Dicas de como se organizar para estudar em casa

compartilhe

Ou qual é a melhor forma de ser produtivo e se organizar para estudar.


Em razão da pandemia do Covid-19 e pelo gradativo aumento dos cursos à distância, as disciplinas online se tornaram uma realidade comum na vida de pessoas universitárias.

No entanto, a verdade é que todo o ambiente da universidade contribui para otimizar nossa aprendizagem: proximidade com professoras e colegas, estrutura organizada e planejamento de aulas.

Então, é normal que muitas pessoas sintam dificuldades no começo. Entretanto, existem aplicativos, ferramentas e a aparelhos que facilitam todo esse processo de estudar em casa.

Se você está com dúvidas de se organizar para estudar em casa e, ao mesmo tempo, manter (ou até aumentar!) a sua produtividade, esse artigo é pra você 🙂

Vou direto ao ponto com os métodos, ferramentas e aplicativos que vão te ajudar a estudar online de forma prática. Vai ficar muito mais fácil se adaptar a esse novo modelo de ensino.

Quais são os benefícios de estudar em casa?

A verdade é que estudar em casa sempre foi importante para revisar as matérias das disciplinas, se aprofundar em algum tema e exercitar conhecimentos.

Então, mesmo sem fazer uma graduação à distância, as pessoas precisam estudar de casa.

Antes de passar para as dicas práticas, vamos pensar nos pontos positivos de estudar online. Afinal de contas, todas as situações têm os dois lados e você pode tirar proveito disso.

Vamos aos dados. O Censo de Educação Superior 2019 mostrou que, mesmo antes da pandemiao número de ingressantes na graduação à distância já era maior do que nos cursos presenciais.

Ao todo, 50,7% das pessoas que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos à distância. Em 2020, com o incentivo da pandemia, esse número aumentou para 70%.

Fica claro que, portanto, que a pandemia só contribuiu para a aceleração desse processo que já havia começado antes.

Ou seja: a educação à distância – e, principalmente a vontade de estudar online (de casa ou de qualquer lugar), virou uma tendência. Mas por quê?

Vamos voltar ao contexto. O ritmo de vida das pessoas está cada vez mais acelerado. E são poucas as pessoas que podem simplesmente estudar, sem trabalhar.

Nesse cenário, o ensino à distância oferece diversas vantagens e, muitas vez, possibilita que as pessoas continuem estudando. Olha só:

Os cursos à distância são mais baratos

Não é novidade pra ninguém que a questão financeira é um fator super relevante na hora de escolher e decidir fazer um curso de graduação.

Nesse ponto, os cursos à distância saem na frente de todos os outros, já que os valores das mensalidades são muito menores.

Os recursos tecnológicos auxiliam na interação

Hoje em dia, os recursos tecnológicos possibilitaram a invenção de diversos ambientes digitais e portais específicos para facilitar o processo de aprendizagem de estudantes.

Isso porque essas ferramentas auxiliam na interação entre as pessoas, na aproximação de professores e alunos e na organização e apresentação dos conteúdos.

É possível economizar tempo (e dinheiro) do transporte

Em algumas cidades do Brasil, o tempo total com deslocamento entre casa-universidade dura mais de 3 horas.

Sendo assim, ao estudar em casa, as pessoas economizam toooodo esse tempo. Além de economizarem o dinheiro do transporte também.

Flexibilidade nos horários

De forma geral, os cursos à distância permitem maior flexibilidade nos horários. Você precisa assistir às aulas, mas pode fazer isso na hora que puder, do local em que você preferir.

Nesse sentido, muitas pessoas se beneficiam, especialmente quem nunca teve tempo disponível para ir até à faculdade ou que não pode se comprometer com horários fixos das aulas.

modelo de trabalho academico - baner

Dicas de como se organizar para estudar em casa

Você já sabe que as pessoas têm, cada vez mais, menos tempo. Por outro lado, nas universidades e no mercado de trabalho exige-se cada vez mais conhecimentos e profundidade.

Ou seja: no fim das contas, as pessoas precisam aprender mais em menos tempo.

É aí que entram as técnicas e os métodos de estudo. Mais do que simplesmente organizar e otimizar as rotinas de estudos, essas ferramentas melhoram a qualidade do processo de aprendizagem.

Quer dizer, na prática você pode (e deve!) analisar como funciona melhor seu processo de estudos e pesquisar estratégias que podem melhorar esse processo.

Esse processo leva tempo, mas não é um tempo perdido. É importante pensar formas melhores de como estudar online para, só então, começar a prática.

Agora que você já sabe a importância disso, mãos à obra. Aqui estão algumas dicas de como estudar online:

Foque no seu objetivo principal

Um dos pontos principais para manter a motivação do percurso é saber para onde está indo.

Quer dizer: você precisa ter objetivos claros e tangíveis. Você vai ter muitas tentações: pode ter vontade de assistir à televisão, passar um tempo com sua família e até tirar um cochilo.

As dificuldades não deixar de aparecer. Elas também vão te encontrar em casa. É por isso que a motivação é tão importante.

Então, não tome essas decisões no piloto automático. Tenha bastante claro quais são os seus objetivos antes de começar seu estudo. A verdade é que isso funciona para qualquer situação, né?

Isso vai te ajudar a ajustar suas velas e direcionar seu barco para caminhos de sucesso, sabendo exatamente onde colocar seu esforço e dedicação.

Esforço e dedicação não significa virar noites sem dormir, nem estudar 15 horas por dia. Você precisa ter resultado e aprender a melhor forma de estudar apenas o tempo que for necessário.

Veja as matérias que vão cair na avaliação

Se o objetivo do seu estudo é uma prova, o principal ponto a se considerar na hora de estudar – seja de forma online ou presencial – é como você pode aprender o conteúdo.

Entretanto, para receber aprovação da avaliação, você precisa saber quais matérias irão cair na sua avaliação.

Dessa forma, faça uma lista com todas as matérias, incluindo os subtópicos, se achar necessário. Assim é possível criar uma estratégia de prioridade.

A nossa sugestão é começar com foco total nas matérias que você possui mais dificuldade. Em seguida, é só revisar o que você já sabe ou tem mais facilidade.

Planeje sua rotina de estudo

Para estudar online de forma confortável é muito importante que você crie uma rotina de estudos.

Quer dizer, você precisa organizar seus horários e, se for possível, estabelecer horários fixos e específicos para estudar.

Essa organização estabelece um hábito e envia mensagens para seu cérebro de que aquele é o melhor momento para absorver conteúdos.

Uma dica para fazer isso é fazer um plano de estudo. Essa é uma ferramenta importante para aumentar sua produtividade e garantir o cumprimento dos prazos de entrega de todas as tarefas da disciplina online.

Afinal, ele serve como um guia para direcionar as ações e atividades necessárias para alcançar o objetivo final. Mas, é claro. Não basta fazer um plano de estudos. Você precisa especialmente cumpri-lo.

Então, de forma geral, as três informações mais relevantes do plano são:

  • as tarefas que você precisa cumprir;
  • o intervalo de tempo que você deve fazer cada tarefa;
  • o prazo final para realizar cada tarefa específica.

O importante é que você tenha em mente duas organizações: uma organização diária e/ou semanal e uma organização mais ampla.

A organização diária ou semanal da sua agenda é o contexto mais prático. Deve servir para você saber o que você deve fazer no dia e na semana.

E outra organização mais ampla que consiga te fornecer um panorama de prazos de cada etapa do trabalho, por exemplo. Sempre tendo em vista o prazo final do seu objetivo final, que é o prazo mais importante de todos.

Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início e a data final.

Nesse ponto, é importante incluir o tempo que você vai gastar com as atividades de sobrevivência: para fazer sua comida, limpar a casa, lavar sua roupa. As disciplinas online te aproximam ainda mais das tarefas domésticas.

Afinal de contas, seu lugar de estudo e de morar serão exatamente o mesmo. Você precisa equilibrar essas atividades dentro do tempo que você tem disponível.

Cuide para não se preocupar demais com os cuidados da casa e deixar os estudos de lado. E o contrário também 🙂

Estabeleça metas possíveis de realizar

As metas de estudos são tão importantes quanto a rotina. Afinal de contas, são elas que vão te ajudar a entregar as atividades dentro do prazo certo.

Nesse sentido, estabeleça metas possíveis de se realizar: metas diárias, semanais e mensal. Assim, os conteúdos não se acumulam.

Entretanto, lembre-se sempre de ter metas realistas e condizentes com o tamanho do conteúdo. Estabelecer metas impossíveis de se realizar não vão te ajudar a fazer o trabalho e vão gerar ansiedade e frustração.

Faça pequenas pausas

Já existem estudos hoje em dia que comprovam que técnicas de estudos que realizam pequenas pausas tendem a ser mais produtivas.

Por isso, uma boa forma de começar a estudar online é inserindo pequenas pausas. Um dos métodos mais conhecidos é o pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e faz pausas de 5 minutos entre os estudos.

Você pode fazer diversas adaptações a partir disso como por exemplo, estudar por 30 minutos e fazer pausas de 15 minutos.

O ideal é que você faça testes e utilize o que melhor funciona para você.

Faça suas próprias anotações

Se você tem aulas, sejam presenciais ou EAD, não deixe de anotar os pontos principais da aula, como as sugestões de leitura e os principais conceitos básicos.

É importante anotar as curiosidades e as ideias que surgirem durante esse tempo. Se você lembrou de algum assunto importante, pensou em uma abordagem diferente ou fez alguma conexão.

A dica é sempre anotar na mesma hora. Se você deixar para depois, é possível que você esqueça.

Fazer suas próprias anotações serve para compreender melhor o assunto.

Crie um ambiente de estudo estimulante e com boa conexão

Organize seu cantinho de estudos. Algumas pessoas precisam de silêncio, outras precisam de estímulos. Algumas pessoas preferem estudar em um ambiente limpo e organizado, outras se sentem melhor em ambientes com muitas informações.

Pois bem. Existem muitas formas de criar um ambiente estimulante para a aprendizagem e a configuração vai depender exatamente do que funciona melhor para o processo de cada pessoa.

Mas, independente de como ele seja, é importante criar um espaço em que você se sinta estímulos para aprender. Nesse ponto, você pode até estudar sobre cromoterapia, sobre disposição de móveis e de luz solar e estudos sobre cheiros e óleos essenciais, enfim.

Além disso, você precisa ter uma boa conexão com internet. Nem sempre isso é possível, eu sei. Mas esse é, sem dúvidas, um requisito importante para estudar online.

Afinal de contas, ninguém merece assistir a uma aula que trava a cada 10 minutos ou não conseguir acessar um conteúdo que você precisa.

Sempre que puder, faça revisões

Ter sempre horários para fazer revisões é uma ótima forma de aprender e fixar a matéria. Isso porque nosso cérebro tende a esquecer aquilo que não é repetido.

Não é à toa que costuma-se repetir o refrão de uma música e frases importantes nas propagandas.

Sempre que puder, revise aquilo que você já estudou.. Um bom método de revisão são os flashcards. Você pode pesquisar aplicativos para celulares, notebooks e tablets para fazer esse tipo de revisão.

Ou então, faça mapas mentais. A estrutura visual dessa ferramenta auxilia na organização e memorização de ideais.

Evite distrações

Para direcionar o foco dos estudos é importante evitar possíveis distrações. Isso vai variar de cada pessoa né?

No geral, é sempre bom desativar as notificações de todas as redes sociais, avisar para todas as pessoas que moram com você sobre seus horários de aula e ficar longe de barulhos de televisão.

Se não for possível evitar barulhos, os fones e os tampões de ouvidos podem ser ótimos aliados.

O importante é não ser interrompida a cada 10 segundos e poder se concentrar nos estudos.

Hoje em dia você consegue instalar aplicativos que bloqueiam o celular temporariamente para evitar qualquer interrupção. É uma boa dica para quem estuda no notebook ou tablet.

Tente fazer conexões entre as ideias

Uma ótima forma de compreender e absorver conteúdos é criando conexões entre as ideias. Denomina-se esse método de aprendizagem contextual.

Na prática, esse processo consiste em relacionar as informações com contextos fáticos, políticos, econômicos. Na realidade, cada estudante vai criar seu próprio método e parâmetros de contextualização, a partir de conhecimentos que já tem.

Então, por exemplo, é muito mais simples entender problemas matemáticos que relacionam fatos do cotidiano da vida dos estudantes. Quando relacionam com objetos e fatos de suas rotinas, estudantes conseguem absorver melhor a técnica.

Avalie seu progresso e teste seus conhecimentos

A importância da resolução de exercícios e de atividades simuladas é comprovada cientificamente. O melhor caminho para aprender é, portanto, anotar as ideias principais, fazer releitura espaçadas e fazer simulados.

A resolução de questões é fundamental para testar e avaliar os conhecimentos. No final, você vai saber em qual conteúdo você precisará se dedicar com mais profundidade.

Inclusive, pesquisa científicas indicam que é importante fazer simulados e resolver exercícios com livros fechados e computadores desligados. O processo de testar e errar é imprescindível para a absorção de conhecimento.

Como se organizar para estudar pelo celular?

A gente sabe que a maioria de estudantes usa o celular para estudar online.

A pesquisa do Centro Nacional de Estudos para o Desenvolvimento de Sociedade da Informação (CETIC) chegou à conclusão que 97% de estudantes usam a internet pelo celular para fazer alguma atividade referente aos estudos.

É por isso que é importante pensar quais são as ferramentas e aparelhos ideais para estudar online. Aqui estão nossas ficas:

Ter um bom aparelho para estudar de casa

Quando você estuda online é muito importante possuir um aparelho adequado, além de uma boa internet.

Então, se certifique de escolher um bom tablet, celular ou notebook. O notebook ainda é a melhor ferramenta para estudar, especialmente por seu potencial de armazenar arquivos, digitar resumos ou fazer trabalhos como slides.

Não deixe de conhecer os 16 Melhores Notebooks para Estudar em 2022 e saiba como escolher o aparelho ideal para a sua rotina.

No entanto, os tablets e os celulares são ainda outras opções para quem deseja maior facilidade para transportar.

Se essa for a escolha se certifique apenas que seu celular roda vídeos de forma eficaz e possui armazenamento suficiente.

Já para quem gosta de modelos mais portáteis, mas ainda que rendem uma boa hora de estudo, vale a pena dar uma conferida nos 10 Melhores Tablets para Estudar de 2022

Para melhor concentração, tenha um fone de ouvido

Quando falamos de melhorar a concentração, o ideal é ter um fone de ouvido para focar apenas no som da vídeo aula.

Para quem costuma estudar em locais barulhentos, os fones antirruídos são uma ótima opção. Além de funcionar para ouvir áudios e assistir vídeos, os fontes antirruídos costumam impedir que você ouça qualquer ruído do ambiente.

Assim, você pode se concentrar melhor sem envolver distrações. As pessoas que utilizam esse fone para estudos costumam ficar muito satisfeitas com o resultado.

Aplicativos para estudar de casa

Existem muitos aplicativos que te auxiliam a aplicar técnicas de estudo como, por exemplo, aplicativo para flashcard e pomodoro.

Você também pode usar aplicativos disponíveis para matérias ou conteúdos específicos. Existem aplicativos apenas para conteúdos sobre Direito, por exemplo.

Outro formato interessante são os podcasts e os vídeos de estudos. Essas são formas eficientes de estudar, porque conciliam bons conteúdos com maior didática e criatividade.

Sem contar que são conteúdos gratuitos e disponíveis em diversos formatos e lugares diferentes. Você pode assisti-los, por exemplo, no YouTube.

Uma dica especial é o canal do Youtube da Mettzer, que tem diversos conteúdos sobre metodologia científica e normas da ABNT, para te ajudar afazer seus trabalhos.

Esse é um exemplo de um vídeo que você pode encontrar por lá:

E por fim, você pode usar as ferramentas da Mettzer para economizar tempo e ganhar produtividade. Afinal, a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações de aula no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

editor de texto da Mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade