rotina, principalmente nos estudos. 

No entanto, você sabe que o celular é uma das principais distrações quando se trata de ir estudar. Por isso, ao menos que você esteja utilizando para estudo, é importante que você desligue as notificações do seu telefone e evite distrações. 

Também é importante criar uma área dedicada exclusivamente à atividade de estudar para manter o foco. Se possível, não compartilhe esse espaço com outras atividades, como comer, jogar ou assistir TV.

Ao dedicar esse espaço ao estudo, você rapidamente o associa ao seu aprendizado. Assim, ele te fornecerá inspiração e concentração necessárias para alcançar seus objetivos.

6. Personalize seu espaço

Uma mesa bagunçada não é o ideal para seu cantinhos de estudos. No entanto, é importante que você personalize seus espaço de acordo com suas necessidades.

Sendo assim, algumas fotos, frases inspiradoras ou um pôster podem te inspirar a se concentrar em seus objetivos.

Além disso, personalizar esse espaço vai tornar seu cantinho de estudos em um lugar que você goste de passar seu tempo e que seja confortável.

plataforma

Como decorar seu cantinho de estudos?

Diante de tantas distrações, estudar em casa não é uma tarefa fácil. É por isso que o seu cantinho de estudos deve ter inspirar a estudar.

Sendo assim, é muito importante investir em uma decoração. Mas, antes de passar para as dicas, é melhor avisar: isso não significa gastar rios de dinheiros. Comece pelo que você já tem em casa e use sua criatividade.

Adicione um pouco de cor

É muito importante que seu cantinho de estudos tenha um pouco de cor, pois assim ele não se torna aquele ambiente monocromático e entediante. 

Nesse ponto, você pode estudar um pouco sobre os sentimentos que as cores nos passam. O verde e o azul são cores que acalmam e preparam o corpo para longas rotinas de estudo. O amarelo, por outro lado, auxilia a produção de serotonina e ajuda a dar disposição.

Prateleiras podem te ajudar

Sempre que decorar seu canto de estudo, garanta o máximo de espaço de armazenamento.

As prateleiras são uma maneira de fazer isso acontecer, mas também não exagere na quantidade, ok? Escolha a altura e o design certos que combinem com a estética do seu cantinho.

Traga um pouco de verde

As plantas podem te ajudar a trazer conforto para seu cantinho de estudos. Além disso, elas trazem um aspecto de vida e energia.

É uma dica fácil, porque você pode até pegar uma planta que já tem na sua casa né?

Inspirações de cantinho de estudos simples

Como você já sabe, um cantinho próprio para estudos te ajuda a ter mais concentração e, por consequência, se desenvolver mais e melhor.

Seguindo nossas dicas, muito em breve você perceberá os benefícios de organizar bem esse espaço.

Além disso, separamos alguns modelos de quartos simples que podem te inspirar ao montar o seu cantinho de estudos. Olha só:

exemplo de cantinho de estudos
exemplo de cantinho de estudos

Esses são alguns modelos que você pode seguir, mas sinta-se livre para fazer do seu jeito.

Conte com a Mettzer para seus estudos

Ter seu próprio cantinho é essencial para seus estudos, mas sabe o que também pode te ajudar? Nós, aqui da Mettzer.

Com a Mettzer você pode fazer anotações de seus estudos e agilizar todo o processo, assim, você pode focar totalmente em suas pesquisas. 

A Mettzer conta com o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade