11 Dicas de como estudar para prova de última hora

compartilhe

Sabemos que estudar para prova de última hora não é o ideal, mas pode acontecer. Por isso, vamos dar algumas dicar que podem te ajudar.


Tem dias que a gente sabe que precisamos estudar, mas tanta coisa aconteceu durante dia que, a gente deixa tudo pra depois, né?

Por exemplo, passou o dia trabalhando, já foi pra faculdade, fez os afazeres domêsticos. E agora estudar mais? Pois é, sabemos que nem sempre é possível.

Por isso, separei algumas dicas de como estudar para prova de última hora. Mas lembre-se, estude sempre que possível.

Bora lá!

Como estudar para prova de última hora?

Provavelmente você deve estar desesperado e procurando por dicas de como estudar para prova, né? Então, sem enrolação. Vem comigo.

1. Faça a revisão de todo conteúdo

É muito importante que você tenha tomado notas do conteúdo durante as aulas. Afinal, são eles que te ajudam durante os estudos. Então, caso esteja com as notas mãos, você fica de olho nos pontos que precisam de mais atenção sem se sobrecarregar.

2. Reserve um tempo de estudo

Bom, agora que as coisas apertaram, tente estudar mais no final de semana, algumas horinhas a mais podem fazer valer a pena no futuro.

Estudar um pouquinho todos os dias é realmente uma das melhores maneiras de aprender de verdade. Essa constância faz toda a diferença!

3. Reserve um canto de estudos

Ter um cantinho definido para as atividades é um dos segredos para se concentrar nos estudos

Esse espaço precisa ser confortável, com uma cadeira legal, boa iluminação e ventilação. Ah, e não esquece da limpeza e do silêncio, tá? É bom ter tudo o que você vai precisar por perto, tipo: cadernos, livros, lápis e canetas. Assim, fica tudo mais fácil e sem distrações

4. Foque no prioritário

Sabemos que nem tudo que vemos durante o semestre vai cair na prova, mas não é por isso que ele é menos importante. Mas, como aqui o objetivo é se sair bem na prova, vou te ensinar.

Dá uma revisada nas suas anotações, marca bem os pontos que precisam de mais atenção e foca neles na hora de estudar. Isso vai te ajudar a se concentrar no que realmente importa!

5. Faça fichamentos

Suas anotações viraram uma bagunça? Uma dica é experimentar a técnica dos fichamentos. Não é pra resumir tudo, mas sim criar um índice que conecte suas anotações com o que foi estudado.

Isso vai te ajudar a manter tudo organizado e mais fácil de revisar depois!

modelo de fichamento

Descanse bastante

Tão importante quanto estudar é dar um tempo pro seu cérebro absorver tudo. No dia anterior à prova, não esquece de descansar bem e ter uma noite de sono tranquila.

Evita também tomar cafeína ou fazer refeições muito pesadas, que podem atrapalhar seu sono. Assim, você tá você vai estar descansado

Estabeleça metas possíveis de realizar

As metas de estudos são tão importantes quanto a rotina. Afinal de contas, são elas que vão te ajudar a entregar as atividades dentro do prazo certo.

Nesse sentido, estabeleça metas possíveis de se realizar: metas diárias, semanais e mensal. Assim, os conteúdos não se acumulam.

Entretanto, lembre-se sempre de ter metas realistas e condizentes com o tamanho do conteúdo. Estabelecer metas impossíveis de se realizar não vão te ajudar a fazer o trabalho e vão gerar ansiedade e frustração.

Faça pequenas pausas

Já existem estudos hoje em dia que comprovam que técnicas de estudos que realizam pequenas pausas tendem a ser mais produtivas.

Por isso, uma boa forma de começar a estudar online é inserindo pequenas pausas. Um dos métodos mais conhecidos é o pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e faz pausas de 5 minutos entre os estudos.

Você pode fazer diversas adaptações a partir disso como por exemplo, estudar por 30 minutos e fazer pausas de 15 minutos.

O ideal é que você faça testes e utilize o que melhor funciona para você.

Evite distrações

Para direcionar o foco dos estudos é importante evitar possíveis distrações. Isso vai variar de cada pessoa né?

No geral, é sempre bom desativar as notificações de todas as redes sociais, avisar para todas as pessoas que moram com você sobre seus horários de aula e ficar longe de barulhos de televisão.

Se não for possível evitar barulhos, os fones e os tampões de ouvidos podem ser ótimos aliados.

O importante é não ser interrompida a cada 10 segundos e poder se concentrar nos estudos.

Hoje em dia você consegue instalar aplicativos que bloqueiam o celular temporariamente para evitar qualquer interrupção. É uma boa dica para quem estuda no notebook ou tablet.

Tente fazer conexões entre as ideias

Uma ótima forma de compreender e absorver conteúdos é criando conexões entre as ideias. Denomina-se esse método de aprendizagem contextual.

Na prática, esse processo consiste em relacionar as informações com contextos fáticos, políticos, econômicos. Na realidade, cada estudante vai criar seu próprio método e parâmetros de contextualização, a partir de conhecimentos que já tem.

Então, por exemplo, é muito mais simples entender problemas matemáticos que relacionam fatos do cotidiano da vida dos estudantes. Quando relacionam com objetos e fatos de suas rotinas, estudantes conseguem absorver melhor a técnica.

Avalie seu progresso e teste seus conhecimentos

A importância da resolução de exercícios e de atividades simuladas é comprovada cientificamente. O melhor caminho para aprender é, portanto, anotar as ideias principais, fazer releitura espaçadas e fazer simulados.

A resolução de questões é fundamental para testar e avaliar os conhecimentos. No final, você vai saber em qual conteúdo você precisará se dedicar com mais profundidade.

Inclusive, pesquisa científicas indicam que é importante fazer simulados e resolver exercícios com livros fechados e computadores desligados. O processo de testar e errar é imprescindível para a absorção de conhecimento.

Vale a pena estudar um dia antes da prova?

A resposta é: depende. Pra algumas pessoas, revisar o conteúdo no dia anterior aos exames funciona super bem. Já outras preferem relaxar e deixar o assunto pra lá.

O importante é descobrir qual dinâmica funciona melhor pra você na hora de estudar.

Mas uma coisa é certa, independentemente do seu jeito de estudar: não adianta deixar tudo pra última hora depois de não ter estudado regularmente durante o trimestre, semestre ou ano. Estudar ao longo do tempo é a chave pro sucesso!

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Você não precisa passar por todas sua vida acadêmica de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. 🙂

mettzer

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade