Linguagem formal: o que é certo e “errado” no português? 

compartilhe

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta do português, utilizada em situações em que se demanda seriedade. Vem ver mais.


Sumário

  1. O que é linguagem formal?
  2. Qual o papel da linguagem formal?
  3. Características da linguagem formal
  4. Exemplos de linguagem formal
  5. Quando devemos usar a linguagem formal?
  6. Apresentações precisam ser muito formais?
  7. Perguntas frequentes

Você provavelmente já percebeu que nós precisamos adequar a nossa fala para algo mais formal em algumas ocasiões, por exemplo, na apresentação de um seminário, palestra, reuniões, etc.

Assim, esse tipo de conversação é o que chamamos de linguagem formal. Ela é utilizada, geralmente, em lugares onde a norma culta é exigida, diferente da linguagem coloquial. 

A linguagem coloquial é o que chamamos de linguagem informal, que é basicamente a conversa que você tem com seu grupo de amigos, por exemplo.

Ah, lembre-se que não existe errado no português brasileiro. O Brasil é um país repleto de diversidade linguística, se você entende a mensagem que o emissor está passando, tá tudo bem.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo o texto. 🙂

O que é linguagem formal?

Linguagem formal é um tipo de linguagem que contém regras específicas e bem definidas para seu uso. Geralmente, é utilizada em contexto científicos, técnicos, entre outros, em que a clareza e precisão são fundamentais no discurso. 

Por isso, essa linguagem segue um vocabulário limitado e preciso, seguindo as regras da gramática e sintaxe. 

Como você viu anteriormente, muito utilizado em palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos, por conta da precisão e objetividade. 

Vale lembrar que a linguagem formal segue um parâmetro elitista, aonde os mais “cultos” (diga-se acadêmicos homens, brancos e de classe alta), denominaram que essa linguagem deveria ser falada por “todos”, porém, exigir que todas as pessoas obedeçam normas que não lhes foram ensinadas é ignorar a disparidade de acesso ao ensino.

Qual o papel da linguagem formal?

O papel da linguagem formal é servir ao propósito da norma culta do português, como escrever textos profissionais ou acadêmicos.

  • A linguagem formal também ajuda a navegar em conversas que precisam ter um tom formal, como conversas entre um empregador e um funcionário, um professor e um aluno, um cliente e um gerente de loja, etc.
  • A linguagem formal é usada para transmitir e receber conhecimento e expertise, bem como para dar um sentido de ocasião. A linguagem formal é o estilo de linguagem mais apropriado para qualquer ocasião oficial – acadêmica, conferências, memorandos, debates, discursos públicos e entrevistas.
formatação

Características da linguagem formal

As principais características da linguagem formal são:



Características 
– Preocupação rigorosa com as normas gramaticais;
– Utilização de vocabulário rico e diversificado;
– Pronúncia clara e correta das palavras.


Tipo de linguagem
Culta
Normas gramaticaisNecessário o uso correto das normas
Uso mais comumComunicação escrita
Contexto comunicativoSituações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas. Deve ser utilizada quando nos dirigimos a autoridades, superiores hierárquicos ou grandes públicos.

Exemplos de linguagem formal

Vamos fazer um exercício, vou te mostrar duas ocasiões, em uma com linguagem formal, na outra, com a linguagem informal. A partir disso, você vai ver a importância da linguagem formal no seu dia a dia.

Exemplo 1

Estilo de linguagemExemplo de entrevista


Exemplo de linguagem formal
Acredito que sou a melhor candidata para esta posição. Disseram-me que você já revisou meu Diploma em Educação. Além disso, como você pode ver pelas minhas duas referências, fiz minha experiência de trabalho em um estágio por dois anos.
Exemplo de linguagem informalVou fazer um trabalho muito massa aqui! Sabe, eu tenho tudo o que você precisa, é só olhar o currículo. Eu fui para a universidade, já trabalhei com crianças antes, foi bem da hora.

E aí, qual seria o melhor tipo de linguagem em uma entrevista? Lembre-se que se você deseja transmitir sua experiência em um determinado assunto, é preciso seriedade.

Vejamos agora outro exemplo:



Estilo de linguagem
Exemplo de atendimento médico
Exemplo de linguagem formalSenhora, a sua esposa está com gripe. Ela precisa tomar os medicamentos corretamente todos os dias. Caso os sintomas persistam, por favor, venha novamente.
Exemplo de linguagem informalMoça, sua patroa tá ruinzona. Ela tem que tomar uns remédios aí. Caso ela não melhore vem aqui de novo.

Quando devemos usar a linguagem formal?

Bom, como você viu, existem lugares em que a linguagem formal é obrigatoriamente necessária, mas afinal, onde seriam?

Veja agora onde você deve utilizar uma linguagem mais formal, mas lembre-se que também pode variar com público com quem você está falando.

Situações de uso da linguagem formal:

  • Discursos públicos ou políticos;
  • Reuniões de trabalho e entrevistas de emprego;
  • Conferências, congressos, seminários, palestras e apresentações acadêmicas;
  • Exames e concursos públicos;
  • Documentos oficiais, relatórios, cartas e requerimentos;
  • Ao se dirigir a superiores hierárquicos;
  • Ao se dirigir a autoridades religiosas, oficiais, políticas;
  • Apresentações a grandes públicos;
  • Apresentações a públicos desconhecidos.

Apresentações precisam ser muito formais?

A resposta depende do contexto em que a apresentação de trabalho será realizada. Em algumas situações, como em apresentações para um cliente ou em uma conferência profissional, espera-se que a apresentação seja formal e siga um conjunto de normas e padrões estabelecidos

Assim, é importante que quem está apresentando, use uma linguagem profissional e esteja atento à postura e expressões corporais.

No entanto, em outras situações, como em reuniões de equipe ou apresentações internas, é possível que a formalidade seja menos necessária. 

Assim, você pode ter mais liberdade para adaptar sua apresentação ao público e ao contexto, usando uma linguagem mais informal e se expressando de forma mais descontraída.

Em resumo, a formalidade de uma apresentação de trabalho depende do contexto em que ela será realizada e do público-alvo. O importante é que o apresentador se adapte ao contexto e faça uma apresentação clara e objetiva, que transmita a mensagem de forma eficaz.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você precisa fazer o seu artigo acadêmico, saiba que você pode contar com a Mettzer.

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Perguntas frequentes

O que é um texto na linguagem formal?

O uso de uma linguagem formal é definido pela observância às normas padrão da língua portuguesa, pela utilização adequada e cuidadosa do idioma, e pela atenção à correção gramatical, logo, evita-se o uso de termos informais, coloquialismos, expressões regionais e gírias.

Onde falar formalmente?

A utilização da linguagem formal é mais adequada em situações que exigem um registro mais cuidadoso da língua, como em ambientes profissionais, acadêmicos ou institucionais. Por exemplo, em reuniões de negócios, apresentações em conferências, redação de documentos oficiais, como cartas, relatórios e contratos, ou em situações formais de comunicação escrita ou oral.

Qual a diferença entre linguagem formal e informal?

A linguagem formal é mais elaborada e utiliza a norma culta da língua, sendo utilizada em situações profissionais e acadêmicas que requerem um registro mais cuidadoso da língua. Já a linguagem informal é mais coloquial e utilizada em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares. A diferença está no registro e no nível de formalidade da comunicação.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade