Carta de recomendação — uma forma de se destacar em processos seletivos

compartilhe

Quer se destacar na aplicação daquela vaga super concorrida? Uma boa carta de recomendação pode fazer a diferença.


Sumário

  1. O que é carta de recomendação?
  2. Qual é o objetivo de uma carta de recomendação? 
  3. Carta de recomendação acadêmica
  4. Dicas de como fazer
  5. Carta de recomendação profissional
  6. Dicas de como fazer
  7. Qual é a estrutura de uma carta de recomendação?
  8. Modelo de carta de recomendação
  9. Acompanhe a abertura de processos seletivos pela Mettzer

Neste post você vai aprender o que é uma carta de recomendação e porque investir nela é central para você se destacar em processos seletivos acadêmicos e profissionais. Vem conferir!

O que é carta de recomendação?

É um documento formal que certifica as qualidades da pessoa que está aplicando para uma vaga. 

A carta de recomendação deve ser escrita por uma pessoa com quem você teve experiência de trabalho. Podem ser professores, orientadores, coordenadores ou antigos chefes. 

A pessoa que você escolher para escrever sua carta deve relatar suas qualidades técnicas e seu potencial para a vaga pretendida.

Em um cenário de alta competitividade e excelência dos candidatos, uma boa carta de recomendação pode ser o diferencial para você conseguir uma vaga.

Qual é o objetivo de uma carta de recomendação? 

O objetivo de uma carta de recomendação é apresentar suas competências pessoais e profissionais que qualificam sua candidatura para uma vaga específica. 

Essa recomendação é escrita por uma pessoa com quem você compartilhou alguma experiência profissional. A carta deve apresentar relatos embasados das suas competências, relacionando sua trajetória com as características exigidas pela vaga na qual você está aplicando.

A carta de recomendação reflete uma espécie de reconhecimento e validação por parte de uma pessoa que conhece você profissionalmente e/ou academicamente. Por isso, é importante que seja escrita por alguém com quem você tenha proximidade, para que possa falar sobre você com profundidade.

Em Programas de Pós-Graduação no exterior é muito comum exigirem esse tipo de documento nos processos seletivos. Além das cartas de recomendação acadêmicas, algumas empresas também podem solicitar cartas de recomendação profissionais para aplicação em suas vagas.

Carta de recomendação acadêmica

Processos seletivos para estágios, bolsas de estudo ou pós-graduação no exterior costumam ser bastante competitivos. Para a difícil escolha entre inúmeras pessoas que se candidatam, muitas universidades contam com a ajuda das cartas de recomendação.

A carta de recomendação acadêmica serve como um recurso extra que traz informações adicionais sobre a pessoa candidata. Por isso, é importante que não seja uma repetição de informações já constam em demais partes da aplicação (projeto, carta de interesse, currículo, etc).

É fundamental que o relato traga exemplos concretos da trajetória acadêmica da pessoa que está aplicando, ressaltando momentos em que suas qualidades e experiência foram destaque. 

Dicas de como fazer

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo, listou algumas instruções para quem for escrever cartas de recomendação. Veja algumas delas:

  • Qual é o contexto do seu relacionamento com a pessoa candidata?
  • A pessoa candidata demonstrou vontade de assumir riscos intelectuais e ir além da experiência normal de sala de aula?
  • A pessoa possui alguma competência, talento ou capacidade de liderança incomum?
  • O que motiva essa pessoa?
  • Como essa pessoa interage com os professores? Com colegas? Descreva sua personalidade e habilidades sociais.
  • O que você vai lembrar mais sobre essa pessoa?

Uma dica valiosa para sua carta de recomendação se destacar frente às demais é evitar o uso de frases genéricas carregadas de superlativos. É mais eficaz apostar na sinceridade, trazendo exemplos concretos das realizações e características da pessoa que está tentando a vaga.

Carta de recomendação profissional

Apesar de não ser tão comum no mercado de trabalho brasileiro, apresentar uma carta de recomendação pode ser um bom diferencial na sua aplicação para uma vaga.

Além de um bom currículo, a carta traz credibilidade à pessoa candidata, pois demonstra o reconhecimento de outro profissional frente ao seu trabalho e as suas habilidades.

A carta de recomendação profissional normalmente é escrita por um ex-empregador ou supervisor, que recomenda a pessoa candidata para uma nova vaga de emprego, ressaltando suas qualidades e realizações. 

Apresentar esse documento agrega valor à sua aplicação, podendo ser o fator que destaca sua candidatura frente a inúmeras outras. Além disso, pode até ser um critério de desempate no processo seletivo.

Dicas de como fazer

Selecionamos algumas dicas para auxiliar a pessoa que for escrever uma carta de recomendação profissional pra você. 

  • Relate como você conhece a pessoa recomendada e em que momento e lugar trabalharam juntos;
  • Apresente exemplos concretos que certifiquem as habilidades da pessoa candidata;
  • Fale tanto de capacidades técnicas quanto da performance interpessoal. Recrutadores estão interessados em conhecer com mais profundidade a pessoa que está sendo recomendada;
  • Mantenha uma linguagem formal e respeitosa, sem se estender muito;
  • Escreva a carta de recomendação digitalmente e assine;
  • Preste atenção na gramática! É importante que a carta seja bem escrita e de acordo com as normas da língua portuguesa;

Algumas perguntas também podem direcionar a escrita de recomendação:

  • Em que a pessoa candidata se destaca? 
  • Quais os seus diferenciais? 
  • O que a torna ideal para essa vaga em específico? 
  • Quais atividades ou momentos concretos são exemplo das suas capacidades técnicas? 
  • Quais as suas qualidades interpessoais?

Uma dica extra pra você que está aplicando para uma vaga de trabalho é apostar também nos depoimentos do Linkedin. Esse espaço do Linkedin tem uma função parecida com as cartas de recomendação, onde colegas de profissão podem recomendar seus serviços e falar sobre suas habilidades. Além disso, é uma rede que pode fortalecer seu networking profissional e acadêmico!

Qual é a estrutura de uma carta de recomendação?

Como existem diferentes tipos de cartas de recomendação, cada instituição ou empresa costuma seguir um modelo de acordo com suas necessidades.

No entanto, alguns pontos são estruturais na sua formulação:

Tamanho: é recomendado que tenha uma página ou no máximo duas;

Formatação:  Fonte: Arial ou Times New Roman

Tamanho da letra: 11 ou 12

Alinhamento: Justificado

Espaçamento: 1,5

Margens: 1,5

Título: Carta de Recomendação

Cabeçalho: neste espaço deve constar os dados do destinatário, a pessoa que irá receber a carta –  nome, cargo na empresa em que trabalha, data e local.

Vocativo: a carta é iniciada em sua primeira linha com o direcionamento ao destinatário. Por exemplo: “Prezada, Cláudia” ou “Ao comitê de seleção da instituição x”; 

Primeiro parágrafo: escreva sobre como conhece a pessoa que está sendo recomendada e como foi a relação de trabalho com ela. É importante especificar quais cargos ambos ocuparam nessa experiência profissional;

Segundo parágrafo: descreva as qualidades e os diferenciais da pessoa recomendada, apontando exemplos práticos de momentos em que ela se destacou no antigo trabalho. Fale também sobre como foi conviver com ela, suas habilidades interpessoais e éticas;

Terceiro parágrafo: reforce a indicação da pessoa mencionada devido às características apresentadas no parágrafo. Nesse momento você também pode ressaltar como a pessoa recomendada é ideal para aquela vaga específica, relacionando suas competências com as exigências da vaga;

Encerramento: ao encerrar é importante informar o contato de quem escreveu, e colocar-se à disposição para maiores esclarecimentos. Por fim, assine a carta.

Modelo de carta de recomendação

Modelo de carta de recomendação

Acompanhe a abertura de processos seletivos pela Mettzer

Tá buscando oportunidades para sua vida acadêmica? 

Na Mettzer você pode buscar por vagas de iniciação científica, intercâmbio, estágios e projetos de extensão. Ou editais de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Além de te aproximar de um mundo de oportunidades, a Mettzer também conta com modelos de projeto de pesquisa, resumo, relatório de estágio, artigo, TCC e muito mais!

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico. Desde o planejamento, orientação online, padronização ABNT e verificação de plágio.

Vem testar! É gratuito por 7 dias 🙂

mettzer

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade