O que é a Linguagem Informal e por que ela é importante no nosso dia a dia

compartilhe

A linguagem informal é o tipo de comunicação que as pessoas usam quando estão confortáveis e conversando de forma oral. Vem saber mais.


Sumário

  1. O que é linguagem informal?
  2. Qual é o papel da linguagem informal?
  3. Características da linguagem informal
  4. Exemplos de linguagem informal
  5. Quando usar a linguagem informal?
  6. Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Com certeza você já precisou adequar sua linguagem em alguma situação específica. Em outras, entretanto, você pode falar e se comunicar à vontade, sem se preocupar com o tipo de linguagem ou com regras de português.

Bom, essa é principal diferença entre uma linguagem informal e formal. A linguagem em que você pode se expressar de forma confortável com gírias e expressões regionais é a linguagem informal.

Em geral, é o tipo de linguagem que você usa para conversar com sua família ou com um grupo de amizades.

É importante ter em mente que o Brasil é um país repleto de diversidade linguística. A linguagem informal é aquele que respeita essa variedade e só o que importa é que a pessoa entenda a mensagem que você está querendo passar.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Então vem comigo 🙂

O que é linguagem informal?

Antes de mais nada, é importante compreender o conceito de linguagem informal. Uma forma de entender bem é pelo que ela não é. A linguagem informal é o extremo oposto da linguagem formal.

Ou seja, a linguagem informal é o tipo de comunicações de situações cotidianas entre familiares e pessoas amigas.

Em outras palavras, é o tipo de linguagem que não tem preocupação com as normas cultas  — ou as normas gramaticais, da língua portuguesa.

Pensando a partir da pessoa receptora da comunicação: a linguagem informal é pressupõe uma certa intimidade e proximidade com quem está recebendo a mensagem.

Sendo assim, a linguagem informal tem como característica principal a flexibilidade e a informalidade. Por esse motivo, permite o uso de gírias, de interjeições, de neologismos, de expressões populares, de abreviações e de outras formas de linguagem coloquiais. 

No entanto, por mais confortável que seja, a linguagem informal é inadequada para alguns contextos como, por exemplo, apresentações acadêmicas e relatórios profissionais.

Qual é o papel da linguagem informal?

O papel da linguagem informal refere-se especialmente às conversas mais rotineiras, em que as pessoas não precisam se preocupar com as normas culta da língua portuguesa.

É por isso que é uma linguagem que compreende todas as conversas que permite expressões regionalistas e populares, coloquialismos e gírias.

Então, serve especialmente para conversas orais e faz parte do dia-a-dia das pessoas. Ou seja, é a linguagem que as pessoas usam quando estão confortáveis.

Características da linguagem informal

Então, de maneira geral, as principais características da linguagem informal são:

  • Despreocupação com as normas gramaticais;
  • Uso de vocabulário simples e usual;
  • Utilização de coloquialismos, gírias e expressões populares;
  • Sujeição a variações culturais e regionais.
  • Frequentemente utilizada na oralidade
  • Uso de palavras abreviadas  — como vc, dps e tô

Exemplos de linguagem informal

Vamos fazer um exercício, vou te mostrar duas ocasiões, em uma com linguagem informal, na outra, com a linguagem formal.

A partir disso, é mais fácil entender a distinção:

Exemplo 1

Estilo de linguagemExemplo de entrevista


Exemplo de linguagem formal
Acredito que sou a melhor candidata para esta posição. Disseram-me que você já revisou meu Diploma em Educação. Além disso, como você pode ver pelas minhas duas referências, fiz minha experiência de trabalho em um estágio por dois anos.
Exemplo de linguagem informalVou fazer um trabalho muito massa aqui! Sabe, eu tenho tudo o que você precisa, é só olhar o currículo. Eu fui para a universidade, já trabalhei com crianças antes, foi bem da hora.

E aí, qual é o melhor tipo de linguagem em uma entrevista? Lembre-se que se você deseja transmitir sua experiência em um assunto. Então, exige-se que as pessoas cumpram as regras coloquiais da língua portuguesa.

Olha só outro exemplo:



Estilo de linguagem
Exemplo de atendimento médico
Exemplo de linguagem formalSenhora, a sua esposa está com gripe. Ela precisa tomar os medicamentos corretamente todos os dias. Caso os sintomas persistam, por favor, venha novamente.
Exemplo de linguagem informalMoça, sua patroa tá ruinzona. Ela tem que tomar uns remédios aí. Caso ela não melhore vem aqui de novo.

Quando usar a linguagem informal?

Independentemente da autenticidade e da individualidade de cada pessoa, os contextos e as situações determinam o tipo de linguagem que as pessoas usam  — ou, pelo menos, cria-se expectativa pelo uso de um ou outro tipo.

Então, em alguns contextos espera-se que as pessoas usem linguagem mais ou menos formais. Nesse contexto, as situações mais comuns à linguagem informal são:

  • Conversas rotineiras;
  • Encontros familiares;
  • Mensagens de celular;
  • Chats na internet;
  • Redes sociais;
  • Diálogos

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade