Estágio e TCC — conciliar sem surtar é possível

compartilhe

Publicado em 31/05/2017 Por Everton Martins | Atualizado em: 06/11/2023.

Conciliar estágio e TCC não é uma tarefa fácil, mas é possível tornar esse processo mais leve. Vem conferir essas 10 dicas que vão te auxiliar nesse caminho!


A vida de um estudante universitário pode parecer moleza para quem olha de fora, mas aqueles que levam a sério a graduação sabem que isso não é verdade.

Além disso, durante a graduação, especialmente ao fim dela, é bastante comum o graduando buscar um estágio, seja por sua obrigatoriedade em determinados cursos ou pela oportunidade de agregar experiência profissional e de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

As coisas se complicam ainda mais quando chega o momento em que não se pode mais adiar e fugir da entrega do trabalho de conclusão de curso. Mas como tornar possível estagiar e entregar TCC sem que isso prejudique uma coisa ou a outra? Como viver esse período de um jeito menos traumatizante?

De início, um ponto já precisa ficar claro: não há fórmulas mágicas para isso. Porém, seguindo algumas dicas, é possível tornar a experiência mais tranquila e bem-sucedida.

10 dicas para você conciliar TCC e estágio com sucesso

1.   Cronograma diário realista 

Preveja todos os seus horários: o tempo para se deslocar ao estágio ou à faculdade, as horas do estágio em si, o período de aula, suas refeições, as horas para o TCC etc.

Mas lembre-se de ser realista ao desenhar essa rotina. Você vai precisar de disciplina para segui-la e, ao mesmo tempo, ter alternativas em mente quando necessitar flexibilizá-la (e tenha certeza: isso vai acontecer com mais frequência do você deseja).

2.   Sua rotina não pode ser segredo 

Deixe sua rotina de trabalho e estudos muito clara aos seus familiares, amigos, pessoas com quem lida diretamente no estágio e aos colegas de faculdade, especialmente àqueles com quem mais realiza os trabalhos das disciplinas.

Expor essa rotina te ajudará a administrar os conflitos de horários e compromissos, e a ter apoio e compreensão de quem está ao seu redor, que são fundamentais nessa fase da vida.

3.   Mantenha o foco

Mantenha o foco nas horas de estágio Estágio é estágio, TCC é TCC. Não misture as duas coisas. Em suas horas de estágio, foque nas atividades relacionadas a ele.

Manter essa disciplina ajudará você a aproveitar de verdade esta oportunidade de conhecimento e atuação profissional, além de fazer bem à sua mente, que terá algumas horas diárias de “descanso” de tudo o que você vem pesquisando e escrevendo sobre seu trabalho de conclusão de curso.

4.   Estabelecer pequenas metas de entrega 

Ao fazer o TCC, estabelecer metas diárias de entrega irá ajudar a alcançar o objetivo final de realizar um trabalho com qualidade, e dentro dos prazos estabelecidos.

Se a sua concentração é melhor no início da manhã, determine que naquela primeira hora do dia você irá ler e fazer anotações sobre “X capítulos do livro Y”, por exemplo. Leva cerca de 1 hora para escrever uma lauda? Então estabeleça que, se você tem duas horas por dia para escrever, todos os dias duas laudas serão concluídas.

5.   Organização de espaço 

Escolha um local da sua casa para ser o “cantinho do TCC”. É nele que devem estar seu computador, seus livros, suas anotações, tudo organizado por você mesmo.

Este espaço precisa ter uma boa iluminação e, de preferência, ser longe das áreas comuns da casa, para facilitar sua concentração.

6.   Lazer e vida social 

Independentemente da correria toda, você precisa manter atividades de lazer e uma vida social ativa. Reserve, em sua semana, horários para fazer aquilo que te relaxa e dá prazer, seja correr, meditar, ir ao cinema, estar com os amigos, namorar…

7.   Alimentação 

Para enfrentar toda essa rotina puxada, sua saúde precisa estar em dia. Um dos princípios para isso é cuidar da sua alimentação. Evite ingerir gordura em excesso e bebidas alcóolicas.

Faça refeições balanceadas, respeitando horários. Ah, e evite abusar de café e energéticos como desculpa para dar conta de tudo. Isso pode ser bastante prejudicial a curto e longo prazos.

8.   Noites bem dormidas 

Com tudo o que você tem para fazer, falar em noites bem dormidas pode quase soar irreal, não é mesmo? Mas acredite: dormir bem, se possível ao menos 8 horas por noite, é fundamental para sua recuperação física e mental, e aumentar sua disposição para conciliar todas as atividades.

9.   Motivação 

Nunca se esqueça os motivos pelos quais você está fazendo tudo isso. Acredite: essa fase é complicada, mas passa.

O que ficará são suas conquistas. Por isso, não desista no meio do caminho, não adie semestres, não abra mão de um bom estágio. Se é preciso fazer, faça. No final, vai dar tudo certo!

10.  Use o editor de texto da Mettzer 

Diante de tantas coisas para fazer, é fundamental usar a tecnologia como aliada na organização e otimização de suas tarefas. Além de aplicativos de calendário e armazenamento na nuvem, muito úteis durante seu trabalho de conclusão de curso, você tem o editor da Mettzer.

O editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade