Como identificar se um trabalho foi criado pelo ChatGPT ou outras IAs?

compartilhe

Diante dos burburinhos que a inteligência artificial está causando, aprenda a identificar trabalhos feitos por ChatGPT.


Sumário

  1. O que é inteligência artificial — IA?
  2. O que é ChatGPT?
  3. Como identificar um trabalho feito por ChatGPT?
  4. Como identificar um trabalho com plágio?
  5. Quanto custa o verificador de plágio da Mettzer?
  6. Quais são as outras ferramentas da Mettzer?

No final de 2022, o ChatGPT e todas as ferramentas de inteligência artificial generativa vêm causando um verdadeiro alvoroço.

Na perspectiva de Beatriz Guarezi, fundadora da Bits to Brands, a prova do impacto potencial do ChatGPT é o fato de que, mais de seis meses depois, não há nenhuma conclusão possível sobre ela: é boa? é ruim? — “não é possível afirmar”.

E enquanto as pessoas discutem sobre esses impactos, o ChatGPT cresce — “em dimensão, em aplicações, em extensões, em possibilidades de uso, em usuários”. Está crescendo para todos os lados e todos os aspectos da vida das pessoas.

No ambiente acadêmico, a grande discussão é o impacto que a inteligência artificial pode causar na aprendizagem dos estudantes e na produção de trabalhos acadêmicos.

Nessa perspectiva, a grande questão é: como, afinal, identificar que um trabalho foi feito por IA?

Afinal de contas, todo esse papo pode trazer impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem, além de causar sérios problemas de plágio e direitos autorais.

A verdade é que, assim como todos os seres mortais, nós também estamos aprendendo e estudando sobre o assunto. Então, não temos uma resposta definitiva para essa pergunta.

Mas temos alguns indícios dos caminhos que os professores e as professoras devem seguir. E é sobre isso que vamos tratar aqui. Bora? 🙂

O que é inteligência artificial — IA?

A inteligência artificial é uma tecnologia que fornece aos recursos eletrônicos a capacidade de pensar, agir, lembrar, tomar decisões e resolver problema como se fossem pessoas.

Como o próprio nome sugere, inteligência artificial faz com que máquinas tenham capacidade de pensar de forma semelhante aos seres humanos. Ou seja, disponibiliza uma lógica parecida com o raciocínio humano.

Sendo assim, os computadores podem executar tarefas de acordo com as regras que lhe foram programadas — essas regras são denominadas de algoritmos.

Um exemplo de ferramenta de inteligência artificial são os chatbots, que oferecem respostas automatizadas para as pessoas.

Então, a partir de inteligência artificial é possível prever comportamentos, tomar decisões a partir de dados de situações passadas e fazer um prognóstico sobre o futuro.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT (Generative Pre-trained Transformeré uma ferramenta de inteligência artificial, elaborada pela OpenAI, que desenvolve conversas sobre diversos temas.

Ou seja, é uma ferramenta de automação de diálogos, que utiliza respostas anteriores e sínteses de informações de uma base de conhecimento para fornecer respostas rápidas e adequadas.

A proposta do ChatGPT consiste em entender a linguagem das pessoas e, a partir disso, fornecer respostas às perguntas ou resolver as solicitações das pessoas usuárias.

Para isso, a ferramenta foi treinada com milhões de exemplos de textos, com o intuito de gerar respostas coerentes e adequadas.

Em resumo, durante a interação com pessoas, o ChatGPT é capaz de entender e responder muitas perguntas e tarefas. Inclusive, gerar, traduzir e resumir textos.

detector de plágio

Como identificar um trabalho feito por ChatGPT?

De fato, com a chegada das LLMs (Large Language Models) — ou Grande Modelos de Linguagem, como é o caso do ChatGPT e do Bard (concorrente da Google), ficou fácil produzir um texto sem qualquer esforço intelectual.

Basta alimentar o robô com as principais informações e o enunciado das questões e esperar a mágica acontecer!

Por isso, os professores estão atrás de técnicas para detectar trabalhos feitos por ferramentas de inteligência artificial.

Inclusive, há diversas soluções tecnológicas disponíveis — mas ainda nenhuma delas funcionam de forma eficiente em português.

No entanto, existem alguns padrões comuns em textos escritos por robôs, que podem ser identificados por olhos bem treinados.

Os principais pontos para prestar atenção são:

  • Os robôs tendem a retomar, de forma excessiva, os elementos do enunciado e da frase do tema, em todos os parágrafos;
  • Os textos costumam começar com uma definição;
  • Normalmente, as redações usam muitos elementos coesivos, principalmente no começo dos parágrafos;
  • Não cometem erros ortográficos ou de sintaxe;
  • A articulação entre as frases é mecânica;
  • Jamais cita uma experiência pessoa ou uma opinião subjetiva;
  • Os textos costumam ficar sem personalidade (ou sem charme);
  • Faltam repertórios culturais;
  • As propostas de intervenção ou sugestões são vagas ou incompletas;
  • É comum que as ferramentas de inteligência artificial simplesmente inventem fatos, frase, pessoas e teorias que não existem.

Diante desses indícios, é fácil desconfiar dos textos. Preste atenção 🙂

Como identificar um trabalho com plágio?

E a propósito, já que estamos nesse assunto, é possível que você também queira saber como identificar um trabalho com plágio. E a verdade é que você só vai ter certeza com uma ferramenta de verificação de plágio.

Nisso, a gente pode te ajudar. O verificador de plágio da Mettzer é para conferir se todas as pessoas estudantes tomaram todos os cuidados com citações e referências.

Sendo assim, é possível verificar e identificar a existência de qualquer tipo de plágio em qualquer tipo de trabalho.

Olha só os benefícios do detector de plágio da Mettzer:

  • Elimina 100% as chances de cometer qualquer tipo de plágio;
  • Totalmente integrado ao editor de texto da Mettzer;
  • Fácil e rápido de usar;
  • Não precisa de instalação no computador ou no celular. Basta entrar com login e senha de qualquer dispositivo.

Quanto custa o verificador de plágio da Mettzer?

O verificador de plágio faz parte do plano completo da plataforma da Mettzer. Na página de planos e preços das assinaturas da plataforma é possível saber todos os detalhes.

Mas por, a partir de R$ 33 reais mensais, é possível assinar o plano completo da Mettzer que compreende, dentre outras ferramentas, a verificação de plágio.

Ou seja, além do verificador de plágio, o plano completo inclui todas as funcionalidades do editor de texto (de formatação automática nas normas da ABNT, orientação online e cronograma de trabalhos) e busca de oportunidades.

A assinatura funciona como Netflix ou Spotify. Você pode cancelar quando quiser dentro da opção de plano escolhida.

Quais são as outras ferramentas da Mettzer?

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Gerador de referências

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

Formatação automática nas normas da ABNT

Por fim, mas não menos importante, temos o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Só para ter uma ideia, 1 minuto é o tempo médio de formatação de uma página completa no editor. Não tem como ser melhor né?

Sem contar da possibilidade de fazer todo cronograma do trabalho e desenvolver o processo de orientação dentro da plataforma. Sem uma única troca de e-mails.

Faça um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

custo
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade