Conquistando o sucesso: definindo seu objetivo profissional para alcançar suas metas

compartilhe

O objetivo profissional é uma das parte mais importantes de todo currículo. Entenda como fazer e quais informações são necessárias.


Sumário

  1. O que é objetivo profissional?
  2. Por que o objetivo profissional é importante?
  3. O que chama a atenção dos recrutadores?
  4. Como fazer um objetivo profissional?
  5. Exemplos de objetivo profissional para currículo
  6. O que não colocar no objetivo profissional?
  7. Quais informações o currículo precisa ter?
  8. Dicas para fazer um currículo completo

Ao procurar o emprego dos sonhos, você precisa caprichar bem no seu currículo. Afinal, é uma das etapas mais importantes numa entrevista de emprego. 

Então, para você ter um currículo interessante, é importante adicionar o seu objetivo profissional. Isso mostra diretamente o que você quer fazer na empresa e quais são os seus objetivos ao conquistar aquela vaga.

Por isso, neste post você vai aprender a fazer isso do jeito correto, e assim, atrair o olhar das empresas. Vem comigo. 🙂

O que é objetivo profissional?

O objetivo profissional se refere às ambições que você possui em relação à sua carreira, isto é, aquilo que você almeja ser e realizar profissionalmente.

Essa aspiração é mencionada logo no início do currículo para direcionar qual área ou posição o profissional deseja ocupar. 

Ao receber o currículo do candidato, o recrutador verifica inicialmente o objetivo profissional, já que precisa avaliar se ele está em consonância com a vaga em questão.

Por que o objetivo profissional é importante?

Lembra-se quando era criança e alguém perguntava o que você queria ser quando crescesse? Você se recorda da sua resposta naquela época?

Algumas pessoas seguiram as carreiras que planejaram na infância, enquanto outras mudaram de ideia ao longo do caminho.

Independentemente disso, é fundamental ter clareza sobre seus objetivos profissionais. Antes de pensar em como preencher o seu currículo, é importante ter clareza sobre seus propósitos, já que o objetivo profissional é uma meta a ser alcançada e todos os esforços serão direcionados para atingi-la.

Ou seja, o objetivo profissional é importante, pois, mostra aos recrutadores que você tem um objetivo em mente e sabe o que você quer para sua carreira.

O que chama a atenção dos recrutadores?

De acordo com a pesquisa da Catho, cerca de 30% dos recrutadores descartam um currículo em seis a dez segundos, evidenciando que a avaliação é feita de forma bastante ágil.

Durante essa triagem inicial, as informações mais relevantes para os recrutadores são as experiências profissionais, o objetivo e os dados de contato do candidato.

Além disso, a organização e a limpeza da estrutura do currículo também são aspectos que podem contar a favor do candidato nesse primeiro momento.

formatação

Como fazer um objetivo profissional?

A pessoa recrutadora demora menos de 10 segundos para avaliar um currículo, é razoável supor que eles esperam que o documento seja objetivo e sucinto em seu conteúdo.

Portanto, para aumentar suas chances de chamar a atenção do recrutador, é importante ser claro e direto em relação ao objetivo que se pretende alcançar.

O objetivo profissional

O objetivo profissional que deve ser incluído no currículo idealmente consiste em uma única frase, a qual pode conter apenas o cargo almejado, a área desejada ou ambos.

Além disso, é possível elaborar a sentença de maneira mais detalhada, com informações específicas sobre o contexto profissional do candidato. 

Contudo, essa opção pode aumentar o tamanho do campo destinado ao objetivo profissional, não sendo indicada em todas as situações, mas somente quando a vaga e a empresa em questão são compatíveis com o perfil do candidato.

Exemplos de objetivo profissional para currículo

Existem diversas formas de descrever seu objetivo profissional no currículo, por isso, trouxe alguns exemplos para você, veja:

  • Atuar como designer sênior;
  • Atuar na área de vendas;
  • Atuar como assistente do departamento de marketing;
  • Estou à procura da minha primeira oportunidade de trabalho na área de multimídia

O que não colocar no objetivo profissional?

Agora que você já sabe como escrever o seu objetivo profissional no currículo, é importante estar atento aos erros que não deve cometer ao elaborar esse campo.

Alguns dos erros mais comuns incluem redigir um texto longo com informações em excesso, mencionar áreas de atuação que não têm relação entre si e utilizar frases genéricas, como “À disposição da empresa”.

Quais informações o currículo precisa ter?

Para que o currículo seja considerado ideal, é necessário que esteja em sintonia com o contexto profissional do candidato.

Apesar disso, há alguns campos obrigatórios que devem ser preenchidos de acordo com uma determinada estrutura, a qual deve ser seguida pelo candidato, que são:

Dados pessoais

É importante você incluir seu nome completo, estado civil, endereço e telefone de e-mail.

Uma dica é prestar atenção ao endereço de e-mail, para que passe credibilidade. Deixe de lado os e-mails que você usava quando era adolescente.

Objetivo profissional

Indique o cargo que você quer ocupar. Afinal, esse é o seu objetivo.

Ah, e siga nossas dicas que você viu aqui.

Qualificação acadêmica

Em tópicos, coloque sua qualificação acadêmica. É importante incluir o nome da instituição de ensino, curso, data de início e término.

Nesse ponto, você pode incluir todos os cursos que você fez que são importantes para a vaga. Além disso, uma dica é colocar o seu índice acadêmico e a nota do ENADE do curso de graduação.

Experiência profissional

Depois disso, inclua as suas experiências profissionais. Comece pelas experiências mais recentes e que são relevantes para as habilidades que você considera importante.

Aqui é fundamental colocar o nome da empresa, o cargo que você ocupou, o período de tempo que você trabalhou e as atividades que você desempenhava. Um diferencial é incluir, de forma breve, as lições importantes que você aprendeu com a experiência.

Informações complementares

Por fim, destaque outros cursos e informações que possam chamar a atenção.

Você pode incluir o seu nível de proficiência em idiomas, conhecimentos em informática, disponibilidade pra viajar ou fazer mudança de cidade.

Dicas para fazer um currículo completo

Agora que você entendeu como fazer um currículo e também o que escrever no seu objetivo profissional, temos algumas dicas para você deixar seu currículo perfeito:

Entenda a importância do currículo

O currículo é a etapa inicial de um processo seletivo, por meio do qual o recrutador avalia o perfil do candidato e decide se ele será selecionado para uma entrevista.

É recomendado que o candidato leve uma cópia do currículo e, se possível, uma carta de recomendação no dia da entrevista. O currículo é um documento importante que representa o profissional e deve ser bem estruturado para chamar a atenção do recrutador de RH.

Não minta

Apesar da importância de se ter um currículo cativante, é fundamental evitar a tentação de inventar mentiras para impressionar a pessoa recrutadora.

Em vez disso, é necessário elaborar um documento que seja fiel e coerente com a realidade profissional do candidato.

Cuidado com os erros

Erros de português são um fator importante que pode levar à eliminação de candidatos na fase de triagem de currículos. Além disso, a formatação do documento também é avaliada pelos recrutadores. 

Dessa forma, é essencial que o candidato revise cuidadosamente o currículo em busca de incoerências e erros gramaticais antes de enviá-lo.

A Mettzer é sua maior aliada na vida acadêmica

Na correria da vida acadêmica a Mettzer é sua principal aliada. Isso, pois, em nossa plataforma você pode procurar referência bibliográfica para usar como fonte de pesquisa, e assim, evitar plágios e fake news. 

E mais, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Simples assim.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade