O que é DCE e por que ele é tão importante para as Universidades

compartilhe

Se você está na faculdade, provavelmente já ouviu falar no DCE, né? Afinal, qual é a desse movimento? E é isso que vou explicar pra vocês hoje!


Provavelmente você já ouviu falar no DCE, certo? Mas se você está aqui, é por que precisar tirar mais dúvidas sobre isso.

Então, pra começar, é preciso saber que DCE é a sigla par Diretório central dos Estudantes.

Mas então, pra que servem? É disso que vamos falar hoje. Vem comigo.

O que é DCE?

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é uma entidade com objetivo de representar todos os estudantes em sua determinada universidade. Ou seja, trata de questões políticas para os estudantes. Ah, e os Centros acadêmico (CA) também estão juntos na luta, lado a lado.

Toda universidade deve er um DCE, pois, é por meio dele que estudantes conquistam seus direitos, como: educação de qualidade, direitos aos funcionários e muito mais!

Segundo o portal da UFES, o DCE:

O papel do DCE e dos CA’s é: estudar, discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto dos estudantes dentro da Universidade: a qualidade do ensino e a saúde da Universidade, expressa no crescimento e no caráter realmente público desta instituição

O que é centro acadêmico?

O centro acadêmico é a entidade que representa estudantes de um certo curso. Ou seja, cada curso tem o seu CA. Os objetivos do CA não são tão diferentes quanto do DCE. A diferença é que o DCE representa a universidade, já o CA, o curso.

São resolvidas coisas, como: discussão de problemas do curso, representação de estudantes em orgãos colegiados, recepção de calouros e até mesmo festas!

Pra que serve o DCE?

Assim como a sociedade tem seus meios para conseguirem direitos e propósitos, na vida universitária não é diferente. O DCE é quem vai conseguir os direitos dos estudantes, claro, com ajuda dos próprios.

O DCE pode dialogar com a reitoria e promover debates internos, sendo assim, representantes do corpo estudantil universitário.

Objetivos do DCE

De acordo com a UFES, os objetivos principais do Diretório central dos Estudantes, são:

  • Fazer com que o DCE seja uma entidade que defenda exclusivamente os interesses dos estudantes e que não sirva de ferramenta para a ascensão de terceiros;
  • Lutar por propostas que visam melhorar o dia-a-dia dos estudantes desta universidade;
  • Criar uma política cultural efetiva que contemple as mais diversas manifestações artístico-culturais de nossa
  • cidade, estado e país;
  • Fazer com que o Diretório central dos Estudantes se torne um canal central de comunicação efetivo entre os alunos da universidade.

Como formar o DCE?

Bom, se você ficou interessado em participar, ou até mesmo começar um DCE, vou te dar algumas dicas de por onde começar. Bora lá?

Reúna pessoas interessadas

Não da pra fazer uma entidade com apenas uma pessoa, né? Então, reúna estudantes que podem estar interessados em fazer parte.

Aliás, quanto mais alunos (de cursos variados) melhor, assim, você tem uma visão mais ampla da universidade. Afinal, o DCE serve para cuidar dos direitos de todos os estudantes, e não apenas uma parte.

Assembleia Geral

Nessa assembleia, estudantes precisam discutir e decidir alguns assuntos importantes, como: nome do DCE, período que as chapas terão campanhas de eleição, essas coisas.

Chapas

Depois da assembleia e com tudo resolvido, os estudantes vão precisar formar chapas para as eleições, assim como na política, essas chapas oferecem propostas para os estudantes que tenham ideias e objetivos semelhantes na faculdade.

Com as chapas montadas, já podemos seguir para a Junta Eleitoral.

A eleição

Depois de montar a chapa, é hora da votação! Estudantes de toda universidade têm o direito de votar naquela chapa que o mais representa seus interesses. O voto não é obrigatório, mas é importante participar, afinal, é o futuro da sua universidade em jogo.

Quais são as atividades do DCE

Como é uma entidade estudantil para representar os estudantes, suas atividades podem variar com a necessidade deles. Dito isso, bora aprender sobre as atividades que o Diretório central dos Estudantes precisa cumprir

  • Representar estudantes;
  • Organizar eventos;
  • Campanhas e mobilizações;
  • Assesoria jurídica;
  • Participação em orgãos deliberativos;
  • Atividades de extensão.

Por que o DCE é importante

A principal importância do DCE é que ele é o representate oficial dos estudantes em sua universidade. Ou seja, é a partir dele que você vai ter seus direitos defendidos dentro da universidade.

Ele é o porta voz principal dos estudantes, pois, participam nas decisões que afetam o ambiente acadêmico.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica!

Além do DCE, a Mettzer também pode te ajudar! Mas não em questões politícas, mas sim em seus trabalhos acadêmicos!

Quem nunca ficou enrolado com normas ABNT e sua formatação, né?

Por isso que você deve usar a Mettzer! Aqui você encontra modelos prontos para qualquer tipo de trabalho, seja ele, um TCC, uma dissertação ou até mesmo uma resenha.

A formatação é automática e você também pode editar do jeito que quiser! Tá esperando o que? Bora fazer um teste gratuito!

Perguntas frequentes

O que é Diretório central dos Estudantes?

O DCE é a entidade que visa ajudar estudantes nas questões políticas da universidade. É ele que entra em contato com a reitoria e demais contatos para tratar essas questões

Qual o objetivo do DCE?

– Representar estudantes;
– Organizar eventos;
– Campanhas e mobilizações;
– Assesoria jurídica;
– Participação em orgãos deliberativos;
– Atividades de extensão.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade