Os elementos coesivos como ferramenta para criar textos claros

compartilhe

Os elementos coesivos são ferramentas importantes para criar conexão lógica entre as partes do texto.


Sumário

  1. O que são elementos coesivos?
  2. Tipos de elementos coesivos?
  3. Elementos coesivos sequenciais
  4. Exemplos de elementos coesivos sequenciais
  5. Elementos coesivos referenciais
  6. Qual a importância de usar elementos coesivos?
  7. A Mettzer também pode ajudar no seu texto

Não tem nada mais importante para um texto do que ele repassar, de fato, a mensagem proposta. Para isso, é indispensável que o texto seja claro.

É aí que entram os elementos coesivos — que são ferramentas importantes para garantir a conexão lógica entre as partes de um texto.

Esse artigo vai te ajudar a entender melhor o que são esses elementos coesivos, quais os tipos que existe (a partir de seus exemplos, claro) e qual é a importância de utilizá-los. Vamos lá?

O que são elementos coesivos?

Como o próprio nome sugere, os elementos coesivos constroem a coesão do texto. Isto é, criam uma harmonia e uma encadeamento entre as frases.

Em outras palavras, os elementos coesivos são responsáveis pela articulação das ideias do texto. Assim, normalmente eles são:

  • Conjunções
  • Preposições
  • Pronomes
  • Advérbios
  • Locuções adverbiais

Então, a partir deles, uma ideia fica conectada à outra: a frase B retoma o elemento da frase A. O parágrafo B dá continuidade à informação do parágrafo A.

A coesão textual — apenas para aprofundar, é um mecanismo linguístico que permite a conexão lógico-semântica entre as partes do texto.

plataforma

Tipos de elementos coesivos

Existem 2 tipos principais de elementos coesivos:

Elementos coesivos sequenciais

Os elementos coesivos sequenciais servem para dar continuidade ao texto. Ou seja, serve para conectar uma ideia à outra e estabelecer uma relação lógica entre as frases.

No entanto, não basta simplesmente usar elementos coesivos nas frases. Você precisa usar o elemento coesivo adequado para cada situação.

É só pensar na seguinte frase: “Comprei um carro maior, isto é, preciso carregar muitas coisas“.

Bom, a frase não faz muito sentido, não é? Isso porque o elemento coesivo “isto é” serve para exemplificar algo.

Uma forma de ajustar essa frase seria: “Comprei um carro maior, porque preciso carregar muitas coisas“. Pronto! Agora o conectivo está certo e dá a ideia de explicação.

Exemplos de elementos coesivos sequenciais

Essa tabela vai te ajudar a aumentar o seu repertório de elementos coesivos sequenciais e entender o significado de cada um:

SIGNIFICADOEXEMPLO DO ELEMENTO COESIVO
adiçãoademais, ainda mais, ainda por cima, além disso, e, outrossim, por outro lado, nem, não só…mas também, não apenas…como também, não só… bem como, também.
afirmaçãosim, certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, sem dúvida.
alternativajá…já, nem…nem, ou…ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja.
causaassim, como, com efeito, como resultado, dado que, de fato, de tal forma que, de tal sorte que, em virtude de, já que, logo, pois, por causa de, por conseguinte, por consequência, por isso, porquanto, porque, portanto, que, tão, uma vez que, visto que.
certezacertamente, com toda a certeza, decerto, indubitavelmente, inquestionavelmente, inegavelmente, por certo, sem dúvida
comparação, conformidadeà medida que, à proporção que, assim como, assim também, bem como, como, como se, conforme, consoante, da mesma forma, da mesma maneira que, do mesmo modo, do mesmo modo que, igualmente, não só…como, tal qual, tal como, tal que, tanto quanto.
conclusãoassim, dessa forma, dessa maneira, em resumo, em síntese, em suma, logo, por isso, por consequência, portanto, enfim, nesse sentido, afinal.
condiçãoa menos que, a não ser que, caso, contanto que, com tal que, desde que, eventualmente, exceto se, salvo se, se, sem que, suposto que.
consequênciadaí, por isso, de fato, em virtude de, assim, naturalmente
continuaçãoalém disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim.
dúvidaa caso, é provável, não é certo, por ventura, possivelmente, provavelmente, quem sabe, se é que, talvez.
esclarecimentoaliás, a saber, em outras palavras, isto é, ou melhor, ou por outra, ou seja, ou antes, por exemplo, quer dizer, então, por exemplo isto é, quer dizer.
exclusãoapenas, exceto, fora, menos, salvo, só, somente
finalidadea fim de, a fim de que, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com o objetivo de, para que
lugaralém, ali, fora, junto a de, lá, mais adiante, perto de, com o propósito de, com o objetivo de, para que.
modoa cavalo, às cegas, às escondidas, alerta, ao acaso, às escuras, a pé, assim, às pressas, à toa, à vontade, bem, cara a cara, como, de carro, de cor, de improviso, de mansinho, depressa, de propósito, de uma assentada, de soslaio, devagar, em coro, em silêncio, face a face, mal, melhor, passo a passo, pior, suavemente.
oposiçãoa menos que, apesar de, ainda que, ao passo que, a não ser que, contudo, em contrapartida, em contraste com, embora, enquanto, entretanto, exceto, mas, menos, mesmo que, pelo contrário, por menos que, porém, por outro lado, salvo, sob outro ângulo, todavia.
prioridadeem primeiro lugar, primeiramente, principalmente, primordialmente, sobretudo.
referênciaa, além de, à maneira de, ante, antes de, ao modo de, a par de, após, aquém de, até, até a, com, contra, de, dentro de, depois de, desde, devido a, em, em virtude de, entre, fora de, graças a, junto a, junto de, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás
surpresade súbito, imprevistamente, inesperadamente, inopidamente, surpreendentemente.
tempoafinal, agora, ao mesmo tempo, apenas, a princípio, anteriormente, às vezes, assim que, antes que, atualmente, cada vez que, constantemente, desde que, em seguida, enfim, enquanto, então, eventualmente, finalmente, frequentemente, hoje, imediatamente, logo depois, depois que, logo após, logo que, nesse meio tempo, não raro, ocasionalmente, posteriormente, pouco antes, por vezes, pouco depois, quando, raramente, sempre, sempre que, simultaneamente, todas as vezes que

Elementos coesivos referenciais

Os elementos coesivos referenciais, por outro lado, servem para fazer referências a alguma palavra ou ideia que você já mencionou no texto.

Ou seja, eles fazem que o texto fique mais fluído e menos repetitivo. Olha só esses semplos:

  • “Bárbara foi fazer residência no Rio de Janeiro. Sempre soube que ela estudaria na Fio Cruz”. Nesse caso, “ela” é um elemento coesivo.
  • Caetano Veloso e Gilberto Gil são famosos mundialmente. Os cantores se destacam pelas composições e pelo pioneirismo no movimento tropicália. ~ “os cantores” é um elemento coesivo.
  • A nova identidade visual do governo federal se inspirou nas cores das obras de Tarsila do Amaral. A artista fez parte da Semana de Arte Moderna de 22. ~ a artista é um elemento coesivo.

Qual a importância de usar elementos coesivos?

Os elementos coesivos são responsáveis por garantir que a ideia original do texto seja passada à quem estiver lendo. Isto é, ajudam a construir textos claros e fluídos.

No fim das contas, são elementos fundamentais para que o texto cumpra seu real propósito. Afinal, de nada adianta um texto se ele não é capaz de enviar a mensagem e completar o ciclo da comunicação. Certo?

Como se não bastasse, a coesão é um dos critérios principais na análise de qualquer texto. Seja um trabalho da faculdade ou na redação do ENEM.

Não é por menos, né? Já que, como você já sabe, apenas com elementos coesivos (e, consequentemente, coesão), é possível escrever bons textos.

A Mettzer também pode ajudar no seu texto

Não é só essas dicas que podem te ajudar a escrever um texto. A Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: nós podemos te ajudar 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade